PREDESTINAÇÃO - Hernandes Dias Lopes

PREDESTINAÇÃO - Hernandes Dias Lopes Palavra da verdade com Hernandes Dias Lopes carta de Paulo aos Romanos Capítulo 8 carta de Paulo aos Romanos Capítulo 8 Nós lemos os versos 29 a 39 Romanos Capítulo 8 verso 29 a 39 apóstolo Paulo diz o seguinte porquanto aos que de antemão conheceu.

PREDESTINAÇÃO - Hernandes Dias Lopes

Também os predestinou para serem conformes a imagem de seu filho a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos é os que Deus predestinou a esses Deus também chamou e aos que chamou a esses também justificou e aos que justificou a esses também glorificou e Paulo prossegue agora com cinco perguntas que diremos pois a vista dessas coisas Se Deus é por nós quem.

Será contra nós Aquele que não poupou a seu próprio filho mas por todos nós o entregou porventura não nos dará graciosamente com ele todas as coisas quem tentará acusação contra os eleitos de Deus é Deus que justifica quem os condenará é Cristo Jesus Quem morreu ou antes quem ressuscitou o qual está a destra de Deus e também intercede por nós Quem nos separará do amor de Cristo.

Será a tribulação ou angústia ou perseguição ou fome ou nudez ou perigo o espada como está escrito por amor de ti somos entregues a morte o dia todo vamos considerados como ovelhas para o matadouro em todas essas coisas porém Somos mais que vencedores por meio daquele que nos amou porque eu estou bem certo de que nem a morte Nem a Vida Nem anjos nem principados nem.

Coisas do presente nem do por vir nem os poderes nem altura nem a profundidade nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus que está em Cristo Jesus nosso senhor amém pois bem Vocês bem sabem que Paulo escreve esta carta que é considerado o maior Tratado de teologia de toda a Bíblia quando ele estava saindo da cidade de Éfeso fechando a sua terceira viagem missionária.

A caminho de Jerusalém Na verdade ele é apenas passar por Jerusalém porque o seu propósito ao deixar Éfeso era ir para Roma e ele passaria por Jerusalém para trazer as ofertas que ele havia recolhido entre as igrejas gentílicas para atender aos pobres da Judeia isso porque atos 18:2 diz que no período do Imperador Cláudio.

Vocês se lembram que tem a Bíblia faz referência a César Augusto foi quando Jesus nasceu depois a Tibério César onde Jesus morreu depois vem Calígula depois vem Cláudio depois é em Nero no período de Cláudio houve uma grande fome no mundo e os juDeus foram expulsos de Roma e então ao retornarem para Judeia Muitas pessoas não tinham terras não tinham casas não tinham bens e começar a passar muita necessidade e Paulo levanta uma.

Festa entre as igrejas antigas conforme está em segundo Coríntios 8 e 9 e numa comitiva ele leva esses recursos para igreja da Judeia era plano de Paulo e em seguida ir para Roma e de Roma será enviado para Espanha porém conforme ele mesmo havia percebido pelo Espírito Santo lá em Atos 20 Versículo 24 23 e 24.

O espírito santo estava orientação para ele que o que ele enfrentaria para frente era cadeias e tribulações e fato foi preso em Jerusalém chega em Roma não como gostaria de ter chegado um Missionário para ser enviado para Espanha mas chega preso Algemado então é nessa viagem para Jerusalém é que ele escreve essa carta que é o seu maior tratado teológico ele não tinha estado em Roma ainda era a capital do império Roma era a cidade.

Mais rica mas poderosa mais populosa do mundo era a capital do império com mais de um milhão de habitantes portanto era muito estratégico que essa igreja fosse igreja forte para que a partir dela o evangelho pudesse é alçar voos mais longínquos nesta carta Paulo vai apresentar o evangelho ele começa no capítulo primeiro mostrando que o evangelho ele.

Diz o Evangelho é o poder de Deus para salvação de toda aquele que crê primeiro do judeu e também do gentil e ele vai expor o evangelho nesta carta primeiro no capítulo 1 mostrando que o homem é pecador e rebelde contra Deus depois ele vai mostrar no capítulo 2 que a os juDeus religiosos não estão numa situação melhor do que os pagãos ímpios devassos.

Você só pode ter uma noção de que você é uma pessoa razoavelmente boa se você estiver longe de Deus é impossível você estar na presença de Deus e bater palmas para você mesmo e Paulo Então vai mostrar ainda que mesmo os moralistas que se julgavam a melhores do que os outros estavam numa situação tão complexa quantos pagãos e ele fecha essa.

Veja Também, Vai te Interessar:

    Questão em romanos 3 23 anos que todos pecaram e destituídos estão da glória de

    Deus em outras palavras antes de você escutar as boas novas vocês precisa escutar as mais novas o Evangelho é uma pregação de mais novas de boas novas mas novas porque você não tem condições de querer ou desejar a salvação a não ser que você reconhece que está perdido.

    É o reconhecimento que eu sou pecador de que eu não posso salvar a mim mesmo que as minhas obras não são suficientes que a minha religiosidade não é suficiente é que abre o caminho para o evangelho Então a partir do Capítulo 3 Versículo 24 de Romanos Paulo vai abrir as janelas as portas as comportas do evangelho e mostrar que o que eu e você não podemos fazer Deus fez por nós.

    Jesus Cristo vai ser o nosso Redentor por meio dele do sacrifício dele nós vamos ser justificados Então a nossa salvação vai ser garantida no capítulo 4 Paulo vai ilustrar que essa salvação não é uma coisa nova inédita que os que viveram antes de Cristo nunca experimentaram ele vai ancorar isso lá em Abraão foi justificado pela fé.

    E no capítulo 5 ele vai mostrar para nós os frutos dessa justificação são três frutos que ele estabelece aí em relação ao passado é paz com Deus em relação ao presente é acesso a graça em relação ao futuro é certeza da Glória Então quando você é justificado pela fé você tem paz com Deus você tem acesso livre a graça de Deus ao Trono de Deus você tem comunicação Direta com Deus por.

    Meio de Jesus e com respeito ao futuro você tem certeza da Glória no capítulo 6 Paulo vai mostrar esta nova vida que você tem em Cristo porque haviam os falsos Mestres lá dizer o seguinte bom se você saiu pela graça mesmo esse onde abundou o pecado abundou a graça ainda mais então vamos pecar mais para que a graça de Deus se revele ainda mais forte pode não vocês não estão entendendo nada como é que nós vamos viver no pecado se para eles nós já morremos.

    A salvação não é salvação no pecado a salvação e a salvação do Pecado então no Capítulo 7 Paulo vai mostrar o dilema que o homem tem porque ele diz o bem que eu quero fazer eu não faço o mal que eu não quero esse eu pratico Eu sou um homem desventurado Até Que a graça de Deus me alcance então ele entra no Capítulo 8 e Alguém já disse que Romanos é a Cordilheira do Himalaia de toda a revelação bíblica e Romanos 8 é o pico do Everest é o ponto.

    Culminante e no texto que Nós escolhemos aqui para ler Romanos 8 29 a 39 Chama sua atenção porque Paulo faz cinco declarações e depois ele faz cinco perguntas o propósito de Paulo aqui é mostrar para nós a segurança dessa salvação e por que é importante isso porque muitas vezes a sua segurança não depende de que você sente eu vou dizer isso com toda a clareza aqui para você às vezes a pessoa está Creu no Senhor Jesus mas não tem.

    Segurança não tem certeza de que tá salvo o fato é não saber que ele pode ter essa certeza não significa que ele não tem essa segurança essa segurança não é baseada no que sentimos nem no que fazemos mas no que Deus fez quando você cresceu o senhor Jesus Cristo quem crer tem a vida eterna não terá não teve tem aquele que Creu no Senhor Jesus está seguro ele diz assim as minhas ovelhas ouvem a minha voz e elas me atendem e me seguem eu dou a elas a vida eterna e ninguém as.

    Arrebatará das minhas mãos então se você crer você está salvo porque se você não tiver essa garantia essa segurança você vai viver um crente não acorda Bamba aí você hoje de manhã eu tô salvo eu tô andando com Deus aí você se arrepende confessa bom agora eu tô salvo de novo aí você daqui a pouquinho o meu Deus eu fiz uma coisa que não perdi a salvação outra vez não é assim.

    Salvação não se perde uma vez salvo para sempre não significa isso que então

    Você tem licença para pecar porque tá tudo bem Você tá garantido Não é isso não não é Bíblia não é cristianismo o salvo está seguro mas o Salvo Não faz provisão para o pecado o salvo não vive na prática do pecado o pecado na vida do Salvo é um acidente percurso e não a prática de vida se você Creu no Senhor Jesus o que você.

    Deseja ser santo que você deseja é andar na presença dele então a possibilidade a realidade da Segurança está fundamentada nas cinco declarações para daqui a pouco nós vermos as implicações disso nas cinco perguntas primeira declaração que ele faz confira comigo Versículo 29 Versículo 29 por quanto aos que não conheceu também.

    Os predestinou para serem conforme os animais de seu filho a fim que ele seja o primogênito entre muitos irmãos Deus conheceu você diante mão e conhecer aqui não é conhecer de forma cognitiva essa palavra é a mesma que aparece a também por exemplo lá em Gênesis quando Adão conheceu a Eva o habitou como Eva é conhecer no sentido relacional é conhecer no sentido de amar e significa que Deus amou você diante.

    Mal em outras palavras Deus não amou você porque viu em você virtude suficiente para mal a causa do amor de Deus por você não está em quem você é mais em quem Deus é Deus amou você primeiro o seu amor por Deus é apenas um refluxo do fluxo do amor de Deus por você Deus escolheu você de forma Incondicional e Deus ama você de forma incondicional.

    Não tem nada que você possa fazer para Deus amar você mais e não tem nada que você possa fazer para Deus amar você menos Deus ama você deixa eu ilustrar Isso numa experiência que um pai teve com filho e me contou isso recentemente filho chegou em casa muito constrangido e o pai percebeu que não tinha alguma coisa boa não tinha acontecido aí o filho abriu o coração Pai eu levei bomba na escola perdeu fala cara vai pagando com sacrifício.

    Menino enrolou meio de campo ficou reprovado o pai sentou com filhos o meu amor por você Independente de você ter tido sucesso ou fracasso Eu amo vocês do mesmo jeito se você tivesse sido o primeiro aluno da sala a Maria você você levou bomba eu amo você do mesmo jeito não é o que você experimentou na vida que a causa do meu.

    Amor por você meu amor por você é incondicional agora se você quer me agradar como pai aí outra coisa e outra coisa aí você vai ser um bom aluno aí você é obediente você vai ser aplicado você vai ser uma pessoa responsável se você é uma pessoas Ela vai para agradar o meu coração de pai agora eu vou amar você incondicionalmente eu quero dizer para você que Deus amou você diante de mão porque Pense comigo se Deus dependesse de quem eu sou para me amar eu jamais me.

    Amaria há poucos dias um pastor disse que o povo se a minha mulher me conhecesse como Deus me conhece eu ficaria casado comigo uma semana Mas é isso mesmo É isso mesmo Deus me amou não por quem eu sou Deus meu amor porque ele é o amor dele é incondicional e outra coisa ele me amou.

    De antemão e mais é a minha mão com um propósito e minha mão porque eu seja conforme a imagem do seu filho e me amou para mim fazer uma pessoa parecida com Jesus em outras palavras ele me amou não apenas para me levar para o céu mas para me transformar a imagem do Rei do céu essa é a primeira verdade então vou lembrar uma frase dos puritanos você acha pouco o fato de você ter sido amado por Deus você quer mais.

    O Rei do Universo o criador do universo o sustentador da vida ama você ele que ninguém te ama Deus ama isso é tudo segundo declaração olha comigo Versículo 30 e aos que Deus predestinou a esses Deus também te amo muito então a segunda verdade é que Deus predestinou você o que significa isso significa que no que tange a salvação a sua salvação não começou com você começou com Deus não começou no Tempo começou na.

    Eternidade não começou na terra começou no céu não é você que escolhe Deus é Deus quem escolhe você Jesus Cristo disse isso em João 15:16 não fosseis vós que escolhestes a mim pelo contrário eu vos escolhi vos outros e como é que Deus nos escolheu primeiro Deus escolheu antes da fundação do mundo portanto é criar o universo Deus tinha Amado você escolhido você para salvação segundo essa escolha.

    Não só eterna essa escolha é em Cristo Deus escolheu em Cristo em outras palavras ninguém pode se sentir uma pessoa Eleita de Deus escolhida para salvação bom e Deus Me Escolheu mas Jesus eu não quero crer nele eu não quero é me arrepender dos meus pecados e confiar nele eu não quero não é impossível porque a eleição para salvação passa por Jesus passa pela cruz passa pela obra que ele realizou na cruz do Calvário terceiro Deus nos escolheu em Cristo.

    É mediante a fé na verdade e Santificação do Espírito quando eu sou eleito de Deus é quando eu creio eu como é que eu prova que eu sou ele quando eu creio quando eu sou santificado pelo espírito santo quarto Deus nos escolheu para sermos Santos e irrepreensíveis em outras palavras como é que eu posso ter convicção de que eu sou uma pessoa Eleita esse eu busco Santificação para minha vida porque sem certificação Ninguém Verá o Senhor então preste bem atenção alguns aqui primeiro.

    Aqui as pessoas pensam assim bom Deus me predestinou porque Deus lá na eternidade usando o texto equivocadamente de primeiro João 2 e 3 é previu que eu ia crer porque Deus sabia que eu ia crer com base nesta fé ele me escolheu é assim não não é assim a fé não é a causa da eleição de Deus da predestinação a fé é a consequência da.

    Eleição de Deus por exemplo as 13:48 assim escrito todos os que foram destinados para a vida eterna creram não tá escrito assim todos os que creram foram destinados para a vida eterna tá escrito todos que foram destinados para viver eterna em outras palavras a fé não é a causa da eleição a fé é o resultado da eleição segundo Algumas pessoas dizem assim bom Deus me predestinou para salvação porque Ele previu que eu ia praticar boas obras não.

    As boas obras não são a causa as boas obras são a consequências nós somos feitura dele criados em Cristo Jesus para as boas obras diz Efésios 2 10 outros dizem Deus me prejudicou para salvação porque Ele previu que eu ia ser santo não Não é assim a Bíblia diz que Deus nos prestinou para sermos Santos de tal maneira que a Santificação a santidade não é a causa da eleição da preliminação a santidade é o resultado da eleição então salvação é obra de Deus.

    Foi ele que escolheu terceira declaração de Paulo que nos dá segurança Olha aí o que tá escrito Versículo 30 aos que Deus predestinou a esse Deus também o que chamou vamos entender isso aqui há dois chamados na Bíblia dois chamados há um chamado geral e é um chamado específico ao chamado dirigido aos ouvidos e a outra chamada dirigido ao coração por exemplo foi Jesus quem disse Muitos são chamados.

    Poucos Escolhidos Jesus Cristo disse olha eu tenho ainda outras ovelhas que estão aqui nesse aprisco quer dizer o seguinte Deus tem eleitos Deus tem muito povo ainda que ouvirem A Voz do Pastor vou atender então você acha que tem gente escolhida por Deus em São Paulo Paulo disse Deus disse para Paula encolher fala e não te cai porque eu tenho muito povo nessa cidade tem muita gente que pensava assim.

    Para que que eu vou pregar Mas é por isso que eu preciso pegar mesmo a predestinação não tira o ímpeto evangelístico ao contrário dá ele garantia de segurança é porque Deus tem muito povo na cidade é que eu preciso pegar é porque ele tem outras ovelhas que ainda não estão no aprisco é que eu preciso alçar a voz do Evangelho porque aqueles que são ovelhas quando ouvem A Voz do Pastor esses atendem A Voz do Pastor o espírito santo vai lá tira a venda dos olhos vai lá tira o tampão dos ouvidos vai lá tira o coração de pedra e.

    Dá um coração de carne louvado seja Deus Deus chama e chama e fica isso mente chama aqui olha chama na rua em que lugar chama na rua chama na Igreja Chama no campo de futebol chama no bar na esquina chama na boate chama até lá no carnaval chama ou irmãos é uma coisa maravilhosa eu tive uma experiência há alguns anos que marcou muito a minha vida eu resolvi com a igreja lá em Vitória que naquele ano eu não ia fazer Retiro eu ia para o Carnaval Evangelizar preparei 60 jovens botamos uniforme.

    Fomos Montamos uma barraca lá no corredor do carnaval e folheto água gelada e Evangelização e eu tive a experiência marcante muita gente 30% das pessoas que pulam Carnaval São desviados de igreja 30% e ali às vezes não um camarada pulando carnaval bebendo cachaça nunca vai viver o evangelho pois o Evangelho é o poder de Deus até para alcançar um drogado até para alcançar um bêbado até para alcançar um camarada que tá lá na na.

    Como um leão você chega e fala de Jesus para o camarada confrontam com o poder do Evangelho daqui a pouquinho o coração se dobra as lágrimas vem a garrafa de Cachaça entonada e o cara volta para casa chorando confessando os seus pecados e acertando a sua vida com Deus não ninguém pode resistir a voz poderosa de Deus eu já contei aqui para a igreja uma experiência eu vou repetir tem muita gente nova aqui hoje eu um dia estava numa segunda-feira no meu gabinete Pastoral o senhor Bate a porta e disse eu preciso falar com o senhor falei pois não eles eu tive aqui na igreja ontem à.

    Noite no domingo à noite falei que bom o senhor é bem-vinda aqui falei não mas eu não vim fora do culto não falei então você vai fazer o quê Falei era um eu era um traficante e roubar um carro ele mesmo e levou o carro não consegui levar falei porque existem enquanto eu tava lá os cara tava na frente do tempo na rua eu escutei uma música e eu fui atraído pela música e do jeito que eu tava com meu revólver 38 na cintura eu entrei quando eu entrei a palavra de Deus entrou como uma bomba no meu coração Eu reconheci meu pecado e eu.

    Me entreguei a Jesus e eu saí correndo para casa chorando e minha mulher me perguntou o que que aconteceu com você cara alguém te machucou te bateu eu te feriu não mulher eu ouvi o evangelho Jesus me salvou Jesus me perdoou eu sou a nova criatura Deus mudou a minha vida eu acompanho até hoje Jesus mudou a vida dele Deus chama e chama eficazmente louvado seja Deus porque um dia você e eu ouvimos essa voz o ler no.

    Texto da Bíblia ou pegando um folheto sujo no chão ou ligando um programa de rádio televisão ou um livro Um leitura da Bíblia uma pregação ou um hino que você tava escutando Jesus entrou na sua vida porque um dia você ouviu essa voz terceira declaração de Paulo aos que Deus pré-destino não é esse Deus também o que aos que Deus protejou esse Deus também chamou os que Deus chamou Deus fez mais o quê justificou aqui está o coração da Bíblia o crente que não compreende a gloriosa doutrina.

    Da justificação ele vive perturbado inquieto inseguro Então o que é justificação vamos lá essa é uma palavra jurídica essa é uma palavra forense é justificar ou justificação é um ato de Deus onde ele declara lá diante do seu tribunal que aquele que Creu em Jesus mediante o sacrifício do substituto Jesus Cristo Ele está aqui com a lei de.

    Deus e com a justiça de Deus ele não deve mais nada não há condenação sobre a vida dele mais lá na justificação Deus resolveu os seus problemas do passado do presente e do Futuro então eu vou explicar isso bem mas claro para você a Bíblia diz que todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus não ajusta nenhum se quer e a Bíblia diz que todos sem exceção vão ter que comparecer perante o tribunal de.

    Deus para dar conta da sua vida e a Bíblia diz que naquele grande dia do juízo os livros vão ser abertos e a Bíblia diz ainda que no grande dia do juízo quando os livros forem abertos nós vamos ser julgados segundo que tiver escrito nos livros e o que que vai estar escrito lá pois bem a Bíblia diz que não vão ser julgados pelo menos por quatro critérios primeiro critério Pelas nossas palavras quem acha que vai ter chance de alguém é passar pelo pente fino da justiça de.

    Deus pelo critério das palavras tem alguém só para fazer um check list aqui agora com você que tá aqui já xingou alguma vez ela falou palavrão alguma vez já contou alguma piada que não devia ter contado alguma vez já falou mal dos outros alguma vez Dedim ficou nervoso você teclou alguma coisa que não devia teclar alguma vez bom por esse critério das palavras não.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=sTRsGs62RA4

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem