66. Jacó luta com Deus (Gn 32.22-32)

66. Jacó luta com Deus (Gn 32.22-32) Queridos vamos abrir a palavra de Deus no livro de Gênesis Capítulo 32 e Nós faremos a leitura do verso 22 até o verso 32 é o texto bem conhecido do encontro de Jacó com Deus no Val do Rio do Ribeiro do Jaboque Gênesis 32 de 22 até 32.

66. Jacó luta com Deus (Gn 32.22-32)

Naquela mesma noite Jacó se levantou tomou suas duas mulheres suas duas servas seus 11 filhos e transpôs o Valdo Jaboque reuniu todos e fez com que passassem o Ribeiro também fez passar tudo que ele pertencia Jacó ficou sozinho e um homem lutava com ele até o romper do dia vendo este que não podia com Jacó tocou-lhe na articulação da coxa de modo que a junta da coxa de Jacó se deslocou na luta com.

O homem então um homem disse deixe-me pois já rompeu o dia já correspondeu não deixarei se você não me abençoar então o homem perguntou como você se chama ele respondeu Jacó Então disse seu nome não será mais Jacó e sim Israel pois você lutou com Deus e com os homens e prevaleceu Jacó disse Por favor diga-me como você se chama ele respondeu por que você pergunta pelo meu nome e o abençoou ali.

Jacó deu aquele lugar o nome de Peniel Pois disse Vi Deus Face a Face em minha vida foi salva nasceu-lhe o sol quando ele atravessava Peniel e mancava por causa da coxa Por isso os filhos de Israel não comem até hoje o nervo do quadril na articulação da coxa porque o homem tocou a articulação da coxa de Jacó no nervo do quadril até aqui queridos a leitura da escritura vamos orar mais uma vez o pai querido te damos graças pelo.

Privilégio de nos reunirmos no primeiro dia da semana para cantar os teus louvores trazer nossas ofertas te oferecer orações e também ouvir a exposição da tua palavra nós pedimos que teu espírito santo nos conduza no entendimento dela para que nós não somente compreendamos o que ela representou para aqueles a quem primeiro foi destinada Mas também de que maneira nós podemos aplicar a nossa vida pois toda a escritura inspirada por Deus e.

Útil para edificação na justiça por isso pai Pedimos que o Senhor nos fale através dessa fonte única Suprema e verdadeira para tua igreja que a palavra de Deus em nome de Jesus amém amém queridos nós estamos diante de uma passagem decisiva na vida do Patriarca Jacó esse encontro dele com Deus no Ribeiro do Jaboque representa um ponto crucial na sua história na sua carreira.

Ali o seu nome é mudado de Jacó para Israel ali o seu caráter é transformado ali o seu corpo é marcado como testemunho desse encontro e finalmente ele está pronto para encontrar-se com Esaú o seu irmão lembremos que o contexto é o contexto da preparação desse momento Jacó não vai ser mais o mesmo depois daquela noite depois de ter visto Deus Face a Face ali no Jaboque.

Agora chamado de Peniel vamos lembrar o que a gente já viu para poder colocar em contexto o a passagem que a gente acabou de ler nós vimos como Jacó tinha fugido do seu sogro labão depois de 20 anos de serviço tinha sido enganado várias vezes havia passado por muitas aflições finalmente ele entendeu depois do nascimento do décimo primeiro filho que tava na hora de voltar para sua terra a terra de.

Canaã próprio Deus lhe apareceu mandou que ele voltasse E além disso labão já estava dando mostras de que não estava vendo Jacó com os mesmos olhos então ele foge aproveita uma oportunidade para escapar de padrão Aran e começa a viagem de cerca de 800 km para o Sul em direção à Terra de Canaã para Hebrom a terra do seu pai Isaque Mas ele foi alcançado pelo seu sogro nas montanhas de Gileade.

Que veio com um pequeno exército disposto a fazer mal a Jacó e recuperar tudo que Jacó estava levando as duas filhas os netos e todo gado que Jacó havia ganhado durante os 20 anos mas pela graça e intervenção protetora de Deus que apareceu a la um sonho labão entende que não deve prosseguir nos seus intentos malignos e ele então opta por fazer uma aliança de paz com Jacó e.

Volta para padanaram e Jacó retoma seu caminho para Canaã para encontrar-se com seu irmão Esaú e é quando os anjos de Deus venham seu encontro no local que Jacó chamou de Maanaim que significa dois acampamentos ou dois exércitos e essa visão nós vimos Na mensagem anterior tinha como objetivo garantir a Jacó que Deus estava com ele ele não estava só os anjos apareceram quando Jacó estava chegando empanarã em Betel e os anjos agora aparecem quando Jacó está saindo de padar ali Maanaim como se Deus.

Dissesse estarei com você na saída e na entrada como diz o sal é quando Jacó toma conhecimento de que seu irmão Esaú vem ao encontro dele com 400 homens um exército suficiente para fazer um estrago considerável destruir Jacó a sua descendência e todos os seus bens e motivos não faltavam para Esaú Isaú tinha sido enganado por Jacó havia jurado Jacó de morte e mesmo passado 20.

Veja Também, Vai te Interessar:

    Anos a gente sabe que o ressentimento a mágoa e a raiva Elas têm longa duração

    Acompanham a gente até o túmulo e não havia dúvida de que as intenções de Esaú não eram as melhores Pelo menos era assim que Jacó estava entendendo então cheio de medo de pavor Ele busca a Deus em oração é uma oração modelo é a primeira oração escrita registrada que nós temos no antigo testamento e que funciona como referência para nós sobre.

    Como orar nessa oração Jacó se apega com Deus Lembra as que Deus havia feito lembra que Deus é o Deus dos seus pais o Deus da aliança e pede que o livre da mão do seu irmão Esaú e como oração não significa inação Ele toma providências ele manda presentes ondas de presentes para seu irmão Esaú na expectativa de que os presentes haveriam de apaziguar a ira do seu irmão e aqui é que nós encontramos Jacó ele está ali as margens de do Ribeiro do Jaboque com a sua.

    Família seus bens já na terra de Canaã e a qualquer momento Esaú vai lhe aparecer Então hoje nós veremos como Jacó faz a sua família passar o Ribeiro depois veremos essa luta com um homem misterioso que aparece até o dia amanhecer Depois nós vemos nós vamos ver a mudança do nome de Jacó e a benção que ele recebe e as consequências daquele encontro com Deus meu objetivo é tentar.

    Entender essa passagem que é uma passagem que desafia realmente a compreensão e ver de que maneira nós podemos tirar proveito para nós desse texto tão tão bonito e Tão Profundo bom então em primeiro lugar Jacó faz a sua família transpor o rio Jaboque tá aí no verso 22 a 23 naquela mesma noite Jacó se levantou tomou suas duas mulheres suas duas servas seus 11 filhos transpôs o Valdo Jaboque reuniu todos e fez com que.

    Passassem o Ribeiro também fez passar tudo o que lhe pertencia Jaboque é um Riacho que nasce lá nas montanhas de Gileade e vai desaguar no rio Jordão um pouco ao sul do mar da Galileia às vezes ele fica muito cheio durante o verão ele seca e há lugares de passagem chamado de valsa onde era possível transpor o Jordão perdão transpor o Jaboque de forma segura e Jacó estava perto de um desses lugares o Valdo Jaboque então.

    Naquela noite ele fez a sua família atravessar o Rio diz aí o verso 22 naquela mesma noite ele levou atravessou as duas esposas e as duas servas os 11 filhos a filha de nah não é mencionada aqui porque o autor do texto ele está mais interessado na preservação daqueles que seriam os patriarcas de Israel mas Diná estava lá também e no verso 33 diz que ele transpôs também tudo o que ele.

    Pertencia que inclui aquelas riquezas que ele adquiriu lá durante o tempo em que serviu alabão servos e servas camelo jumentos a bois ovelhas fortunas tudo que ele havia adquirido com seu trabalho durante todo aquele tempo note o cuidado de Jacó com sua família Ele está preocupado porque sabe que a família dele os seus descendentes os seus filhos Eles são os herdeiros da.

    Promessa são aqueles de quem Deus tinha dito Jacó eu te farei um povo numeroso e ele não somente está agindo com instinto paternal de preservar a sua espécie os seus descendentes Mas também como homem de confiança e fé na Aliança que Deus havia feito com ele de que lhe daria uma numerosa descendência então ele cuida ali daqueles que são seus no verso 24 a 25 nós somos informados de um fato inusitado Diz aí que Jacó ficou sozinho passou.

    Todo mundo e ele ficou todo mundo atravessou o Riacho mas ele ficou lá no local do acampamento e um homem lutava com ele até o romper do dia do nada o texto nos diz aparece um homem e luta com Jacó Jacó não tinha atravessado tinha ficado sozinho o texto não diz porque aquele não atravessou a gente pode apenas supor que ele desejava ficar a sós com Deus orar a Deus pedir a.

    Benção de Deus para as providências que ele tinha tomado lembram que ele mandou três levas de presentes gado em

    Abundância 580 cabeça de gado para o seu irmão Esaú em três grupos pedir a benção de Deus sobre aquela providência para que acalmasse o coração do seu irmão preparasse para aquele encontro ele queria estar próximo de Deus nós já vimos desde a mensagem anterior que Jacó durante os anos que ele tinha passado ali empadão Aran ele tinha crescido e.

    Amadurecido espiritualmente através dos Sofrimentos através das angústias das expectativas e ele agora queria um tempo a sós com esse Deus que ele havia aprendido a temer e a buscar contudo do nada o texto nos diz que veio um homem lutar com ele e brigou com Jacó lutou com Jacó até amanhã daquele dia Jacó ficou sozinho em um homem lutava com ele até o romper do.

    Dia esse homem misterioso a identidade dele só vai aparecer mais adiante aí mas esse homem misterioso não era outro senão o próprio Deus era o próprio Deus que havia assumido uma forma humana real Deus já tinha feito isso antes os irmãos recordam no episódio quando Deus aparece juntamente com mais dois homens dois anjos na forma humana Deus vem na forma humana três homens se.

    Aproximam da tenda de Abraão a caminho do Vale do Jordão com o propósito de destruir Sodoma e Gomorra e Abraão acolhe os três homens um deles fala como Deus se apresenta como Deus é com ele que já que Abraão argumenta se tiver 50 justos o senhor vai destruir Sodoma se tiver 40 30 20 era Deus assumindo uma forma humana não seria a primeira vez e nem a última no antigo testamento em que.

    Deus aparece em forma humana real não era uma visão mas era um corpo humano real provisório Nós não sabemos se Deus criou aquele corpo Nós não sabemos nada a respeito disso a não ser o fato de que essas pré-carnações elas aconteceram com alguma frequência no antigo testamento às vezes esse ser é chamado de o anjo do Senhor e nós olhando da perspectiva do Novo Testamento da Perspectiva da.

    Encarnação nós entendemos que é Deus Filho o Senhor Jesus que tomava forma humana antes de assumir Definitivamente a sua natureza humana que ele tem hoje existe discussão entre os teólogos a respeito disso mas essa é a posição menos problemática porque essa pessoa que luta com Jacó não é Um Homem Comum tanto pelo poder que tem de deslocar a junta da coxa dele como pelas.

    Promessas que fez e a mudança do nome e também não é um anjo por assim porque não não tem essas características das aparições angelicais que geralmente eram em visões ou de forma brilhante ou chamava atenção a opção que a gente tem que é menos complicada É essa mesmo era que nós temos aqui o filho de Deus assumindo uma forma humana vindo ao encontro daquele que era o eleito que deveria que era o portador das promessas para lutar com ele daquela.

    Naquela noite no verso 28 A identidade do homem vai ser revelada disse então o homem seu nome não será mais Jacó e sim Israel porque você lutou com Deus você lutou com Deus e com os homens e prevaleceu e no verso 30 quando Jacó dá o nome daquele lugar de Peniel ele diz Vi Deus Face a Face e a minha vida foi salva e mas adiante o profeta Oseias no capítulo 12 no verso 3 a 5 falando sobre.

    Esse episódio ele diz assim no ventre Jacó pegou no calcanhar do seu irmão no vigor da sua idade lutou com Deus lutou com Deus lutou com o Anjo Como eu disse às vezes quando Deus aparece assim é chamado o anjo do Senhor lutou com um anjo e venceu chorou e pediu que eu abençoasse então esse homem misterioso que aparece do nada quando Jacó está sozinho do lado do Jaboque ali no acampamento não é ninguém outro senão o.

    Próprio Deus Deus veio ao encontro de Jacó e tomou essa forma humana por que que Deus lidar com ele o texto não diz mas a gente pode imaginar algumas razões primeiro ele queria quebrantar Jacó quebrantar Jacó para que Jacó dependesse completamente de Deus e não de si mesmo Jacó tinha tomado algumas medidas algumas estratégias para apaziguar seu irmão no passado Jacó tinha se valido da.

    Sua esperteza ele era uma pessoa muito inteligente e muito articulada dessa forma ele conseguiu boa parte da sua fortuna estava na hora de Jacó ser quebrantado vencido e admitir que ele necessitava da Graça de Deus e que se não for a graça de Deus ele nada seria outro motivo pelo qual Deus veio lutar com Jacó e esse é muito interessante é permitir que Jacó vencesse permitir que Jacó vencesse para então.

    Fazer o que ele já tinha decidido que faria que era abençoar Jacó Deus queria abençoar Jacó queria proteger o do seu irmão atender as suas orações então para isso Deus se faz homem vem lutar com Jacó e deixa que Jacó ganhe para que então ele conceda a Jacó aquilo que Deus já queria dar desde o início e dessa forma encorajar Jacó dizendo assim você lutou comigo e venceu Então você também.

    Vai vencer seu irmão tranquilizar o coração de Jacó deixá-lo em paz para aquele encontro que estava ali diante dele ao vir ao encontro de Jacó Deus naturalmente assumiu uma natureza humana compatível com a humanidade força e disposição de Jacó a gente não deve pensar que quando Deus assumiu a forma humana ou assumir a forma humana no antigo testamento que.

    Esse homem Deus era um ser de extrema força ou extraordinário visão de raio-x ou qualquer coisa desse tipo né o modelo é o próprio Senhor Jesus quando Deus Filho assumiu a natureza humana definitiva na pessoa de Jesus Jesus era um homem normal ele não tinha uma força extraordinária ele não tinha poderes em si como homem extraordinários então Quando Deus se torna homem e vem lutar com Jacó ele assume a humana compatível.

    Com Jacó para que a luta pelo menos tenha algum sentido e a briga é feia né uma briga de foice aqui no escuro até o dia amanhecer nos diz aqui o texto e de maneira Graciosa Nós lemos aqui que o homem ele queria vencer Jacó e dominado Note que é iniciativa da luta foi de Deus um homem veio e ele lutava com Jacó não era que Jacó tava lutando não foi Jacó que foi.

    Atrás dessa briga mas Deus que veio para lutar com Jacó e queria vencer Jacó e dominar Jacó fisicamente e Jacó resistiu a noite toda e não se deixou vencer a gente já viu que Jacó era um homem que tinha uma força Fora do Comum a começar daquele episódio em que ele Remove a pedra do Poço para dar de beber as ovelhas do seu do seu futuro sogro labão Jacó então resiste a noite toda não se deixou vencer era uma briga mano a mano.

    Ele sabia a uma certa altura ele sabia que estava lutando com Deus e ele sabia que o poder de Deus estava limitado pela promessa Deus tinha prometido que faria bem para ele logo Deus não haveria de destruí-lo naquela luta e isso então o encoraja da mesma forma conosco nós sabemos que o poder de Deus é ilimitado mas num certo sentido Deus se limita no seu poder para conosco pela promessa.

    Deus prometeu nos guardar prometeu nos abençoar prometeu nos perdoar prometeu nos levar para a vida eterna Então Deus pode tudo dentro daquilo que Ele nos prometeu fora disso Deus não vai usar o seu poder contra nós ele não vai nos destruir não vai nos esmagar não vai nos mandar para o inferno eterno o poder de Deus está limitado pela sua fidelidade por isso Jacó encorajado para lutar com esse homem e segurá-lo né porque Deus havia prometido lhe fazer bem e aí ele.

    Não parou de lutar não parou de orar era uma luta que era uma mistura de luta física com espiritual a gente percebe pelo texto ele o homem querendo dominar Jacó quebrantagem fazer Jacó desistir e Jacó lutando de volta ele não vai se quebrantar ele não vai desistir de maneira nenhuma e ao mesmo tempo ali é representativo de esforços de oração Ele não parou de orar não desistiu não desanimou.

    Finalmente quando o homem viu que não conseguiria dominar Jacó ele aleija Jacó verso 25 vendo que não podia com Jacó muita humildade de Deus né ele se fazer homem e se deixar vencer por Jacó vendo que não vendo que não podia com Jacó tocou-lhe na articulação da coxa de modo que ajuda da coxa de Jacó se deslocou na luta com o homem na sua graça Deus permite.

    Que isso acontecesse ele toca na articulação da coxa bem no nervo do quadril nervo ciático e aí a junta de Jacó se desloca a gente não sabe se foi da perna direita ou da esquerda não é dito aqui E com isso aquele homem deixou claro que ele poderia com um toque destruir Jacó se ele quisesse se ele quisesse com um toque ele poderia ter destruído Jacó mas que ele havia permitido graciosamente misericordiosamente que Jacó ou vencesse.

    Deus se deixa vencer pelo seu servo Mas deixou uma marca de que aquilo foi pela graça porque se Deus quisesse poderia ter destruído completamente Jacó com um toque o toque É só para lembrar Jacó é pela graça você só ganhou porque eu deixei você só ganhou porque eu tô permitindo que você ganha porque eu quero abençoar você eu quero abençoar você e aí então vem a terceira parte do texto quando.

    Jacó tem seu nome mudado verso 26 até o verso 29 verso 26 na graça de Deus o senhor permite que Jacó de tenha e pede que o Jacó deixa ir embora peço 26 então o homem disse deixe-me ir a pessoa Deus dizendo isso para o homem não é deixa eu ir embora larga pois já rompeu o dia e já correspondeu não deixarei ir se você não me abençoar Jacó tava.

    Agarrado com um homem agarrou-se com ele de tudo quanto era jeito não a perna manco da perna já né já tava ferida perna tava tava tenso já mas com que tinha de forças ele se agarrou e disse você não vai embora você não vai embora Jacó não vai deixar aquela oportunidade passar de ser abençoado por Deus ele sabe que tá lutando com Deus sabe que já tinha sido abençoado por Deus mas agora ele quer mais ele quer conhecer mais a Deus ele quer estar junto desse Deus ele.

    Quer ter segurança plena de que Deus vai estar com ele o resto da sua vida e diz o profeta Oseias ele chorou ele implorou ele pediu misericórdia e graça aquele Deus agarrado com Deus e não queria saltá-lo de maneira nenhuma queridos Que imagem maravilhosa de oração de perseverança na oração O que é orar se não fazer isso chegasse a Deus e dizer eu não vou largar eu não vou sair daqui até que o senhor me abençoe eu vou continuar insistindo eu vou continuar pedindo e.

    Vou continuar lutando eu não vou desanimar porque sei que o senhor me prometeu fazer bem eu sei que o senhor pode e eu sei que o seu poder está por ti mesmo condicionado a benção a promessa então ouve as minhas orações tu és o meu Deus eu sou teu filho eu sou teu filho Jesus Cristo é o meu salvador é o meu mediador O próprio Deus irmãos manda o seu espírito interceder por nós nos ensinar a orar como Paulo diz lá em.

    Romanos 8 a gente não sabe pedir convém mas Deus envia o espírito santo que intercere por nós Com Gemidos e inexprimíveis o próprio Deus ensinando a gente a orar encorajando que a gente ore que se agarre com ele que busque porque ele está disposto a atender as nossas orações então o homem muda o nome de Jacó diante da insistência de Jacó do pedido de benção não deixaria Ele atende e no verso 27 a 28 Nós lemos que o homem perguntou como você se chama ele respondeu Jacó Então.

    Disse seu homem seu homem não será mais Jacó e sim Israel pois você lutou com Deus e com os homens e prevaleceu aqui o senhor admite a vitória de Jacó você lutou com Deus e com os homens e você prevaleceu e ele começa aqui importante notar perguntando o nome de Jacó é claro que Deus sabia qual era o nome de Jacó mas ele queria que Jacó.

    Dissesse porque a palavra Jacó significa o suplantador aquele que agarra no calcanhar o enganador e o nome de Jacó descrevia muito bem o seu passado o que que ele tinha sido o seu caráter e agora quando Deus Pergunta a Jacó Qual é o teu nome mesmo e ele diz Jacó ali ele é obrigado a refletir sobre o seu passado sobre o engano que ele cometeu com seu.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=Pw4rs-vNGe8

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem