GRAÇA - Paulo Junior

GRAÇA - Paulo Junior No capítulo 2 Efésios Capítulo 2 vamos fazer a leitura do verso 1 ao verso 9 ele vos deu vida estando vós mortos nos vossos delitos e pecados Nos quais andastes outrora segundo o curso deste mundo segundo o príncipe da potestade do ar do espírito que agora atua nos filhos da desobediência entre os quais também todos nós andávamos outrora segundo as inclinações da nossa carne fazendo vontade da Carne dos pensamentos e.

GRAÇA - Paulo Junior

Éramos por natureza filhos da Ira como também os demais mas Deus sendo rico em misericórdia por causa do grande amor que nos amou estando nós mortos em nossos delitos nos deu vida juntamente com Cristo pela graça sois salvos e juntamente com ele nos ressuscitou e nos fez assentar nos lugares Celestiais com Cristo Jesus para mostrar nos séculos vindouros a suprema riqueza de sua graça em bondade para conosco em Cristo Jesus.

Porque pela graça sois salvos mediante a fé isto não vem de vós é dom de Deus não de obras para que ninguém se glorie pois nós somos feituras dele criados em Cristo Jesus para as boas obras as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas deixa aberta e não feche feche apenas os olhos vamos orar mais uma vez Senhor Jesus estamos diante de um texto.

Fabuloso o coração da nossa fé o cerne da nossa fé mais do que isso estamos diante de um Deus maravilhoso glorioso misericordioso a extensão da sua misericórdia a profundidade do seu amor a extensão da sua graça não pode ser medida quando dista o ocidente do do oriente o céu da terra assim é grande a sua misericórdia Para com esses.

Miseráveis pecadores dá-nos graça para entender esse amor este texto quebranta sensibiliza o nosso coração muitas vezes empedernido duro crítico corrupto faz-nos como crianças dependentes de um pai amoroso que a graça do Senhor permeie todo esse salão enchendo-nos de temor e tremor que o seu reino avance que o senhor receba Glória para.

Si e que o senhor nos conforme a imagem do seu filho em nome de Jesus amém irmãos texto maravilhoso assim como o texto de abertura de Romanos Capítulo 5 São textos que nos comovem e mostram a sabedoria de Deus o poder de Deus a grandeza de Deus e a Misericódia de Deus eu quero fessa noite um Pou sobre salvos pela gra salvos pela graça a.

Pergunta que muitos de nós temos que fazer no tocante à salvação dos homens é como Deus salva um pecador Qual é o caráter da salvação como a salvação se dá por incrível que pareça nós temos 2000 anos de cristianismo 2000 anos de história de igreja e apesar de ter se passado 2000 anos do Nascimento Vida morte e ressurreição de.

Cristo quase 2000 anos que essas epístolas foram escritas ainda existe Muita confusão e muita ignorância quanto o caráter da salvação como é a salvação como alguém é salvo a maioria hoje em dia ainda entende a salvação e a relaciona por obras n com as obras você vai discutir com pessoas AC cerca da salvação você vai ouvir sermões.

Sobre a salvação você vai conversar com pessoas e cristãos dos milhares e milhões por toda parte desse país e a maioria vai convergir nas obras vai terminar falando em obras em merecimento Muitas pessoas não entendem que a salvação é uma obra da Graça é um presente dado por Deus e a maioria entende que é algo a ser conquistado adquirido mediante a esforço.

E mérito mediante a a observância da Lei e esse foi o grande trabalho de Lutero no século X a igreja estava emergida em escuridão apostasia e heresia e a salvação a a doutrina da salvação estava tão corrompida para você ter uma ideia a soteriologia que a salvação era adquirida mediante a um pagamento em dinheiro a compra de um documento de uma.

Indulgência ou por alguma Penitência e os próprios sismos da Igreja Católica até hoje diz que as esmolas fazem expiação pelo pecado espiar pecado é cobrir pecado cancelar ou seja alguém adquire o perdão dos pecados mediante a obras então era assim que o cristianismo vigente da época entendia a salvação era concedida por algum esforço por parte de.

Algum esforço humano observar As Relíquias sagradas pagamento de um valor a obediência alguns ritos impostos pela igreja católica Portanto o pecador participava ativamente da salvação por e e portanto também ele tinha a alguma espéci de mérito na salvação e era assim que corria naquela época se fazia penitências peregrinações.

    Objetos sagrados e compra de um documento assinado pelo Papa chamado

    Indulgência que era adquirido mediante a pagamento de um valor e parece que anos e séculos se passaram e nós ainda carregamos essa herança de tentar obter a salvação o perdão dos pecados mediante ao esforço ao às obras e ao mérito humano Lutero Então Deus separa Lutero.

    Que ter acesso ao carta aos romanos vai ler o capítulo 1 verso 16 17 e tem o choque nele no Evangelho se descobre a justiça de Deus Se descobre como alguém é salvo de fé em Fé como está escrito o justo viverá pela fé e Lutero Trabalhou até o fim da sua vida para mostrar para todo o mundo toda a terra toda a igreja que eles estavam enganados não há nada que o homem possa realizar para obter.

    Essa dádiva Divina salvação é tudo por meio da fé é uma obra da Graça Então esse foi o grande trabalho de Lutero e por incrível que pareça continua sendo o trabalho de muitos poucos pastores e um dos cinco solas era o sola gratia sola grácia salvação é somente pela.

    Graça somente pela graça ponha isso na sua cabeça você precisa entender isso é uma obra da Graça Vamos para o pano de fundo dessa estupenda carta e obviamente eu não vou chegar nem no sopé dessa montanha que é o capítulo 1 e o 2 se você arrancasse da Bíblia o capítulo 1 e 2 de Efésios e fosse jogado numa ilha deserta e ficasse lá 100 anos você não.

    Esgotar o conteúdo do capítulo 1 e 2 Possivelmente você não entenderia nem 2% do que tá contido aqui talvez em cinco eternidades você pode entender o que tem o capítulo 1 e o capítulo do tal ciência para nós maravilhosíssima tão profunda que nós não conseguimos atingir talvez no céu com corpo e mente glorificado de 2% possamos entender 2,5 dá para avançar um.

    Pouquinho na primeira eternidade Quem sabe depois de sucessivas passemos para três quatro ou cinco o autor da carta é o memorável e de Mente Brilhante iluminada por Cristo apóstolo Paulo ele escreve essa carta da sua prisão em Roma no ano 60 da era Cristã ele obviamente escreveu ela a uns a a a cristãos que viviam na cidade de Éfeso provavelmente Quem iniciou aquela.

    Igreja foi Priscila yla na sua segunda viagem missionária Paulo deixa esse casal lá e eles iniciam esse trabalho o principal objetivo de Paulo escrever dentre tantos que ele escreve as suas epístolas principal objetivo assim como foi o principal objetivo de escrever a carta aos romanos era demonstrar aos crentes de Efésios o caráter da salvação.

    A obra de Cristo e da dos decretos divinos em nos salvar objetivo de Paulo é mostrar que a salvação é uma obra da Graça que vem do amor de Deus em nos eleger incondicionalmente antes da fundação do mundo e enviar o seu filho para morrer por nós para que esse plano concebido na eternidade fosse Consumado por nós agora vamos entrar no texto para nós.

    Entendermos objetivo da minha mensagem é mostrar o caráter da salvação e era o objetivo de Paulo mas antes de mostrar como a salvação se Desenrola para que os cristãos de Efésios entendessem a profundidade da salvação ele tinha que primeiro mostrar a condição do homem você não pode entender como a salvação se dá se primeiro você não Conhecer conhecer quem você é do que.

    Você é feito a sua substância sua

    Característica você só vai entender o amor de Deus e a grandeza da salvação e o caráter os desdobramentos se primeiro você conhecer o caráter da natureza humana a condição do homem e Paulo vai fazer isso dos versos 1 a três Vamos ler ele vos deu vida estando vós mortos nos vossos delitos e pecados Nos quais.

    Andaste outrora segundo o curso deste mundo segundo o príncipe da potestade do ar do espírito que agora atua nos filhos da desobediência entre os quais também todos nós andamos outrora segundo as inclinações da nossa carne fazendo a vontade da Carne dos pensamentos e éramos por natureza filhos da Ira como também os demais Então veja só para mostrar o caráter da salvação seu alcance sua grandeza e como.

    Ela se dá Paulo Então vai mostrar vai começar mostrando a condição do homem a natureza humana e primeiro Paulo diz que a condição do homem é mortos em delitos e pecados ele começa ele vos deu vida estando vós mortos nos vossos delitos e pecados essa é a primeira coisa que precisamos saber do gênero humano da.

    Natureza do homem todos que nascem de mulher e todos que descenderam de EVA e todo cidadão que é jovem queer adulto que habita na face da terra eles estão espiritualmente mortos foi a sentença dada a Adão e a Eva quando caíram em transgressão ao desobedecer a Deus e comerem do fruto.

    Disseram não toqueis na árvore do conhecimento do bem e do mal porque o dia que tocares nela certamente morrereis estado do homem é morto mas como morto se eles estão dirigindo carro entrando deem aviões indo em praias a morte espiritual é uma morte espiritual O que significa morte espiritual eles estão sem comunicação com Deus eles estão separados de Deus.

    Eles não podem reagir a nem a nem eles não podem reagir e responder a nem um impulso de Deus a nemuma ordem de Deus eles não podem Essa foi a consequência da queda matou o homem espiritualmente ele está morto sem chance de se comunicar com Deus desligado de Deus separado de Deus.

    Perdido sem Deus Essa é a ideia não há como quando ele fala todos pecaram e destituídos da Glória de Deus que é isso destituídos da glória de Deus todos pecaram e não conseguem alcançar a Deus estão Eles não conseguem atingir Eles não conseguem chegar até Deus estão mortos Isso quer dizer destituídos longe do alcance impossíveis de impossível de se comunicar sem qualquer esperança de.

    Estar com Deus e Paulo e e e Paulo e e e aqui e Gênesis vai mostrar a consequência do da queda o homem não sofreu um acidente no Éden o homem não foi mutilado no Éden o homem não sofreu escoriações de primeiro segundo e terceiro graus no Éden tal foi a consequência da queda que o homem morreu na na com a queda ele é um cadáver ele está morto está sepultado H.

    Vida em si mesmo essa é a condição tudos que vocês conhecem conhecem sem Cristo estão nessa condição estão mortos por isso que a condição do homem é crítica por isso que não dá para entender nossos amigos arminianos que podem ver alguma coisa boa V velório o o nosso Nobre querido Mateus Coral está ali foi bombeiro muitos anos e o Wellington está ali.

    Também acho que tá tá aqui tá na portaria sabe o que eu estou falando V velório pegue o morto de três dias numa represa numa piscina veja o estado dele está em putrefação decomposição incha perde a cor o cheiro muda ele está morto o que esperar de um cadáver encontrado sete dias Trancado no Quarto o que esperar de um cadáver que está submergido em uma represa dias e.

    Dias nada ele está completamente morto definhando em decomposição morto num há esperança para ele nenhuma tente falar com o morto tente reanimá-lo socalo tente fazer a a aquela massagem cardíaca ele não volta ele não responde T dar choque nele ele morreu a alma saiu do corpo ele tá morto ISS é a condição do homem segundo primeiro Paulo vai dizer que.

    Eles estão mortos segundo vai dizer que eles eram escravos escravos do mundo do diabo e da Carne Essa é a condição do homem morto depois escravo escravo do mundo do diabo e da Carne texto diz lá ele vos deu vida estando vós mortos nos vossos delitos e pecados Nos quais andaste outrora segundo o curso deste mundo primeiro éramos o homem a condição do homem ele é escravo do mundo esse.

    Terma que andava né Nos quais andastes segundo o curso desse mundo andávamos segundo o estilo desse mundo segundo o pensamento desse mundo ou seja o pecador ele é escravo do mundo ele anda conforme o estilo desse mundo O Pensamento desse mundo a natureza mundo aqui não fala do planeta mundo aqui é o sistema é a cosmovisão é.

    A ética deste mundo o pecador anda conforme essa cosmovisão anda conforme o sistema o que que é a linha de pensamento a a o conjunto de crenças de valores desse mundo o que é o que e o que esse mundo pensa como esse mundo anda quando esse como esse mundo e se conduz maldade perversão opulência ostentação é um mundo alienado da Verdade alienado da.

    Justiça afastado da Bondade da retidão Essa é ideia o estado do homem é de maldade é afundado em pecados iniquidade em mentira em engano em hipocrisia perversão Pensamento desse mundo Ligue as TVs leia os jornais ve veja os cinemas veja as programações elas refletem o pensamento do mundo as ideologias de gêneros os casamentos do mesmo sexo a aprovação de abortos o assassinato de.

    Inocentes a impunidade vigente maldade a inversão de valores as atrocidades que se comete se a condição do do do do homem primeiro ele tá morto segundo ele é escravo do mundo e ele está em Total rebelião contra Deus Olha o verso do Nos quais andraste segundo o curso desse mundo do espírito que agora atua nos filhos da desobediência O que são filhos.

    Da desobediência é a condição do ímpio ele está no estado de rebelião contra Deus ele é rebelde a Deus as leis de Deus a vontade de Deus a Palavra de Deus ele quebra Fringe a lei de Deus diariamente sucessivamente todos os dias e ele é escravo dessa linha de pensamento ímpia ele é escravo desse estilo de vida.

    Ímpio ele está alienado de Deus e de toda a sua justiça e é um rebelde por Excelência um rebelde por um rebelde por natureza ele é escravo do mundo e também ele é escravo do diabo verso dois diz nos quais andar segundo o custo desse mundo e andar também segundo o príncipe da potestade do ar do.

    Espírito que agora atua nos filhos da desobediência eles andam segundo Príncipe das da potestade do ar o espírito que opera nos filhos da desobediência quem é o príncipe das potestades quem é o espírito que opera nos filhos da desobediência Satanás o diabo eles são escravos de satanás eles estão sujeitos aos domínios do diabo eles estão presos por suas.

    Cadeias Essa é a condição do homem não há como encontrar bondade nele não há como contra eh virtude nele ele ele está sujeito aos seus domínios o homem caído os homens caídos são súditos de satanás súditos do seu reino e estão sujeitos à sua vontade Jesus disse isso em João Capítulo o vós tem por pai o.

    Diabo e queri satisfazer os seus desejos porque ele é homicida e mentiroso desde o início e nunca se firmou na verdade assim estão esse mundo a Bíblia diz em segunda os Coríntios 4 porque o Deus desse século cegou o entendimento dos incrédulos ele é o Deus deles esse mundo tem um Deus esse mundo caído tem um Deus e é o diabo Satanás ele os cega os.

    Escraviza Primeira João 39 diz para isso se manifestou o filho de Deus para destruir as obras do diabo que obras são essas prender aprisionar seus súditos seus filhos Eles são escravos de satanás são escravos também da Carne veja só verso 3 Efésios 2:3 entre os quais também todos nós andamos outrora segundoas.

    Inclinações da nossa carne fazendo a vontade da Carne dos Pensamentos até aí a condição do homem é de morto espiritual escravo do mundo escravo do diabo e escravo da Carne O que é isso eles vivem para satisfazer os seus desejos pecaminosos olha como que o termo é.

    Entre os quais andavam segundas inclinações a concupiscência da Carne aqui fala eles vivem em função de satisfazer os desejos pecaminosos emergidos em adultério em bebedices glutonarias Vícios fornicação cobiço ostentação avareza essa condição do homem vive para servir o seu desejo pecaminoso.

    Perverso eles fazem a vontade dos seus pensamentos andam segundo as inclinações da Carne sua corna e diga faça e ele faz sua carne deseja ele satisfaz Paulo trata isso melhor põe só o dedo aí rapidinho não tira o dedo daí de você tirar o dedo aí eu tenho certeza que você não vai pro céu tira de jeito.

    Nenhum Olha o que Paulo diz a condição deles Romanos vê lá Capítulo um Romanos 1 verso 21 diz assim Romanos 1:21 porquanto tendo conhecimento de Deus não glorificaram como Deus nem lhe daram Graças antes se tornaram nulos em seus próprios raciocínios obscurecendo lhes o coração insensato inculcando por sábios.

    Tornaram-se loucos e mudaram a glória do Deus e semelhança da imagem do homem corruptível bem como aves e quadrúpedes agora o Capítulo 3 Veja isso aqui é para tirar qualquer esperança que o homem é bom Paulo vai descrever o homem eu quero eu quero ver diante de tal descrição quem ainda vai sair daqui achando que o homem é bom veja só como é que é o homem Romanos Capítulo.

    3 verso 9 que se conclui temos nós qualquer vantagem não de forma nenhuma pois já temos demonstrado que todos tanto juDeus Como gregos estão debaixo do pecado como está escrito não há justo nenhum sequer não há quem entenda não há quem busque a Deus todos se extraviaram e a uma se fizeram inúteis não há quem faça o bem não há nenhum sequer agora olha lá 13 a garganta deles é sepulcro.

    Aberto como língua urdem engano veneno de vibro está em seus lábios a boca deles a tem cheia de maldição de amargura são seus pés velozes para derramar sangue nos seus caminhos a destruição e Miséria desconhece o caminho da paz não há temor diante dos seus olhos ess é a condição do homem que que Paulo tá querendo dizer aqui ele tá querendo os primeiros Capítulos de Romanos tirar do homem do pecador toda a.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=BydYtVkbBYU

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem