28. Como Deus nos liberta da escravidão do pecado (Rm 6.15-18)

28. Como Deus nos liberta da escravidão do pecado (Rm 6.15-18) Romanos 6:15 a 18 diz a palavra de Deus e daí havemos de pecar porque não estamos debaixo da lei e sim da Graça de modo nenhum não sabeis que daquele a quem vos ofereceis como servos para obediência desse mesmo a quem obedeceis sois servos seja do pecado para a morte ou da Obediência para a justiça mas graças a Deus porque outrora escravos do pecado contudo viestes a obedecer de coração a forma de doutrina que fostes.

28. Como Deus nos liberta da escravidão do pecado (Rm 6.15-18)

Entregues e uma vez libertados do pecado fostes feitos servos da Justiça Oremos pedindo a iluminação do Espírito de Deus para que possamos compreender a sua palavra apenas o senhor pode nos dar entendimento ó Deus no sentido espiritual das palavras que o senhor revelou através do apóstolo Paulo somente o senhor pode esclarecer o nosso coração e nos mostrar de que maneira.

Estas palavras se aplicam no nosso dia a dia nós pedimos que a exposição da tua palavra nessa noite seja usada por ti com esse propósito que todos nós sejamos edificados instruídos na verdade do Evangelho através da pregação é o que pedimos em nome de Jesus amém queridos nós estamos na terceira parte do da carta de Paulo aos romanos a carta é dividida em várias partes na primeira.

Parte Paulo trata da perdição de toda raça humana capítulos de 1 a 3 depois ele fala da salvação e da justificação pela fé metade do capítulo 3 até o capítulo 5 depois ele fala da Santificação de que maneira os perdidos que foram salvos pela graça de Deus podem e devem viver aqui nesse mundo que são os capítulos 678 depois ele fala sobre escatologia.

Escatologia ou seja o papel da Nação de Israel nos planos de Deus que vai do Capítulo 9 até o Capítulo 11 e depois ele desenvolve alguns temas práticos para a vida da igreja do capítulo 12 até o capítulo 15 terminando no 16 com uma série de saudações e pessoas que ele conhecia na igreja de Roma nós estamos então bem no meio da carta na terceira parte que trata da Santificação e aqui.

No na metade do Capítulo 6 nós encontramos o apóstolo Paulo fazendo uma coisa que ele gosta muito de fazer É uma pergunta retórica a pergunta retórica que ele faz ele costuma fazer ele imagina uma pessoa que tá escutando o que ele tá dizendo E já antecipa a pergunta que aquela pessoa vai fazer quando ele terminar de falar então meio que ele já esvazia os seus oponentes já.

Trazendo Os questionamentos deles e dando uma resposta aqui no caso Paulo tinha feito uma declaração no verso 14 que nós vimos no domingo passado que era uma declaração que provocaria com certeza reação no meio da sua audiência Judaica lá em Roma ele disse no verso 14 o pecado não terá domínio sobre vós pois não estais debaixo da lei e sim debaixo da graça Então essa declaração para os ouvidos de um judeu soava muito estranho porque aos juDeus.

Foi dada a lei de Deus e os juDeus estavam acostumados a viver debaixo da lei de Deus e eles pensavam que a lei de Deus era o caminho para salvação agora Paulo está dizendo que os cristãos em Roma inclusive os juDeus cristãos eles não estavam mais debaixo da lei Então esse tipo de afirmação de Paulo com certeza provocaria uma reação da parte dos juDeus que diria o seguinte Mas se nós não estamos mais debaixo da lei.

Na hora que você tira a lei você não tá tirando as barreiras e os limites do certo e do errado você tá tirando as proibições então isso não estimula uma pessoa que houve O que você tá dizendo a viver no pecado já que ela não está mais debaixo da lei a lei diz não faça isso não faça isso não faça aquilo você tá dizendo que nós não estamos mais debaixo da lei Então significa que eu posso fazer o que eu quero ou que as pessoas.

Pensam o que as pessoas podem fazer o que elas querem essa seria a reação que com certeza brotaria na mente dos cristãos juDeus em Roma quando essa carta estivesse sendo lida para eles então Paulo antecipa a questão e ele já traz a resposta a questão então está no verso 15 e daí isso que eu falei né não estamos debaixo da lei debaixo da graça e daí isso que.

Eu falei significa que havemos de pecar porque não estamos debaixo da lei e sim da Graça então ele tá antecipando esse tipo de reação que com certeza a sua audiência teria a essa afirmação dele que nós não estamos debaixo da lei e de baixo mas sim debaixo da graça aqui nós precisamos então entender o que que Paulo quer dizer por esses dois essas duas expressões o que é que significa viver debaixo da Lei e o que é que.

Significa viver debaixo da graça E por que que essa declaração teria provocado uma reação dos seus ouvintes em Roma particularmente dos juDeus viver debaixo da lei o que que isso significa a lei conforme nós vemos aqui na carta aos romanos e no restante de toda a bíblia é aquela Revelação escrita que Deus deu a nação de Israel através de Moisés e que consistia em ordenanças de natureza civil cerimonial e moral exemplos lei cerimonial a lei dos.

Veja Também, Vai te Interessar:

    Sacrifícios a lei a respeito do sacerdote a manutenção do templo lei

    Civil leis referentes à guerra propriedade herdeiros herança casamento e a Lei moral de Deus resumida nos Dez Mandamentos tudo isso Deus deu a Moisés é chamada legislação mosaica foi dada Moisés no Alto do Monte Sinai depois que Moisés conduziu o povo de Israel em liberdade da terra do Egito e essa lei que Deus deu a nação de Israel ela de alguma forma.

    Imperfeita É verdade ela está gravada no coração também daqueles que não são juDeus isso Paulo fala aqui no capítulo 2 da carta aos romanos que o gentios que não conhecem a Deus eles têm contudo a forma da Lei impressa nos seus corações por isso que mesmo aqueles que nunca ouviram o nome de Moisés nunca ouviram falar de dez mandamentos nunca ouviram falar é de evangelho nunca ouviram falar de Cristo eles instintivamente.

    Intuitivamente eles têm noção do que é certo do que é errado a prova disso é que todos os povos por mais primitivos que sejam eles têm um código de ética eles têm um código de moral um código de conduta entre eles e eles têm uma religião e eles têm a religião exatamente por isso porque eles não conseguem sabem que não conseguem viver a altura daquele padrão que eles têm e que eles precisam então satisfazer os Deuses ou apaziguar os Deuses então a presença da religião.

    Em todo mundo em todos os povos em toda a época a presença de códigos doutrinários e éticos em todos os povos todas as raças de etnias é uma prova do que o apóstolo Paulo diz em romanos 1 e 2 que a lei de Deus está gravada no coração das pessoas isso quer dizer que mesmo cara mais Bárbaro mais bruto que existe lá no coração ele sabe quando ele tá fazendo errado ele tem uma consciência Ele sabe a diferença entre o.

    Bem e o mal por isso que a Bíblia diz que todos pecaram e carecem da Glória de Deus não há um justo nenhum sequer a lei de Deus quer seja escrita através das tábuas dadas a Moisés quer seja no coração coloca a humanidade toda debaixo do pecado e caracteriza o ser humano como sendo um transgressor da lei de Deus por isso que Paulo afirma aqui e a Bíblia toda afirma que ninguém pode ser.

    Salvo mediante a guarda da Lei guardando os preceitos da Lei não há ninguém que consiga cumprir todas as demandas de Deus que seja as demandas na lei de Moisés que sejam as demandas na consciência e do coração O homem sempre se verá como um transgressor quebrando aquilo que ele acredita que é verdade fazendo aquilo que ele sabe que é errado e deixando de fazer aquilo que ele sabe ou porque tá escrito ou porque é intuitivo aquilo que ele sabe que ele deveria fazer ou por omissão ou por.

    Comissão estar debaixo da lei portanto é a tentativa que uma pessoa faz quer seja judeu ou não de tentar agradar a Deus ou merecer alguma coisa da parte de Deus com base no seu esforço pessoal no mérito nas suas conquistas na sua dedicação na sua moralidade na sua liberalidade na sua conduta qualquer Tentativa do ser humano de agradar a Deus o coloca.

    Imediatamente debaixo da lei porque na hora que ele diz assim eu quero fazer alguma coisa para agradar a Deus o que é que eu posso fazer para agradar a Deus não terás outros Deuses diante de mim não farás para ti mais de escultura não tomarás não se o teu Deus em vão lembra todo dia de descanso para santificar honra teu pai e tua mãe não matarás não furtarás não adulterarás não dirás falso testemunho Pronto quem pode se salvar Então na hora que uma pessoa tenta chegar-se a Deus pelo seu próprio.

    Esforço ela se coloca debaixo da lei e é imediatamente convencida pela lei de que ela está perdida de que ela fracassou e de que ela não poderá jamais chegar a Deus por si mesmo está debaixo da lei portanto viver debaixo da lei é viver escravo do pecado escravo do mundo dominado pela carne condenado E caminhando para perdição eterna e essa é a situação de todo ser humano desde Adão.

    Que é juDeus que sejam gentios a isso Paulo contraponha o viver na graça verso

    15 a vemos de pecar porque não estamos mais debaixo da lei e sim debaixo da graça nós já vimos o que é está debaixo da lei Mas então o que é que significa estar debaixo da graça a graça de Deus é aquela maneira Graciosa gratuita misericordiosa amorosa e merecida pela qual Deus justifica perdoa aceita e.

    Recebe pecadores perdidos como vocês e como eu é chamado de graça porque Deus faz isso gratuitamente sem exigir as obras da lei da parte do homem ele faz isso livremente sem impor condições aos seres humanos Exatamente porque eles não têm condição alguma cumprir Exatamente porque eles não podem satisfazer o menor dos requerimentos de Deus por isso então Deus o justifica.

    Perdoa e aceita gratuitamente então viver debaixo da graça é você já ter entendido que debaixo da lei você não pode agradar a Deus jamais satisfaz suas demandas e você humildemente recebe gratuitamente o perdão e a salvação que Deus lhe oferece mediante Jesus Cristo porque é nessa base e nessa somente que Deus pode ser gracioso somente porque Cristo Jesus o filho de Deus um de nós nosso representante.

    Obedeceu a lei Quando ele estava aqui nesse mundo nunca quebrou um mandamento de Deus e na cruz do Calvário ele levou sobre si a penalidade a culpa e o castigo que os nossos atos merecem é que Deus pode livremente justificar o pecador e oferecer-lhe gratuitamente o perdão e aceitação é isso que significa estar debaixo da graça viver na mais completa dependência de Deus para nossa.

    Salvação e para nossa Santificação vocês agora podem entender porque que esse tipo de declaração levanta preocupação nos juDeus aqui entre nós não somos juDeus não tem tradição Judaica que esse tipo de declaração de que a salvação é Graciosa é gratuita é dada somente da parte de Deus sem condições da parte humana já pode deixar a gente assim dizendo mas espera aí isso é bom demais para ser verdade ou então.

    Quer dizer que eu não tenho que fazer nada isso mesmo não é não eu posso viver de qualquer maneira que você pode viver de qualquer maneira mas que Deus lhe oferece a justificação gratuitamente entre nós já pode gente ficar assim sem entender direito Imagine quando judeu ouvisse isso O Judeu que tinha recebido a lei que recebeu as duas tábuas da lei com os dez mandamentos que foi criado debaixo de toda aquela legislação mosaica aprendendo que ser circuncidado.

    Não comer determinados alimentos e guardar determinados Dias isso faria com que ele fosse recebido por Deus no dia do juízo final e salvo da condenação então O Judeu na hora iria dizer assim mas pera aí Paulo isso que você está dizendo que nós não estamos mais debaixo da lei mas debaixo da graça então isso não abre uma porta para o pecado não fica assim um incentivo para o pecado e a resposta de Paulo no final do verso 15 é de modo nenhum.

    Ao contrário viver debaixo da lei me torna escravo do pecado mas é a graça de Deus que me liberta do Poder do pecado para que eu possa servi-lo é isso que Paulo vai explicar em seguida e ele começa a explicação no verso 16 citando uma regra ou um princípio uma prática que era comum nos seus dias e que tem a ver com o sistema de escravidão Observe como ele diz no verso 16 não sabeis que daquele a quem vos.

    Ofereceris como servos para obediência desse mesmo a quem obedecer sois servos seja do pecado para a morte ou da Obediência para a justiça para que nós entendamos o verso 16 nós precisamos lembrar de dois aspectos do sistema de escravidão que estava em vigor na época do apóstolo Paulo a escravidão era muito comum no Império Romano na época que Paulo escreveu essa carta só na cidade de Corinto os historiadores nos dizem um terço da.

    População era escrava as pessoas se tornavam escravos naquela época ou forçados ou voluntariamente forçados eram os prisioneiros de guerra pessoas que foram compradas ou que é já nasceram filhos de escravos e não tinha como escapar dessa condição mas havia possibilidade também de uma pessoa se tornar escravo voluntariamente porque.

    Era melhor ser escravo do que ser mendigo o mendigo vivia na rua não tinha dormido a certa comida certa estava sujeito a ser assaltado morto pelos bandidos que infestavam as cidades de Roma então era frequente uma pessoa pobre se oferecer para trabalhar como escravo pelo menos ele tinha um patrão tinha uma casa e tinha comida e às vezes um saláriozinho e ele podia juntando juntando até chegar um dia em que ele poderia comprar sua liberdade e resolver seu problema financeiro Então a escravidão voluntária era um sistema.

    Bastante conhecido naquela época há casos inclusive de pessoas que se vendiam como escravos se vendiam como escravos para pagar uma dívida que eles haviam contraído e há casos também de gente que gostava do patrão tem histórias de nos livros de antigos não é que falam de escravos que se tornaram como que membros da família nasceram na família cresceram com os filhos do patrão eram escravos mas foram bem tratados e.

    Não acertar ocasião patrão dizia você tá livre vou te dar a liberdade não quero se você me aceita eu continuo inclusive até no antigo testamento tem uma lei de Moisés que dizia que se um escravo quisesse se o patrão liberasse um escravo e o escravo quisesse permanecer com patrão então o patrão levava o escravo para porta pegava uma chave de fenda e furava a orelha do escravo né na madeira da porta e depois ele tava livre significa um escravo com a orelha furada significava que ele era um escravo voluntário ele.

    Quis ficar com o patrão o resto da sua da sua vida então havia essa possibilidade é de onde vem um antigo brinco né mas o ponto é que havia a escravidão voluntária Então esse esse é o primeiro ponto que a gente tem que entender que está por detrás do que Paulo está dizendo aqui uma pessoa podia se oferecer voluntariamente como escravo para servir algum patrão se o patrão quisesse então ele estava empregado e se.

    Tornava escravo daquela pessoa tem um segundo aspecto da escravidão que está por detrás aqui do que Paulo está falando que era a questão da exclusividade uma vez que você se tornava escravo de alguém você pertencia completamente ao seu dono todos os momentos da sua vida de escravo você não teria tempo livre para servir a outro patrão isso é meio estranho para nós aqui eu posso ter um emprego de manhã à.

    Tarde eu posso trabalhar no outro lugar e à noite eu posso tocar violino na orquestra Municipal de Goiânia posso ter três fazer três coisas diferentes mas o escravo no Império Romano ele era de dedicação exclusiva ao seu patrão todos os minutos do seu dia pertencia o seu patrão ele não tinha disponibilidade para servir a dois patrões por isso que Jesus Cristo disse aquela frase que se ficou famosa e virou provérbios um provérbio ninguém pode servir a dois.

    Senhores isso era resultante desse dessa característica do sistema de escravidão uma vez que você era escravo de alguém você não tinha disponibilidade para servir a outro patrão era aquele e somente aquele cada escravo tinha somente um patrão e a esse patrão ele dedicava sua vida seu tempo sua força seus esforços seu bem seus bem seu corpo tudo que tinha e era pertencia aquele patrão exclusivamente ele não podia ser demais ninguém são esses dois princípios.

    Que nós encontramos aqui por detrás do verso 16 onde Paulo Então faz a aplicação ele quer dizer o seguinte se você se oferecer ao pecado como sendo seu patrão você não vai ter disponibilidade para servir a Deus você vai servir ao pecado e você vai receber o salário do pecado que a morte Enquanto você for escravo do pecado você não tem tempo nem condição de servir a.

    Deus porque você já tem um patrão e o patrão é o pecado e o pecado vai lhe dar a sua recompensa que é a morte da mesma forma se você se oferece a Deus como escravo de Deus Deus será o seu patrão e você não terá disponibilidade para servir a outro patrão o pecado você vai levar sua vida como servo de Deus e de Deus você vai receber gratuitamente a vida eterna a justiça.

    Que são os dois resultados que Paulo coloca aqui então Vamos ler outra vez o verso 16 tendo agora todo esse pano de fundo em mente aí o verso vai ficar claro Paulo pergunta esse não sabeis é retórico né porque eles eram cidadãos Romanos os seus leitores certamente estavam bem familiarizados com isso é como estivesse assim vocês não se lembram né vocês não se lembram vocês não sabem que daquele a quem vos.

    Ofereceis como servos para obediência desse mesmo a quem obedeceis sois servos é aquele princípio que eu falei da Dedicação exclusiva você se oferece Você obedece e agora Paulo faz a aplicação seja do pecado para a morte ou seja se você se oferece ao pecado para obedecer o pecado você só pode servir ao pecado e no final você vai ganhar a morte seja da Obediência para a justiça ou você se oferece para obedecer a Deus e aí você.

    Vai servir somente a Deus e no final você vai receber a justiça justiça aqui é não somente a justificação o perdão de Pecados que Deus dá aquele que se oferece a ele mas também a justiça prática uma vida justa uma vida reta e Santa haste o pecado ele paga a morte é o salário que o pecado dá o seu escravo a morte aqui nesse mundo a morte espiritual e a morte é eterna que vem.

    Depois da morte física você percebe aqui dois pontos eu quero destacar dois pontos ainda aqui no verso 16 o primeiro deles é que Paulo enfatiza Paulo enfatiza que essa entrega ela é voluntária Note que ele diz aqui ele usa o verbo oferecer eu me ofereço Ou seja é uma atitude da minha parte é uma é uma ação minha eu me ofereço ao pecado é como se eu chegasse para o pecado e dissesse eu quero ser o seu escravo eu quero fazer a tua vontade.

    Pecado como é que você quer me usar use e use como você quiser e o pecado não diz a princípio mas no final você vai descobrindo quando chegar no fim do mês quando chegar ao contracheque você vai ver o que é que ele vai pagar tá dizendo aqui que o pecado vai pagar a morte é o seu contracheque no final do mês quando você se oferece ao pecado como sendo o seu patrão então é uma atitude voluntária de entrega mesma coisa com relação a Deus segundo ponto que eu queria que você notar se aqui o.

    Contraste que Paulo tá fazendo aqui no final do verso 16 é entre o pecado e a obediência ele diz você pode se oferecer ao pecado e aí Traz morte ou você pode se oferecer a obediência pressupõe-se que a obediência a Deus isso traz a justiça o que mostra que a essência do pecado é a desobediência O pecado é a desobediência Clara voluntária consciente sabida e conhecida.

    Alguma lei de Deus Ou seja quando a pessoa se entrega ao pecado ela não tá fazendo isso inocentemente ela tá fazendo isso como um ato de rebelião contra Deus porque como nós já dissemos a pessoa tem consciência do certo e do errado ela sabe o certo e o errado muito mais nós que vivemos num país Cristão onde temos acesso a Bíblia a palavra de Deus nós sabemos o que é o certo de errado portanto quando nós nos entregamos ao pecado como escravos nós.

    Estamos cometendo um ato de desobediência aquela verdade que já nos foi revelado que tá gravada no nosso coração um passo mais adiante Paulo agora Agradece a Deus que os seus leitores que Paulo pressupõe que são crentes verdadeiros Eles mudaram de senhor aqui no verso 1718 Paulo agradece a Deus porque os crentes em Roma antigamente eram escravos do pecado viviam debaixo.

    Da lei Mas agora eles foram libertos e são servos de Deus e eu queria ver com vocês então como é que isso aconteceu Paulo tá dando graças a Deus por isso e de que maneira ele explica essa mudança de escravos do pecado para escravos de Deus tá aí no verso 17 18 Vamos ler mais uma vez mas introduzindo o contraste né Graças a Deus porque outrora escravos do pecado.

    Contudo viestes a obedecer de coração a forma de doutrina a que fostes entregues e uma vez libertados do pecado fostes feitos servos da Justiça antes eles eram escravos do pecado antes de conhecerem a Jesus Mas agora eles foram feitos servos da justiça como é que isso aconteceu achei eu achei difícil contar essa mensagem saber por onde a gente entra.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=NYhYunoydQ4

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem