05. A Pregação de Paulo (1Co 2.1-5)

05. A Pregação de Paulo (1Co 2.1-5) Tudo bem gente primeiro aos Coríntios Capítulo 2 do verso primeiro até o verso 5 palavras do apóstolo Paulo irmãos quando estive com vocês anunciando-lhes o mistério de Deus não fiz com ostentação de linguagem ou de Sabedoria porque decidi nada saber entre vocês a não ser Jesus Cristo e este crucificado e foi em fraqueza temor e grande tremor que eu estive entre vocês.

05. A Pregação de Paulo (1Co 2.1-5)

A minha palavra e a minha pregação não consistiram em linguagem pessoa acima de Sabedoria mas em demonstração do espírito e de poder para que a fé que vocês têm não se apoiassem sabedoria humana mas no Poder de Deus até aqui queridos a leitura nós vamos orar pedindo que o nosso Deus ilumine o nosso entendimento na compreensão da palavra pai querido te damos graças pelo.

Privilégio de podermos mais uma vez nos reunirmos nos encontrarmos com os nossos irmãos para cantar os teus louvores te oferecer orações e ouvir a exposição da tua palavra nós pedimos que teu espírito santo a tua em cada coração aqui presente especialmente agora Oramos por iluminação para que possamos compreender o significado dessas palavras escritas pelo Apóstolo Paulo inspirado por ti queremos orar por.

Cada pessoa que também nos segue através da transmissão Oramos pelas autoridades constituídas Oramos pelo presidente pelos ministros Oramos pelos governadores pelos prefeitos especialmente agora nessa época de eleição Pedimos que o Senhor nos dê governantes que queiram bem do povo livra-nos dos corruptos livra-nos do homem mau e dá no Senhor governantes bons que queiram que promovam a justiça que promovam a verdade da Constituição Brasileira e que nos ajudem e que dêem.

Condição para que nós possamos ganhar o nosso pão com tranquilidade cuidar da nossa família desenvolver os nossos negócios educar os filhos e acima de tudo de senhor que eles protejam a liberdade de religião e de expressão para que todos possam ter a consciência livre e tranquila para te adorar e te servir Pedimos que o senhor esteja conosco mais uma vez nessa noite em nome de Jesus amém amém muito bem queridos com a leitura dessa passagem Capítulo 2 de 1 a 5 de primeira aos Coríntios nós.

Chegamos no terceiro argumento que o apóstolo Paulo está usando junto aos crentes da igreja de Corinto com relação às divisões que havia entre eles conforme nós vimos havia pelo menos quatro partidos dentro da igreja de Corinto que haviam se formado por conta da predileção do amor e do apreço que os Coríntios tinham pela eloquência retórica pelo conhecimento intelectual pela sabedoria capacidade de falar e de.

Persuadir enfim todas estas coisas eram consideradas como de grande valor não só pelos Coríntios mas pelos gregos em geral pelos Romanos também os romanos particularmente gostavam muito do poder O problema é que os Coríntios haviam transferido essa predileção e o apreço por essas por essas habilidades para os pastores que tinham passado pela história recente da igreja Paulo foi o fundador Apolo que veio em seguida Pedro.

Nós não sabemos se Pedro esteve em Corinto mas ele era muito conhecido porque era o líder dos Apóstolos e tinha mais um outro partido enigmático a gente vai falar mais sobre ele mas adiante que era o partido de Cristo que dizia que não era de nenhum daqueles mas era de Cristo e o resultado é que eles formaram grupos em torno desses personagens e que praticamente levou uma divisão interna da igreja rachaduras internas da igreja por conta.

Desse culto a personalidade da comparação entre pregadores a ponto de que eles mesmo se reunindo ainda no mesmo lugar estavam praticamente divididos entre si a igreja de Corinto tanto é que Paulo em meio a muitos outros problemas que ele tem que tratar naquela igreja começa exatamente com esse e dedica quatro capítulos para tratar da questão da divisão que são os capítulos um dois três e quatro todos formam bloco só forma um bloco só que tem a ver com a questão das divisões que.

Havia na igreja eu tinha dito que Paulo ele tenta resolver esse problema com argumentos teológicos revelando ou mais uma vez refletindo que em Paulo o pastor e o mestre não se separam ele Pastoreio ensinando e ele ensina pastoreano não tem essa divisão entre doutrina e prática no Apóstolo Paulo você vê é um problema prático a igreja está dividida lá em torno em comparação de pregadores quem é o melhor e para resolver isso aí Paulo faz toda.

Uma extensa exposição teológica ocupando quatro capítulos para depois dizer mostrar peço a Deus Coríntios que esse tipo de atitude não condiz com o evangelho de Cristo o primeiro argumento dele que está aí no capítulo 1 do verso 18 até o verso 25 no primeiro argumento Paulo faz um contraste entre a sabedoria de Deus que é a cruz de Cristo anunciada de maneira simples e a sabedoria humana sabedoria humana que apesar de toda a.

Sua sofisticação não alcançou o conhecimento Salvador de Deus não alcançou E com isso o apóstolo Paulo está dizendo aos Coríntios isso que vocês valorizam na verdade diante de Deus é loucura e aquilo que vocês desprezam na verdade é a sabedoria de Deus que é Cristo pendurado numa cruz Esse foi o primeiro argumento o segundo que nós vimos na segunda-feira passada foi uma olhada introspectiva que Paulo recomenda aos.

Veja Também, Vai te Interessar:

    Coríntios ele diz Olhe para a igreja olhem para vocês e vejam quantos aí são

    Nobres são poderosos são influentes são educados em termos da educação daquela época não há muita gente influente aí não tem muita gente de família importante porque Deus escolheu e chamou para fazer parte do seu povo exatamente aqueles que são considerados como nada por essa Elite que vocês tanto valorizam então.

    Basta vocês darem uma olhada para dentro de vocês e vocês vão ver que Deus não funciona assim como vocês estão fazendo Deus não escolhe pessoas por qualidades ou atributos ou referenciais como esses aí Nobre Nascimento riqueza cultura de querida influência ou qualquer coisa dessa natureza Deus na verdade ele optou ele chamou aquelas pessoas que para o mundo seriam pessoas sem valores sem.

    Importância porque Deus tem um método o método dele é sempre humilhar o homem colocar o homem no seu devido lugar e obter a glória é essa metodologia que Deus segue sempre um antigo testamento no Novo Testamento esse é o caminho e agora nós estamos diante do terceiro argumento de Paulo diante da igreja de Corinto que começa com pedido de Paulo para aqueles lembrem o tipo de pregação que Deus usou para chamá-los a fé como se Paulo dissesse.

    Assim eu vou usar mais um argumento vocês lembram quando eu estive aí pregando o evangelho Que tipo de pregação Deus usou através de mim para converter vocês e é mais uma chamada a ao passado é mais um pedido para que eles lembrem de que maneira Deus agiu na vida deles para mostrar que exaltaram homens e brigarem entre si pela Escolha dos melhores pregadores vai ao contrário inclusive da própria experiência de conversão deles e da maneira pela qual.

    Deus atuou na sua salvação eu considero essa passagem Capítulo 2 de 1 a 5 uma das passagens mais críticas do mais importantes do Novo Testamento com respeito a pregação e eu espero que os colegas de ministério que estão aqui nessa noite e que estão escutando através da transmissão eles possam se beneficiar do que a gente vai ouvir aqui porque eu creio que essa passagem é paradigmática ela mostra o.

    Que é que Deus deseja de nós primeiro com relação ao método segundo com relação ao conteúdo terceiro com relação à atitude e finalmente Qual a fonte do Poder do pregador são quatro pontos que Paulo explora aqui nessa passagem a medida que ele tenta mostrar os Coríntios e que aquelas divisões realmente estavam indo bem contrário ao Espírito do Evangelho então em primeiro lugar Paulo fala a respeito do método como como ele foi até.

    Corinto e de que tipo de pregação Ele usou ali no verso primeiro ele diz assim irmãos quando estive com vocês anunciando-lhes o mistério de Deus não fiz com ostentação de linguagem ou de sabedoria Paulo aqui lembra aos Coríntios a sua espada entre eles quando estive com vocês ou seja ele aqui tá se referindo aquele dia em que ele entrou na cidade e.

    Começou a pregar o Evangelho nós temos um relato resumido disso no livro de Atos do capítulo 1 até o verso 18 que em síntese diz o seguinte que Paulo chegou em Corinto depois de uma experiência Não muito bem sucedida em Atenas quando ele tentou convencer os epicureus e os estoicos a respeito da Ressurreição de Cristo e uma vez em Corinto ele acabou ficando hospedado com um casal de juDeus que tinha chegado de Roma expulsos de lá pelo edito o édito do Imperador Cláudio.

    Que expulsou todos os juDeus de Roma Priscila e Áquila Paulo ficou com eles porque eles eram da mesma profissão fazedores de tendas então Paulo vai morar com eles e eles abrem um negócio de fazer tendas ali nos sábados durante a semana Paulo tava lá na lojinha de tendas né costurando tendas fazendo tendas mas quando chegava no sábado ele ia para sinagoga e como ele era Rabino ele tinha oportunidade de falar nas sinagogas ele.

    Usava sempre isso muito bem qualquer cidade que ele fosse então ele começou a falar de Cristo nas sinagogas e diz lá

    Em Atos 18 que ele estava convencendo muitos juDeus e muitos gregos os gregos aqui eram prosélitos eram não juDeus que gostavam do Judaísmo frequentavam a sinagoga mas nunca tinham se circuncidado nunca tinham se tornado judeu legítimo não é mas era um admiradores do Judaísmo é chamado de prosélitos ou.

    Piedosos então muita gente desse tipo tava na sinagoga e ele se convenceram através da pregação do apóstolo Paulo de repente Silas e Timóteo 2 ajudantes de Paulo Ele chegam da Macedônia trazendo uma oferta substancial para o apóstolo Paulo a ponto de que Paulo agora não precisava ficar mais na lojinha durante a semana ele então agora ele começa a pregar de tempo integral o evangelho uma vez que ele tem sustento então ele se lança a pregação integral do Evangelho.

    Ali em Corinto e o esforço evangelístico de Paulo a pregação de Paulo teve um impacto tão grande que começou a provocar revolta de muitos juDeus especialmente daquela sinagoga onde Paulo I começou a pregar os juDeus começaram a se opor a Paulo começaram a blasfemar e Paulo então ele sai da Sinagoga que era o ponto de pregação dele e ele abre um ponto de pregação ao lado da Sinagoga pense em ética aqui né.

    Ele saiba assim expulsaram da Sinagoga ele ele vai pregar na Casa ao Lado na casa ao lado diz aqui que era um local contigo a sinagoga na casa de um judeu convertido chamado tício apelidado do justo que isso morava do lado da Sinagoga ele se converteu expulsar o Paulo da Sinagoga disse Paulo continua aqui a minha casa é a sua igreja você pode continuar aqui e Paulo continua pregar ali ao lado da Sinagoga na casa de tício E durante muito tempo.

    E o ministério de Paulo ali ele foi de tal maneira que até o chefe da Sinagoga se converteu chamado Cristo e foi batizado ele toda sua família e muitos outros Coríntios creram e foram batizados Paulo então recebe uma visão da parte de Deus quando as perseguições começaram a ficar grandes encorajando a ficar firme e o Senhor Jesus lhe diz literalmente numa visão não tenha medo fala e não se cale.

    Porque eu tenho muito povo nessa cidade seja o número dos meus eleitos que estão aqui é muito grande e você vai continuar pregando porque através da pregação que eu vou chamá-los eu tenho muito povo aqui então fica firme não desanima com as com as perseguições e Paulo Depois dessa visão ficou mais um ano e meio pregando em Corinto e depois de uma Severa perseguição mas uma onda de perseguição finalmente ele.

    Segue o caminho mas deixa ali a igreja de Corinto estabelecida a pergunta é o que que Paulo fez durante seu tempo em Corinto que é algo talvez Entre Dois a três anos ele diz aqui voltando agora para a primeira aos Coríntios Capítulo 2 verso 1 irmãos quando estive com vocês então eu já expliquei esse quando esteve com vocês né que é o capítulo 18 de Atos anunciando-lhes o mistério de Deus foi isso que ele fez nesses três anos ele.

    Anunciou o mistério de Deus ali na cidade de Corinto o anunciar aqui é uma das é um dos muitos verbos usados no novo testamento para indicar a pregação da palavra tem mais o sentido de Proclamação tem o sentido de Proclamação ele proclamou na sinagogas ali na casa de tício aonde quer que ele tivesse oportunidade ele proclamava anunciava o mistério de Deus o mistério de Deus é isso que ele foi fazer.

    É chamado de mistério Almeida antiga traz a palavra testemunho O problema é que no grego nós temos algumas variantes porque a palavra testemunho e a palavra mistério São muito parecidos no Grego é uma mudança só de duas palavrinhas Então pode ter sido um engano na hora da Cópia os estudiosos hoje eles acreditam que o original era mistério e não testemunho né Apesar de que no final não vai fazer diferença pregar o testemunho de Deus ou pregar o mistério de Deus é.

    Pregar Cristo no final não vai fazer diferença mas apenas Porque se você tiver uma Almeida atualizada você vai ver que tem testemunho lá enquanto que a Nova Almeida já traz mistério seguindo a preferência dos críticos hoje dos estudiosos dos manuscritos é que creem que o melhor a melhor leitura realmente é o mistério de Deus e de fato faz mais sentido aqui especialmente Quando a gente chegar na próxima parte do Capítulo 2 Paulo diz que ele passou esses dois três anos em Corinto proclamando o mistério.

    De Deus por que que ele chama o evangelho de mistério de Deus é mistério porque era desconhecido para boa parte dos Coríntios e mesmo os juDeus que tinham antigo testamento não podiam compreender e não podiam entender a mensagem do Antigo Testamento a respeito do Messias de que ele deveria morrer numa cruz de ressuscitar o terceiro dia era loucura para os gregos era escândalo perdão era escândalo para os juDeus e loucura para os gregos e é um mistério porque nem.

    Todo mundo podia compreender nós já vimos isso antes se Deus não abrir os olhos se Deus não chamar o evangelho vai continuar sendo um mistério para as pessoas elas não vão compreender a sua beleza a sua necessidade a sua grandeza e o poder do evangelho para perdoar pecados e transformar vida portanto é um mistério até o momento em que o Espírito Santo ilumina o coração e era esse então por isso que Paulo se refere ao evangelho como sendo o.

    Mistério de Deus porque ele está oculto ao mundo até Aquele momento em que através de Revelação no coração via pregação o espírito santo tira as escamas dos olhos e a gente consegue ver a gente consegue entender e para nós não é mais um mistério já agora já é um mistério revelado a gente sabe o que é esse mistério mas para o Mundo Continua sendo algo velado eles não não podem compreender então durante três anos dois três anos foi isso que Paulo fez ali e qual foi o método que Paulo usou para.

    Anunciar o mistério de Deus durante aqueles três anos que ele esteve ali ele diz aqui primeiro negativamente ele disse irmãos quando estive com vocês anunciando-lhes o mistério de Deus não o fiz com ostentação de linguagem ou de Sabedoria aqui você tem Paulo explicando primeiro negativamente o método que ele usou para anunciar o mistério de Deus ou seja ele não usou ostentação de.

    Linguagem sabedoria em outras palavras um discurso eloquente com muitas palavras mostrando o seu conhecimento ele não usou desses artifícios para explicar o mistério de Deus apelando para sofismas apelando para frases de efeito como era muito comum naquela época entre os filósofos especialmente os sofistas e os grandes oradores que utilizavam de todas essas técnicas de.

    Importação de voz frase de efeito manipulação das emoções para convencer o seu auditório Paulo disse que ele não usou de nada disso ele não empregou nenhum desses recursos que eram tão admirados pelos gregos e era o que se esperava de todo o orador daquela época Paulo disse que na verdade ele não fez não fez isso e de que maneira ele fez só no verso 4 aquele vai dizer ele agora.

    Meio que sai um pouquinho do assunto porque ele vai falar a respeito do conteúdo mas antes de entrarmos no conteúdo da pregação que ele já diz que era um mistério de Cristo mas ele agora vai explicar melhor para dar um exemplo do que é que Paulo de como Paulo pregava você nós podemos ir para Atos Capítulo 17 onde nós temos o relato da pregação dele em termos similares na cidade de.

    Tessalonómica também segundo a sua metodologia usando o primeiro a sinagoga como ponto de contato atos 17 verso 1 tendo passado por fim polícia e a Polônia Paulo e Silas chegaram até salônica onde havia uma sinagoga de juDeus Paulo Segundo o seu costume foi procurá-los e por três sábados agora atenção Lucas aqui vai usar três verbos para descrever o que é que Paulo fez durante três sábados lá na sinagoga de.

    Tessaloni por três sábados primeiro discutiu com eles ou Arrasou segundo Almeida a respeito das escrituras segundo verbo expondo e terceiro demonstrando o tecido necessário que o Cristo parecesse e ressuscitasse dos Mortos esses três verbos explicam bem o método de Paulo nas sinagogas ele primeiro discutia com os juDeus com base nas escrituras palavra aqui palavra razoar não é você tentar.

    Convencer pelo argumento e o argumento baseado na escritura depois ele diz expondo palavra expor significa abrir você abre desembrulha alguma coisa para que o conteúdo fique exposto e possa ser visto claramente Paulo como que desembrulhava Cristo do Antigo Testamento dizendo Será que vocês não estão vendo aqui deixa eu desembrulhar aqui o antigo testamento Olha que Cristo está aqui é o que expor significa demonstrar é uma palavra grega que.

    Significa colocar uma coisa ao da outra para que você veja a relação entre elas Paulo dizia olha essa profecia dizia isso e se isso e aqui olha o que aconteceu com Cristo isso isso e isso conclusão ele é o prometido ele é aquele que cumpre essas profecias então era esse o método de Paulo que foi exatamente o mesmo método que ele vai usar lá em Corinto negativamente Paulo disse eu quando fui entre vocês quando eu cheguei a ir para pregar eu não fiz.

    Com ostentação de linguagem de Sabedoria de retórica não eu não fiz assim e como é que ele fez acabamos de mostrar pois a escritura demonstrou e arrasou com os juDeus em cima das sagradas escrituras a respeito de Cristo como sendo aquele que é o cumprimento de toda a palavra de Deus Então esse é primeiro lugar um método isso já nos diz muita coisa sobre qual é a tarefa do Pregador Qual é a tarefa do mestre do pastor a.

    Tarefa dele é expor a escritura em sinais escritura é anunciar o mistério de Deus que é Jesus Cristo sabendo que ele tá falando de alguma coisa que é misteriosa para sua audiência que portanto precisa ser esclarecida precisa ser explicada então início a argumentações superficiais afetação de voz ou qualquer outra coisa pode dar uma falsa impressão aqui é necessário clareza é necessário transparência é necessário ser direto e.

    Mostrar como as escrituras do Antigo Testamento corroboram mostra o claramente a respeito da pessoa de Cristo Jesus no verso 2 Paulo agora fala do conteúdo aqui é o método que tá um método agora ele entra na questão do conteúdo e ele começa dizendo verso 2 porque decidi nada saber entre vós a não ser Jesus Cristo e esse crucificado o porquê aqui da razão pela qual ele resolveu não usar.

    Ostentação de linguagem de Sabedoria porque ele iria pregar Cristo e Cristo crucificado ou seja não é existe uma relação entre o conteúdo e o método não é todo método que se presta para vocês por Cristo e Cristo crucificado pelo menos na linguagem de Paulo ostentação de linguagem de Sabedoria não serve para anunciar Cristo e ele crucificado porque ostentação de linguagem de Sabedoria vai chamar atenção para o pregador.

    Enquanto que a pregação simples de Cristo e ele crucificado vai chamar atenção para ele para o Senhor Jesus como deve ser de fato como deve ser então existe essa relação entre a forma e a e o conteúdo não é toda mensagem aliás não é todo método que se presta a transmitir o conteúdo da Bíblia e vocês vão agora não é eu vou explicar porque que às vezes eu encrenco né pessoal reclama que às vezes eu encrenca por.

    Exemplo drama teatro substituir a pregação por uma dramatização substituir a proclamação em exposição da palavra de Deus por uma peça teatral eu não tô dizendo que não tem lugar Faça no sábado reúna Mocidade ou então vai para o shopping faça uma encenação mas não substitui a exposição da palavra de Deus não substitui tem que perceber essa relação a implicância que a gente tem com a exclusividade da pregação não é coisa de.

    Não é cacoete de reformado não é porque nós percebemos que há uma conexão bíblica a respeito disso pelo menos aqui tá claro que tem pelo menos um tipo de pregação que não serve para transmitir Cristo e ele crucificado que a ostentação de linguagem de Sabedoria isso aqui pelo menos está claro o que então já abre a porta para a gente dizer Ué então deve ter outras coisas também outras métodos que também não servem para Expor a palavra de Deus em toda a sua clareza e é quando então a gente tem.

    Que examinar se cabe tudo no culto se cabe tudo na pregação se qualquer método Vale se a gente pode usar qualquer tipo de coisa eu uso uma ilustração eu sei que ela é cavernosa eu vou até pedir perdão para você já pela imagem Mas é uma ilustração que eu vi De alguém que eu achei que a melhor coisa do mundo Imagine que você vinha na minha casa eu lhe convidei você para jantar e você chegou na minha casa e na hora do.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=g8nc1fAN06A

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem