01. Como tudo começou (At 1.1-5)

01. Como tudo começou (At 1.1-5) Queridos vamos abrir a palavra de Deus no livro de Atos dos Apóstolos Capítulo primeiro Vamos ouvir a leitura do verso primeiro até o verso 5 Atos Capítulo 1 de 1 a 5 escrevi o primeiro livro O Teófilo relatando todas as coisas que Jesus começou a fazer e a ensinar até o dia em que foi elevadas alturas depois de a verdade o mandamentos por meio do Espírito Santo aos Apóstolos que tinham escolhido depois de ter parecido Jesus.

01. Como tudo começou (At 1.1-5)

Se apresentou vivo a seus Apóstolos com muitas provas incontestáveis aparecendo-lhes durante 40 dias e falando das coisas relacionadas com o Reino de Deus e comendo com eles deu-lhes esta ordem não se afastem de Jerusalém mas esperem a promessa do pai a qual Vocês ouviram de mim porque João na verdade batizou com água mas vocês serão batizados com Espírito Santo depois de poucos dias até aqui queridos vamos orar mais uma.

Vez pedimos pai que o Senhor nos conforte o coração com os cânticos que nós acabamos de entoar para o louvor da tua glória pedimos também que nos deis entendimento agora quando iniciamos essa jornada desse livro maravilhoso que o Senhor nos deu no Canon das escrituras E pedimos iluminação discernimento sabedoria para aplicar a nossa vida é o que pedimos em nome de Jesus amém.

Irmãos nós estamos iniciando hoje uma série de mensagens no livro de Atos nosso objetivo é cobrir todos os seus 28 capítulos e o propósito é entender o sentido dele que é que ele representou quando ele primeiro foi escrito a dois mil anos atrás e qual a mensagem para o dia de hoje Como manda a boa Como manda lógica é importante que nós comecemos com questões introdutórias ao livro Então.

Hoje à noite vai ser mais um tom de aula vamos fazer de conta que estamos todos na no seminário no Instituto bíblico ou na escola de teologia e nós vamos estudar as coisas mais importantes referentes a introdução ao livro de Atos porque isso vai nos ajudar uma vez que a gente lança o responde lance fundamento e responde essas perguntas cruciais então é fácil você construir em cima do.

Livro Uma vez que a gente sabe o que o que é o livro Diários o que é que ele tá fazendo aqui na Bíblia e para que que ele foi dado então eu peço a sua atenção porque nós temos aqui cerca de 10 questões relacionadas com o conhecimento do livro que nós iremos abordar nessa noite o primeiro deles é a importância do livro vocês têm conhecimento de que esse não é o único livro de história que foi escrito durante o início da igreja cristã mas outros livros que não esse.

Eles foram considerados como Apócrifos eram livros que cuja autoria ninguém sabia ao certo ou então eram livros que foram escritos com o nome de alguma personagem bíblica importante por exemplo os atos de Paulo ninguém sabe quem escreveu e evidentemente era um livro que foi da Imaginação de alguém então diante os vários livros de história da igreja ou história das personagens do novo.

Testamento que surgiram no primeiro século na verdade eles aparecem mais no segundo século a Igreja Cristã entendeu que esse aqui é que era inspirado por Deus não menos porque foi escrito por alguém que era companheiro de dois dos principais Apóstolos que era exatamente Pedro e Paulo então considerando a proximidade Apostólica de quem escreveu esse livro ele foi recebido no cano como sendo.

Inspirado como sendo a palavra de Deus para nós Portanto ele tem uma importância muito grande que pode ser resumida da seguinte maneira primeiro ele continua a narrativa do Evangelho de Lucas quem escreveu esse livro ele na verdade escreveu uma obra dupla a gente tem que lembrar disso quando foi estudar atos que ele é o segundo volume de uma obra de dois primeiro volume é o Evangelho de Lucas e o segundo é a sequência é a sequência do Evangelho de Lucas enquanto.

Que o Evangelho de Lucas traça a história de Jesus Cristo o livro de Atos traça a história dos seus discípulos e a gente sempre deve lembrar essa sequência E como tá o livro de Atos ele traça a história do cristianismo Desde A Ressurreição de Cristo até a época em que o apóstolo Paulo estava em Roma preso mas ainda pregando o evangelho desimpedidamente que Atos Capítulo 28.

Verso 31 que é o último Versículo esse é o único livro do Novo Testamento que pode ser chamado de histórico e ele narra o progresso da igreja liderada pelos Apóstolos em levar o evangelho de Cristo ao mundo ele pode ser considerado como o primeiro livro de história da igreja cristã mas adiante muito importante também para nós para o conhecimento dos princípios que é a história eclesiástica escrita por Eusébio no século quarto.

Mas Eusébio em grande parte imitou o estilo de atos e é claro não era inspirado por Deus portanto esse livro é único no entre os livros do Antigo Testamento também exclusividade dele ou a importância dele reside no fato de que ele faz uma ponte entre as cartas e os Evangelhos porque ele fornece o contexto histórico e geográfico tanto das cartas quanto dos.

Veja Também, Vai te Interessar:

    Evangelhos especialmente as cartas escritas pelo Apóstolo Paulo sem um livro de Atos pouco nós saberíamos a

    Respeito do ministério de Pedro do ministério de Paulo e nem do contexto em que o restante da literatura do Novo Testamento foi produzido por isso que uma regra muito boa para os pregadores e estudiosos é quando você for estudar uma carta ou um evangelho procure localizá-lo historicamente geograficamente através do de Atos porque isso dá o pano de.

    Fundo isso ajuda a gente a entender melhor o porquê daquela carta tem sido escrita quando ela foi escrita a quem ela foi destinada e assim por diante geograficamente o livro de Atos tem um movimento ele se inicia lá em Jerusalém e termina passa pela Palestina até Roma quero centro político do império então há um movimento na história muita coisa aconteceu no primeiro século é óbvio o livro de Atos Ele toma evento e selecionados ele ele não se pretende nem.

    Poderia ser um livro exaustivo de história da igreja mas ele está interessado em narrar o desenvolvimento geográfico como a igreja cumpriu aquilo que Jesus mandou começando em Jerusalém vocês vão até os confins da terra anunciando o evangelho livro de Atos ele tem como objetivo mostrar como os discípulos fizeram isso então ele tem um movimento geográfico começa em Jerusalém Ele termina em Roma que era exatamente aquilo que Jesus queria que os.

    Discípulos pregassem historicamente o livro de Atos cobre um período muito curto a história relatada aqui é dos 30 primeiros anos do cristianismo dependendo da datação Exata talvez é 29 ou 32 anos mas em torno de 30 anos que não é muito mas é o período que ele cobre os primeiros 30 anos da história da igreja cristã e teologicamente ele funciona como uma ponte entre a Igreja Apostólica a primeira igreja cristã e a.

    Igreja de todas as épocas e aqui eu tenho um ponto que é muito importante o livro de Atos ele vai narrar esses 30 anos que ele cobre nesse movimento de Jerusalém para Roma é um período específico e único na história da igreja porque marca a transição do antigo testamento para o novo Quando o evangelho Deixa de ser exclusividade da Nação de Israel e passa a ser o evangelho para todas as nações e Deus levantou um grupo um único de.

    Pessoas para administrar essa transição que foram os apóstolos e isso foi feito não é podemos dizer que mais ou menos termina quando a capital do império é alcançado porque ali está o apóstolo Paulo que Deus levantou exatamente para cumprir isso aí portanto a gente precisa ter cuidado em não normatizar os eventos que são narrados no livro de Atos porque tem coisas ali que são pertinentes aquele momento único como por exemplo a.

    Existência de Apóstolos a existência de apóstolo se justifica Exatamente porque era necessário que Deus levantasse um time de pessoas inspiradas por ele com autoridade dada por ele capazes de fazer sinais e prodígios iguais a de Jesus Cristo com habilidade para escrever as escrituras e assim fazer essa administração uma vez que ela foi feita É desnecessário a presença de Apóstolos hoje então se você disser.

    Assim eu quero Apóstolo tem Apóstolos hoje porque no livro de Atos tinha Apóstolos sim mas no livro de Atos também eles vendiam todas as coisas na igreja de Jerusalém vender todo mundo vendeu os bens as propriedades e deu para os pobres você faz isso também então tem muita coisa no livro de Atos que vai ser difícil você querer implementar hoje então nós precisamos ler dentro do contexto e dentro do propósito do escopo do livro Uma vez que ele relata esse período que é um período é único um período exclusivo por outro.

    Lado e aqui eu preciso trazer a balança para o equilíbrio o livro de Atos contém princípios permanentes da ação de Deus que devem servir como referencial para a igreja de todas as épocas ali nós encontramos o espírito santo levantando pessoas capacitando pessoas convertendo Multidões ali nós vemos as igrejas em comunhão as igrejas enviando missionários ali nós vemos os missionários chegando nas cidades iniciando o trabalho pregando em praça pública São princípios no crescimento da.

    Igreja princípios da organização da igreja a gente vê o apóstolo Paulo nas igrejas que ele fundava

    Nomeando o elegendo presbíteros e diáconos para poder dar continuidade ao seu trabalho falando para a gente do princípio importante do discipulado então nós podemos mesmo que atos se ocupe com um período específico da história da igreja ainda assim Deus nos ensina através de narrativas e há muitos princípios da ação de Deus válidos universalmente e eternamente que podem.

    Ser tirados do livro de arte senão não valia nem a pena a gente estudar o livro de Atos se porque ele trata de um período específico da história da igreja não tem nenhuma validade para nós hoje estamos fazendo o que aqui eu posso ler apenas por curiosidade né para saber como foi que tudo começou Mas se não tiver aplicação para nós se não pudermos tirar alguma implicação para nós nosso tempo aqui tá sendo perdido Então por um lado a gente tem que ter cautela para discernir aquilo que é exclusivo daquele período e que está associado com o ministério apostólico e.

    Segundo sabedoria para ver os princípios que Deus ali nos ensina através da narrativa de como o senhor Jesus usando aquela igreja abençoou milhares e milhares de pessoas nos 30 primeiros anos depois da sua morte depois que ele subiu aos céus muito bem isso aqui é sobre a importância do livro de Atos segundo lugar Como eu disse um só 10 pontos né acabamos o primeiro vamos para o segundo O primeiro é o maior.

    Uma curiosidade a respeito do título do livro que também tem tudo a ver com o conteúdo dele como vocês sabem o título Atos dos Apóstolos ele foi dado pela igreja e não por Lucas o livro não tem título a obra no original no grego ela vem sentido mas num certo sentido esse título Atos dos Apóstolos ele não é muito acurado ele não é muito preciso porque atos não.

    Pretende dar um relato detalhado da atividade dos 12 apóstolos de Jesus Cristo depois que ele subiu aos céus na sua ressurreição Porque além do apóstolo Paulo só três Apóstolos são mencionados na verdade é São João o apóstolo João que aparece no livro de Atos como uma figura silenciosa ele não dá um pio no livro de Atos Tiago que é morto é o primeiro a morrer é o primeiro marketing e logo desaparece de cena e Pedro que sai da narrativa no.

    Capítulo 12 Pedro só aparece de uma 12 do Capítulo 12 em diante quem aparece é o apóstolo Paulo quem aparece o apóstolo Paulo então Atos dos Apóstolos não é um título exatamente correto porque Lucas selecionou alguns Apóstolos e dentre eles dois têm as suas atividades e os seus sermões narrados que são Pedro com alguns sermões escritos por Lucas e Paulo também com alguns sermões escritos por Lucas descritos por Lucas aqui registrados.

    Aqui e também suas obras e suas atividades missionárias por isso que algumas pessoas uma vez que atos se concentra nas atividades missionárias de Pedro na primeira parte do livro e nas atividades missionárias de Paulo na segunda parte do livro alguns então acham que seria melhor o título os atos do senhor ressurreto ou os atos do Espírito Santo porque o que o autor do livro de Atos pretende amarrar as atividades dessas principais figuras do cristianismo primitivo que foi exatamente que foram.

    Cilindro e Paulo agora vamos pensar um pouquinho já citei que o autor é Lucas vamos pensar um pouquinho a respeito da autoria do livro de Atos é como eu disse tanto o evangelho quanto o livro de história que se segue depois chamado de Atos eles são anônimos Eles não vieram com o nome do autor como bem como os demais evangélicos Eles não têm o nome do autor então nós sabemos que foi Lucas o médico amado por algumas por algumas.

    Dicas que nós temos no Novo Testamento primeiro nós sabemos que tinha um companheiro de Paulo chamado Lucas que ele era grego e que ele era médico Nós lemos em Colossenses 4 14 Paulo dizendo Lucas o médico amado e também Demas mandam saudações segundo a Timóteo 4:11 Paulo diz somente Lucas está comigo Filemon 24 é Paulo cita é páfras Marcos aristarco Demas e Lucas como seus colaboradores nós vemos que no.

    Livro de Atos vários eventos que são narrados na sua segunda parte são narrados na primeira pessoa do plural nós a narrativa vai assim Paulo e os seus companheiros foram para cidade de tal e quando chegaram lá nós começamos a pregar o Evangelho assim Opa o que é que isso significa que Quem escreveu o livro de Atos se juntou a equipe de Paulo naquela cidade Então essas sessões nós são várias se você quiser anotar depois.

    Atos 16 10 atos 25 atos 21:1 atos 27 1 ano você pode ver no vídeo depois essas passagens são as chamadas sessões nós onde o autor se inclui na narrativa aí quando você compara os locais onde esse cidadão se inclui na narrativa com as cartas que Paulo escreve onde Lucas é mencionado o médico amado e você então percebe que o livro de Atos só poderia.

    Ter sido escrito por alguém de grande cultura e conhecimento você por eliminação chega no nome de Lucas ele era o único dos companheiros de Paulo que estava com ele na época em que a sessão nós começa e que teria a capacidade para escrever um livro com tanta erudição aliás é o grego desse livro é um dos melhores do novo testamento então era uma pessoa extremamente capaz então Lucas o médico amado é a pessoa que se encaixa nessa descrição Além disso.

    Nós temos o testemunho isso aqui é o que a gente chama de testemunho interno né Nós temos também o testemunho a externo o cano muratório que é a primeira lista dos livros canônicos do novo testamento e que data de 170 depois de Cristo já traz a seguinte declaração Lucas é o autor do evangelho e de atos de todos os apóstolos isso já no final no início final do século segundo que quando aparece as primeiras listas de livros.

    Canônicos Irineu um pai da igreja que escreveu no ano 180 se referindo atos como sendo a obra escrita por Lucas e Eusébio Historiador que eu já mencionei escreveu sua obra em 325 na sua história eclesiástica ele apresenta uma série de fontes que apoiam a autoria de Lucas então para nós que recebemos estas evidências como sendo certas não há dúvidas de quem escreveu imediatos foi um companheiro de Paulo.

    Que o acompanhou em várias viagens provavelmente um discípulo de Paulo a gente não sabe quando ele se converte mas ele era grego uma pessoa extremamente culta e é ele quem escreve estava com Paulo na prisão lá no final de na prisão relatada aí no final do livro em Roma e é provavelmente então o autor desse livro que nós temos aqui ele aí a gente pergunta como é que ele então sabia de tudo que ele sabe aqui.

    Porque o livro é muito rico tem muita informação de muita gente de muitos lugares Quais são as fontes que Lucas usou bom na segunda parte não é difícil ele presenciou grande parte dos eventos né que ele narra na primeira pessoa do plural nós ele foi companheiro de Paulo e de Paulo com certeza aprendeu e ouviu tudo relacionado com a história do apóstolo que tá narrado aqui a partir da desde a conversão dele até a prisão dele.

    Certamente Lucas deve em Paulo ele tinha a fonte principal de informações para a segunda parte e para a primeira parte a gente recorre ao início do Evangelho de Lucas onde ele diz que ele começou a escrever fazendo uma pesquisa detalhada conversando com testemunhas oculares provavelmente ele consultou Fontes orais Fontes escritas que já circulavam naquela altura ele era um pesquisador e ele saiu se informando com.

    Um se informando com o outro ele tinha acesso aos Apóstolos conforme nós vamos ver aqui então ele teve Fontes escritas e que ele menciona no início do Evangelho de Lucas e fontes orais também fora o seu próprio testemunho então era uma pessoa que estava bem informada pesquisou essa obra que ele escreveu e nos deu essa riqueza de conhecimento que é esse livro extraordinário uma questão aqui vamos para quinta questão é que é também uma questão muito interessante é a quem Esse livro foi.

    Destinado pense bem escrever livros naquela época não é tão fácil como hoje não é tão fácil como hoje hoje a gente senta a gente escreve um livro é só precisa ter um computador e cabeça uma fonte algum conhecimento e você escreve aquilo ali e não custa nada a energia do seu computador Talvez né e o cafezinho que você toma enquanto você tá Você tá escrevendo um livro naquela época para.

    Escrever um livro era muito caro tinha a questão dos pergaminhos tinha a questão do tempo você praticamente não é porque era tudo a mão assim um negócio quando você pega manuscritos do século primeiro segundo terceiro você vê o cuidado com que eles foram compostos feitos inscritos então era um negócio que levava tempo e agora imagine você distribuir aquilo ali quem iria distribuir hoje você faz uma cópia né você escreve o seu original.

    Você pode mandar 10 mil cópias por e-mail para 10 mil amigos que você a custo zero Mas naquele tempo você tinha que copiar né na mão olhando e copiando então o processo editorial e de publicação de um livro era extremamente caro extremamente caro então a pergunta é a quem interessaria um livro sobre história do início da igreja e para quem Lucas escreveu e como é que ele.

    Conseguiu que esse livro chegasse a ser o que é hoje a resposta tá no início tá no início do livro de do Evangelho de Lucas e aqui no verso primeiro do capítulo 1 do livro de Atos escrevia o primeiro livro O Teófilo aqui nós não aqui na introdução atos talvez porque já usou o termo no seu evangelho Lucas não se refere a Teófilo pelo título em Lucas Capítulo.

    1 no verso 3 ele diz assim eu quis te dar por escrito excelentíssimo Teófilo então primeira dica aqui é que esse Teófilo ele seria uma pessoa da nobreza o termo excelentíssimo seria traduzido hoje no nosso coloquial como vossa excelência se você disser vossa excelência era o mesmo excelentíssimo daquela época então era um Nobre e provavelmente tava bem posicionado no império romano de alguma forma e.

    Portanto alguém em condições de bancar a obra e ele foi selecionado de propósito ele era um novo convertido a gente ler isso no início do Evangelho de Lucas ele era um novo convertido que estava sendo catequizado é aparece essa expressão traduzido como instruído mas no Grego é catequizado ele estava sendo catequizado nas verdades a respeito de Cristo e da igreja e devido a sua alta importância e a.

    Posição que ele ocupava era estratégico que ele tivesse uma cópia do Evangelho a respeito de Cristo e da história da igreja cristã que se seguia então nós queremos que Teófilo era essa pessoa ideal a quem Lucas escreve a sua obra Lucas atos porque além de ser uma pessoa distinta era alguém que tinha condições de distribuir mandar fazer cópias e disseminar o livro de Atos por isso nós.

    Entendemos que esse Cristão desconhecido ele só entrou Ele entrou para a história como sendo o destinatário da obra Lucas atos fora disso não sabemos de mais nada a não ser pelo título excelentíssimo Teófilo talvez oficial Romano a gente não sabe direito e como eu disse é provável que tenha sido patrocinador tanto para as cópias quanto para a distribuição do Evangelho o fato de Lucas escreve para uma pessoa não limitou a sua e não limita a sua a sua.

    Obra porque Ele escreve destinando a uma pessoa mas ele escreve para uma audiência que ele sabe que vai ser muito maior se é que a nossa reconstrução dos fatos aqui parece plausível alguns outros eu vou citar apenas porque isso é comum alguns outros entendem que na verdade Teófilo não é uma pessoa mas é um seu dono um apelido para igreja porque a palavra Teófilo em grego.

    Significa aquele que ama Deus então Lucas é para disfarçar aquele tava escrevendo para igreja toda Ele usou o nome Teófilo eu creio que a primeira hipótese é mais atraente né era um indivíduo excelentíssimo né porque excelentíssima igreja então fica meio sem sentido né Então a primeira hipótese eu acho que responde melhor por todas as questões explica muito bem o surgimento desse livro sobre a questão da data Isso é uma.

    Questão bem polêmica e deixa ocupar vocês aqui um pouquinho com uma questão que é meio acadêmica mas que talvez algum de vocês Se forem fazer seminário numa escola que não tenha compromisso com a palavra de Deus com certeza vão vir essa explicação tem duas datas sugeridas para o livro ter sido escrito a primeira data seria uma data no século segundo já depois que né se Lucas existiu já.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=NBJM9xQdPdc

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem