14 - Justificativas para Paulo ser considerado apóstolo (2Co 11.1-6)

14 - Justificativas para Paulo ser considerado apóstolo (2Co 11.1-6) Segundo aos Coríntios Capítulo 11 de 1 a 6 dando continuação a nossa série de estudos essa importante carta do apóstolo Paulo segunda carta de Paulo aos Coríntios Capítulo 11 e verso verso primeiro até o verso 6 aqui o apóstolo Paulo apresenta mais quatro argumentos pelos quais ou quatro justificativas pelo fato dele haver esse gloriado de ser um Apóstolo.

14 - Justificativas para Paulo ser considerado apóstolo (2Co 11.1-6)

De Jesus Cristo Ele já tinha apresentado duas e apresenta mais quatro aqui quisera eu me suportasseis um pouco mais na minha loucura suportai-me Pois porque zelo zelo por voz com zelo de Deus visto que vos tenho preparado para vos apresentar como virgem pura a um só esposo que é Cristo mas receio que assim como a serpente enganou a Eva com suas astúcia assim também seja corrompida vossa mente e se.

A parte da simplicidade pureza devidas a Cristo se na verdade vindo alguém prega outro Jesus que não temos pregado ou se aceitar esse espírito diferente que não tem de recebido o evangelho diferente que não tem desabraçado a esse de boa mente tolerais porque Suponho em nada ter sido inferior a esses Tais Apóstolos embora seja falta no falar não só no conhecimento mas em tudo e por todos os.

Modos os tempos feito conhecer até aqui a leitura da palavra de Deus Pai querido mais uma vez nos curvamos diante de ti suplicando a iluminação do teu espírito santo que o senhor nos ajuda a compreender o significado da tua palavra e de que forma ela se aplica a nós nos dias de hoje em nome de Jesus amém amados nas mensagens anteriores nós temos visto desde o capítulo 10 Paulo se.

Justificando pelo fato de ter se gloriado diante da igreja de Corinto da sua autoridade como Apóstolo gloriar-se significa atribuir glória a alguém Então significa falar bem de alguém exaltar as virtudes de alguém gloriar-se significa falar bem de si mesmo e exaltar suas próprias virtudes e suas próprias qualidades algo que não é absolutamente recomendado na Bíblia para nós se nós vamos atribuir Glória ou se.

Nós vamos nos gloriar nós vamos nos gloriar no fato de conhecermos a Deus e saber que Deus é quem merece toda honra toda glória e todo louvor mas forçado pelas circunstâncias e as circunstâncias eram que um grupo de pessoas sem titulando apóstolos de Cristo estavam entrando na igreja de Corinto minando autoridade de Paulo e pregando um outro evangelho e dizendo que eles eram superiores ao Apóstolo Paulo então forçado por essa circunstância o apóstolo Paulo se veio obrigado a se gloriar a falar dele e.

Colocar a sua autoridade como Apóstolo de Jesus Cristo e demandar que a igreja de Corinto que foi fundada através dos seus esforços lhe prestem obediência espiritual não porque Paulo tava preocupado com a reputação dele nós já vimos esse ponto com muita com muitos detalhes mas é que o que estava em jogo era a verdade do Evangelho se aqueles falsos Mestres fossem bem sucedidos em denegrir a imagem de Paulo provar que ele era um Apóstolo Meia Boca de segunda.

Categoria então a mensagem que Paulo pregava sofreria o respingo disso Porque mesmo que a mensagem seja sempre maior do que o mensageiro contudo há uma ligação entre a pessoa do pregador e a mensagem que ele prega se ele cai em descrédito se ele é desmoralizado então aquilo que ele ensinava sofre um impacto disso as pessoas se tornam meio céticas ou até se perguntando se realmente Aquela mensagem era verdadeira ou não então todo empenho de Paulo indefendesse.

Em gloriar-se de ser um Apóstolo de Jesus Cristo com autoridade espiritual tinha como objetivo preservar a verdade do evangelho e o trabalho que já havia sido começado naquela igreja Paulo queria que a igreja não se desviasse da Verdade que havia sido ensinada através dele como Apóstolo de Jesus Cristo por isso que ele havia se gloriar se havia se gloriado na primeira carta que ele escreveu nós vemos isso lá no capítulo 4.

E depois no capítulo 9 de primeira aos Coríntios ele havia se gloriar porta Severa que é aquela uma daquelas que se perdeu e aqui agora ele responde as críticas de que ele estava se exaltando quando fez isso a primeira defesa que ele apresentou que foi no capítulo 10 do verso primeiro até o verso 12 ele disse o seguinte no verso 8 se eu me gloriar um pouco mais a respeito da nossa autoridade a qual o Senhor nos conferiu para edificação e não para destruição vossa não me.

Envergonharei para que não pareça que é meu objetivo intimidar vocês por meio de cartas ele se defendeu então dizendo que ele tinha se gloriado com o objetivo de edificar os irmãos de abençoá-los ou ao final de Paulo era o bem da igreja e não intimidá-los por meio de carga foi então essa foi a primeira defesa que ele apresentou é bem mais detalhes né mas os irmãos acompanharam do verso primeiro até o verso 12 do Capítulo 10 na última mensagem nós vimos a segunda.

Justificativa que Paulo deu para gloriar-se como Apóstolo de Jesus Cristo é que ele disse que pelo menos ele estava fazendo isso dentro da esfera de ação que Deus lhe havia determinado ele era Apóstolo dos gentios havia havia acontecido uma divisão de território com os demais Apóstolos uma reunião em Jerusalém que está narrada lá em Gálatas Capítulo 2 e Paulo ficou com o evangelho dos gentios de pregar o Evangelho aos não juDeus e Corinto estava no território que havia sido.

Veja Também, Vai te Interessar:

    Repartido um acordo de cavalheiros entre os apóstolos para ele então quando ele

    Se gloriava do que Deus tinha feito através dele e do fato dele ter plantado a igreja de Corinto ele não tava se gloriando em trabalho alheio ele tava se gloriando dentro daquela esfera de ação que Deus lhe havia determinado foi o que nós vimos segunda-feira passar e agora do Capítulo 11 do verso 1 até 6 ele apresenta mais quatro motivos para estar se gloriando ou por ter se gloriar.

    E é o que eu quero ver com vocês nessa noite esperando no final tirarmos três ou quatro lições importantes para nós especialmente para os pastores que estão presentes aqui líderes e mas também sem dúvida para todos os membros das igrejas aqui representadas então o primeiro motivo né que Paulo apresenta aqui é o zelo que ele tinha pela igreja ele tinha tanto zelo e tanto cuidado pela igreja que ele achou que ele precisava se gloriar da sua autoridade em Cristo para.

    Proteger a igreja para proteger a igreja veja como ele diz no verso primeiro ele começa fazer um pedido eu quiser que vocês eu queria que vocês me suportassem mais um pouco na minha loucura essa loucura aqui que ele se refere é o fato de que ele tá se gloriando ele sabe que isso é loucura é loucura Porque toda glória é de Deus loucura porque ele tava chamando atenção para si e loucura porque ele sabia que tudo vinha de Deus Paulo sabe que é insensatez o homem gloriasse né o líder gloriar se.

    Chamar a atenção para ele e Paulo sabe mas aí ele disse eu sei que é loucura mas me aguente só mais um pouquinho na minha loucura me tolerem mais um pouquinho quando ele fala me suporta mais um pouquinho Ele tá dizendo é seja um pacientes e me escutem um pouco porque eu ainda tenho outros argumentos Eu ainda tenho outras razões para dizer para vocês pelas quais eu venho me gloriado eu tenho me gloriado aguenta mais um pouco e aí ele apresenta a razão no verso 2.

    Ele disse me suportem na minha loucura porque eu zelo por vós com zelo de Deus visto que vos tem um preparado para vos apresentar como virgem pura a um só esposo que é Cristo Jesus aqui Paulo tá dizendo que ele se gloriava por conta desse zelo que ele tinha pela igreja de Corinto zelo é cuidado é preocupação é aquele interesse que é movido pelo amor e que procura o bem do objeto do zelo e.

    Ele diz que esse zelo que ele tinha pela igreja ele chama de zelo por voz com zelo de Deus ou seja um zelo que procede de Deus que tem origem força na pessoa de Deus eu zelo por vocês Da mesma forma que Deus diz ela por vocês vocês não é nada egoísta não é nada humano nem nada pecaminoso mas é Divino esse zelo que eu tenho por vocês e aí ele disse essa frase extraordinária meados do verso 2 visto que vos tenho preparado para vos.

    Apresentar como virgem pura a um só esposo que é Cristo para a gente entender o que Paulo tá dizendo aqui a gente tem que botar lá no antigo testamento onde e descobrir como é que os casamentos eram feitos naquele tempo os casamentos eram arranjados e até dava certo até dava certo então muito cedo um jovem uma jovem uma criança né uma menina ela era Prometida pelo pai em casamento a um outro homem que tinha um filho então os casamentos eram arranjados ainda muito cedo.

    E era responsabilidade do pai da moça zelar pela moça cuidar dela protegê-la enquanto ela crescia para que no dia do casamento propriamente dito ele apresentasse a moça virgem pura ela não tinha sido tocada por homem nenhum ela seria então é uma noiva nos termos de Paulo aqui uma virgem pura então a responsabilidade era do pai era.

    Responsabilidade do pai tanto é que quando veja o que é que podia acontecer volta comigo aí o livro de Deuteronômio Capítulo 22 agora como funcionava em Israel Deuteronômio 22 verso 13 se um homem casar com uma mulher e depois de coabitar com ela aborrecer iria atribuir atos vergonhosos e contra ela divulgar uma fama dizendo casei com.

    Esta mulher e me cheguei a ela porém não achei virgem é o noivo enganado

    Porque naquela época se pressupunha que relação sexual era só no casamento fora disso era prostituição fora disso era prostituição elas são sexuais no casamento então os dois iam virgens para o casamento então o homem recebe a noiva que tinha sido Prometida né tá pensando que ela é virgem e aí vai para noite de núpcias e descobre que a.

    Mulher não é virgem e aí ele fica bravo porque comprou o gato por lebre né Por assim dizer fui enganado minha filha fica bravo com isso aí e traz e atribui atos vergonhosos não é diz assim essa essa mulher que não foi Prometida como virgem ela não é verso 15 então pai da moça e sua mãe tomarão as provas da virgindade da moça e as levaram aos anciãos da cidade a porta e o pai da moça dirá os anciãos.

    Dei minha filha por mulher este homem porém ele aborreceu Eis que lhe atribuiu atos vergonhosos dizendo não achei virgem a tua filha todavia Eis Aqui as provas da virgindade de minha filha e estenderão a roupa dela diante dos anciãos da cidade qual era a prova da virgindade era o lençol da cama era o lençol da cama da primeira noite que certamente ficaria manchado e tingindo com o sangue da da virgem e aí.

    O par fazia parte da tarefa do pai terminado o relacionamento conjugal e lá de mansinho enrolar o lençol e guardar como prova de que ele cumpriu a sua tarefa de que ele apresentou a sua filha virgem para que se depois aparecer um cara meio doido que casou não gostou da moça inventa que ela e quer repudiá-la e a única razão que podia repudiar depois de casado é se.

    Tivesse acontecido Adultério ou ela não tivesse traído compromisso antes de se casar então para evitar que a moça fosse infamada caluniada o pai então desenrolava a roupa dela diante do juízes dizendo tá aqui a prova de que minha filha foi para o casamento virgem esse cara tá inventando aí uma desculpa contra ela e o resultado Diz aí verso 18 os juízes tomarão o homem e o açoitaram e diz aqui o pior castigo é isso vai ter.

    Que ficar com ela e não vai poder mandar embora todos os dias da sua vida além de ser chicoteado vai ter que ficar com ela até o fim da vida então muito cuidado quando levantasse um falso contra uma virgem em Israel mas o meu ponto aqui esquecido do lado pitoresco da história né é que era responsabilidade de quem do pai né competia ao pai preparar a filha preservar a filha para que apresentasse.

    A filha virgem aquele que havia desposado no dia lá do Casamento Paulo usa essa figura e ele faz uma comparação ele se vê como o pai da igreja de Corinto e que é responsabilidade dele preparar a igreja de Corinto como virgem pura para apresentar a Jesus Cristo no dia do casamento que é o dia da segunda vinda que sempre na Bíblia chamado das bodas do cordeiro as festas de casamento quando Cristo voltar ele vai receber a.

    Sua igreja e Paulo se vê na obrigação de preparar a igreja de maneira que naquele dia quando Cristo voltar ele receba uma igreja pura uma igreja que não foi contaminada que não foi Imaculada através de heresias de falsos ensinos de imoralidade e esse tipo de coisa Paulo então diz agora a gente pode entender o que ele tá dizendo né eu zelo eu zelo por vocês com zelo de Deus e o meu zelo é como um pai que tem a responsabilidade.

    De preservar e guardar sua filha virgem pura para apresentar ao seu marido conforme está prometido então é nesse propósito Paulo diz que eu me vi obrigado a eu me vi obrigado a me vangloriar a me exaltar como a porta de Jesus Cristo para poder preservar a Minha autoridade e o direito que eu tenho de cuidar de vocês e de repreender os nossos mestres de ensinar a verdade porque a minha missão é preparar vocês.

    Para o encontro com Jesus Cristo era assim que Paulo se via como Ministro do evangelho e pastor e fundador da igreja de Corinto essa é a primeira razão então pela qual ele justifica a sua a sua glória a segunda razão é que ele tinha receio de que a igreja de Corinto apesar de todos os seus esforços se desviasse veja o que ele diz no verso 3 mas apesar de todo zelo que ele vem tendo com a igreja e vocês têm acompanhado vocês que têm acompanhado a nossa série.

    Vocês vêem como foi intensa a relação de Paulo com a igreja de Corinto ele ele viajava para lá ele escrevia Cartas a igreja mandava carta e Paulo não queria desistir da igreja porque ele tinha essa visão é minha filha que eu tenho que apresentar é pura diante de Cristo mas tinha hora que Paulo receava que os esforços dele seriam em vão ao queridismo verso 3 receio que assim como a serpente enganou a Eva com suas astúcia assim também seja corrompida a vossa mente e se a parte da simplicidade.

    E da Pureza devidas a Cristo aqui Paulo mais uma vez está usando como pano de fundo um evento acontecido no antigo testamento e aqui ele está nos remetendo para o livro de Gênesis que eu queria ler com vocês Gênesis Capítulo 3 do verso primeiro em diante temos o relato da queda esse texto que Paulo tem em mente aqui mas a serpente Gênesis 3:1 mas a serpente mais Sagaz que todos os.

    Animais selváticos que o Senhor Deus tinha feito disse a mulher é assim que Deus disse não comereis de toda a árvore do Jardim respondeu-lhe a mulher do fruto das árvores do Jardim Jardim podemos comer mas do fruto da árvore que está no meio do Jardim disse Deus dele não comereis nem tocareis nele para que não morrais então a serpente disse a mulher é certo que não morrereis porque Deus sabe que no dia em que dele comer de se vos abriram os olhos e como Deus sereis conhecedores do bem e do mal.

    Vendo a mulher que a árvore era boa para se comer agradável aos olhos e árvore desejável para dar entendimento tomou-lhe do fruto e comeu e deu também ao marido e ele comeu nesse Episódio aqui narrado no livro de Gênesis que o apóstolo Paulo toma como literal e histórico importante esse ponto aqui Paulo vê essa narrativa como literal e histórica a ponto de usá-la como fundamento para uma situação no tempo presente nós.

    Sabemos que há muitos críticos que dizem que os três primeiros Capítulos de Gênesis são mitos são lendas são histórias ou fábulas que foram mitos fundantes elaborados pelos sábios de Israel para justificar determinados costumes ou determinadas doutrinas que eram criadas em Israel e que não tem nenhum fundamento histórico Paulo era um Rabino e Paulo olhava para o antigo testamento como sendo como narrando história narrando história o relato da queda da.

    Mulher e do homem Eles são um fato histórico da perspectiva do novo testamento se você disser que Paulo está enganado nesse ponto a porta está aberta para você dizer que ele está enganado em outros também o próprio Jesus se refere ao relato da criação como tendo sido histórico se tanto Paulo como Jesus e os outros autores do novo testamento se referem Aos três primeiros livros da Bíblia como sendo narrativa histórica.

    Fundamentada em fatos acontecidos no tempo e no espaço então se você desacredita Jesus Paul e os demais Apóstolos você está desacreditando também as coisas que eles escreveram O que é que vai nos garantir se eles estavam errados nesse ponto o que que vai nos garantir que eles não estavam errados nas outras coisas que eles escreveram disseram ou deixaram para nós Então veja como Paulo trata o ele faz quatro pontos de comparação entre o que aconteceu lá no Jardim.

    Gênesis 3 e o que ele estava com medo que estivesse acontecendo na igreja de Corinto porque os falsos Mestres já tinham entrado na igreja de Corinto ele estava ensinando um outro evangelho e a mensagem deles Paulo temia haveria de apartar os crentes da simplicidade da Pureza do Evangelho de Cristo e aí ele vê nisso um paralelo com o que aconteceu lá no Jardim então o primeiro paralelo é.

    A presença da serpente ele diz assim receio que como a serpente enganou Eva assim também ela engana em vocês a serpente aqui é o diabo Satanás o anjo caído O enganador o adversário que estava por detrás da serpente lá no jardim e era quem estava por detrás dos falsos Mestres lá na igreja de Corinto assim.

    Como diabo através da serpente enganou Eva o diabo agora através dos falsos Mestres está enganando vocês então primeiro paralelo é quem estava realmente por detrás do que estava acontecendo Paulo vê além dos falsos Mestres assim como ele olha para o relato da queda e vê que atrás por detrás da serpente estava na verdade Satanás e não era admirar que mais adiante no Capítulo 11 e aqui mesmo a gente vai ver isso na próxima mensagem ele diz assim no verso 13 os tais são.

    Falsos Apóstolos obreiros fraudulentos transformando-se em apóstolos de Cristo e não é de admirar porque o próprio Satanás se transforma em anjo de luz não é muito pois que os seus próprios ministros se transforme em ministros da Justiça então Paulo aquele diz com clareza que quem estava por detrás desses falsos Mestres era o diabo mesmo diabo que tava lá no jardim é o mesmo diário que estava em Corinto e ele tinha exatamente o mesmo objetivo e aqui é o segundo ponto da comparação.

    Paulo diz assim como o diabo enganou Eva ele vai também enganar vocês porque esse objetivo de Satanás ele enganou Eva propondo uma mentira a mentira é você não vai morrer se desobedecer a Deus na verdade você vai ser igual a Deus e mais ainda você vai ter pleno conhecimento do bem e do Mal Esse foi um engano que o diabo propôs a Eva da mesma forma que ele enganou ela lá no Jardim ele estava enganando os crentes de Corinto quando os falsos Mestres.

    Traziam uma doutrina que não era a doutrina verdadeira quando eles ensinavam alguma coisa que era contrária a palavra de Deus terceiro ponto de comparação é que o diabo usou de astúcia veja como ele diz aqui no verso 3 assim como a serpente enganou a Eva com sua astúcia a serpente pensando chocolate gênes 3 e fato ela foi muito esperta né ela Apelou para coisas que interessavam.

    A mulher você não vai morrer você vai ser igual a Deus você vai ter profundo conhecimento e aquilo despertou o interesse da mulher o diabo é astuto é dito lá no texto que a serpente a mais Sagaz de todas as criaturas que Deus havia feito sagacidade astúcia uma inteligência maligna uma esperteza que tem como objetivo destruir tudo isso caracteriza o diabo então da mesma forma que com astúcia a serpente tinha enganado Eva lá no Paraíso os o diabo.

    Através dos falsos Mestres usando de sutileza e de inteligência estavam enganando os crentes de Corinto fazendo promessas que não era o verdadeiras falando de coisas que Deus nunca tinha falado dizendo aquilo que não deveriam dizer o último ponto de comparação é a corrupção da mente Paulo diz assim eu tenho que da mesma forma que aconteceu com EVA seja corrompida a mente de vocês e o resultado dessa astúcia do diabo de usar.

    O engano inteligentemente para enganar Eva foi que corrompeu a mente de EVA porque o texto lá de Gênesis que a gente diz leu diz assim que a mulher a mulher tinha visto a árvore aquela árvore não sei quantas vezes já na vida dela tava plantada lá no meio de Jardim a mulher tinha passado por lá dezenas de vezes mas agora depois que ouviu o ensino dos falsos Mestres o ensino do diabo a mente dela se corrompeu e ela começou a olhar para.

    Árvore com olhos diferentes ele viu que não tinha visto antes primeiro que a fruta era boa para comer segundo que era agradável aos olhos eu nunca tinha prestado atenção mas como é bonito esse fruto e terceiro era bom para dar conhecimento ela nunca tinha pensado nisso mas agora mente dela foi corrompido os olhos foram abertos a mente foi corrompida e o próximo passo foi estender a mão tomar do fruto desobedeceu a Deus comeu e.

    Ainda chamou o marido para comer juntamente com ela e os dois então caíram da Graça e com isso precipitaram toda a raça humana no estado de miséria em perdição em que nós nos encontramos agora então da mesma forma que a mente de EVA foi corrompida abstrutamente pelo diabo Paulo está com medo de que a mente dos crentes de corentos sejam corrompidos pelos falsos Mestres então você não pensa que você pode se expor ao ensino de falsos Mestres e esperar que você vai sair intacto.

    Porque o falso ensino ele corrompe a mente ele abre perspectivas novas nem sempre certas para que você olhe para aquilo que você se acostumou a ver como verdadeiro de uma outra perspectiva lançando dúvida e questionando a palavra de Deus por isso que a bíblia é tão intolerante com falso mestre os autores do novo testamento eles são intolerantes com os falsos Mestres eles não tem nada do Politicamente correto dizendo assim a gente precisa ouvir o contraditório a.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=QDdkx6VmNEk

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem