31. A Lei e o Pecado (Rm 7.7-12)

31. A Lei e o Pecado (Rm 7.7-12) Romanos Capítulo 7 de 7 a 12 aqui o apóstolo Paulo está respondendo a uma conclusão errada que poderia ser tirada de afirmações que ele fez sobre a Lei essa conclusão era de que Paulo estaria dizendo que a lei era ruim que a lei era pecado ele responde a isso aqui do verso 7 ao 12 que teremos Pois é a lei pecado de modo nenhum mas eu não teria conhecido o.

31. A Lei e o Pecado (Rm 7.7-12)

Pecado senão por intermédio da Lei pois não teria eu conhecido a cobiça se a lei não dissera não cobiçarás mas o pecado tomando ocasião pelo mandamento despertou em mim toda sorte de concupiscência porque Sem Lei está morto o pecado outrora sem a lei ou vivia mas sobrevindo preceito reviver o pecado e eu morri e o mandamento que me fora para a vida Verifiquei que esse mesmo se me tornou para morte porque o pecado.

Prevalecendo-se do mandamento pelo mesmo mandamento me enganou e me matou Por conseguinte a lei é santa e o mandamento Santo e justo e bom até que a leitura da escritura oremos o senhor sem assistência do teu espírito santo nós podemos até entender racionalmente intelectualmente o que é que está escrito aqui mas nunca poderemos ó Deus ter essas palavras aplicadas ao nosso coração a.

Não ser pela obra do teu espírito santo em nós ilumina-nos para que não somente compreendamos o sentido do que Paulo escreveu mas também o que esse sentido representa para nós hoje fala o coração de todos que aqui se encontram senhor Queremos conhecer-te mais através da tua palavra em nome de Jesus amém nós estamos na terceira grande parte da carta aos romanos.

A primeira parte conforme nós já Vimos que está compreendida nos Capítulos Um dois e metade do três tem a ver com a perdição de toda ação humana nessa nesses dois capítulos e meio apóstolo Paulo mostra como os pagãos os gentios estão perdidos porque não porque rejeitam a revelação que Deus fez de si mesmo na consciência deles e na natureza ele mostra também também a condenação dos juDeus que além dessas revelações de Deus receberam também a revelação escrita na lei de Moisés e também não.

Cumprem ele conclui essa primeira parte dizendo todos pecaram e carecem da Glória de Deus todos aqui é juDeus e gentios ou seja toda a raça humana não há exceção nenhuma a segunda parte é onde Paulo apresenta o evangelho e mostra como Deus pela fé em Cristo Jesus justifica gratuitamente o pecador mediante a fé e ele faz isso de metade do capítulo 3 até o final do capítulo 5 demonstrando com exemplos do.

Antigo Testamento citando Abraão citando Moisés citando Davi como Deus sempre justificou perdoou aceitou salvou pecadores mediante a fé nas promessas a fé no Messias e nunca pelas obras da Lei e no capítulo 6 até oito Paulo nos apresenta na terceira parte da carta de que maneira essas pessoas que estão perdidas mas que foram justificadas elas devem viver de maneira Santa diante de Deus de uma forma bem didática primeira parte perdição segunda parte.

Justificação terceira parte Santificação nós estamos somente no meio da terceira parte onde Paulo está ensinando de que maneira aquelas pessoas que conheceram a Cristo mediante a fé e foram salvas devem viver nesse mundo essa terceira parte sobre Santificação tem três capítulos cada um deles trata de um ângulo diferente a questão da Santificação no capítulo 6 Paulo trata primeiro da questão do pecado como nós podemos viver livres do.

Pecado como nós podemos ser libertos do domínio do pecado sobre nós é o tema do Capítulo 6 no Capítulo 7 ele trata da libertação da lei de que forma Nós podemos ser Livres da lei de Deus não no sentido de não termos mais a lei como guia para as nossas ações mas no sentido de sermos condenados acusados e colocados à morte pela lei é o que ele trata no Capítulo 7 e no Capítulo 8 ele.

Fala da vida no ou seja de que maneira o Cristão cheio do Espírito Santo ele pode viver nesse mundo de maneira agradável a Deus e nós estamos aqui no Capítulo 7 que é bem no meio da terceira sessão que é bem no meio do livro da carta aos romanos durante a sua exposição das partes anteriores o apóstolo Paulo tinha feito várias referências à lei de Moisés sem se deter muito para explicar.

O que ele estava dizendo por exemplo ele disse que a lei foi dada para calar a boca do homem Ele disse que ninguém será justificado diante de Deus pelas obras da Lei também que a lei não salva embora ela traga na verdade ela traz o conhecimento do pecado que a salvação e a justificação não é pelas obras da lei Mas é mediante a fé em Cristo Jesus que todas as promessas que foram feitas Abraão e a sua descendência foram feitas com base na fé e não com base na lei que.

Veio 400 anos depois a lei quando veio na verdade ela veio para aumentar o pecado e o Cristão portanto em Cristo Ele não está mais debaixo da lei mais debaixo da graça essas declarações aparentemente negativas do apóstolo Paulo sobre a Lei poderia levantar questões entre os seus leitores em Roma particularmente os juDeus em Roma havia.

Veja Também, Vai te Interessar:

    Uma população de juDeus muito grande havia os juDeus eram tão influentes em Roma

    Que mais ou menos meados da década de 50 o Imperador Cláudio passou um decreto expulsando os juDeus de Roma e entre os juDeus que foram expulsos saiu aquele casal priscilia Áquila com quem Paulo se encontra fora de Roma e com quem então eles fazem uma parceria e começam a fazer tendas e que ajuda Paulo um.

    Trabalho de plantação de igrejas tal era a quantidade de juDeus que havia em Roma muitos desses juDeus já haviam se convertido a Cristo Jesus mas ainda guardavam os resquícios da gloriosa religião que fora dado fora dada a eles através de Moisés por isso quando eles ouvem dizer São Paulo tem essa opinião Paulo ensina isso a respeito da Lei eles então ficam alarmados com a pregação do apóstolo Paulo e como o Paulo está pretendendo ir a Roma para conseguir o.

    Apoio da igreja para a sua viagem missionária para Espanha ele então já antecipa as respostas que ele vai dar Assim que ele chegar em Roma E quando ele vai ser questionado pela igreja a respeito dos seus planos e da sua teologia aqui no capítulo 7 em particular Paulo explica essa questão da libertação da lei o que é que ele quis dizer com isso ele tinha falado que estamos libertos da Lei no capítulo 6 versos 14 e 15 não estamos mais debaixo.

    Da lei e agora aqui no Capítulo 7 ele começa a falar a respeito desse assunto de maneira mais detalhada o Capítulo 7 tem duas partes na primeira parte Paulo que nós vimos no domingo passado Paulo fala ele explica Nós não estamos mais debaixo da lei e ele diz que essa libertação aconteceu com a nossa morte na morte de Cristo Ele usa analogia Do casamento entre um homem e uma mulher.

    Que estão ligados toda vida por conta da Lei mas se o marido morrer a mulher fica livre para casar com outro só que a resolução do problema é ao de cabeça para baixo porque Paulo mata a mulher e não marido é a mulher somos nós e o marido é a lei Deus não tira a lei Mas ele nos tira debaixo da lei e isso através da morte da nossa união com Cristo Jesus na sua morte e terminar isso vai do verso primeiro até o verso 4 de do Capítulo 7 que foi o que nós vimos.

    Aí no final Paulo ele fala de dois modos de existência o primeiro modo de existência é esse modo debaixo da lei na carne que opera para a morte que está no verso 5 quando vivíamos segundo a carne e as paixões pecaminosas postas em Realce pela lei operava em nossos membros a fim de frutificarem para a morte Paulo aqui descreve a vida do não regenerado debaixo da lei a alusão é.

    Provavelmente é o judeu e é viver debaixo da lei não sendo regenerado não tendo nascido de novo não tendo espírito santo não sendo a nova criatura é que vale a provocar a carne a natureza pecaminosa que há em nós a voltar o pecado e conduzir a morte é o estado que ele escreve aqui no verso 5 e Em contrapartida isso tem a vida no espírito debaixo da graça que produz a vida que está no verso 6 agora porém libertados da Lei estamos mortos para aquilo que estávamos sujeitos de modo que servimos em novidade de espírito e.

    Não na velhice da letra e eu quero sugerir a vocês que esses dois Versículos Eles já apresentam o plano de Paulo para frente a vida na carne debaixo da lei que conduz a morte é o conteúdo do Capítulo 7 ou seja no Capítulo 7 Paulo vai falar da vida debaixo da lei e a vida no espírito que é mencionada aqui no verso 6 é o conteúdo do capítulo 8 ou seja Paulo está antecipando aqui o que é que ele vai fazer 7 debaixo da lei 8 no.

    Espírito Então é isso que nós vamos tratar nessa noite o que é que Paulo está dizendo a respeito da Lei ou a vida debaixo da lei e nós vamos ficar apenas nos versos de sete a 12 que são extremamente complicados mas por incrível que pareça são menos complicados do que 13 a 25 que nós veremos da próxima vez Então nós estamos diante de um capítulo que é polêmico e você vai encontrar a gente de todos os lados defendendo uma interpretação desse Capítulo e eu vou colocar vocês nessa noite que eu entendo que é a.

    Interpretação mas plausível e menos complicada nenhuma das demais interpretações é tão

    Fora que a gente vai dizer assim é uma heresia mas é que a nuances aqui no texto que vão dar um sentido prático uma aplicação prática diferente dependendo do caminho que a gente vai tomar Vocês verão a medida que nós vamos prosseguir então deixa-me fazer cinco observações sobre essa passagem que eu disse observações iniciais do verso 7 até o.

    Verso 12 O que é que nós temos aqui vocês percebem que Paulo está narrando uma experiência usando a primeira pessoa do singular e que não resumo experiência era essa ele viver um tempo sem lei de repente a lei veio a lei veio com uma promessa de vida mas não demorou para que o eu né descobrisse que aquela promessa era enganosa e na verdade a lei que era para dar vida acabou sendo um instrumento pelo qual ele morreu.

    Acaba sendo um instrumento pelo código morreu porque que ele tá narrando isso ele tá fazendo isso e essa é minha primeira observação para responder a uma conclusão errada que alguém poderia tirar daquilo que ele tinha dito antes sobre a Lei como nós já vimos ele disse um monte de coisas a respeito da lei de Moisés da lei de Deus que poderiam ser tomadas no sentido pejorativo a última que ele diz tá aí no verso 5 do Capítulo 7 vivemos debaixo vivemos segundo a.

    Carne e as paixões pecaminosas postas em Realce pela lei operava em nossos membros para frutificar para a morte daí então alguém com alguma legitimidade poderia perguntar o que está no verso 7 o que diremos pois Ou seja é essa uma conclusão legítima que alguém pode tirar do que eu acabei de dizer é a lei pecado Paulo tá perguntando será que tudo isso que eu disse até agora sobre a Lei significa que você pode concluir que a.

    Lei é pecado porque eu disse que a lei provoca o pecado que a lei avulta o pecado que a lei desperta o pecado a conclusão então é que a lei é pecado e a resposta dele é de modo nenhum eu não estou dizendo que a lei é pecado diz o apóstolo Paulo esse não é o problema o problema não é a lei de modo nenhum o problema somos nós o problema somos nós a lei ele vai dizer.

    No verso 12 é santa é justa e boa mas o problema é que a lei foi dada para pecadores a lei expressa a vontade de Deus não farás para ti imagem de escultura não terás outros Deuses diante de mim não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão lembra-te do dia de descanso não matarás não adulterarás honra teu pai tua mãe não dirás falso testemunho não cobiçarás absolutamente nada do teu próximo a lei reflete a santa vontade de Deus O problema não é a.

    Lei O problema é que ela foi dada para pecadores como vocês e como eu Então essa é a experiência que está sendo narrada aqui é essa essa questão que Paulo está tratando aqui mas então é algumas observações A primeira é essa de que Paulo está respondendo a essa conclusão errada que alguém poderia tirar das suas declarações a segunda observação curiosa é que a partir do verso 7 até o verso 12 o apóstolo Paulo.

    Relata algum tipo de experiência em que ele usa os verbos referentes ao homem ao pecado e a Lei todos no passado por exemplo o pecado a lei despertou o pecado o pecado reviveu eu morri o pecado prevaleceu o pecado me matou Eu verifiquei que a lei era para a morte todos os verbos que envolvem alguma atitude do homem para com Pecado para com a lei estão no passado indicando que Paulo Está se referindo a experiência.

    Anterior ao momento em que ela está vivendo agora não era alguma coisa que ele estava vivenciando ou que ele vivia o tempo todo mas era algo que está no passado e a grande pergunta é ao que exatamente Paulo Está se referindo e para complicar Paulo agora começa a falar a usar a primeira pessoa ele fala na primeira pessoa do singular eu eu não conheci o pecado eu vivia Sem Lei eu recebia a lei eu pensava que a lei é para a vida o pecado me matou o pecado.

    Me enganou a lei deu força ao pecado que prevaleceu contra mim 9 vezes na passagem Paulo usa eu mim e me então a pergunta é o que Paulo Está se referindo que época na vida de Paulo Ele viveu Sem Lei depois ele recebeu a lei depois ele morreu de tomou conhecimento do pecado do que que nós estamos falando aqui essa é a próxima complicação.

    As respostas que são dadas elas podem ser classificadas em dois grandes grupos tem muitas Respostas como eu disse essa é o nosso passagens mais polêmicas da carta aos romanos então tem muitas interpretações possíveis aqui a gente pode agrupá-las em dois grandes blocos o primeiro bloco é aquele aquele aquela são aquelas interpretações que vão na linha do entendimento de que essa passagem autobiográfica ou seja Paulo.

    Está falando dele porque ele tá dizendo eu eu eu eu o tempo todo então ele tá falando dele alguma coisa que Ele experimentou algum momento que ele viveu no passado que reflete O que explica essa questão da Lei e aí as opções quais são sugestões que os pesquisadores dizem Paulo aqui tá se referindo a aquela ocasião quando ele completou 13 anos e como todo menino judeu ele participou daquela cerimônia chamada bar mitz lá que a maioridade Judaica doze anos para.

    Menina 13 anos para o menino o ele recebe a lei ele se torna responsabilizado perante a lei e numa cerimônia pública onde ele recita A Lei e tem outros e tem outros detalhes a respeito disso aí então o que Paulo tá dizendo é que antes disso ele vivia Sem Lei Mas de repente lá no bar me diz lá dele foi dado a lei para ele e ele então acordou e ele viu tudo o que a lei na.

    Verdade representa e sentiu todos esses efeitos de morte de Condenação O problema é que essa cerimônia ela não representa a chegada da lei para o menino judeu porque o menino judeu aprende a lei com os pais em casa aprende a decorar recitar torar desde cedo então não faz sentido isso né porque Paulo vai dizer aqui no verso 9 outrora sem a lei eu vivia ele tá se referindo ao período da adolescência dele até os 13 anos né do Nascimento aos.

    13 anos não faz o menor sentido porque nesse período ele foi criado por fariseus os pais de Paulo eram fariseus aceita mais estrita da religião Judaica sendo a criançada aprendia a decorar a torrar A Lei e quando aprendi a escrever copiava também então não não bate com essa experiência ou com essa essa interpretação não bate com o que a gente conhece da vida do apóstolo Paulo e dos costumes judaicos outra possibilidade é que dizem que isso aqui foi depois que.

    Paulo ouviu o sermão de Estevão lá no livro de Atos Capítulo 7 nós temos a narrativa dessa história Estevão foi o primeiro marketing cristão ele estava pregando em Jerusalém e os juDeus estavam Furiosos com ele e quando Estevão acabou de pregar os juDeus resolveram matá-lo a pedrada e Saulo estava lá e Saulo segurou as roupas daqueles que tiraram a túnica para com mais facilidade pegar pedras e jogar em Estevão e Saulo foi testemunha ele viu o.

    Apedrejamento de Estevão então é provável que ele também escutou o sermão de Estevão e aquele sermão começou a mexer na cabeça do fariseu apóstolo Paulo e ele entrou em conflito agora quando ele viu que aquele homem estava disposto a morrer por aquilo que ele pregava e Paulo começa a ter um conflito interno agora convicção de Pecado Será que eu tô no caminho certo ou no caminho errado então ele se torna um fariseu em conflito E é assim que Cristo encontra no caminho de Damasco quando aparece para ele quando Cristo aparece para ele é um Saulo acho que já está preparado já.

    Está debaixo de convicção de Pecado então a conversão dele seria quase que uma coisa natural uma consequência natural daquilo que ele tinha escutado em Estevão mas nós temos dois problemas com essa interpretação primeira delas é que dificilmente Paulo se referiria ao sermão de Estevão como sendo a chegada da Lei verso 9 outrora Sem Lei ou vivia seria mais ou menos assim antigamente eu fariseu vivia sem a lei Mas quando o sermão de Estevão foi pregado meu pecado.

    Reviveu e eu morri não é isso que ele tá dizendo aqui porque o sermão de Estevão não é lei sermão de Estevão é evangelho ele tinha pregado o evangelho de Jesus Cristo e anunciado o evangelho outra coisa segundo objeção nós não encontramos em nenhum lugar do novo testamento qualquer evidência de que Paulo alguma vez foi um fariseu em conflito uma evidência prática disso é que eu e outros pastores a gente prepara as.

    Liturgias do culto e como vocês viram é no nosso na nossa liturgia tem um momento de contrição em que a gente procura na Bíblia alguma passagem é de confissão de Pecados onde haja confissão de Pecados alguém esteja confessando pecados vocês perceberam que quase nunca tem passagem das cartas de Paulo é difícil encontrar uma passagem Paulo que seja de assim Paulo dizendo eu fui um pecador eu cometi erros ou eu nada ao contrário que você parece perceber é que.

    Paulo tem uma consciência robusta e ele durante o tempo em que ele era fariseu e Judeu toda sua vida ele tinha consciência tranquila ele achava que tava fazendo um favor para Deus quando tava perseguindo os cristãos ele não percebia a seriedade do seu pecado a gravidade da sua situação diante de Deus tava completamente cego não tinha conflito nenhum no coração do fariseu Saulo de Tarso Quando ele estava no caminho da massa para matar os cristãos na verdade ele estava muito confiante de.

    Que ele estava fazendo um favor para Deus matando aqueles hereges cristãos Então essa resposta também não nos satisfaz mas tem um segundo bloco de respostas e que sugere que Paulo ele está usando eu aqui de maneira retórica retórica o que seria isso é um artifício de linguagem em que você fala como se você estivesse presente ou participando de algum evento que você está descrevendo com o objetivo de você se integrar ao texto e você.

    Convidar o seu leitor a participar ou interagir com você isso é muito é muito fácil de perceber como isso funciona eu tô pregando por exemplo aqui só para dar um exemplo muito rasteiro e simples enquanto eu tô expondo aqui o texto tá tudo bem Quando eu digo assim eu e começa a narrar uma experiência pessoal os olhinhos começa a brilhar eu vejo as cabeças se levantando e o pessoal olhando né porque porque eu vou contar alguma coisa sobre mim então todo mundo já já fica assim então esse.

    Artifício do usar o eu ele é um artifício literário que tem como objetivo engajar os seus ouvintes ainda mais no caso de Paulo onde os seus leitores eram juDeus e Paulo era judeu também é como se Paulo dissesse a usar o eu não é não é que ele passou por essa situação ele está descrevendo outra situação mas ao usar o eu é como se ele dissesse eu concordo com isso e eu poderia ter participado disso então se o eu é retórico ou seja se Paulo se não é.

    Alto biográfico se Paulo não estava escrevendo nenhuma situação na vida dele na época dele do que que ele tá falando então então vem as opções ele tá falando de Adão faz sentido Adão vivia Sem Lei Deus um dia plantou uma árvore e disse Adão você não vai comer veio a lei e a lei que era para a vida acabou sendo para morte de Adão então alguns acham que Paulo aqui tá falando de Adão só que ele faz referência Clara que a lei de Moisés quando ele cita o décimo mandamento eu não teria conhecido a cobiça se a lei.

    Não dissera não cobiçarás Adão não recebeu os dez mandamentos lá no Paraíso ele recebeu uma ordem de Deus para não comer do fruto proibido então isso não bate muito mas existe uma outra possibilidade que eu quero considerar com vocês como sendo a menos complicada Paulo está falando da Nação de Israel recebendo a lei de Deus no Monte Sinai depois de ter vivido Sem Lei no Egito Israel vivia no Egito 400 anos como.

    Escravos era o povo de Deus mas não tinha a lei de Deus não tinha sido dado a lei de Deus eles conheciam a Deus através das tradições do tempo que eh remonta os patriarcas aquilo que Abraão Isaque e Jacó tinham ensinado depois passado para José e assim por diante por gerações toda aquela é como se fosse uma tradição né que permeava a cultura Judaica que estava lá no Egito mas eles.

    Não tinham a lei de Deus com clareza dizendo para eles qual era a vontade de Deus Moisés foi mandado por Deus tirou os do Egito levou-os ao deserto atravessando o mar vermelho ao pé do Monte Sinai eles ficaram Moisés sobe no Monte Sinai e Deus entrega a lei a Moisés e Moisés desce com os dez mandamentos e o povo disse esse é o caminho de vida aqui está a lei que vai ser o nosso caminho e não demorou muito para descobrir que eles não cumpriram nenhum daqueles.

    Mandamentos o resto da história o resto do livro de Êxodo deu Levítico números e deuteronômios é a história do fracasso da Nação de Israel de cumprir a lei aquilo que ela recebeu como sendo o caminho na vida de vida na verdade se tornou caminho de morte então eu quero sugerir que o que Paulo está fazendo aqui é isso ele tá descrevendo aquela experiência de Israel recebendo a lei lá no Sinai E ele fala eu na primeira pessoa porque ele é um judeu ele.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=XPCvZNoNsk4

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem