27. Como saber se alguém fala pelo Espírito (1Co 12.1-6)

27. Como saber se alguém fala pelo Espírito (1Co 12.1-6) Nós vamos abrir a palavra de Deus na primeira carta de Paulo aos Coríntios Capítulo 12 e vamos no verso primeiro até o verso 11 há muita informação aqui nessa passagem não tenho certeza se nós vamos conseguir chegar ao final dela mas o alvo é esse primeiro aos Coríntios 12 de um até 11 diz assim a palavra de Deus irmãos não quero que você estejam desenformados a.

27. Como saber se alguém fala pelo Espírito (1Co 12.1-6)

Respeito dos dons espirituais vocês sabem que quando eram gentios se deixavam conduzir aos Ídolos mudos conforme vocês eram guiados por isso quero que entendam que ninguém que fala pelo Espírito de Deus afirma a nada mas Jesus por outro lado ninguém pode dizer Senhor Jesus senão pelo Espírito Santo ora os dons são diversos mas o espírito é o mesmo e também a diversidade nos serviços mas o senhor é o mesmo e a.

Diversidade nas realizações mas o mesmo Deus é quem opera tudo em todos a manifestação do espírito é concedida a cada um visando um fim proveitoso porque é um é dada mediante o espírito a palavra da sabedoria a outro segundo mesmo espírito a palavra do conhecimento a um é dada no mesmo espírito a fé a outro no mesmo espírito donos de curar a outra operações de Milagres a outro profecia a outro discernimento de espíritos a um é dada variedade de.

Línguas e a outra capacidade para interpretá-las mas um só e o mesmo espírito realiza todas essas coisas distribuindo-as a cada um individualmente conforme ele quer os irmãos percebem que de fato tem muita coisa aqui não é que precisa ser esclarecida explicar vamos pedir a orientação do Nosso Deus Diante dessa passagem então desafiadora Aliás toda a passagem de primeiro aos Coríntios é.

Desafiadora né vocês que tem acompanhado desde o início sabem como a gente luta a gente briga com texto para que ele possa ceder o significado dele para que a gente possa entender o que é que o apóstolo Paulo quis dizer sim pai nós sabemos que essa dificuldade não é por tua causa tua Revelação é perfeita problemas somos nós que somos limitados somos subjetivos e olhamos as coisas enviesados Pelas nossas crenças e nem.

Sempre Conseguimos ver com clareza aquilo que o texto diz por isso que pedimos que teu espírito santo nos conduza na verdade ajuda nos ó Deus a olhar para a tua palavra e enxergar aquilo que o senhor ali revelou pedimos isso em nome de Jesus amém meus irmãos a partir do capítulo 12 o apóstolo Paulo começa a tratar da questão dos dons espirituais e particularmente o que os dons espirituais tinham a ver com o culto os.

Dons espirituais como empregados e usados no culto da igreja de Corinto nós já Vimos que do 11 até o 14 o tema geral é culto são problemas relacionados ao culto no Capítulo 11 nós tivemos um problema das mulheres que queriam profetizar e orar no culto sem o véu e vimos também a questão da celebração da ceia celebração da ceia E agora temos mais um problema relacionado com o culto na igreja de Corinto que é a maneira como os dons espirituais estavam sendo usados e nós ainda.

Vamos ver quer dizer são três capítulos a respeito dessa questão dos dons espirituais 12 13 e 14 nós então ainda vamos ver muita coisa a respeito desse tema esse tema ele Tem se tornado nos últimos 100 anos especialmente sensível no meio evangélico depois do surgimento do Movimento Pentecostal no início do século passado com o chamado avivamento na rua azuza em Los Angeles através do.

Ministério de um pastor chamado William Senhor então isso o avivamento assim chamado da Rua Zuza que deu início ao movimento Pentecostal era marcado por essa por essa declaração de que Deus Não havia cessado de trazer e dar dons espirituais a sua igreja e que todos os dons do novo testamento estavam disponíveis para nossos dias e que a igreja deveria lançar mão desses espirituais todos eles que estão no Novo Testamento estariam.

Então disponíveis e o movimento que começou pequenininho ele cresceu e hoje são milhões de pessoas no mundo todo que professam a fé Pentecostal e isso naturalmente levantou o questionamentos e muita polêmica porque também existem igualmente muitos cristãos que não tem tanta convicção a respeito de que exatamente todos os dois estão disponíveis hoje e que Deus embora ele.

Sempre é o mesmo ele nem sempre atua da mesma maneira na história da Redenção que ele se manifesta em determinados períodos de uma forma o que não quer dizer que ele vai adotar aquela forma sempre e mutabilidade de Deus não quer dizer a Mesmice de Deus fato de que Deus é imutável não quer dizer que ele sempre age da mesma maneira em todas as épocas então há 100 anos que a igreja discute a respeito dessa questão dos dois particularmente línguas profecias e milagres e curas são esses três dons em.

Particular que estão bem no centro dessa controvérsia que já dura 100 anos e mesmo sendo presbiteriano Eu profetizo que ela não vai acabar nem tão cedo vai ter muita discussão ainda gerações afora a respeito desse a respeito desse tema porque a questão da experiência entra pessoas que tiveram alguma experiência que eles consideram desse tipo relacionado com esses dois tem muita dificuldade em ao menos ouvir o outro lado ou tentar.

Veja Também, Vai te Interessar:

    Outras explicações para aquilo que ela experimentou ela faz uma identificação Direta com aquilo que a bíblia tá

    Dizendo E daí existe essa dificuldade toda mas o ponto importante é que a gente pode falar e discutir estas coisas como irmãos em Cristo e essas coisas podem nos dividir em assuntos secundários como esses mas não afetam os pontos essenciais da doutrina evangélica Pentecostais e não Pentecostais creem que a bíblia é a.

    Palavra de Deus que Jesus é o filho de Deus que ele morreu pelos nossos pecados que ele ressuscitou o terceiro dia que ele está vivo e que ele voltará então professamos a mesma fé somos irmãos por isso a gente vontade para discutir essas questões sem ter que mandar ninguém para o inferno né como Às vezes acontece Nós não precisamos mandar quem pensa diferente para o Inferno Pelo menos não nessa questão aqui muito bem o que é que estava acontecendo na igreja de Corinto nós já Vimos que a igreja de Corinto tinha um conceito errado de espiritualidade ela tinha desenvolvido a.

    Ideia de que as manifestações que aconteciam na igreja particularmente línguas e também profecia era uma indicação de que a Igreja era uma igreja espiritual como é que como é que nós sabemos que Deus está entre nós a igreja de cornito dizia Porque durante o culto nós temos línguas temos profecias e outras manifestações extraordinárias Isso é uma prova de que Deus está conosco mas ao mesmo tempo em que a igreja.

    Pensava assim era uma igreja que tinha imoralidade era uma igreja dividida tinha quatro grupos dentro da igreja era uma igreja que era dividida também em questões como Liberdade Cristã e a respeito do casamento era a igreja que tinha problemas graves no culto inclusive na ceia nós vimos isso nas mensagens anteriores a ponte Paulo dizer quando as reuniões de vocês são é pior do que vocês não se.

    Vocês não se reunissem não é a senha do Senhor que vocês estão celebrando tinha um grupo lá que negava a ressurreição de Cristo como é que a gente pode conciliar isso então para a gente entender o problema a gente precisa dissociar espiritualidade de manifestação carismática pode haver manifestações carismáticas tipo língua profecia e milagres sem que haja necessariamente Santidade e.

    Espiritualidade Judas fez todos os milagres todos os milagres que os demais Apóstolos fizeram Jesus disse que no dia do juízo muitos iriam dizer no teu nome expelimos demônios no teu nome curamos enfermos no teu nome fizemos Maravilhas e Jesus vai dizer não sei quem são vocês a parte em cima de mim vocês que praticam a iniquidade a Bíblia tá o tempo todo dizendo cuidado com falsos profetas eles fazem sinais e prodígios e.

    Podem inclusive enganar até os eleitos o anticristo Segundo aos Tessalonicenses e no livro de Apocalipse é dito que ele é capaz de fazer sinais e prodígios da mentira o livro de Apocalipse fala de espíritos de demônios que são espíritos que operam sinais e são demônios que operam sinais a Bíblia toda nos adverte a não julgar ou não fazermos essa conexão entre manifestação de dons e.

    Espiritualidade não prova que Deus pode usar tenha dúvida se não não era dom espiritual mas não podemos fazer essa relação é a única maneira de entender a igreja de Corinto a quem Paulo diz no capítulo 3 vocês não são espirituais vocês são carnais vocês são carnais apesar de ter toda aquela manifestação Paulo Nega eles o status de uma igreja espiritual apesar de tudo isso então base Esse era o problema da igreja de Corinto e agora no Capítulo 12 em diante.

    Paulo começa a colocar alguns princípios para resolver os seguintes problemas durante o culto a igreja de Corinto dava prioridade a manifestação desses dois quem falava em línguas ou quem profetizava tinha a prioridade e esses dois era quase que vistos como exclusivos outros longe não estavam recebendo a devida atenção havia comparações havia exaltação é de um sobre outros e a coisa uma vez que esse dom era aquele Predileto dos.

    Coríntios particularmente o dom de línguas todo mundo queria falar línguas ao mesmo tempo e não havia nem

    Interpretação não havia nem Interpretação para que igreja pudesse ser edificada são estas coisas que o apóstolo Paulo Além disso tinha profetas que estavam meio que Fora de Controle dizendo um monte de coisa que vinha na cabeça e e Paulo a gente vai ver aqui dá uma regulada nos profetas também que como ele se manifestava na igreja de.

    Corinto Tá certo então vamos começar aqui vamos ver hoje à noite quatro princípios que o apóstolo Paulo coloca são muitos mais são são os seis princípios aqui no capítulo 12 o capítulo 13 todo é um só depois no capítulo 14 tem mais cinco ou seis orientações sobre como a gente deve examinar essa questão então estamos ao longo da jornada pela frente vamos ver se hoje à noite a gente pega os quatro primeiros princípios que Paulo coloca aqui para a gente julgar essa questão dos dons espirituais e como eles devem.

    Ser usados no culto primeiro ponto de Paulo aqui nos versos de um a três é que o Espírito Santo glorifica a Cristo se é o espírito santo que está agindo Cristo vai ser glorificado o espírito santo aponta para Jesus no verso primeiro Paulo introduz essa questão dizendo do desejo dele de instruir a igreja irmãos eu não quero que vocês estejam desinformados a respeito dos dons.

    Espirituais Veja a preocupação de Paulo ele quer que a igreja conheça quer que a igreja esteja orientada e doutrinada a respeito desse assunto o assunto é um assunto importante ele não é vital para nossa salvação mas é um assunto importante e Paulo queria que os Coríntios não fossem ignorantes Como diz a versão mais antiga não queria que vocês fossem ignorantes a respeito desse assunto daí a importância.

    De nós falarmos a respeito disso uma vez que existe tantas dúvidas existe tanto questionamento o apóstolo Paulo não queria que a igreja de Corinto fosse ignorante a respeito disso que eles ficassem desenformados segundo observação que eu quero fazer aqui para vocês é um problema de tradução de tradução que nós temos aqui no verso primeiro literalmente no grego diz assim irmãos não quero que vocês sejam ignorantes a respeito dos espirituais.

    A palavra dons não está no original foi colocada pelos nossos tradutores e se você por exemplo tem a NVI aí você vai ver que já não há nota de rodapé ela já explica isso dizendo que existe essa possibilidade dessa alterna tradução alternativa porque não tem o que que o tradutores da Bíblia para o português fizeram quando eles chegaram aqui eles entenderam já que o capítulo 12 é sobre dons eles entenderam que quando Paulo fala eu não quero que vocês sejam.

    Ignorantes a respeito dos espirituais que Paulo tá falando dos dons espirituais mas eu nessa noite eu vou optar pela outra tradução o que Paulo tá dizendo é eu não quero que vocês seja ignorância a respeito dos espirituais porque porque do verso 2 até o verso 3 ele não vai falar de dons ele vai falar de gente Espiritual do jeito que fala pelo Espírito ele só vai falar de Dom a partir do verso 4 quando a palavra.

    Aparece palavra dança aparece a partir do verso 4 no original o que que ele tá fazendo aqui é respondendo uma pergunta que os Coríntios fizeram lembra que os Coríntios mandaram uma carta para o apóstolo Paulo como uma série de perguntas uma das perguntas com certeza foi essa daqui como a gente pode saber que alguém está falando pelo Espírito Santo durante o culto como é que nós sabemos que aquela manifestação é realmente do Espírito Santo uma pessoa que falava pelo Espírito era.

    Chamada de espiritual essa era a nomenclatura que Paulo usa E que provavelmente era própria nomenclatura da igreja de Corinto Se você correr aqui comigo para o Capítulo 14 só rapidinho para vocês verem que por que que eu tô dizendo isso o apóstolo Paulo faz a distinção e ele identifica esse grupo olha no verso 37 do Capítulo 14 se alguém se considera profeta ou espiritual reconheça quem Mandamento do Senhor que.

    Estou escrevendo O que é o espiritual profeta é o que profetiza e no contexto espiritual é alguém que fala pelo Espírito ou seja em línguas em línguas o espiritual era o nome que é usado na carta aos Coríntios para aquele grupo que dizia que o Espírito Santo falava através deles trazendo palavras orientações para para a vida da igreja enfim nós vamos ver o que mais sobre dom de línguas mais para frente então é isso que eles perguntaram pessoal se levanta no culto diz traz uma.

    Palavra da parte de Deus fala em línguas como é que eu sei que aquela manifestação é do espírito santo como é que não é uma pergunta válida até o dia de hoje como é que a gente sabe que a pessoa tá falando realmente pelo Espírito Santo Porque qualquer um pode se levantar e dizer o que quiser como é que eu sei que é do espírito santo o apóstolo Paulo então por isso que eu digo tá falando de espirituais o princípio que ele vai estabelecer do verso 2 até o 3 é que se alguém tá falando pelo Espírito Santo ele nunca.

    Vai diminuir a pessoa de Jesus mas ele vai glorificar a Jesus ele vai reconhecer quem é Jesus Cristo e ele aplica esse ponto a partir de uma analogia é como se ele dissesse quando vocês não eram crentes quando vocês eram pagãos quando vocês eram idólatras vocês eram guiados aos Ídolos ou seja ele não tá dizendo isso aqui mas tá Óbvio o diabo Satanás os demônios induziam ou induzem até o dia de hoje os incrédulos.

    Adorar Ídolos nós já vimos no capítulo 10 se você voltar comigo aqui que o apóstolo Paulo já tinha feito essa conexão entre ação satânica e a idolatria ele diz aqui verso 21 verso 20 do Capítulo 10 as coisas que eles sacrificam são sacrificadas a demônios e não a Deus os demônios estão.

    Por detrás da idolatria Paula para a vida dos Coríntios antes da conversão vocês eram guiados pelos demônios e os demônios levavam vocês a quem aos Ídolos se você é crente você agora tem o Espírito Santo e da mesma forma que o espírito maligno lhe levava aos Ídolos o espírito santo leva você a Cristo é por isso que Lutero diz que o homem é uma besta ou montada pelo diabo ou.

    Montada pelo Espírito Santo ou você é guiado pelos espíritos maus e aí você vai para idolatria ou você é guiado pelo Espírito Santo e vai para Cristo não é que ele diz aqui verso 2 vocês sabem que quando eram gentios descrentes se deixavam conduzir aos Ídolos mudos conforme vocês eram guiados Essa é a realidade do descrente ele é guiado ele é levado pelos demônios aos.

    Ídolos mudos a Deuses falsos a prática da idolatria Mas peço três por isso uma vez a luz desse princípio eu quero que vocês entendam que ninguém que fala pelo Espírito de Deus afirma a nada demais Jesus essa é uma passagem difícil de interpretar anátema quer dizer maldito alguns Alguns estudiosos acham que profetas na igreja de Corinto tinham ficado já tava meio que.

    Descontrolados estava levantando e dizendo coisas talvez alguém porque o próprio Paulo disse na carta aos Gálatas que Cristo se fez maldição no nosso lugar mas aí talvez alguns profetas mais desavisados que não eram preparados então eles se levantavam e diziam que Jesus é anátema Jesus é maldito e Paulo considera isso um insulto e não é uma coisa do Espírito Santo Então já de cara a gente percebe que não deve.

    Acreditar em tudo que os profetas dizem porque com certeza há profetas que não estão falando da parte de Deus a julgar pela grande quantidade de profecias que são faladas e que nunca se cumprem nunca se cumpre nunca e o profeta continua com o mesmo jeito se você quer então ele vai dizer é porque você não teve fé e aí A Profecia não se cumpriu né profecia nos cumpriu Então já de cara que tá evidente que o apóstolo Paulo.

    Está ensinando que existem pessoas que pretendem falar pelo Espírito Santo e na verdade não estão falando pelo Espírito Santo não estão falando por outro lado ninguém pode dizer Senhor Jesus senão pelo Espírito Santo eu posso chamar qualquer pessoa que tá passando aí na rua na frente da igreja que não é crente e dizer olha e te dou r$ 100 para você ir lá na frente da igreja e dizer Jesus é senhor pessoa vem diz e vai embora quando Paulo.

    Fala que ninguém pode dizer que Jesus é senhor é dizer mesmo dizer de coração exaltar a Jesus e reconhecer o senhorio de Jesus que ele é o centro de todas as coisas você só pode fazer isso pelo Espírito Santo e aqui você tem a pedra de toque aqui você tem o referencial para saber se alguém tá falando pelo Espírito Santo você pergunta qual é a cristologia dele qual é o papel de Cristo no ministério.

    Dele se o ministério o Espírito Santo Jesus disse eu vou mandar o consolador quando ele vier ele não vai falar dele mesmo mas ele vai me glorificar lembra que Jesus falou isso Evangelho de João falou isso o espírito santo vai me glorificar pergunta qual o papel de Cristo no ministério dessa desse pregador desse profeta desse líder e você vai ver o.

    Espírito santo não se exalta o espírito santo não exalta os dons o espírito santo não exalta pessoas ele não exalta instituições ele Exalta Cristo quando você pode ser o profeta mais aclamado mais popular do mundo mais pergunte que lugar ele dá para Jesus ele fala da pessoa de Cristo Ele exalta ao Senhor Jesus ele fala do sacrifício de Cristo na cruz fala da sua ressurreição da sua.

    Intercessão o que ele conhece de Cristo Mas aí você vê que muitos profetas que estão falando nas Igrejas são mensagens pragmáticas são mensagens só de experiência de prosperidade de Vitória de conquista raramente você vai ouvir um sermão a respeito da pessoa de Cristo da Glória de Cristo da sua santidade da sua morte na cruz ninguém pode dizer que Jesus é senhor a.

    Não ser pelo Espírito Santo aqui você tem a resposta para a pergunta a resposta que Paulo tá dando para os corinhos como é que eu sei que alguém tá falando pelo Espírito Santo resposta de Paulo ele está exaltando Cristo a pessoa de Cristo é exaltada no ministério dele aí você tem a resposta a essa pergunta por isso que eu tô dizendo que no verso primeiro o que Paulo a palavra dons Você devia colocar aí entre colchetes né porque ela não tá no original ele tá falando dos espirituais Como reconhecer.

    Um espiritual resposta se ele glorifica Cristo ele tá falando de fato pelo Espírito de Deus segundo princípio aqui agora sim a partir do verso 4 segundo princípio para a questão dos dois é que os dois são muitos existe uma variedade grande de dons e não somente línguas e profecia infelizmente isso é verdade parece ser desaparecido em algumas alguns quartéis temos algumas igrejas evangélicas quando se fala em Dom só se pensa em línguas e profecia ou dom de Milagres quando Existem muitos outros.

    Dons dons são habilidades são capacidades que o espírito santo dá a ao aos crentes aos seus aos filhos de Deus para que eles possam edificar a igreja para através dessas habilidades a igreja fazer cumprir seu papel nesse mundo de adorar a Deus é edificar os crentes e evangelizar O Mundo Perdido para que isso aconteça Deus ornou Deus notou a igreja com ferramentas com instrumentos.

    Pelos quais a obra de Deus é feita aqui nesse mundo e são muitos muitos muitos problema da igreja de Corinto é que só focava em dois línguas e profecia o resto parece que não existia só falava desses dois só falava dessas duas dessas duas manifestações Então essa é a primeira observação a segunda é que essa passagem aqui Se você prestar atenção do verso 4 até o verso 6 ela foi construída em torno das três pessoas da Trindade.

    Veja verso 4 Os dois são diversos mas o espírito é o mesmo o mesmo espírito é que concede os diversos dois os dois são diversas mas são concedidos pelo mesmo espírito há uma unidade há uma diversidade mas há uma unidade nos dons verso 5 também há diversidade nos serviços mas o senhor é o mesmo senhor aqui é o Senhor Jesus Então falou do Espírito agora falou do Senhor e aí você.

    Pergunta mas o que é serviço é a mesma coisa de dons os dons servem eles são serviços porque eles são usados para servir a igreja aí no verso 7 e a diversidade nas realizações é a mesma coisa de serviço e a mesma coisa de dons Mas é o mesmo Deus Quem opera tudo em todos só fazendo a nota de rodapé para as pessoas que têm dificuldade com a doutrina da trindade porque não tem a.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=DY-EmJa7mnc

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem