06 - Os efeitos do pecado no crente (Ef 2.1-3)

06 - Os efeitos do pecado no crente (Ef 2.1-3) Queridos irmãos e amigos nós vamos abrir a palavra de Deus a carta de Paulo aos Efésios Capítulo 2 faremos a leitura do verso primeiro até o verso terceiro queremos cumprimentar também aqueles irmãos que nos assistem pela internet a todo domingo um número bem razoável de pessoas que seguem o culto aqui da nossa igreja pela internet nós queremos saudá-los também Efésios Capítulo 2 de 1 a 3 ele vos deu vida e estando vós mortos.

06 - Os efeitos do pecado no crente (Ef 2.1-3)

Nos vossos delitos e pecados Nos quais andastes outrora segundo o curso deste mundo segundo príncipe da potestade do ar do espírito que agora atua nos filhos da desobediência entre os quais também todos nós andamos outrora segundo as inclinações da nossa carne fazendo a vontade da carne e dos pensamentos e éramos por natureza filhos da Ira como também os demais.

Vamos orar pedindo que o nosso Deus nos ajude a compreender a sua palavra senhor estamos diante de ti mais uma vez diante da tua palavra da tua Revelação que nos vem pela pena do apóstolo Paulo nós rogamos a iluminação do teu bendito espírito para que possamos compreendê-la e mais do que isso para que possamos tomá-la no coração para que nossa mente esteja inclinada e.

Disposta a aprender e que nossa vontade inclinada obedecer Tu conheces a necessidade de cada pessoa que nos ouve nesse momento e pedimos que teu bendito espírito distribua a tua palavra de acordo com a necessidade de cada um é o que nós pedimos por amor de Jesus amém queridos eu quero começar a sugerindo que para entender o capítulo 2 nós temos.

Que lembrar que a oração de Paulo pelos crentes que nós vimos no domingo passado e que está aí do verso 15 até o verso 23 do Capítulo 1 é na verdade um parênteses e que o capítulo 2 verso 1 ele está ligado ao capítulo 1 verso 14 A lógica é a seguinte Paulo fez uma exposição do envolvimento do Deus triunno na redenção ele fala do verso 3 até o verso 6 do capítulo 1 como Deus.

Pai na eternidade planejou a igreja elegeu e predestinou aqueles que ele quis para serem seus filhos mediante Jesus Cristo do verso 6 até o verso 12 Paulo fala como Deus Filho tomou forma humana e com seu sangue nos reconciliou com o pai mediante a redenção que é a remissão dos pecados segundo a riqueza da sua graça e do verso 13 até o verso 14 ele fala do papel do Espírito.

Santo que é selar no coração dos que creem estas realidades se tornando assim o nosso Senhor e também o selo ele que é o santo espírito da promessa no verso 13 do Capítulo 1 a desculpa no capítulo no verso 12 do capítulo 1 Paulo diz assim a fim de sermos para louvor da sua glória nós os que de antemão esperamos em Cristo Ele está se referindo aos juDeus.

Verso 13 em quem também vós ele está se referindo ao gentios os Efésios que não eram juDeus embora houvesse juDeus lá na Igreja de Éfeso mas boa parte senão a maioria era composta de não juDeus nós juDeus esperávamos em Cristo porque tínhamos as promessas do Antigo Testamento mas vós que não sou juDeus depois que eu vistes a palavra da vossa salvação a palavra do evangelho a.

Palavra da verdade que a palavra do evangelho da vossa salvação tendo nele também querido foste selados com santo espírito da promessa que é o penhor da nossa herança até o resgate da sua propriedade em louvor da sua glória aí ele faz uma oração para que nós entendamos isso agora vamos deixar a oração de lado vamos pular do verso 14 diretamente para o capítulo 2 verso primeiro onde ele diz ele vos deu vida ele tá.

Outra Vez fazendo a distinção entre nós juDeus e você e gentios ele vos deu vida quando vocês estavam mortos nos delitos e pecados verso 2 Nos quais vocês andaram outrora segundo o curso desse mundo segundo o príncipe da potestade Eduardo espírito que agora atua nos filhos da desobediência era assim que os juDeus chamavam gentios filhos da desobediência aí de repente no verso 3 Paulo diz assim entre os quais também nós.

JuDeus ele se inclui nessa descrição entre os quais também nós andamos outrora segundo as inclinações da nossa carne fazendo a vontade da Carne dos pensamentos e éramos eu creio que esse éramos aqui já é o englobar de todos os juDeus e gentios por natureza filhos da Ira como também os demais não somente vocês que estão me escutando o apóstolo Paulo vocês que estão lendo eu mas os demais a humanidade toda nós estamos.

Nessa situação que está sendo descrita aqui então tudo isso nos leva a dizer a entender Qual é o propósito desses três Versículos iniciais do capítulo 2 Paulo aqui está descrevendo a situação geral da Humanidade para qual não há exceção juDeus e gentios todos estão caracteriza aqui pelo Apóstolo Paulo como sendo mortos escravos e debaixo da Ira de Deus meu objetivo nessa noite então é expor esses três.

    Versículos e com ajuda de Deus demonstrar como de acordo com essa

    Passagem se não for a interferência de Deus na nossa vida na nossa redenção nós estamos todos perdidos eternamente Lutero uma vez escreveu que o erro de nós não sabermos e nem entendermos o que é pecado traz outro erro que é não sabermos e nem entendermos a graça antes.

    Da boa notícia do Evangelho é primeira entender a má notícia preciso primeiro entender a má notícia e a má notícia é essa que Paulo nos traz nos versos de um a três ele descreve o estado espiritual de gentios e juDeus da seguinte maneira primeiro como sendo o estado de morte verso 1 ele vos deu vida estando vós mortos nos ossos delitos e pecados Esse é o estado em que nós nos encontramos tanto os juDeus quanto gentios Esse é o estado em.

    Que nós nos encontramos Quando Deus veio até nós e nos deu vida vocês estavam mortos Um Morto não vê não ouve ele não sente Ele não anda ele não recebe ele não dá ele não se relaciona Eu sempre me impressionei com meu trabalho pastoral quando vou fazer enterro de olhar para uma pessoa morta especialmente se eu conhecia aquela pessoa em vida e você olha para aquela pessoa que está morta tá ali no caixão o seu rosto a esposa chega as lágrimas da esposa.

    Derramam pelo seu rosto cai no rosto dele ele não sente nada os filhos choram o beijam ele não sente o calor do beijo dos seus filhos As pessoas chegam e falam palavras de saudade e de elogio ele não ouve nenhuma delas essa figura que Paulo usa aqui para dizer qual é o nosso estado diante de Deus se Deus aparecesse diante de você se Deus falasse se Deus me tocasse se.

    Deus sussurrasse alguma coisa você não ouviria você não sentiria você não veria porque você está morto morto não quer morto não pode Esse é o estado absoluto aqui o pecado nos reduziu porque é o que Paulo diz aqui que essa morte foi causada pelos nossos delitos e pecados o salário do pecado é a morte dele disse pecado são duas palavras.

    Distintas mas no mesmo Campo semântico ela significam a desobediência a lei de Deus quando nós fazemos aquilo que Deus diz que nós não devemos fazer e nós deixamos de fazer aquilo que Deus quis que nós devemos fazer ou de uma forma ou de outra que chamemos de delitos Pecados ou concupiscências ou qualquer outro termo dentro desse Campo o fato é que todos eles indicam o nosso ou a razão pela.

    Qual nós estamos mortos nós quebramos a lei de Deus nós desobedecemos a Deus nós fazemos aquilo que ele diz que não gosta Nós deixamos de fazer aquilo que ele diz que ele quer que nós façamos de rebelião contra Deus que é caracterizado aqui como sendo estado de morte espiritual Note que é morte espiritual porque essas pessoas que Paulo descreve aqui elas estão vivas biologicamente falando São pessoas que andam conversam trabalham dormem é comem.

    Acordam se divertem dirigem fazem compras e vão a banco fazem transações comerciais assiste em televisão ela elas estão vivas mas diante de Deus o estado delas é de morte embora elas possam até ser religiosas elas possam sentir alguma sensação de que há algo além dessa realidade que nos cerca mas diante de Deus elas estão absolutamente mortas e mortos não podem.

    Fazer nada se você oferecer um evangelho ao morto e ele não vai ter reação nenhuma você pode pregar para ele o tempo que você quiser às vezes nós não percebemos mas é esse o desafio que a Bíblia nos coloca de anunciar o evangelho ao mundo que está morto O que é exigido de nós é nada menos do que ressuscitar cadáveres uma pregação do evangelho mortos segunda coisa que Paulo nos diz aqui é.

    Que juDeus e gentios não somente estão mortos Mas eles estão no estado de

    Escravidão a três coisas no verso 2 ele diz delitos e pecados Nos quais andastes outrora porque ele tá falando a quem já saiu desse estado mas outrora antes que recebessem Vida em Cristo vocês andavam nos seus delitos e pecados portanto mortos segundo o curso desse.

    Mundo mundo aqui não é a natureza criada por Deus não é não são as estrelas não são as montanhas os vales as planícies nada mundo aqui se refere a humanidade caída essa humanidade morta em ofensas e pecados porque como eu disse embora ela esteja morta diante de Deus mas eles sabem se divertir eles sabem ter valores eles sabem fazer negócios Então existe O Mundo Continua funcionando mesmo Apesar.

    Dessa morte espiritual só que esse mundo sem Deus ele tem uma cultura ele tem uma maneira de ser as pessoas se comportam de uma determinada maneira e enquanto Deus não nos dá vida nós andamos segundo o mundo Nós Somos Apenas Mais Um na Multidão seguindo a última novela A última moda a o último aplicativo a última o último a última estrela que apareceu o último.

    Lançamento do cinema seguindo com os outros seguindo o mundo que não quer saber de Deus essa situação além de mortos para Deus escravos da cultura decaída que nos cerca andamos segundo o mundo mas não só segundo o mundo Paulo vai mais a fundo aqui ele disse que nós andamos ainda verso 2 segundo o príncipe da potestade do ar do espírito que agora atua nos filhos da.

    Desobediência não somente escravos do mundo sendo Mais Um na Multidão mas andamos segundo príncipe da potestade do ar do espírito que agora atua nos filhos das obediência é óbvio que Paulo tá falando de satanás aqui do diabo e ele chama o diabo aqui de príncipe da potestade do ar ele é o chefe das hostes malignas dos poderes Aéreos como está no original ele é o líder dos poderes Aéreos dos.

    Espíritos maus caídos perversos que estão ao nosso redor como o ar que nos cerca por isso eles são chamados de poderes Aéreos porque são invisíveis como o ar mas eles nos cercam estão ao nosso redor e eles têm um líder e esse esses espíritos eles são poderosos palavra que Paulo usa aqui para protestar de é a mesma palavra que ele vai usar em primeiro aos Coríntios vai usar em romanos para se referir aos governos que.

    Dominam e determinam o curso dos povos ele define também Satanás como sendo o espírito que agora atua nos filhos da desobediência é porque a tradição em português não a tradução em português não nos ajuda a ver mas a palavra atuar o espírito que agora atua nos filhos da desobediência é o mesmo.

    É o mesmo verbo que aparece no verso 20 do capítulo 1 quando ele fala do Poder de Deus o qual exerceu em Cristo é o mesmo verbo que é usado aqui a comparação é impressionante o mesmo poder que Deus exerceu em Cristo para tirá-lo de entre os mortos que é o mesmo poder que atua nos crentes.

    Esse esse essa atuação do Poder de Deus é descrita é usada por Paulo aqui para dizer que Satanás atua da mesma forma nos descrentes no mundo nos filhos da desobediência da mesma forma que o Espírito Santo age nos filhos de Deus dando vida regenerando libertando e guiando esse espírito essa potestade ela atua nos filhos da desobediência da mesma forma é como se dissesse assim não há.

    Neutralidade Lutero se expressou dessa maneira o homem é uma mula ou ele tá montado por Deus ou ele tá montado pelo diabo é isso que Paulo tá dizendo aqui enquanto que Deus atua nos seus filhos com o mesmo poder que atuou em Cristo Jesus quando tirou da Sepultura Satanás age nos filhos da desobediência e o resultado é cegueira espiritual mais ainda já está morto e além de morto ainda vem mais.

    Alguém ainda fecha o caixão para não ver nada mesmo para ter certeza que não vai ver nada tá morto cegado pelo diabo Oprimido tentado enganado e às vezes processos esse espírito atua nos filhos das obediência filhos da desobediência Como eu disse era um termo que os juDeus usavam para se referir aos gentios porque os israelitas se viam como filhos da Aliança de Deus com Israel e quem não era filho da aliança era filho da.

    Desobediência mas Paulo usa esse termo aqui no sentido geral porque mais adiante como nós vimos ele vai incluir os juDeus também nessa categoria ele se refere ao mundo como sendo filhos da desobediência porque o primeiro casal de onde vem a raça humana e portanto o mundo desobedeceu a Deus e ao desobedecer o filho que nasceu deles já nasceu na desobediência e o filho do filho já.

    Nasceu na desobediência portanto Você é filho da desobediência nós somos herdeiros do pecado dos nossos primeiros pais nós já nascemos nesse mundo como parte de uma raça que é caracterizado como a raça de desobedientes é isso que nós somos desde criança eu já disse aqui a vocês né que não sei o filho de vocês mas as primeiras palavras que os meus aprenderam foi não e depois é meu Pode ser que o de vocês seja diferente.

    Mas os meus foram assim filhos da desobediência elas tão engraçado quando nasce a criancinha né é uma gracinha neném né e os pais olha se diz mas que anjinho que anjinho espera um pouquinho aí você vai ver um anjinho né Daqui a pouco você vai ver um anjinho ele é seu filho filho da desobediência filho da.

    Desobediência e é a desobediência não somente nos afastou de Deus mas abriu o caminho para que Satanás atuasse na raça humana então há um espírito poderoso uma legião de demônios de espíritos que nos cerca nas regiões Celestiais os poderes Aéreos e que eles estão atuando constantemente naqueles filhos da desobediência que não são de Deus estão agindo oprimindo.

    Destruindo a vida enganando com mentiras cegando quando não possuindo e não vamos pensar que Possessão Demoníaca é só o que aconteceu com o Gadareno possesso amarrado em Correntes quebrava as correntes uma força descomunal eu penso em Possessão Demoníaca mais como o caso de Judas tá escrito lá que Satanás entrou no coração de Judas e o que é que Judas fez Judas num babou não caiu no chão não mudou a voz não ficou com a força Super.

    Poderosa ele saiu de lá e foi vender Jesus de paletó e gravata então tem gente que tá endemoniada e a gente não percebe né Porque pensa que endemoniamento é só se cair no chão né como acontece nesse shows de televisão evangélico aí então senhor é muito mais profundo do que isso Judas estava endemoniado quando ele foi vender Jesus e ele tava tão lúcido que ele foi tão lúcido que ele foi capaz de dizer 30.

    Conto sabia muito bem o que ele tava fazendo fazendo negócio perfeitamente lúcido mas endemoniado tem mais gente endemoniada do que a gente pensa muito mais do que a gente pensa pessoas que estão debaixo do Poder do Príncipe dos poderes Aéreos Inimigos de Deus porque são filhos da desobediência e portanto estão escravizados por ele.

    No verso 3 Paulo fala da terceira escravidão recordando ele primeiro diz que nós estávamos mortos descrevendo o nosso estado de impotência diante de Deus segundo ele fala da nossa escravidão escravos ao mundo escravos a Satanás e no verso 3 agora a nossa própria carne entre os quais filhos da desobediência também todos nós agora ele se inclui não é ele traz os juDeus para dentro todo mundo tá nisso entre os quais também todos nós andamos outrora.

    Segundo as inclinações da nossa carne fazendo a vontade da carne e dos Pensamentos andamos segundo as inclinações da nossa carne O que é carne aqui a carne é uma das palavras que o Novo Testamento usa para descrever essa nossa natureza pecaminosa corrompida inclinada a todo mal e que é morta espiritualmente e essa carne ela tem uma inclinação ela.

    Se inclina tudo aquilo que é oposto a Deus com frequência a carne é descrita no Novo Testamento como sendo aquele estado de oposição ao Espírito ao Espírito de Deus ou você anda no espírito ou você anda na carne ou você está na carne ou você está no espírito então Paulo usa para fazer o contraste com Deus e as coisas de Deus então a nossa natureza é descrita na Bíblia como carne porque carne especificamente porque boa parte desses desejos são para satisfazer.

    O corpo é o desejo de sexo é o desejo de conforto é o desejo de A vaidade é a concupiscência dos olhos quase que todas as necessidades que nós temos e pelas quais nós estamos dispostos a quebrar todas as leis de Deus tem a ver com o nosso corpo o nosso lado material por isso que a bíblia chama essa inclinação de carne porque nós praticamente vivemos para satisfazer as demandas as necessidades.

    Os desejos e os impulsos que procedem do nosso corpo embora é claro nós sabemos que o problema tá no Tá na Mente mas a Bíblia descreve como sendo carne e essa carne ela tem uma inclinação ela tem um desejo Com certeza esse desejo não é de Deus e Paulo diz aqui que nós parte do nosso Estado de miséria de pecado é porque nós andamos segundo as inclinações da Carne a carne cobiça ela deseja a carne se ira.

    Ela tem sentimentos ela tem concupiscências ela ela tem planos ele acrescenta aqui não é fazendo a vontade da carne e dos Pensamentos como que abrangendo toda personalidade humana não somente a carne Mas a nossa própria mente ela ela é inimiga de Deus ela Trama aquilo que é contrário a Deus ela se justifica ela é argumenta Ela procura achar recursos para excluir Deus do curso da nossa vida o tempo todo Então veja a situação a pessoa tá morta.

    Ela é escrava do mundo ela anda segundo o mundo ela anda segundo Satanás que atua nela da mesma forma que Deus atua nos seus filhos ela segue as vontades da carne e dos Pensamentos Paulo estava escrevendo aqui a o estrago que o pecado fez na natureza humana e na personalidade humana é baseado em passagens como essa que nós dizemos que até paração do homem é total não quer dizer que ele é depravado a ponto de todos serem.

    Bárbaros Assassinos e sanguinários mas total no sentido de que não há uma área sequer da nossa personalidade que não tenha sido atingida pelo pecado pensamentos emoções consciência vontade memória desejos o que toda a nossa foi Total atingiu tudo não tem nada excluído mas Paulo ainda tem uma coisa a dizer tá no final do verso 3 e éramos por natureza filhos da Ira como também.

    Os demais não só nós juDeus mas os gentios filhos da Ira por natureza ou seja por Nascimento é isso que natureza quer dizer por Nascimento nós somos filhos da Ira ele já tinha dito que nós somos filhos da desobediência mas a desobediência atrai A Ira de Deus porque Deus é justo e Deus é santo ele não pode deixar a desobediência passar em branco A Ira de Deus não é a raiva de Deus porque Deus não fica com raiva como nós.

    Ficamos raiva geralmente é um sentimento misturado com Vingança e intenções outras e é geralmente considerado como pecaminoso mas a ira de Deus é justa reação da sua santidade ao pecador que o desafio o pecador que o confronta ao pecador que se atreve a ir contra ele então a reação da Santa natureza de Deus é a sua Ira que é a aplicação da Justiça deles.

    Sobre o pecador isso pode implicar numa coisa que é a condenação daquele pecador a destruição daquele pecador destruição eterno o que Paulo está dizendo então é que nós nascemos nesse mundo não somente como filhos daquele casal desobediente e portanto filhos da desobediência mas nós já nascemos nesse mundo filhos da Ira se você me perguntar o que é que eu preciso fazer para ir para o inferno resposta nada.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=7wRg_5XAu14

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem