ENFRENTE AS TEMPESTADES DA VIDA - Hernandes Dias Lopes

ENFRENTE AS TEMPESTADES DA VIDA - Hernandes Dias Lopes Palavra da verdade com Hernandes Dias Lopes meus amados nós vamos então abrir a palavra de Deus em Atos dos Apóstolos Capítulo 27 Atos dos Apóstolos Capítulo 27 a partir do verso 9 Esta é uma longa narrativa e relata a viagem do apóstolo Paulo para.

ENFRENTE AS TEMPESTADES DA VIDA - Hernandes Dias Lopes

Roma e nesta narrativa Nós temos muitas lições preciosíssimas paraa nossa vida nesta noite então peço que você acompanhe essa leitura com muita atenção após o que peço que você continue com a sua Bíblia aberta para nós considerarmos juntos esta passagem atos 27 a partir do verso 9 depois de muito tempo tendo se tornado.

A navegação perigosa e já passado o tempo do dia do jejum admoesta os Paulo dizendo-lhes senhores vejo que a viagem vai ser trabalhosa com Dane muito prejuízo não só da carga e do navio Mas também da nossa vida mas o Centurião dava mais crédito ao piloto e é o mestre do navio O que é o que Paulo dizia não sendo o porto próprio para invernar a maioria deles era de opinião que partissem dali.

Para ver se podiam chegar à Fenícia e passar o inverno ISO ser um porto de Creta o qual olhava para o norte e para o Sudeste soprando brandamente O Vento Sul e pensando eles ter alcançado o que desejavam levantaram âncora e foram costeando mais de perto à Ilha de Creta entretanto não muito depois desencadeou-se do lado da Ilha um tufão de Vento chamado euroaquilão e sendo o navio ar AD com violência sem poder resistir ao vento cessamos a manobra nos fomos deixando levar passando sobre a.

Proteção de uma Ilhota chamado Calda a custo conseguimos recolher o bote e levantando este usaram de todos os meios para singir o navio e temendo que dessem na cirt arreiar os aparelhos e foram ao Léo açoitados severamente pela Tormenta no dia seguinte já aliviava O Navio e o terceiro dia nós mesmos as próprias mãos lançamos ao mar A armação do navio e não aparecendo havia já alguns dias nem sol nem estrelas caindo sobre nós grande.

Tempestade dissipou-se Afinal toda a esperança de salvamento havendo todos estado muito tempo sem comer Paulo pondo-se em pé no meio deles disse senhores Na verdade era preciso ter me atendido e não partir de Creta para evitar este dano e perda mas agora vos AC sehe bom ânimo porque nenhuma vida se perderá deentre vós mas somente o navio porque esta mesma noite um anjo de Deus.

De quem eu sou e a quem sirvo Esteve comigo dizendo Paulo Não Temas é preciso que compareça perante César e Eis que Deus por sua graça te deu todos quantos navegam contigo portanto senhores T de bom ânimo Pois eu confio em Deus que sucederá do modo porque que me foi dito porém é necessário que vamos dar a uma ilha quando chegou a 14ª noite sendo nós batidos de um lado pro outro no Mar Adriático por volta da meia-noite.

Pressentir os marinheiros que se aproximavam de alguma terra e lançando prumo acharam 20 braças passando um pouco mais adiante tornando a lançar o prumo acharam 15 braças e recios de que fôssemos atirados contra lugares rochosos lançaram da popa quatro âncoras e oravam para que rompesse o dia procurando os marinheiros fugir do navio e tendo arreado o bote no mar a pretexto de que estavam para largar âncoras da proa disse Paulo ao Centurião e aos.

Soldados se estes não permanecerem a Bordo vós não podereis salvar-te e o deixaram afastar-se enquanto amanhecia Paulo rogava a todos que se alimentassem dizendo hoje é o 14º dia em que esperando estais sem comer nada tendo provado Eu vos rogo que comais alguma coisa porque disso Depende a vossa segurança pois nenhum de vós perderá nem mesmo um fio de cabelo tendo.

Dito isto tomando um pão deu graças a Deus na presença de todos e depois de eu partir começou a comer todos cobraram ânimo E se puseram também a comer estávamos no navio 276 pessoas ao todo com a comida aliviaram O Navio e lançando o trigo ao mar quando amanheceu não reconheceram a terra mas avistaram em siada onde havia praia então consultaram entre si se não podiam.

Encalhar ali o navio levantando as âncoras deixaram no ir ao mar largando também as amarras do Leme e alçando a vela de proa o vento dirigiram-se para a praia tando porém num lugar onde duas correntes encravam encalharam ali o navio a PR encravou se e ficou imóvel mas a popa se abria pela violência do mar o parecer dos Soldados era que matassem os presos para que nenhum deles.

Nadando fugisse mas o Centurião querendo salvar a Paulo impediu de o fazer E ordenou que os que soubessem nadar fossem os primeiros a lançar seu mar e alcançar a terra quanto aos demais que se salvassem uns em tábuas e outros em destroços do navio e foi assim que todos se salvaram em terra prossiga comigo um pouco mais esse capítulo 28 uma vez em terra verificamos que a ilia se chamava Malta Os Bárbaros trataram com singular.

ISSO PODE TE INTERESSAR:

    Humanidade porque acendendo uma fogueira acolheram noos a todos por causa da chuva que caía e por causa do frio tendo

    Paulo ajuntado e atirado à fogueira um fecho de gravetos uma víbora fugindo do calor prendeu-se lhe a mão quando os bárbaros viram A víbora pendente da mão dele disseram uns aos outros certamente este homem é assassino porque salvo do mar a justiça não o deixa viver porém ele sacudindo réptil no fogo não sofreu mal nenhum Mas eles esperavam que ele viesse a inchar ou a cair morto de.

    Repente mas depois de muito esperar vendo que nenhum mal se lhe lhe sucedia mudando de parecer diziam ser ele um Deus perto daquele lugar havia um sítio pertencente ao homem principal da Ilha chamado Públio o qual nos recebeu e hospedou indignamente por três dias aconteceu achar-se enfermo de desinteria Ardendo em Febre o pai de Públio Paulo foi visitá-lo e orando impôs-lhe as mãos e o curou à vista deste acontecimento os demais enfermos da Ilha vieram e foram curados quais nos distinguiram com.

    Muitas honrarias tendo nós de prosseguir viagem nos puseram a Bordo tudo que era necessário Amém como passar vitoriosamente pela tempestades da vida é o tema que eu quero tratar com vocês esta noite amados via de regra nós decidimos o destino da nossa viagem mas nós não conseguimos.

    Definir a forma como chegamos nesse destino fazemos planos o de Deus pode mudar nossa vontade pode ser frustrada o plano de Deus jamais Deus havia dito para Paulo Quando ele estava preso em Jerusalém lá em Atos 2311 coragem Paulo assim como você deu testemunho aqui em Jerusalém eu quero que você dê testemunho também em Roma quando Paulo escreveu a sua carta aos.

    Romanos no começo da carta e no final da carta ele compartilha com a igreja o seu propósito de ir a Roma e de Roma ser enviado a Espanha entretanto quando ele viaja para Roma ele enfrenta um naufrágio a nossa vida às vezes é comparada a uma viagem John Ban colocou isso de uma maneira belíssima no Grande clássico da literatura Cristã O Peregrino na literatura secular também.

    Isto é representado por exemplo pela obra de Homero o livro Odisseia quando ele retrata a jornada da vida como uma viagem mas preste bem atenção nisso muitas vezes você planeja algo e o que você planejou não vai acontecer do jeito que você planejou Paulo queria chegar em Roma como um grande missionário e dali ser enviado a Espanha e ele chega em Roma depois de um naufrágio.

    Preso Algemado o plano de Paulo teve que ser mudado mas o plano de Deus permaneceu rigorosamente inalterado pro louvor da sua glória A grande questão é quais são as lições que nós podemos aprender n tempestades da vida então eu gostaria de compartilhar com vocês algumas dessas lições primeiro lugar nas tempestades da vida nós precisamos Estar atento as.

    Placas de sinalização que Deus coloca ao longo da nossa jornada não vejamos confira em primeiro lugar aí comigo o versículo de número 10 do Capítulo 27 Paulo disse o seguinte senhores vejo que a viagem vai ser trabalhosa com dano e muito prejuízo não só da carga e doé uma AD inverno não se navegava com segurança aquele navio tinha 276 pessoas.

    Aquele navio transportava trigo aquele navio não deveria ter zarpado Paulo disse não vamos fazer isso não é seguro não É sensato fé não é incompatível com bom senso fé não é sinônimo de irresponsabilidade e Paulo entendia que não era oportuno zarpar advertência foi dada agora se nós.

    Não lermos as placas que Deus coloca ao longo do nosso caminho nós poderemos

    Fazer viagens desastrosas Deus coloca placas outdoors por exemplo imagine comigo um filho que chega Ema semana após sem horas e os pais não sabem onde ele esteve o que é que ele estava fazendo isso é uma placa isso é um sinal is uma luz vermelha isso é um alerta se não se.

    Observar essas placas é perigo à vista segunda coisa o descrédito olha o verso 11 comigo mas o Centurião que coordenava aí sem soldados dava mais Creto ao piloto e ao mestre do navio do que que é o que Paulo dizia meus amados irmãos querem ter uma viagem segura obedeçam as orientações que emanam da palavra de Deus escute os conselhos daqueles que conhecem a Deus e andam com.

    Deus quando você tapa os seus ouvidos aos conselhos às advertências às orientações quando você acha que o que Deus está falando não é bem assim Então você corre seríssimos riscos por não dar crédito à palavra de Deus eu fi imaginando Hoje quantos jovens que choram porque não escutaram o conselho de pai e mãe lá atrás no namoro no relacionamento e depois complicaram a.

    Vida porque não ouviram as advertências terceiro olha comigo Versículo 12 não sendo Porto para invernar a maioria deles era de opinião que partissem dali princípio aqui é o seguinte a voz da maioria não é a voz de Deus Tem muita gente que não quer escutar os conselhos de Deus porque a maioria não tá escutando ele quer seguir a voz da.

    Maioria ele quer fazer o que é Popular ele quer fazer o que é produto de uma pesquisa de opinião pública não a maioria pensa assim bom se a maioria pensa assim é porque é certo errado Nem sempre a maioria está com a razão aqui não estava tem um exemplo bíblico disso pega a história do Sansão Sansão começou a namorar uma moça contrariando a vontade do seu pai Sansão ao ir paraa casa da moça.

    Quebra um pacto com Deus do nazireado tocando em cadáver na caveira de um leão morto sanção na festa de casamento diz a bíblia l em juízes ele de uma festa e o contexto ali é porque era o costume dos moços da época e o contexto mostra que a festa era regada bebida forte o que um Nazireu não podia beber ele não teve peito para dizer a minha festa é diferente eu sou diferente a minha cultura é diferente os meus.

    Princípios são diferentes e eu não vou seguir a opinião da maioria e a vida dele caminhou de abismo em abismo até ser motivo de fechame opróbrio num templo Pagão mas mais queridos olhem comigo por gentileza uma frase que eu aprendi da minha querida mãe minha mãe era uma mulher que não tinha escolaridade mas tinha sabedoria e ela me dizia assim sempre meu filho quem não escuta.

    Conselhos escuta coitado quem escuta conselhos escuta coitado vamos dar uma olhadinha nisso olha comigo aí no Versículo 13 a aparente segurança tá escrito o seguinte soprando brandamente O Vento Sul e pensando eles ter alcançado o que desejavam levantaram Ancora e foram costeando mais de perto a ilha de Creto chegou um momento no começo da viagem que eles devem ter pensado assim vendo esse Paulo sabe de.

    Nada talvez conheça um pouco de Bíblia mas de navegação não entende não olha que viagem tranquila Olha que mar calmo Olha que viagem segura meus irmãos Às vezes a vida de desobediência pode num dado momento talvez no começo mostrar PR pessoa não não tem perigo não tem consequência não vai dar tudo certo tem problema não olha que calma olha que segurança Olha que serenidade mas veja em seguid em seguida que a.

    Aparente segurança se transforma em Perigo no Versículo 14 entretanto não muito depois desencadeou-se do lado da Ilha um tufão de Vento chamado ero a crise chega o Tufão chega a tempestade vem a vida se transtorna fica de ponta cabeça porque quando você planta você colhe quando você desobedece transgride de um princípio você vai sofrer a consequência a crise vai chegar o drama chegará a tempestade vai se abater o.

    Tufão vai entrar e a sua vida vai ficar rodopiando pelo vendaval da vida mas tem mais Olha o sentimento de impotência deles no Versículo 15 e sendo na vida o navio arrastado com violência sem poder resistir ao vento cessamos a manobra e nos fomos deixando levar em outras palavras o navio era arrastado para lá e para cá não adianta ficar com Lemo na mão o navio não obedece mais comando você quer ir pra direita e vai pra esquerda você quer avançar e recua e o que que eles fizeram largaram.

    O Leme largaram para lá não adianta mais perderam o controle quando se não lê as placas quando não se observa os conselhos quando não se lê aquilo que Deus coloca como aviso ao longo do caminho chega o momento em que pessoa perde o controle perde o controle da vida perde o controle do casamento perde o controle da família perde o controle das emoções perde o controle da vida financeira perde o controle mas tem mais Olha aí.

    Comigo o prejuízo Versículos 18 e 19 açoitado severamente pela Tormenta no dia seguinte já aliviava O Navio e ao terceiro dia nós mesmos com as próprias mãos lançamos ao mar A armação do navio a ideia aqui é o seguinte A armação do navio eram os móveis as mesas as cadeiras aquilo que estava ali dentro para servir e ser útil para eles aquilo ali na hora da crise na hora da Tempestade na hora que o navio Estava sem rumo a deriva já não servia mais era um estorvo eles estão jogando para fora para dentro do mar as mesas as cadeiras.

    As prateleiras tudo aquilo que era útil para eles agora não é útil mais prejuízo quando você não lê as placas de calização ao longo da estrada quando você não observa as advertências de Deus não só a angústia na alma não só H prejuízo emocional moral espiritual mas há também inclusive prejuízos financeiros mas tem mais olha comigo por favor o Versículo.

    20 a desesperança total e não aparecendo havia já alguns dias nem sol nem estrelas Imagine você alguns dias Pensa num cenário desse você está de um mar e você só vê escuridão não tem sol não tem lua não tem estrelas escuridão plena breu alguns dias o navio jogado de um lado pro outro é o sabor do Vendaval surrado pelas onas.

    Fustigado pelo vendaval o texto nos informa que chegou um momento que caiu so sobre nós grande tempestade e dissipou-se afinal toda a esperança de salvamento ao longo desses dias nós vamos sair dessa nós vamos sair dessa vai melhorar o tempo nós vamos sair dessa nós vamos sair nós vamos sair com vida Chegou um momento disse acabou ninguém mais espera nada a morte mostra carranca a crise é.

    Medonha não tem mais qualquer esperança de salvamento é o fundo é o fundo do poço É o Fim da Linha é quando você diz acabou mesmo eu não tenho controle do navio eu não tenho controle do tempo eu não tenho controle da minha vida mais acabou a esperança sabe por quê Porque não se Leu as placas e advertência ao longo do caminho eu quero encorajar você que está aqui hoje você que está nos assistindo Deus está colocando placas ao longo do.

    Seu caminho fazer uma viagem sem observar essas placas é fazer uma viagem rumo ao Desastre mas eu quero trazer agora uma segunda lição do texto nas tempestades da vida nós precisamos olhar para Deus em vez de olhar paraas circunstâncias desesperadoras e nos levantarmos como encorajadores.

    A situação é medonha solução não tá na mão mais dos homens dos Marinheiros comandante do piloto dos Soldados dos tripulantes não mas quando você chega no fim da linha no fundo do poço com Deus ainda tem esperança Então vamos ver isso primeiro na tempestade encoraja as pessoas e encaminha as pessoas para vi Olha o verso 21 e 22 comigo havendo todos.

    Estado muito tempo sem comer Paulo ponse em pé no meio deles disse senhores Na verdade era preciso terem me atendido e não partir de Creta para evitar este Dan per vamos parar um pouquinho aqui Paulo tá dizendo tá puxando a orelha deles se vocês tivessem me escutado esse problema não teria acontecido via de regra meus irmãos tem muitas tempestades que nós as atraímos para nós mesmos elas não teriam acontecido na nossa.

    Vida nós as provocamos é isso que Paulo está pontuando aqui mas olha por gentileza também o que vai dizer no verso 22 porque agora ele traz a esperança Olha a conjunção adversativa do verso 22 mas já agora vos aconselho bom ânimo porque nenhuma vida se perderá de entre vós mas somente o navio Então qual o princípio aqui quando a a crise chega em vez de você ficar dizendo ol tá vendo aí Ó bem feito eu avisei agora aguenta agora suporta a crise agora não tem me mais jeito não e bota mais peso.

    Ainda você não tá ajudando agora não você exortou OK mas agora gente bom ânimo na crise não é hora de você ficar encontrando culpado na crise é hora de você apontar soluções apontar Soluções tem problema dentro de casa tem problema tem luta tem luta não é difcil o culpado é o marido não culpado é a esposa não culpado é o filho não culpado é esse não culpado é aquele e começa a buscar culpado é hora de você agora mostrar uma saída mostrar uma solução.

    Levantar o ânimo das pessoas tirar os olhos das pessoas das circunstâncias e colocar os olhos das pessoas em Deus tem bom ânimo mas não tem mais na tempestade nós precisamos a abandonar o medo quando Paulo diz no verso 22 agora 22 aí diz mas agora vos aconselho bom ânimo o bom ânimo é o oposto do Pânico do desespero do Medo irmãos o medo não ajuda a resolver.

    O problema o medo paralisa você o medo amortece o seu coração o medo fragiliza você para agir o medo Med é mais do que um sentimento o medo é um espírito diz Paulo Deus não nos concedeu espírito de medo mas de poder de amor e de moderação porque onde a fé entra o medo tem que ir embora eu sei que você pode estar enfrentando um problema que humanamente não tem saída não tem solução Mas se você tiver bom ânimo Se você olhar para.

    Deus a esperança a saída a solução terceiro na tempestade abra os olhos para você ver as intervenções soberanas e Sobrenaturais de Deus Olha o verso 23 comigo porque esta mesma noite um anjo de Deus de quem eu sou e a quem sirvo Esteve comigo Então veja que Paulo sabe quem.

    É Paulo sabe de quem é ele é de Deus e Deus tem zelo por aquilo que é dele e ele sabe a que ele serve eu sirvo a Deus e ele é um homem que é prudente não é prudente zarpar e embarcar e viajar mas ao mesmo tempo é um Homem que crê no Sobrenatural é um homem que é regido pelo entendimento e pela razão mas um homem que tem agenda aberta para a ação sobrenatural de Deus nesta noite quando toda a esperança se.

    Dissipou Quando o homem chegou no fim da linha no fundo do poço não tem mais solução humana não tem mais resposta humana Deus Envia um anjo tem tempestade sim mas tem anjo de Deus também tem Fornalha tem cima tem o quarto homem também tem cova dos leões Tem sim mas tem também a presença de Deus tapando a boca dos leões tem crise na vida tem sim mas tem a presença de Deus conosco para nos dar ânimo para nos fortalecer e para nos.

    Livrar quarto lugar na tempestade irmãos é hora de nós lançarmos as âncoras veja comigo o verso 29 e recios e que fossemos atirados contra lugares rochosos lançaram da PPA quatro âncoras quro anos e oravam para que rompesse o dia bom embora esse texto é uma narrativa de uma viagem não fictícia mas.

    Real as aplicações que estamos fazendo nesta noite não é para o campo da navegação as aplicações que estamos fazendo esta noite no campo espiritual eu gostaria de identificar no texto as quatro âncoras que devem ser lançadas que âncoras poderiam ser essas primeiro lugar veja comigo o verso 25 A Âncora da Fé Portanto o senhor estende bom ânimo Pois eu confio em Deus que sucederá do.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito é do produtor do canal.
    CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=kMTbREbO8ig

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem