"CRENTES" QUE PRECISAM DE CONVERSÃO! - Hernandes Dias Lopes

"CRENTES" QUE PRECISAM DE CONVERSÃO! - Hernandes Dias Lopes Palavra da verdade com Hernandes Dias Lopes bendito seja Deus irmãos amados vamos abrir a palavra de Deus no evangelho de Cristo conforme o registro de Lucas Capítulo 15 Lucas Capítulo 15 Nós faremos a leitura a partir do verso.


25 até o verso 32 está escrito ora o filho mais velho estivera no campo e quando voltava ao aproximar-se de casa ouviu a música e as danças chamou um dos criados e perguntou-lhe que é era aquilo e ele informou veio teu irmão e teu pai mandou matar o novilho.

Cevado porque o recuperou com saúde ele se indignou e não quis entrar saindo porém o pai procurava conciliá-lo Mas ele respondeu a seu pai há tantos anos que te sirvo sem jamais uma ordem tua e nunca me deste um cabrito sequer para alegrar-me com os meus amigos vindo Porém esse teu filho e.

Desperdiçou os teus bens com meretrizes tu mandaste matar para ele o novilho cevado então lhe respondeu o pai meu filho tu sempre estás comigo tudo o que é meu é teu entretanto era preciso que nos regozijemos e nos alegrá-lo aqui em Lucas 15 Jesus contou três.

Parábolas a parábola da ovelha perdida da dráma perdida e a parábola conhecida por todos como a parábola do filho pródigo quando a ovelha perdida foi encontrada o pastor chama todos para se alegrarem com ele quando a dráma perdida foi encontrada a mulher chama suas amigas para se alegrarem com ela quando o filho pródigo voltou para.

Casa o pai ofereceu uma festa porém nessas três parábolas a única pessoa que não está alegre e feliz é o irmão mais velho diz o texto que nesta festa do encontro nesta festa do Resgate nesta festa da salvação há uma voz que destoa destoa porque o filho mais velho está.

Triste porque o pai recebeu o pródigo com alegria ele está irado porque o pai foi misericordioso com o pródigo que voltou e ele está do lado de fora de casa porque o pródigo está do do lado de dentro de casa aqui irmãos H um grande perigo que Jesus adverte o contexto tá bem claro no capítulo 15.

Versos 1 e 2 aproximavam-se de Jesus todos os publicanos e pecadores para vir está escrito no verso 2 e murmuravam os fariseus e os escribas dizendo este recebe pecadores e como com eles então nesta parábola chamada a parábola do filho pródigo os escribas e fariseus representam Este filho mais.

Velho os publicanos e pecadores representam este pródigo que viveu dissolutamente mas que se arrependeu se voltou para o pai voltou para Deus foi perdoado então a grande Pergunta hoje onde entra a foto da nossa vida em que moldura em que moldura.

Do pródigo que voltou ou do mais velho que embora vivendo na casa do pai encerra a história do lado de fora da casa do pai então eu gostaria que nós pudéssemos observar aqui alguns princípios primeiro o filho mais velho vive dentro da casa do pai mas desobedece os dois principais mandamentos da lei de Deus e a pergunta.

É quais são os dois principais mandamentos da lei de Deus amar a Deus e ao próximo o pai na parábola aqui representa Deus o irmão representa o próximo esse filho mais velho que é uma espécie de retrato do dos escribas os fariseus daqueles que se acham melhores mais justos mais dignos eles estão na casa do pai mas eles estão perdidos na casa do.

Pai porque não amam ele não ama nem o pai e ele não ama o irmão meus irmãos há um risco muito grande das pessoas estarem na igreja trabalharem na igreja serem zelosas com as coisas da igreja há o risco de uma pessoa estar na igreja e nunca ter se envolvido com coisa errada de mundanismo.

    Se perverter moralmente

    De se sujar nos pântanos da vida de ser Zeloso com a sua apresentação mas tudo isso não passar de uma capa religiosa de uma tradição religiosa de um zelo religioso fazer tudo isso por.

    Tradicionalismo Sem Amar a Deus sem amar o próximo segundo lugar esse filho mais velho ele vive na casa do pai mas está confiando na sua própria Justiça dê uma olhadinha comigo no Versículo 29 Mas ele respondeu a seu pai há tantos anos que te sirvo sem jamais transgredir uma ordem tua.

    Notem vocês que ele tem aqui uma espécie de síndrome de santidade perfeita ele tem uma avaliação dele mesmo melhor do que a realidade demonstra Pergunta a vocês Qual a pessoa mais justa mais Santa mais piedosa que honestamente poderia se levantar e dizer o seguinte eu nunca transgredi uma ordem de Deus eu nunca transgredi o mandamento de.

    Deus só um maluco faria isso ele se vê melhor do que é se enxerga mais espiritual do que é ele está vestindo aumenta da Justiça própria ele é eloz em identificar os erros do seu irmão este desperdiçou os teus bens vivendo com.

    Meretrizes uma vida absoluta uma vida errada eu não eu nunca potei meus pés num lugar errado eu nunca frequentei um ambiente errado eu nunca pus na minha boca coisa errada eu nunca pus diante dos meus olhos coisa errada eu sou maravilhoso justo o problema dos fariseus é que eles definiam pecado como coisas externas é o que eu olho é o que eu toco é o que eu.

    Ingiro mas o pecado é muito mais do que fazer coisas erradas tem gente que nunca foi num prostíbulo vai ter um prostíbulo no coração tem gente que nunca foi num antro do pecado mas o coração tá lá tem gente que cresce e vive a vida toda na igreja mas nunca amou a Deus nunca amou o próximo tem gente que se contenta em.

    Apenas ser um religioso mas está confiando nele mesmo talvez parecido com o profeta Jonas que faz a obra de Deus mas não faz por amor faz no ferrão faz com medo mas a motivação não tá boa mas em terceiro lugar notem comigo o filho mais velho ele ele vive.

    Dentro da casa do pai mas ele não é livre se você perceber ele diz há tantos anos que te sirvo e a palavra aí é o verbo dou Léu de um escravo de certa forma esse camarada vive uma vida de peso de fardo de obrigação vive sufocado gemendo como escravo e não faz o praz.

    É um legalismo pesado hoje é domingo eu tenho que ir na igreja ah que coisa tenho que ir na igreja porque se eu não for na igreja como é que vai ser Puxa vida eu tenho que ir eu tenho que trabalhar eu tenho que fazer de repente a vida cristã não é uma festa de repente ser frente é um peso de repente parece que andar com Jesus é um.

    Pesadelo de repente você perdeu a alegria de e de de de dizer alegrei-me

    Quando me disseram vamos à casa do Senhor de repente você fica escravo Puxa vida mas esse pastor tá demorado esse culto tá chato Puxa vida quando é que vai acabar para ir embora virou uma rotina pesada sem alegria sem prazer tá dentro da casa do pai mas é um escravo não é.

    Livre quarto lugar quarto lugar o filho mais velho vive na casa do pai mas ele está com o coração cheio de amargura veja comigo aí o verso 29 e 30 de novo mas ele respondeu a seu pai há tantos anos que te sirvo sem jamais transgredir uma ordem tua e nunca me deste um cabrito sequer para alegrar-me com os meus amigos vindo Porém esse teu filho que desperdiçou os teus bens com.

    Meretrizes tu mandaste matar para ele o novilho cevado para ele quem erra devia permanecer no erro mesmo que não tem chance de recuperação ele não tem nenhum prazer em ver o irmão sendo recuperado tava perdido foi achado tava morto ru isso não dá prazer para ele tem gente que é igual diótrefes relatado lá na carta de.

    João todo pessoa nova que chega na igreja parece que vai tirar o lugar dele vai tomar o lugar dele vai vai vai tirar o status dele e ele vê como um concorrente não tem prazer de ver crescer ele não tem prazer de ver gente nova chegando Ele não tem prazer de ver novas pessoas sendo inseridas na porque eu vou perder meu espaço vou perder meu lugar eles vão tomar meu lugar aqui era sozinho eu reinava sozinho eu era o único filho da casa agora chegou um outro aí para perturbar o.

    Ambiente na sua religião não existia oportunidade de restauração para as pessoas mas mais ele se sente injustiçado pelo pai Olha eu eu a vida inteira eu te sirvo nunca me deste um cabrito para me legar com os meus amigos agora esse aí teu filho não fala meu irmão não esse teu filho não é meu irmão não esse teu filho depois que fez a bagunça que.

    Fez o senhor manda matar o bezerro cevado bezerro cevado aqui irmãos é um símbolo até porque o hábito naquela época é que se mantinha um bezerro criado da melhor forma por uma ocasião muito especial de celebração de festa era aquele churrasco de carne maturada que o cara paga alguns reais a mais a cada grama que ele compra porque quer dizer Esse é.

    O churrasco o o pai resolve matar o bezerro servado exatamente para celebrar a volta do menino que dispersou todos os bens ele se sente injustiçado para mim nemhum cabrito para esse cara aí o vizer servado se você perceber a postura dele esse teu filho ele tá dizer o seguinte comigo esse cara não tem comunhão ele é só teu filho ele não é.

    Meu irmão não há espaço na agenda dele para amar não há espaço na agenda dele para perdoar não há espaço na agenda dele para acolher não há espaço na agenda dele para trazer de volta e dá uma segunda chance é uma relig religião legalista pesada sem amor sem graça sem perdão então agora vamos entender uma coisa o ódio ou a indiferença que o.

    Irmão mais velho sente pelo irmão mais novo Pródigo aos olhos de Deus não é menos grave do que a vida dissoluta que o irmão viveu querem um exemplo querem um exemplo vá comigo lá para Gálatas depois você volta para cá para Lucas vai lá para Gálatas comigo só um pouquinho pra gente ler sobre isso Gálatas Capítulo.

    5 a partir do verso 19 está escrito ora as obras da Carne são conhecidas e são dois pontos prostituição impureza lascívia três pecados relacionados a depravação moral é o pecado que o o irmão dele tá sendo acusado por ele desperdiçou os.

    Teus bens com meretrizes seguindo a leitura idolatria feitiçarias dois pecados no que tange a questão de culto de adoração de vida religiosa agora vamos ver quantos pecados estão a ver tem a ver com sentimento com relacionamento e ele diz aí inimizades porfias ciúmes iras discórdias.

    Dissensões facções invejas depois ele menciona duas tem a ver com bebida e comida bebed dis e glutonaria em outras palavras há um peso maior aos olhos de Deus de relacionamentos truncados de falta de amor falta de perdão destempero emocional descontrole nas relações do que viver uma vida absoluta O problema é que tem um carimbo Não esse aqui é mundano Esse aqui esse.

    Aqui tá sujo esse aqui não vale nada mesmo esse aqui caiu vergonhosamente mas o cidadão lá que é seio de Justiça própria que tá na casa de Deus tá na casa do pai tá trabalhando e tá servindo e ele mas ele odeia ele não perdoa ele chega é problema e para todo mundo ninguém presta só ele que é bom el acha tá tudo bem com ele está perdido na casa do.

    Pai se você você perceber o ressentimento dele isolao não só do irmão isolao também do pai o filho próprio tá voltando coração arrependido nem quer ser chamado de filho trata-me como dos teus trabalhadores ele ensa o discurso de pedir de perdão e quando ele corre na direção da casa do pai o pai o avista de longe corre na direção dele o Abraça o.

    Beija coloca a sandália nos pés coloca a roupa nova coloca anel no dedo e manda festejar manda festejar vamos celebrar vamos nos alegrar Porque este meu filho estava perdido e foi achado estava morto e reviveu o mesmo pai que sai na direção do pródigo sai na direção do filho mais velho para conciliá-lo o filho pródigo aceita ser recebido filho mais velho se recusa a entrar em casa Jesus dá uma revir a volta nessa história porque os escribas e fariseus.

    Estavam escandalizados com Jesus porque ele comia com os pecadores ele recebia gente que eles achavam que não devia ser recebida quando Jesus Termina a história O Cheio de justiça fariseus e escribas estão do lado de fora da casa do pai os pecadores e publicanos que eles que não tinha chance estão celebrando na casa do.

    Pai se vocês perceberem comigo voltando para Lucas 15 notem comigo o versículo 31 então lhe respondeu o pai meu filho tu sempre estáis comigo tudo que é meu é teu Tu sempre estáis comigo em outras palavras o filho mais velho estava na casa do pai mas vivendo solitariamente agora há pouco eu pastor Arival estamos conversando no gabinete sobre a questão de tratamentos.

    Acerca de Deus eu tenho o mesmo problema que eu e eu tenho o mesmo problema que ele eu fico muito constrangido quando eu canto uma música me referindo a Jesus ou a Deus como você constrangimento tem muita música hoje que trata Jesus como um namoradinho parece que quase assim uma relação de intimidade quando eu vou pra Bíblia eu não encontro.

    Isso as pessoas que andaram mais perto de Deus se referiram a Deus de uma maneira muito reverente senhor soberano esse filho está na casa do pai por outro lado mas eu não tem comunhão com pai meu filho eu sempre estive contigo mas o filho Nem sempre esteve com o pai é possível vir pra igreja vir pro.

    Culto participar de uma vida Comunitária e de trabalhar na igreja e de passar a vida inteira na igreja envolvido com as coisas de Deus com as coisas do reino e sempre Vivendo uma vida regrada bonitinha socialmente falando mas nunca se deleitou no pai nunca nunca nunca teve prazer do pai notem mais sexto.

    Lugar o filho mais velho vive na casa do pai mas não se sente dono do que é do Pai eu fico impressionado com o que o pai disz para ele tudo finalzinho do versículo 31 tudo o que é meu é teu presta atenção que tá reclamando Amargurado com o pai dizend eu nunca tive um cabrito nunca me deste um cabrito para eu me alegrar com os meus amigos e o pai diz meu filho você não entendeu nada até.

    Hoje meu filho tudo que é meu é teu A Fazenda é tua os rebanhos todos são teus sempre tudo esteve à tua disposição e tu não usufruía como um escravo quando você é filho você é herdeiro tudo lhe pertence você não sofreu nada quando tudo estava à tua disposição quantas vezes meus irmãos a gente tá na igreja foi criado na igreja passou a vida inteira na igreja.

    Trabalhou na igreja guardou se de tantos riscos e perigos e deve se guardar mesmo mas ao mesmo tempo não se deleita em Deus não tem prazer em Deus não usufrui as bênçãos de Deus não tem alegria em Deus não sente a paz de Deus não sente o regozijo da Salvação não se Eleita nas coisas lá do alto não tem prazer nas coisas de Deus a Bíblia fala que Jesus trouxe para nós vida abundante.

    A Bíblia diz que Jesus tem água viva a Bíblia diz que Jesus tem a suprema grandeza do seu poder a Bíblia diz que nós temos a paz que acede todo entendimento a Bíblia diz que nós temos uma alegria indizível e cheia de glória a Bíblia diz que o próprio Deus é a delícia da nossa alma e quantas vezes o crente tá vivendo uma vida assim murcha árida seca pesada legalista perdido na casa do.

    Pai grande que nunca celebrou nunca festejou nemum cabrito sequer eu eu acho que essa ilustração tá bem surrada mas quem sabe alguém não escutou ainda daquele cidadão que era muito seguro assim dava tchau paraas pessoas de mão.

    Fechado Um dia resolveu juntar um dinheiro dele para fazer uma viagem um cruzeiro e ele levou a marmita dele matutagem dele para Para não gastar não gastar frango com farofa e ele ficava assim desesperado porque tinha banquetes e mais banquetes e as pessoas se refestelando nas comidas mais ah saborosas mais variadas e ele lá no.

    Cantinho bem escondidinho comendo um frango com farofa a viagem Demorou mais de uma semana a comida dele começou a zedar e começou a passar fome e as pessoas comendo as mais finas iguarias até que um dia alguém perguntou camarada mas vej sempre você aí no canto você não participa das festas você não participa dos banquetes que que tá acontecendo F ah eu tô.

    Economizando eu não tenho dinheiro para comer essas coisas gostosas que vocês estão comendo aí não falei rapaz tá no pacote tá no pacote ao incluso tá tudo incluído cara meus irmãos tem gente que já fez parte do banquete da salvação você já tem a vida eterna você já é filho de Deus você já herdeiro de Deus você já é dono de tudo e tá vivendo como escravo passando.

    Fome comendo farofa vencida quando tudo é seu meu filho tudo que eu tenho é seu você tá reclamando de um cabrito os cabritos todos da Fazenda São tudo teus qual era o remédio para esse para esse filho mais velho era fazer o que o outro fez um tava perdido fora de casa o outro tava perdido dentro de casa o que tava perdido fora de casa se arrependeu e.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=guX7tW-UQBc

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem