08 - Salmo 127: Deus em primeiro lugar

08 - Salmo 127: Deus em primeiro lugar Gostaria de convidá-los a abrir a escritura no Salmo 127 se o senhor não edificar a casa em vão trabalham os que edificam se o senhor não guardar a cidade em vão vigia A Sentinela e nude vos será levantar de madrugada repousar tarde comer o pão que penosamente granjeastes aos seus amados ele dá enquanto dormem herança do senhor.

08 - Salmo 127: Deus em primeiro lugar

São os filhos o fruto do ventre seu galardão como Flechas na mão do guerreiro assim os filhos da Mocidade feliz o homem que enche deles a sua aljava não será envergonhado quando pleitear com os inimigos a porta nosso Deus nós pedimos mais uma vez a iluminação do teu espírito santo na compreensão da tua palavra ela senhor quem.

Transforma que muda consola exorta edifica e instrui e alimenta o teu povo e nós queremos ouvi-la senhor pedimos pois que pelo teu espírito santo ela venha com clareza aos nossos corações as nossas mentes quero orar pelo teu povo aqui presente nesta manhã mais uma vez Tu conheces a necessidade de cada pessoa que está aqui nessa manhã e atende a cada um segundo a tua uniforme graça a tua misericórdia.

Tão rica tão Ampla tão insondável é o que nós Te pedimos em nome de Jesus amém queridos nós estamos dando continuidade a nossa série de mensagens nos salmos de romagem os salmos de romagem como nós temos escutado todo domingo de manhã foram Salmos compostos para serem usados pelos peregrinos que iam para Jerusalém pelo menos três vezes ao ano para as grandes festas da Nação de Israel os.

JuDeus eram orientados pela lei de Moisés a frequentar pelo menos uma das três grandes festas e aí faziam aquelas caravanas vindas de todas as partes da Palestina para se encontrarem durante uma semana em Jerusalém para Celebrar alguma dessas festas e os peregrinos à medida que caminhavam eles louvavam a Deus cantavam alimentavam sua fé e meio aos afazeres.

De uma caminhada às vezes longa com filhos com animais que eram levados para ser sacrificados lá no templo cheio de perigos em meio a intempéries tempestades sol causticante e tantas outras dificuldades que eram pertinentes e próprias daquela época e os salmos eram cantados por eles eram expressões de gratidão de louvor de temor de confiança Esses Salmos eles trazem toda.

Essa Gama variada das emoções humanas referentes a Deus e por isso esse Salmos são chamados salmos de romagem ou salmos de peregrinação ou ainda Salmos dos degraus ou salmos de ascensão todos eles dão ideia de que eram os salmos que eram cantados à medida que o povo subia para Jerusalém e peregrinação e nós Já começamos.

Já fomos do Salmo 120 até o 126 hoje 127 vamos até o 134 que é o último Salmo de romagem a minha expectativa na exposição desses Salmos é fortalecer a nossa fé encorajar o nosso coração e lembrar que também nós somos peregrinos aqui nesse mundo aqui não é o nosso lar nós estamos de passagem aqui e também aqui nós encontramos dificuldades encontramos desafios aqui nós sentimos coisas.

Semelhantes a estas que são descritas aqui nesse Salmo sentimos medo ansiedade preocupação Temos que enfrentar a diversidade os problemas os inimigos a calúnia sentimos também muita alegria muito gozo no coração os salmos são a linguagem do Povo de Deus expressam os nossos sentimentos daí o valor deles teremos expor esse Salmos para o povo de.

Deus esse Salmo provavelmente foi escrito pelo Rei Salomão conforme é dito aí no título cântico de romagem de Salomão além do contexto que nós vamos mostrar daqui a pouco se aplicar a época do Rei Salomão pelo menos como sendo o contexto original em que o Salmo foi composto no verso no final do verso 2 está dito que Deus.

Dá aos seus amados o pão de cada dia a palavra Amado não hebraico é de onde vem a palavra de dias que era o verdadeiro nome de Salomão foi o primeiro nome dele dias e é o nome que aparece aqui Deus dá aos seus gedi dias o pão enquanto eles estão dormindo então os autores estudiosos do antigo testamento de fato esse Salmo foi escrito pelo Rei.

Salomão provavelmente naquela época em que ele estava construindo templo e também uma casa para si por isso se o senhor não edificar a casa em vão trabalham os que edificam mais tarde muitos anos depois de Salomão esse Salmo Originalmente composto por ele foi adicionado aos salmos de romagem e depois cantado pelo povo de Israel quando do retorno do cativeiro babilônico ou seja esse Salmo tem uma.

    Longa história dentro do Povo da história do Povo de Deus do Antigo Testamento o contexto que eu quero que a nós

    Estejamos conscientes à medida que nós trabalhamos esse Salmo É exatamente esse do Retorno dos JuDeus do cativeiro eles haviam regressados depois de 70 anos de escravidão e tinham que reconstruir aquele mesmo tempo que Salomão havia construído alguns séculos atrás e Israel estava cercado cercado por.

    Povos hortis haviam os samaritanos os amonitas os moabitas que não queriam que Israel edificasse a cidade de Jerusalém e muito menos o templo e faziam de tudo para impedir esse trabalho e nem todos os juDeus tinham regressado do cativeiro o povo era pouco as famílias numerosas os filhos eram poucos e esse Salmo então ele provavelmente expressa ele é adaptado para aquela ocasião e ele.

    Expressa o sentimento e as convicções dos judeu temente a Deus piedoso querendo reconstruir o templo reconstruir a sua própria casa cercado de inimigos a cidade sitiada o povo pequenos filhos poucos então ele expressa aqui nesse Salmo os seguintes pontos primeiro que sem ajuda de Deus eles não conseguiriam reconstruir o templo na verdade sem ajuda de Deus eles não não conseguiriam reconstruir a nação.

    Depois de 70 anos de cativeiro nada sem a ajuda de Deus poderia ser feito nenhum bem aconteceria todos os esforços deles seriam em vão se Deus não estivesse conosco note a repetição duas vezes se o senhor não se o senhor não em outras palavras o Salmo nos ensina que nós devemos aguardar em Deus e confiar nele enquanto nós desempenhamos os nossos deveres cumprimos as nossas tarefas e.

    Descansemos na providência de Deus porque se Deus não estiver conosco todo o nosso Labor tudo que nós fizemos aqui nesse mundo todo nosso esforço aqui nessa terra será em vão é isso que o Salmo nos ensina que se Deus não estiver conosco nada do que nós fizemos aqui nesse mundo terá alguma valia ele nos ensina esse Salmo ensina essa verdade em quatro situações da vida que eu quero ver com vocês agora a primeira delas é a.

    Situação que provavelmente deu origem ao Salmo a edificação de uma casa verso primeiro se o senhor não edificar a casa em vão trabalham aqueles que a edificam a primeira referência parece ter sido a construção do da casa do senhor o Templo da parte de Salomão e Salomão estava muito bem consciente desse fato Ele tinha riquezas ele tinha pessoas abres para construir a casa os povos amigos e.

    Aliados tinham mandado artífices tinham mandado madeira e pedra preciosa o próprio Rei Davi havia deixado muito material e muita riqueza para que o seu filho Salomão construísse o templo mas Salomão sabia que se Deus não edificar se a casa em vão ele estaria trabalhando juntamente com todos os seus empregados todos os seus servos para o desempenho da casa do Senhor mas esse princípio ele se aplica a reconstrução ou a construção de qualquer.

    Casa ou de qualquer projeto na vida se o senhor não edificar a casa em vão nós trabalhamos O que que significa edificar em vão se Deus não estiver conosco primeiro pode significar que o projeto não vai chegar ao fim Pois é Deus quem controla as circunstâncias é Deus quem dá saúde é Deus quem dá os recursos é Deus que manda os obreiros por exemplo a torre de babel era um projeto que não estava de acordo com Deus eles começaram mas não terminaram.

    Porque Deus não estava com eles se Deus não edificar a casa eles trabalham em vão se Deus não der as condições nós vamos começar mas não vamos terminar ou também significa até que você até pode terminar mas você não vai morar nela Ela vai ficar vazia ou outra pessoa vai ocupar aquela casa ou pode até significar que você vai construir e você vai morar naquela casa mas você não vai desfrutar dela o próprio Salomão.

    Em várias passagens no livro de Eclesiastes ele fala a respeito disso de

    Pessoas que constroem determinadas coisas mas acabam não desfrutando porque Deus não está com eles Veja por exemplo aí no livro de Eclesiastes que foi escrito não é pelo próprio Salomão tá logo depois de Salmos no capítulo 2 interessante porque Salomão era um homem que tinha tudo não é um homem que tinha tudo.

    Eclesiastes Capítulo 2 a partir do verso 22 ele diz assim que tem o homem de todo o seu trabalho e da Fadiga do seu coração em que ele anda trabalhando debaixo do Sol porque todos os seus dias são dores e o seu trabalho desgosto até de noite não descansa o seu coração também isso é vaidade Não há nada melhor para o homem do que comer beber e fazer que a sua alma goze do bem do seu trabalho no entanto eu vi que.

    Isso também vem da mão de Deus Ou seja que você desfrute Alegremente do fruto do seu trabalho isso também vem de Deus verso 25 pois separado de Deus quem pode comer ou quem pode alegrar-se porque Deus dá sabedoria conhecimento e prazer ao homem que lhe agrada mas ao pecador Deus dá trabalho para que ele ajude a montou e a fim de dar aquele que agrada a Deus.

    Também isso é vaidade correr atrás do vento o próprio Salomão tá dizendo aqui ó se Deus não estiver com a pessoa Ele vai construir ele vai edificar mas para outro em vão ele vai trabalhar todo esforço dele será em vão porque ele não vai desfrutar do fruto do seu trabalho não vai ter alegria não vai ter paz não vai ter containentamente naquilo que ele para aquilo que ele tanto se esforçou durante toda essa vida e gente isso é.

    Realidade a respeito de tantas pessoas que passam a vida toda lutando labutando sofrendo ralando para ganhar alguma coisa mas não consegue desfrutar daquilo não tem prazer naquilo aquilo não vai lhe trazer nenhuma satisfação ou realização coisa nenhuma a vida dele é trabalhar Pais ele não tem nenhuma alegria ele não tem nenhuma ter paz e gozar do fruto do trabalho é um dom de Deus por isso se Deus não é de.

    Ficar a casa você tá trabalhando em vão Ou você não vai terminar ou você vai terminar e vai servir para outro ou até você vai morar mais ela não vai alegrar o seu coração porque é somente Deus quem dá sentido as coisas que nós fazemos aqui nesse mundo e sem Deus nada do que nós fazemos aqui vai nos satisfazer alegrar e cumprir o nosso coração ou seja sem ele todas as nossas empreitadas serão em vão ainda.

    Aqui no livro de Eclesiastes eu queria só mais ler um versículo a que está no Capítulo 5 no verso 16 quando Salomão diz assim eu vou ler só o verso 19 quanto ao homem a quem Deus conferiu riquezas e bens e lhe deu o poder para deles comer e receber a sua porção e gozar do seu trabalho isso é dom de Deus agora Capítulo 6 verso primeiro a um mal que vi debaixo do sol e que pesa sobre os homens o homem a quem Deus conferiu.

    Veja só o homem a quem Deus conferiu riquezas bem bens e Honra e Nada lhe falta de tudo quanto a sua alma deseja mas Deus não lhe concede que disso coma antes o estranho come também isso é vaidade e grave aflição Às vezes uma pessoa tem tudo na vida mas não tem prazer nas coisas que tem não tem alegria não tem contentamento porque se Deus não é edificar a casa e vão.

    Trabalham os que edificam se Deus não estiver com nossas empreitadas aqui nessa vida elas são em vão nós trabalhamos para nada nós lutamos e suamos para absolutamente nada segunda segundo quadro primeiro quadro é esse da edificação de uma casa o segundo quadro que é usado no Salmo para mostrar que sem Deus nossa vida aqui nesse mundo não vale nada é a proteção de uma cidade.

    Ainda no verso primeiro na segunda parte se o senhor não guardar a cidade em vão vigia a sentinela na época do retorno do cativeiro o povo de Deus estava ocupado em reconstruir os muros de Jerusalém e os inimigos não queriam que eles fizessem isso e o livro de Neemias se você quiser ler depois ele fornece o pano de fundo para esse sal lá você vai ver como Neemias determinou guardas que vigiassem a.

    Cidade durante 24 horas as famílias tinham que mandar pessoas é que funcionasse como vigias e Neemias determinou Neemias foi o grande líder na época da reconstrução dos muros de Jerusalém do templo também ele determinou que os juDeus trabalhassem com uma pá na mão e a espada na outra tal era o perigo não é estavam cercados de inimigos então Tinha que trabalhar com o olho no muro e o outro olho lá no moabita que tava querendo chegar e.

    Acabar com tudo né mas o salmista sabe que se Deus não guardar a cidade todas essas precauções serão em vão a sentinela vigia em vão porque Deus que controla as circunstâncias quem é que pode prever incende os terremotos enchentes pragas epidemias tudo pode acontecer e a cidade vai para o chão e vão vigia sentinela se Deus não for o verdadeiro guarda da.

    Cidade ele é que é de fato a nossa proteção isso não quer dizer que nós não temos que tomar as medidas bote alarme é faça seguro dos seus bens tranque as portas antes de dormir tome todas as providências a Bíblia não é contra você tomar todo esse tipo de providência mas em última análise se Deus não guardar a cidade tudo isso em vão ele que é o guarda final de todas as coisas porque ele é quem controla as circunstâncias ele é quem Guia os fatos os acontecimentos tudo está na mão dele se.

    Ele não estiver no nosso lado você pode ter seguro você pode ter alarme Você pode ter cachorro guardando a pitbull guardando a casa você pode ter o que for e não vai proteger se Deus não guardar a cidade em vão vigia A Sentinela isso pode se aplicar não somente a cidade né como nós aplicamos aqui mas a nossa integridade física a nossa família a própria igreja.

    De Deus enfim todos os ambientes em que nós estamos o ponto é esse que é Deus no final das contas quem nos protege Cuida de nós e sem a proteção dele nada do que fazemos aqui será de alguma valia terceiro quadro que nos é apresentado aqui é no ganho do sustento primeiro quadro a edificação de uma casa se Deus não é de ficar será edificado em vão segundo o quadro guardar a cidade o.

    Vigia pode até fazer o seu trabalho mas se Deus não guardar a cidade ele tá fazendo o seu trabalho em vão terceiro quadro aqui é o sustento do ganha pão tá aqui no verso 2 ele diz note a repetição da palavra inútil né inútil Voice será levantado de madrugada repousar tarde e comer o pão que penosamente grangiastes aos seus amados ele dá enquanto dormem no verso primeiro ele diz assim se o senhor não edificar a casa é inútil o trabalho dos que edificam depois se o.

    Senhor não guardar a cidade é inútil o trabalho da sentinela e agora pela no terceiro quadro é inútil você acordar cedo dormir tarde suar para ganhar o pão de cada dia isso aqui até uma coisa interessante não é nós temos que entender isso a luz do fato que Israel era uma sociedade agrária a maneira principal de sustento dos judeu era agricultura eles dependiam especialmente da agricultura e das.

    Colheitas para poder sobreviver ninguém quer acordar cedo gosta de dormir tarde e ninguém que dorme tarde gosta de acordar cedo não é verdade só que Aqui você encontra um cara que tá fazendo essas coisas ele diz aqui ó inútil é você levantar de madrugada e repousar tarde para comer o pão que você ganhou penosamente o que é que Salomão tá dizendo aqui que não adianta você.

    Trabalhar feito louco acordando de madrugada indo dormir tarde acorda de madrugada penosamente você está ganhando o seu pão tudo isso é inútil se Deus não for com você porque esse seu trabalho vai ser para quem o resultado do seu esforço será para o quê em que que isso vai lhe trazer alegria trazer e contentamento se você não consegue nem dormir de tanto trabalhar.

    Se o trabalho é o Deus da sua vida se trabalhar ganhar dinheiro a mealhar bens e Fortuna é o alvo da sua existência é inútil isso é em vão não faz sentido e Salomão diz aqui ó enquanto você está fazendo isso Deus dá o pão aos seus amados enquanto Eles dormem enquanto eles estão dormindo Deus está trabalhando por ele Deus faz a semente de germinar Deus faz a chuva cair Deus Faz e usa as leis da natureza para.

    Promover a felicidade o bem daqueles que o amam e que confiam nele o contraste aqui não é entre um cara que tá em casa dizendo assim eu vou ficar aqui orando esperando Caiu um pacote de dinheiro do céu e um cidadão que tá lá no campo lavrando com todas as forças do campo não o contraste entre dois trabalhadores O problema é a atitude deles um vive para isso vive ansioso nervoso estressado a vida dele é trabalho o tempo todo não tem paz não dorme direito.

    Não tem alegria não tem prazer no que faz o outro é também de um trabalhador que trabalha duro mas ele deita e dorme porque ele confia na providência de Deus ele confia que Deus haverá de suprir as necessidades que Deus haverá dele dar o pão necessário para sua sobre existência ou seja sem Deus mais um quadro sem Deus o nosso trabalho é inútil sem Deus o que nós fazemos aqui não vai.

    Satisfazer o seu coração você vai passar sua vida toda ralando Mas você não vai conhecer paz você não vai conhecer alegria realização gozo nas coisas espirituais porque vai ser inútil você fazer tudo isso em contraste Deus dá estas coisas com alegria aos seus amados aqueles que o amam que confiam nele e querem viver para ele agora vamos para o quarto quadro primeiro da casa segundo da cidade terceiro do ganhar o pão e o.

    Quarto agora é da família versus três a cinco herança do senhor são os filhos o fruto do ventre seu galardão como Flechas na mão do guerreiro assim os filhos da Mocidade feliz o homem que enche deles a sua aljava não será envergonhado quando pleitear com os inimigos à porta filhos eram muito desejados em Israel naquela época e na verdade eram muito desejados em todo o Oriente toda aquela cultura oriental antiga naquela época não tinha plano de.

    Saúde aposentadoria abrigo para idosos Então os pais dependiam dos filhos quando ficavam velhos então quanto mais filho melhor quanto mais filho melhor e eu continuo acreditando nisso até o dia de hoje né mesmo que tem plano de saúde tá o plano de saúde o seu plano de aposentadoria um abrigo de idosos vai assegurar que você vai ter o que precisa para viver Mas e a solidão quem vai visitar você.

    Quem vai estar lá com você para pegar o celular e pegar as fotos antigas e mostrar e lembrar e chorar de saudade dos tempos quem vai fazer isso então continua sendo verdade embora os tempos mudaram mas continua sendo verdade esse ponto aqui ter muitos filhos era desejado naquela época não somente para proteção e suporte dos pais quando ficassem idosos mas também para a proteção da cidade e nessa situação aqui.

    O povo de Israel tinha voltado do cativeiro as famílias eram menores as dificuldades eram maiores do que quando a terra estava em paz e havia prosperidade e Salomão usa Aliás o Salmo aqui ele foi é adaptado para explicar esse ponto Olha a história que tá nascendo narrada aqui um pai de família está sendo ameaçado por inimigos e ele então é convocado para ir na porta da cidade porque lá na porta da cidade era o tribunal era lá que sentava os.

    Juízes e os casos eram julgados as situações eram resolvidas negócios eram fechados na porta da cidade então o homem estava sendo convocado confrontado pelos seus inimigos para resolver um caso lá e ele vai só que quando ele vai ele vai cercado por 10 homens desse tamanho formando uma Falange ao redor dele uma tropa de choque segurança então quando ele chega lá que os.

    Inimigos olham aí começa a falar fino não é diante lá daquele homem cercado dos seus filhos Não é esse quadro que tá dizendo aqui ó 3 herança do senhor são os filhos fruto do ventre seu galardão como Flechas na mão do guerreiro assim os filhos da Mocidade feliz o homem que enche deles a sua aljava não será envergonhado quando pleitear com os inimigos a porta lá na.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=-E07iZlji24

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem