16. A Lei no Coração (Rm 2.12-16)

16. A Lei no Coração (Rm 2.12-16) Romanos 2 de 12 a 16 assim pois todos os que pecaram Sem Lei também Sem Lei perecerão e todos os que com lei pecaram mediante lei serão julgados porque os simples ouvidores da Lei não são justos diante de Deus mas os que praticam a lei onde ser justificados quando pois os gentios que não tem lei procedem por natureza de conformidade.

16. A Lei no Coração (Rm 2.12-16)

Com a lei não tendo leis servem eles de lei para si mesmos estes mostram a norma da Lei gravada no seu coração testemunhando-lhes também a consciência e os seus pensamentos mutuamente acusando-se ou defendendo-se no dia em que Deus por meio de Cristo Jesus julgar os segredos dos homens de conformidade com o meu evangelho até aqui a leitura da palavra de Deus vamos orar pedindo a iluminação do Espírito Santo para compreensão do que.

Está diante de nós pai nós pedimos que ter o Benito espírito nos conduza passo a passo na compreensão daquilo que o teu servo inspirado registrou conforme a tua vontade nós pedimos não somente compreensão intelectual mas Pedimos que o nosso coração também se mova que a nossa vontade seja inclinada a fazer o que tu demandas de nós ajuda nos a compreender os mistérios aqui revelados a Deus a entender aquilo que o senhor.

Tem preparado para os que são teus mas também contemplar a seriedade do julgamento que se aproxima do juízo que se a vizinha a cada dia fala ao coração de cada pessoa que presente de acordo com a necessidade é o que Te pedimos em nome de Jesus amém amém queridos na última mensagem Nós expusemos o que Paulo aqui registrou a respeito do dia do juízo de Deus esse dia que está para vir sobre toda a.

Humanidade é o que nós vimos do verso 6 até o verso 11 o objetivo de Paulo aqui nessa passagem nessa parte da carta é demonstrar a condenação de toda a raça humana ele começa mostrando primeiro que os pagãos gentios aqueles não juDeus que nunca ouviram a lei de Moisés nunca ouviram o nome de Deus eles estão condenados estão.

Condenados a perecer por conta dos seus pecados mas não somente eles os juDeus também e qualquer outra pessoa sob a face ou sobre a face da terra todos estão debaixo da condenação de Deus Deus haverá de julgar no dia do juízo as pessoas de acordo com o que elas fizeram de acordo com o procedimento delas tanto o gentios os pagãos que nunca ouviram ou.

Não receberam a lei de Moisés como também os juDeus que receberam essa lei e a razão é assim que Paulo termina a passagem que nós estudamos na vez anterior a razão é verso 11 porque para com Deus não há acepção de pessoas ou seja o juízo será absolutamente Imparcial Deus vai julgar não de acordo com a declaração da pessoa não de acordo com aquilo que a pessoa professa mas.

Deus vai julgar de acordo com o procedimento de acordo com as obras as decisões as escolhas os pensamentos A maneira de viver dessas pessoas e a razão é essa porque Deus é justo e para com ele não há acepção de pessoas é aqui que um judeu levanta a mão Posso fazer uma pergunta Paulo de esporte mas como é que Deus pode ser justo no dia do juízo Porque os juDeus receberam a lei os juDeus sabem o.

Que fazer para agradar a Deus mas O Pagão os gentios aqueles povos que vivem naqueles locais distantes onde nunca chegou para eles a lei de Deus a revelação que Deus deu a Israel como é que Deus vai julgá-los então como é que Deus vai ser justo no dia do juízo porque tem dois grupos na humanidade tem o grupo que conhece a lei de Deus o antigo testamento que são os juDeus e tem um grupo que não conhece então esse.

Grupo que conhece a lei ele tem uma vantagem sobre os pagãos porque porque eles sabem do que é que Deus gosta eles sabem como agradar a Deus então como é que vai ser justo no dia do juízo como você pode dizer que Deus não fará acepção de pessoas ou que o seu julgamento será perfeito aqui Paulo então responde a essa indagação ele vai dizer que Deus é absolutamente justo e que ele vai julgar as pessoas de acordo com o conhecimento.

Que essas pessoas têm e esse conhecimento ele é dado na forma da Lei como nós veremos aqui deixe-me antes de entrar nos dois pontos centrais aqui do que Paulo está dizendo explicar um pouquinho o que é a lei o nosso Deus é um Deus santo ele é o criador dos céus e da terra ele é onipotente onipresente onisciente ele é imutável no seu ser ele é perfeito em.

Todas as suas obras justo em todos os seus caminhos e esse Deus ele tem uma vontade ele tem uma vontade e essa vontade é expressa naquilo que nós conhecemos como os dez mandamentos que foi a lei de Deus escrita dada ao povo de Israel através de Moisés então eu sei que Deus é um Deus que zela pela sua pessoa e pelo seu nome porque na lei tá dizendo que eu não devo tomar o nome dele em vão e que eu não devo adorar outros Deuses a não ser a ele.

Veja Também, Vai te Interessar:

    Eu sei pela lei que esse Deus é um Deus que estruturou a sociedade humana com

    Base em hierarquias e autoridade porque ele manda que os filhos obedeçam seus pais eu sei que esse Deus valoriza o casamento e ele estabeleceu famílias tanto é que ele proíbe que eu traia a minha mulher ou que a mulher Traia o seu marido é um Deus que deu coisas boas para a humanidade e para que nós pudéssemos desfrutar delas eu sei.

    Disso porque ele disse não furtarás não tiro o que era o seu próximo eu sei também que Deus é um Deus que nos ama e que zela pela nossa reputação e pelo nosso nome porque na lei tá dizendo assim não diga mentira contra o seu próximo então a lei de Deus é a expressão de quem Deus é da sua santidade do seu amor da sua misericórdia do que aquele gosta do que que ele não gosta e portanto é a lei que vai servir de base para o Juízo Final Deus vai julgar as nossas atitudes de.

    Acordo com a sua lei se nós fizemos o que essa lei manda ou deixamos de fazer se nós fizemos o que ou se deixamos de fazer ou se fizemos aquilo que ela proíbe ele vai nos julgar de acordo com isso Portanto o julgamento dele será imparcial a questão é que alguns povos algumas pessoas receberam uma revelação mais clara da lei de Deus como os juDeus que a receberam de forma escrita e detalhada enquanto que os amonitas os moabitas os.

    Egípcios os mesopotamos e os assírios os métodos os persas todos os povos da antiguidade eles não receberam essa lei Então essa é a grande questão como é que Deus vai julgar o mundo se ele vai usar lei como base então de que forma ele pode ser justo já que uma parte da humanidade recebeu a lei com clareza e outra não Paulo responde aqui em primeiro lugar que Deus de fato vai julgar as pessoas de acordo com o conhecimento Que Elas.

    Tiveram é o que nós lemos aí no verso 12 assim pois o pois aqui conecta conversa anterior onde Paulo disse que para com Deus não há acepção de pessoas se para com Deus não há acepção de pessoas portanto todos os que pecaram Sem Lei sem leis serão julgados e serão condenados Ou seja no dia do juízo a situação do Pagão é de que ele vai ser julgado por Deus.

    Sem a lei de Moisés sem a lei de Moisés enquanto que final do verso 12 todos os que com a lei pecaram no caso os juDeus porque receberam além pela lei serão julgados Então essa é a primeira resposta do apóstolo Paulo Deus no dia do juízo ele julgará cada um de acordo com a luz que recebeu ele não vai cobrar dos gentios e dos pagãos o conhecimento da lei de Moisés Mas quem teve o conhecimento ali de Moisés será julgada por ele.

    Veja como ele desenvolve isso aqui em primeiro lugar a situação do gentios Não é a primeira parte do verso 12 todos os que pecaram sem lei como é que a gente pode falar de Pecado Sem Lei todos os que pecaram Sem Lei mas como pode haver pecado senão a lei Paulo já tinha falado antes de que os pagãos eles têm conhecimento da existência de Deus e que esse Deus está irado porque eles os pagãos os gentios Esses povos distantes.

    Perverteram e rejeitaram a revelação que Deus fez de si mesmo capítulo um verso 18 A Ira de Deus se revela do céu no verso 20 os atributos invisíveis de Deus seu eterno poder e a sua divindade claramente se reconhecem desde o princípio do mundo sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas Capítulo 1 verso 32 eles conhecem a sentença de Deus de que são passíveis de morte os que essas coisas praticam ou seja mesmo que os gentios Eles não.

    Têm uma lei de Moisés Mas eles têm um conhecimento básico inato a eles que vem da natureza de que existe um Deus que esse Deus é santo ele não é a natureza ele existe antes da natureza Ele criou todas as coisas e portanto ele tem que ser adorado nós temos que viver para ele e agradecer a ele todas as coisas e isso Esses povos não fizeram então eles pecaram não contra a lei de Moisés Mas eles pecaram contra a consciência e contra o conhecimento de Deus que está no coração deles e que brilha o nosso.

    Redor na natureza então no dia do juízo Quando Deus julgar os pagãos Deus não vai dizer assim por que que você não

    Guardou os dez mandamentos dez mandamentos que é isso Deus não vai fazer isso Deus vai dizer assim você sabia que eu existo e você sabia que eu sou o criador de todas as coisas por que que você se curvou diante de aves quadrúpedes e de répteis Por que que você fez falsos Deuses na sua consciência está gravado de que eu sou.

    Um Deus Santo e que eu não posso ser confundido com você e com as coisas criadas Mas então por que que você nunca me deu graça Por que que você nunca me procurou e nunca me adorou Deus vai julgar nessa base os que e pelo resultado e pelo que Paulo está dizendo aqui o resultado é que nenhum deles vai se salvar Leia o verso de novo todos os que pecaram Sem Lei também Sem Lei perecerão eles perecerão perecer aqui significa ser excluídos da.

    Presença de Deus condenados ao Sofrimento Eterno porque eles rejeitaram essa essa revelação e esse conhecimento que Deus deu para eles na consciência e na natureza ou seja Deus é justo ele não vai cobrar daquela pessoa ele não vai julgar aquela pessoa com base naquilo que a pessoa não sabia já o caso dos juDeus é diferente ainda no verso 12 final do verso 12 todos os que com lei pecaram mediante a lei serão julgados os juDeus receberam a lei de Deus de forma escrita através de Moisés.

    Que deu não somente os dez mandamentos mas uma série de outras leis que refletiam o caráter santo de Deus e também o seu querer e a sua vontade mas o que é que os juDeus fizeram eles quebraram não somente os dez mandamentos mas todos os outros eles desobedeceram a lei de Deus eles pecaram debaixo da lei ele sabiam que estavam fazendo errado e assim mesmo fizeram quebraram a lei de Deus por isso o apóstolo Paulo diz aqui eles serão julgados pela lei no dia do juízo Deus.

    Vai chegar para os judeu e vai dizer assim você sabia que está escrito não adulterarás mas você adulterou você sabia que está escrito não cobiçarás a casa do teu próximo mas você começou você sabia isso você sabia isso e você sabia isso e você não fez nenhuma das coisas que está escrita na lei que eu dei através do meu servo Moisés para O Pagão Deus não vai falar de Moisés mas para o judeu o critério do julgamento será a lei Em ambos os casos Em ambos os casos nenhum pagãos e nem juDeus serão salvos porque tanto um Gentil O Pagão.

    Não anda de acordo com com a luz que ele recebeu como também os juDeus não obedecem a lei de da lei de Deus perfeitamente então gentios e juDeus no dia do juízo serão julgados com justiça por Deus com base na luz que receberam mas o veredito vai ser o mesmo eles estão condenados eles estão condenados eles haverão de perecer porque eles não viveram de acordo com a luz que eles receberam é isso que vai acontecer no dia do julgamento.

    Aqui eu queria é só lembrar vocês que o que nós temos aqui nos versos 14 15 são uma espécie de parênteses do apóstolo Paulo em que ele explica alguma coisa que ele vai dizer no verso 13 Tá certo então quando a gente terminar o verso 13 vamos pular imediatamente para o 16 eu até aqui na minha Bíblia já coloquei um quadradinho né ao redor dos versos 14 15 porque eles são mais ou menos uma explicação que Paulo coloca no.

    Meio do seu raciocínio alguém a essa altura aqui depois do que Paulo falou no verso 12 não é todos os que pecaram Sem Lei também Sem Lei e perecerão e todos os com leis pecaram mediante a lei serão julgados eles vão dizer então mas espera aí Paulo você tá dizendo que por que que Deus deu a lei então primeiro essa pessoa né levantou a questão da justiça de Deus no dia do julgamento porque uns receberam a lei e outro não Paulo resolveu isso aí Dizendo.

    Que Deus vai julgar de acordo com que cada não recebeu mas espera aí Paulo Então por que que Deus deu a lei se no dia do juízo tanto os juDeus Como os não os juDeus que não receberam a lei serão condenados do mesmo jeito Paulo responde é porque Deus vai julgar de acordo com o procedimento e não de acordo com o privilégio que cada um teve porque verso 13 os simples ouvidores da Lei não são justos diante de Deus mas os que praticam a lei onde se justificados.

    Os juDeus se gloriavam de ter recebido a lei de Deus e todos os sábados eles escutavam a lei sendo lida na sinagoga havia um ritual impressionante a lei ela era escrita em papiros e guardada no armário e quando começava o culto na sinagoga do sábado os homens entravam sentavam tinha todo um liturgia toda uma recitação as mulheres não participavam do culto elas ficavam numa espécie de galeria das.

    Mulheres observando o culto acontecer e então se levantava o assistente da Sinagoga e até o armário tirava a lei abria a lei diante do Povo recitando Israel o Senhor teu Deus é o único senhor e Lia a passagem do dia Jesus se aproveitou disso várias vezes os Evangelhos nos contam como ele entrava nas sinagogas e se levantava para ler e explicar a palavra de Deus o assistente Lia é o trecho fechava o rolo.

    Guardava o Rabino Então se sentava e começava a explicar o que tinha sido lido para o povo isso acontecia todo sábado e O Judeu considerava que ouvir a lei sendo lida e explicada era alguma coisa meritória alguns rabinos que cujos escritos foram registrados a partir do século terceiro depois que o templo foi destruído pelos Romanos no século Primeiro eles disseram que ouvir a lei é que vale a oferecer sacrifícios já que.

    Os juDeus não tinham mais Como oferecer sacrifícios porque o templo havia sido destruído eles alternaram para assinar goga e disseram que a leitura da Lei ouvir a lei era Salvador tanto quanto oferecer sacrifícios no templo de Salomão Paulo está combatendo exatamente isso aqui no verso 3 ele diz os simples ouvidores da lei que são os juDeus eles não são justos diante de Deus mas os que praticam a lei hão de ser justificados a lei foi dada não para ser ouvida somente.

    Ouvir é o primeiro passo mas ela não foi dada somente para isso mas ela foi dada para ser ouvida compreendida e praticada e se houvesse o caso de alguém que pudesse praticar completamente todos os mandamentos não há Paulo está falando de hipoteticamente Seguindo aqui o raciocínio dos juDeus essa pessoa seria justificada diante de Deus mas não existe essa pessoa Paulo está aqui dizendo para os JuDeus o fato de vocês terem recebido a lei e vocês lerem essa lei todos os sábados na sinagoga não coloca você em vantagem diante das outras pessoas.

    É o que nós queremos também Dizer para vocês nessa noite o fato de que nós vimos a igreja a igreja frequentamos uma igreja e todo domingo escutamos sermões lemos a palavra de Deus e cantamos os louvores de Deus não nos coloca em vantagem diante de ninguém a não ser que o juízo vai ser mais Severo sobre nós ou seja quem que vai receber o menor juízo O Pagão ignorante depois os judeu e terceiro evangelho porque é o que tem mais luz é o que recebeu mais é o que ouviu mais sabe mais tem um novo.

    Testamento judeu só tinha um antigo se Deus vai julgar de acordo com o que cada um recebeu então nós estamos lá embaixo da cadeia alimentar nós vamos ser aqueles que receberão a pior dose e o julgamento mais Severo então o fato de que você tá todo domingo frequentando uma igreja escutando sermões e pregações e a palavra de Deus não lhe coloca em vantagem nenhuma com relação aos outros ao contrário só aumenta a sua responsabilidade porque no dia do juízo Deus vai lhe julgar de acordo com a luz que você recebeu e.

    Todos os sermões que você escutou todas as advertências que foram proferidas aos seus ouvidos todos os alertas que foram dados todos os convites que foram feitos tudo isso era trazido no dia em que você tiver diante do juiz dos livros e dos Mortos Jesus Cristo Então os simples ouvidores da Lei eles não são justos diante de Deus mas aqueles que praticam aqueles que ouvem que creem que se arrependem e que andam no caminho de Deus Essa é a resposta de Paulo e aqui.

    Nós queremos pular imediatamente para o verso 16 porque a sequência correta é essa verso 12 e 13 e aí verso 16 porque os versos 14 e 15 é uma espécie de parênteses Então vamos seguir a lógica do texto no verso 12 Paulo diz Quem pecou Quem pecou Sem Lei vai ser julgado sem lei e Quem pegou com lei vai ser julgado pela lei no verso 13 ele diz quem tem a lei não tem vantagem porque só ouvir não adianta tem que praticar verso 16 No Dia Em Que Deus por.

    Meio de Jesus Cristo julgar os segredos dos homens de conformidade com o meu evangelho ou seja naquele dia Deus vai julgar com justiça usando esse critério ele diz quatro coisas aqui no verso 16 a respeito do juízo de Deus o primeiro é que esse juízo será por meio de Jesus Cristo Por que que Deus entregou o dia do juízo nas mãos de Jesus Cristo para que a raça humana não diga assim não é justo eu ser julgado por um anjo ou não é justo eu ser julgado por ti ó.

    Deus porque o senhor não tem ideia do que é que eu passo o senhor tá aí na glória o senhor eterno o senhor é Espírito O senhor não tem paixões como eu tenho o senhor não tem necessidades como eu tenho então se eu senta no trono para me julgar resposta de Paulo não mas espera aí quem vai me julgar é um homem igual a nós Jesus Cristo ele que se fez carne habitou entre nós a subiu a natureza a ele Deus entregou todo o juízes exatamente para que você Não questione a integridade do juiz.

    Porque um de nós que vai nos julgar um membro da raça humana ele se sentará no trono e julgará com justiça segunda coisa que Paulo diz é que naquele dia serão julgados Os Segredos dos homens aquilo que nós não vemos aquilo que nós não assistimos aquilo que nós não ouvimos mas que Deus conhece perfeitamente naquele dia tudo virá à tona talvez Paulo aqui esteja se referindo ao moralista que ele já criticou aqui nos.

    Versos de um a quatro aqueles que ficam condenando os outros mas na verdade praticam as mesmas coisas que condenam não parecem Porque tem uma capa de piedade de religião mas no dia do juízo os segredos serão manifestos e nós teremos muitas surpresas Cristo haverá de julgar estes Segredos naquele dia também os que praticam a lei serão justificados e os que não praticam serão condenados nós já explicamos da mensagem anterior que Paulo está aqui se referindo Paulo não está ensinando salvação pelas obras.

    Mas ele está ensinando que uma pessoa que é salva pela fé em Cristo Jesus ela anda de acordo com a vontade de Deus ela quer obedecer a Deus ela quer viver de acordo com os ditames da lei de Deus enquanto que aquele que não teme a Deus de todo o coração não crer em Jesus Cristo ele vai de fato viver de acordo com as paixões da carne e isso Paulo disse no final do verso 16 está de conformidade com o meu evangelho.

    Ou seja de acordo com a mensagem que eu prego não é que Paulo tem um evangelho diferente dos outros Apóstolos mas é que as pessoas estavam criticando Paulo de que ele nós vamos ver isso mais adiante no decorrer da carta de que ele pregava um evangelho água com açúcar porque Paulo ensinava que a salvação é pela graça pela fé em Cristo Jesus e não pela lei Mas Paulo tá dizendo o meu Evangelho não tá excluindo a lei tá colocando a lei no seu devido lugar ela vai ser a referência no dia do juízo para Deus julgar e.

    Avaliar a conduta de cada um e ao dizer isso Paulo sente a necessidade de explicar alguma coisa alguns acham que o que aconteceu aqui foi o seguinte Paulo na verdade não escreveu a carta aos romanos como vocês sabem não é no final da carta tá dito que quem escreveu foi Tércio verso 22 do Capítulo 16 eu Tércio que escrevi essa carta vos Saúdo no Senhor então às vezes a gente fica imaginando Paulo sentado no gabinete não é e com um.

    Monte de pergaminho e ele né pensando e escrevendo ali eu queria dar um outro quadro para você Paulo andando de um lado para outro pensando e teste o secretário dele escrevendo né e Paulo né falando teste agora isso aí né Aí ele disse teste vamos lá todos os que serem versos 2 pecaram Sem Lei também parecerão é isso mesmo e todos Sem Lei com a lei pecaram mediante a lei serão julgados escreveu.

    Eita escrevi escrevi pau Diz aí ó porque os simples ouvidores da Lei eles não são jus diante de Deus pegou peguei tá escrito aí isso aí verso 16 do dia em que Deus por meio de Cristo vai julgar os segredos dos Evangelhos Desculpem os segredos dos homens ficam andado com o meu evangelho pegou isso aí peguei Paulo você errou na frase mas eu Consertei aqui é tudo bem agora mas espera aí do jeito que eu tá aqui tá dando a impressão que o Gentil não tem lei teste coloca volta aí volta aí para o verso 13 e entre o verso 13 e o verso 16 coloca o.

    Que eu vou dizer porque parece que deu a impressão que os gentios não tem lei Mas eles têm e eu vou explicar isso aí escreve aí então foi mais ou menos assim nós imaginamos os estudiosos imaginam é que Paulo escreveu eh a carta aos romanos bem como as demais outras cartas ele tinha manuenses ou secretários né Que tomavam nota aquilo que ele falava e ele depois é claro fazia uma revisão completa de tudo aquilo que ele havia.

    Dito e o que é que Paulo queria acrescentar aqui na explicação que ele disse que no dia do juízo Deus vai julgar de acordo com a luz de cada um ele quer dizer que os gentios tem lei Olha que declaração extraordinária do verso 14 até o verso 15 os gentios tem lei e eles serão julgados de acordo com essa lei veja o verso 14 quando pois o gentios que não tem lei procedem por natureza de conformidade com a lei não tendo lei.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=q791GYcoX8Q

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem