16. Os profetas (Am 7.10-17)

16. Os profetas (Am 7.10-17) Saudamos os irmãos nesta manhã com a paz do Senhor Jesus também aqueles que nos acompanham pela internet a nossa saudação logo após o nosso culto de louvor a Deus nós teremos uma classe única aqui na igreja onde eu terei o privilégio de ministrar o ensinamento aos irmãos Então os que tiverem que sair no final para apanhar os filhos ou qualquer outra coisa pode ficar à vontade mas os que.

16. Os profetas (Am 7.10-17)

Vieram para ficar até o final Então são bem-vindos para participar dessa classe única que teremos hoje nós damos continuidade agora a nossa série de mensagens no livro do profeta Amós e dessa feita Chegamos no Capítulo 7 de 10 a 17 onde vemos o confronto entre Amós e o sacerdote amazias que era o sacerdote chefe do Santuário de Betel Lemos então Capítulo 7 do verso 10 até o.

Verso 17 Então amazias os sacerdote de Betel mandou dizer Jeroboão rei de Israel amostra em conspirado contra ti no meio da casa de Israel a terra não pode sofrer as suas palavras porque assim diz a nós Jeroboão morrerá espada Israel certamente será levado para fora de sua terra em cativeiro então amazias disse a nós vai te ovidente foge para terra de.

Judá e ali come o teu pão e ali profetiza mas em Betel daqui por diante já não profetizarás porque o santuário do Rei e o templo do reino respondeu a morte disse amazias eu não sou profeta nem discípulo de profeta mas boieiro e colhedor desse cômodos mas o senhor me tirou de após o gado e o senhor me disse vai profetizo ao meu povo de Israel ora pois ouve a palavra do senhor tu dizes não profetizarás contra Israel nem falarás contra a casa.

De Isaque portanto assim diz o senhor tua mulher se prostituirá na cidade e teus filhos e tuas filhas cairão a espada e a tua terra será repartida cordel e tu morrerás na terra imunda Israel certamente será levado cativo para fora da sua terra até aqui queridos a leitura da palavra de Deus vamos orar mais uma vez pedindo a iluminação do Espírito Santo para compreender palavra de Deus pai nós sabemos que sem a tua ajuda sem.

O auxílio do teu espírito santo nós não iremos perceber o teu ensinamento nas sagradas escrituras por isso que nós Oramos suplicando que o nosso mestre Espírito Santo enviado pelo teu filho nos ensine em nosso coração as verdades que ele mesmo revelou inspirou aqui nesse nas páginas desse livro santo nós pedimos ó Deus que cada pessoa aqui nessa manhã seja abençoada por ti na através da tua.

Palavra Como já foram pelos cânticos as leituras e as orações aqui feitas no teu nome Oramos também pelas demais igrejas evangélicas que se reúnem no Brasil nesse horário onde tua palavra é verdadeiramente pregada intercedemos por aqueles que nos acompanham pela internet e que genuinamente não podem bem estar por circunstâncias diversas congregados com seus irmãos numa igreja local quero.

Abençoá-los e suprir as suas necessidades ouvir a nossa oração nós já fazemos em nome de Jesus amém o cristianismo sempre teve muitos inimigos os inimigos externos geralmente são os governos anticristãos são religiosos de outras confissões a sociedade materialista secularizada ideólogos filósofos artistas que são dominados por.

Uma visão completamente anticristã mas não há inimigo pior contra o cristianismo do que aquele que se levanta de dentro da própria cristandade a história da igreja tem mostrado que o maior entrave e o maior obstáculo ao avanço do Reino de Deus São pessoas que se declaram ser de Deus que professam algum tipo de religiosidade Cristã e que na verdade produzem o levantam as maiores dificuldades e obstáculos ao Progresso.

Da igreja de Deus aqui nesse mundo é o que nós estamos vendo aqui Deus havia mandado o profeta Amós anunciar o seu juízo a nação de Israel com a expectativa de que o povo se arrependesse se convertesse e voltasse para Deus porque Deus é rico em perdoar e ele quer a conversão do seu povo e agora a medida que amostra profetiza ele encontra oposição daquele que era o líder da falsa religião que dominava o.

Reino do norte que era o sacerdote amazias que era sacerdote no santuário de Betel que dos três santuários Betel gilgal e besseva era o mais importante era o santuário do reino era onde o rei e adorar o bezerro de ouro juntamente com sua família toda a sua comitiva e Amós é confrontado agora por esse líder religioso incomodado com as palavras do profeta ele tenta conseguir.

Que o rei Jeroboão mande matar ou exilaramoz não consegue Depois tenta intimidar a voz não consegue e nesse confronto de Amós como verdadeiro enviado de Deus e do sacerdote amazias nós vemos esse conflito que se Desenrola a séculos entre o verdadeiro cristianismo representado aqui o verdadeiro religião representada por Amós e uma falsa religião que Em Nome de.

    Deus procura se estabelecer e desviar o povo de Deus da Verdade meu objetivo

    Nessa manhã é comparar ou entender o texto a luz dessa perspectiva comparar ao Ministério de amazias com de Amós e depois fazer uma análise crítica de nós mesmos e do cenário evangélico moderno na esperança de que nós primeiro tenhamos conforto em saber que Deus sempre Manteve manterá a sua verdade no.

    Meio do seu povo através de pessoas como Amós e outros que ele tem levantado para defender a verdade segundo que nós ficamos alertas porque sempre haverá pessoas como amazias O sacerdote de Betel defensor da teologia do Norte e por último a necessidade de ficarmos alertas para não estarmos debaixo do ministério de um falso profeta como amazias o que certamente será ruína para sua alma e para o seu coração Vamos então em primeiro lugar ver o que o texto nos ensina sobre o confronto.

    Desses dois primeiro nós vamos nos lembrar que a amazias vamos nos lembrar que a Nós vinha pregando no Reino do Norte a sua destruição iminente por conta da rebelião do Povo na última mensagem nós vimos a nós anunciando aos juDeus três visões que ele tivera e onde Deus lhe tinha mostrado três coisas primeiro uma praga de gafanhotos que Deus tinha levantado para comer toda A Relva a erva.

    Depois da colheita das Primícias do Rei deixando o povo na maior fome possível castigo era tão grande que a morte compadeceu intercedeu dizendo Deus não faz isso porque esse povo não vai subsistir ele é pequeno Ele não tem condições para isso e Deus disse então tá bem não vou mandar praga de gafanhotos na segunda visão Deus chama o fogo para exercer o seu juízo contra nação de Israel uma grande seca brasador escaldante que secava até as fontes os Poços a nós mais uma vez com coração quebrado diz Deus para.

    O teu povo não vai aguentar esse castigo Deus diz está bem Não vou mandar mas aí vem uma terceira visão em que Deus está em cima do muro com um prumo com esquadro o muro e a nação de Israel o prumo é a lei de Deus e pela medição de Deus Israel tava fora de esquadro o muro tinha ganhado uma barriga e Só servia para ser destruído e Deus disse eu vou destruir o muro eu vou castigar o meu povo e eu não terei compaixão e não terei misericórdia essa altura a nós nem.

    Mais pedem favor do Povo porque ele sabe que Deus está resolvido a trazer o castigo e a terceira visão Essa visão do prumo termina dizendo no verso 9 Por favor veja comigo os autos de Isaque serão assolados e destruídos os santuários de Israel e levantar-me-ei com a espada contra a casa de Jeroboão agora imagine a nós dizendo isso lá em Betel que era o santuário do Rei dos três santuários já mencionados era.

    Aquele que o rei havia escolhido porque estava mais próximo de Samaria para ali cultuar a Deus através dos bezerros de ouro então não é de admirar que o sacerdote do Templo de Betel ficasse incomodado com aquele Vaqueiro passando pelo pela cidade pelas ruas e pelas praças e anunciando o juízo que ele tinha ouvido de que Deus ia passar o prumo em no reino do norte e que haveria de destruir todos os santuários inclusive que a dinastia de Jeroboão que era o Rei.

    Da época Jeroboão segundo ela seria eliminada A Espada então O que é que amazias faz são duas coisas que ele faz primeiro ele denuncia Amós ao Rei Jeroboão segundo pai noéis no verso 10 então amazias O sacerdote de Betel mandou dizer a Jeroboão rei de Israel amazias era o líder dos sacerdotes quando Jeroboão primeiro construiu o santuário de Betel ele instituiu o.

    Sacerdotes em desacordo com a lei de Deus que só permitia Levitas a gente não sabe que tribo era esse amazias mas havia todo uma sucessão de sacerdotes lá em Betel não autorizadas por Deus e que ofereciam os sacrifícios invocava Deus e adorava Bezerro de ouro e conduzia a nação de Israel a esse falso culto desviando o povo da verdade amazias era responsável pelo desvio teológico pela teologia errada e pela pelo falso e pela.

    Falsa visão de Deus que predominava ali na região e ele era muito chegado ao rei

    Ele era o sacerdote do Rei era muito comum na antiguidade os reis terem perto de si os líderes religiosos com que eles se aconselhavam perguntavam qual era a vontade de Deus e assim por diante e amazias era próximo do Rei Jeroboão e ele manda dizer o regime urubão segundo essas palavras aqui a morte tem conspirado contra ti no meio.

    Da casa de Israel a terra não pode sofrer todas as suas palavras ou seja ele se aproveitou das palavras de Amós na visão do prumo quando a morte tinha dito que os autos de Isaque seriam assolados e o santuários de Israel destruídos e que Deus se levantaria com espada contra a casa de Jeroboão ele se aproveitou dessas palavras e então foi acusar o Diante do Rei Jeroboão ele já estava.

    Incomodado e agora ele achou o pretexto nas palavras do profeta e da sua mensagem e acusação que ele leva é dupla primeiro de conspiração Ele tá dizendo que a voz está conspirando contra o rei conspirasse iria promover um movimento com o objetivo de tirar o rei do Trono a força ou pela morte e já tinha precedentes em Israel porque um discípulo do profeta Elias um discípulo.

    Do profeta Elias ele foi usado por Deus para instruir E ungir um dissidente que se levantou contra o rei de Israel poucos séculos antes então de fato profetas haviam já participado antes de conspirações políticas para tirar um determinado rei do Trono e geralmente esse rei Era um rei desobediente a Deus idólatra e os profetas tinham envolvimento nisso amazias conhecendo a.

    História ele tá com medo de que a mesma coisa vai acontecer de que Amós ele tá participando de uma conspiração golpe de estado para tirar Jeroboão do poder e essa acusação que ele traz ao Rei Jeroboão contra nós amostra em conspirado contra ti no meio da casa de Israel e mais ele diz é ele ele pode promover um movimento aí as palavras dele tem muito poder a terra não pode sofrer todas as suas palavras.

    Quer dizer as palavras de amor são tão fortes que o povo não vai resistir de repente o senhor vai ter aí na sua mão um movimento muito forte e gente poderosa querendo assassinar o senhor como a morte está dizendo que vai acontecer aqui então a acusação de conspiração que seria de traição deslealdade tramaquédia morte do Rei sede São Popular ou seja pregação pública e aberta de que o reino seria destruído que a casa do Rei seria morta.

    Tudo isso então foi usado pelo amazias para condenar a voz Diante do Rei ao levar ao Rei Jeroboão essas acusações amazias queria que o rei tomasse uma Providência do tipo assim manda prender esse ou então manda matar a morte Ou então expulsa a voz daqui porque nós não queremos esse tipo de movimentação aqui através dos séculos queridos essa mesma atitude de líderes corruptos instrumentos de satanás tem sido tomada.

    Contra a Igreja de Deus os juDeus por exemplo particularmente os fariseus e os sacerdotes séculos depois acusariam Jesus Cristo diante de pilatos exatamente da mesma coisa qual foi acusação dos juDeus contra Jesus Cristo de que ele era um revoltoso que estava promovendo uma seleção Popular contra César sendo desleal ao Imperador essa foi acusação que os juDeus trouxeram diante de Poncio Pilatos de.

    Que Jesus dizia que havia um outro rei e que não era César depois os sacerdotes acusaram os apóstolos de Cristo exatamente da mesma coisa de que estavam pregando um outro senhor que não César e que era Jesus Cristo Paulo foi acusado pelos juDeus de querer perverter a paz da Nação Judaica exatamente ensinando que Jesus Cristo e ele somente era o senhor de todas as coisas durante a reforma protestante bispos e cardeais da.

    Igreja Católica acusaram os reformadores de estar promovendo tumultos sedição e perturbando a paz do Santo Império Romano então através da história isso se repete religiosos que estão alinhados ao poder público ao poder político eles usam a mão do estado para segurar perseguir cerimônia Tá cala a boca dos verdadeiros cristãos isso sempre houve na história da igreja e não será surpresa se um dia.

    Acontecer aqui também entre nós mas com frequência esses religiosos Como eu disse o mal inimigo da igreja está dentro dela esse pessoal se levanta contra a pregação da palavra de Deus e quer usar a mão do estado para calar a nossa boca promulgar leis como a lei da homofobia por exemplo que quer calar a boca dos cristãos com relação ao homossexualidade que nós não podemos dizer ou expressar o que a gente pensa a respeito disso Isso é Instigado por.

    Falsos cristãos Defensores da teologia exclusiva ou de uma religião falsa que eles consideram como parte do cristianismo e que procuram usar o poder público para calar a boca dos cristãos e a mensagem bíblica mas a estratégia de amazias em primeiro lugar não deu certo ele tentou usar o poder público para calar a boca de Amós não deu certo porque não tem resposta que nenhum de Jeroboão parece que Jeroboão ouviu e disse assim que nada.

    Esse é mais um profeta falando aí quantos seguidores ele tem no Facebook 10 Ah isso não vai ter repercussão nenhuma não deixa ele falar aí ninguém tá ouvindo palavras de provavelmente né tô exagerando gerou bom deve ter avaliado assim dito não representa perigo não tanto é que ele não atendeu ao pedido do sacerdote amazias e agora amazias tenta uma segunda coisa se ele não podia matar a morte usando a espada de Jeroboão pelo menos ia tentar banir e.

    Então ele enfrenta nós e diz duas coisas para nós primeiro amor vá-se embora daqui nós não queremos você aqui verso 12 então amazias disse a nós vai-te O Vidente foge para terra de Judá ali come o teu pão e ali profetiza mas em Betel daqui por diante já não profetizarás porque o santuário do Rei e o templo do reino aqui a magias ordena Amós que saia do país e sugere que ele corre perigo de.

    Vida fuja fuja porque senão você vai morrer sua vida está em jogo aqui então vai embora segundo ele trata a nós aqui como se a morte tivesse fazendo aquilo por dinheiro porque ele diz assim ó vidente é uma ironia né ele chama de vidente porque um pouco antes a morte tinha dito Deus me fez ver gafanhoto seca e o prumo três visões então amazias chama ele de O Vidente né vidente foge e vai contar as tuas visões lá na tua terra tu és de Judá e lá come o teu pão.

    Porque não é isso que tu quer vai fazendo isso por dinheiro não é verdade você tá dizendo essas visões você tá contendo essas histórias Mas você quer é ganhar seguidores que vão contribuir para o teu sustento enricar você trazer ofertas e dádivas e tudo mais mas é você tá riscando sua vida aqui se você voltar para sua terra e profetizar lá lá você vai ganhar o seu pão tranquilamente mas aqui você corre perigo de vida vá se embora parece que ele tá preocupado né com a morte dizendo a morte não fica.

    Aqui não se você ficar você vai morrer Vá para sua terra lá você vai comer o seu pão com tranquilidade amazias pensa que Amós é movido pela mesma razão que amazias era movido que era dinheiro vá-se embora lá você vai comer melhor segundo argumento para ele mandar a voz embora tá no verso 13 ele diz em Betel que era o local o local onde tudo isso aconteceu daqui por diante não.

    Profetizarás mais Olha o argumento porque é o santuário do Rei e o templo do reino famoso Pensa no que você tá dizendo olha aqui esse tempo isso aqui é o lugar onde o Rei Vem adorar com sua família a Deus e os bezerros de ouro você acha que Deus vai destruir esse lugar isso aqui é o templo do reino inclusive lá em Betel havia um Palácio que havia sido feito pelo rei de euroboão segundo onde ele ficava com sua família com toda a pompa quando pelo menos três vezes ao ano ele.

    Ia Betel durante as três festas para cultuar a Deus oferecer sacrifícios e adorar o bezerro de ouro que o seu ancestral gerou bom primeira via feito então era a Catedral era era o centro de culto do reino do norte era Betel e a morte estava profetizando que aquilo tudo seria destruído amazias como que diz assim você tá se ouvindo amor você tá ouvindo o que que você tá dizendo você tá dizendo que o santuário do Rei você tá dizendo que o templo do reino.

    Vai ser destruído você acha que Deus vai fazer isso Esse foi o confronto através da dos séculos queridos o mesmo argumento tem sido usado por lideranças religiosas corruptas para calar a boca daqueles que incomodam sacerdotes intimidaram os profetas sacerdotes e fariseus açoitaram os apóstolos e proibiram de pregar lembram disso lá no livro de Atos os.

    Líderes religiosos sacerdotes principais sacerdotes os líderes dos fariseus chamaram os apóstolos disseram vocês não vão mais pregar no nome de Jesus porque se vocês pregarem vocês serão castigados os apóstolos desobedeceram e foram chicoteados e presos E esse tem sempre sido o recurso religiosos sempre recorreram a qualquer método que possam usar para calar a boca daqueles que ameaçam seu negócio e o seu meio de vida como eu disse o maior obstáculo ao cristianismo não são os.

    Inimigos externos mas aqueles que se levantam dentro e intimidam aqueles que querem pregar a palavra de Deus Qual foi a reação do nosso Vaqueiro né que que é nós fez ele tava diante do depois do rei a pessoa mais poderosa em Israel era amazias que era o sumo sacerdote da religião e o que que o nosso boiadeiro fez diante da ameaça de amazias três pontos aqui primeiro ele não se deixou intimidar a voz não.

    Ficou com medo de armazias a magias talvez pensasse que Amós ia ficar tremendo diante dele mas o nosso profeta não vacilou nem por o segundo na sua vocação e no seu chamado ali ele estava revestido da armadura de Deus da autoridade de Deus como os apóstolos lá em Atos Capítulo 5 a partir do verso 28 A 29 Ao serem proibidos de pregar como amazias aqui proíbe a morte de pregar ele responderam não podemos nos calar diante do que vimos e ouvimos e julga em.

    Vocês Se é justo obedecer a vocês antes do que é Deus essa postura e a postura de amazias segundo Amós aponta para sua vocação veja o que ele diz no verso 14 respondeu Amós e disse a amazias eu não sou profeta nem filho de nem discípulo de profeta mas banheiro e colhedor de cômodo que que ele tá dizendo com isso ele respondeu assim.

    Amazias eu não sou um profeta profissional vocês devem lembrar que alguns séculos antes o profeta Elias inaugurou em Israel no reino do norte uma escola de profetas onde os profetas eram treinados na palavra de Deus e em como trazer essa palavra ao povo de Deus Eliseu continuou essa tradição de escola dos Profetas a morte diz aqui que ele nunca frequentou essa escola de profeta.

    Ele nunca fez o curso de teologia ele não era nem pastor e nem seminarista eu não sou nem profeta nem discípulo de profeta Essa não é a minha vocação eu não sou um religioso de carreira como você amazias na verdade ele diz assim eu tinha uma profissão eu era boieiro eu cuidava de gado eu tinha um rebanho lá em tecoa na minha terra lá no sul de Judá onde eu.

    Pastoreava as ovelhas e mais eu era um pequeno agricultor eu era colhedor de secomoro secomoro é um figo pequeno muito comum em Israel e a amazias perdão Amós tinham uma propriedade uma roça onde ele cultivava figos então ele tinha uma profissão ele tinha um trabalho e ele foi surpreendido um dia quando Deus lhe apareceu e disse larga tudo isso vai lá no reino do norte quando a morte era do reino do sul e você vai pregar contra.

    Eles a mensagem que eu te der você vai contar eles as visões que eu passar para você ou seja a morte tá dizendo eu fui recrutado meio que de surpresa e fui chamado pelo Deus de Israel para profetizar portanto não vou te ouvir porque tu estás dizendo não profetizarás e a voz diz eu não vou te ouvir porque o Deus que me tirou de detrás do Gado foi o Deus que me disse vai profetiza é a.

    Ele que eu tenho que obedecer e não a você você percebe que Amós aqui ele não tava preocupado em ofender o rei não tava preocupado com a sua vida não tava preocupado com seu salário e em seguida ele anuncia o castigo de amazias o pecado maior do sacerdote foi impedir a palavra de Deus verso 16 hora pois ouve a palavra do senhor amazias tu dizes não profetizarás contra Israel nem falarás contra casa de Isaque Esse era o pecado.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=53puY9hH0tQ

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem