A FÉ QUE VENCE O MEDO - Hernandes Dias Lopes

A FÉ QUE VENCE O MEDO - Hernandes Dias Lopes Palavra da verdade como Hernandes Dias Lopes é convidando a todos vocês para abrirmos a palavra de Deus no Salmo 11 estamos expondo aqui os salmos o pastor Arival está expondo o livro de Êxodo e como nós não temos condições de expor todos os salmos nós vamos pular alguns é expomos um dois três oito e agora vamos examinar o Salmo 11 Salmo 11.

A FÉ QUE VENCE O MEDO - Hernandes Dias Lopes

Tá escrito o seguinte no Senhor me refugio Como diz pois a minha alma foge como pássaro para o teu Monte porque Eis aí os ímpios armam arco disponha sua flecha na corda para as ocultas dispararem contra os retos de coração ora destruídos os fundamentos que poderá fazer o justo o senhor está no seu santo templo nos céus tem o senhor o seu trono os seus.

Olhos estão atentos as suas pálpebras sondam os filhos dos homens o senhor põe a prova ao justo e ao ímpio mas ao que ama violência a sua alma o abomina para chover sobre os perversos brasas de fogo enxofre e Vento abrasador Será parte do seu cálice porque o Senhor é justo Ele ama a justiça os retos lhe contemplaram a face.

Eu gostaria que nós retornássemos a nossa atenção para o verso 3 e todos nós é uma sua voz Vamos ler o verso 3 ora destruídos os fundamentos que poderá fazer o justo eu gostaria de Tratar deste assunto hoje O Triunfo da Fé sobre o medo a baseado nesse verso 3 porque o verso 3 é o eixo central deste poema vocês sabem que o Salmos são poemas os.

Salmos também são orações é por isso que você tem salmos de lamento e salmos de louvor você tem Salmos onde você demonstra quebrantamento arrependimento e tem Salmos que nós chamamos imprecatórios Salmos messiânicos e este Salmo ele retrata uma crise que Davi estava vivendo o seu tempo no.

Período de Saul onde a sociedade estava como que enfrentando uma espécie de terremoto Avassalador destruindo todo o sistema vocês sabem que Saul reinou 40 anos e boa parte do Reinado de Saul foi muito turbulento O Reinado de um homem rebelde contra Deus que fez do projeto de assassinato não só da.

Reputação mas da vida de Davi seu genro o seu maior projeto de governo então o homem que governou com ódio um homem que estava inspirado entre aspas por demônios que tomavam e ele era tomado de Fúria usando a lança enquanto Davi usava harpa e é nessa conjuntura que o rei se torna a própria lei.

Ele consegue arranjar alguns as teclas alguns subalternos que dão Guarida o seu ódio as suas loucuras e ele transtorna todo o seu reino e vai terminar sua jornada de forma em Glória numa consulta uma médium onde ele é enganado porque o que aparece ali não é o que ele esperava o Samuel Primeiro Samuel 28 não é Samuel que vem.

Ali ele não vê Samuel Ele entendendo que era Samuel aquilo que ele faz é contraditório porque eu tinha expulsado os médiuns de Israel e agora ele busca uma médium e então ele enfrenta uma guerra contra os filisteus e termina essa guerra tirando a própria vida Davi Olha esse cenário todo e ver os fundamentos destruídos os pilares arrancados os Marcos mudados.

E quando você transporta-se desse fato histórico a três mil anos porque Davi viveu Mil Anos Antes de Cristo e pousa hoje aqui agora e tem um diagnóstico da sociedade não só brasileira mas da sociedade Mundial parece-nos que vivemos a mesma crise uma espécie de destruição dos fundamentos de abalar as estruturas.

Jogar por terra tudo aquilo que era sólido tudo aquilo que era coluna de sustentação da sociedade da família da igreja e eu queria Então olhar isso com vocês talvez não introdução mais longa do que normalmente gosto de fazer para que a gente possa entender o que que tá dizendo para nós ora destruído os fundamentos o que poderá fazer o justo do que que ele tá tratando.

Bom então vamos dar uma olhadinha em primeiro lugar nós estamos vivendo hoje como lá uma brutal inversão de valores parece que é isso que você vê todo dia na televisão nas mídias sociais no cinema no teatro na literatura nas instituições a questão hoje não é uma questão de tolerância ao erro aqui são hoje aquilo que Isaías denunciou lá no capítulo 5 verso 20 do seu livro chamam luz de.

Veja Também, Vai te Interessar:

    Trevas e trevas de luz o amargo de doce amargo Não é questão de tolerância é uma

    Questão de inversão o certo virou errado virou certo aquilo que era vergonhoso ontem hoje é aplaudido aquilo que se fazia as ocultas hoje se faz a luz do dia aquilo que era reprovável hoje é incentivado então talvez nós estejamos vivendo.

    Aquilo que foi profecia de Rui Barbosa o grande Tribuna brasileiro chegar em um momento em que o homem teria vergonha parece que este é o retrato da sociedade cujo os fundamentos estão sendo arrancados o segundo aspecto diagnóstico antes da exposição do Versículo do texto é que nós estamos vivendo hoje uma cultura de infidelidade e generalizada as alianças não são cumpridas os pactos são feitos e desfeitos.

    Os de cabelos brancos aqui devem se lembrar dos nossos pais quando fazer um negócio mais do que um documento do cartório vale um aperto de mão tá feito tá feito tá feito se falava lá do filho do bigode palavra empenhada hoje nem contrato tá valendo mais pessoas falam uma coisa aqui diz falam 5 minutos depois elas fazem um acordo aqui.

    Desfaz um acordo com a maior tranquilidade e a infidelidade nos relacionamentos é fidelidade nos acordos infidelidade nas alianças sejam elas na relação conjugal seja ela nas relações familiares sejam elas nas relações comerciais sejam elas nos pactos internacionais Você acaba de levantar um monumento a paz e começa a voltar a investir na guerra.

    Porque as palavras hoje não perderam peso os acordos hoje são vulneráveis as alianças são fracas os fundamentos estão sendo destruídos mas mais do que isso meus irmãos em terceiro lugar nós estamos vivendo uma época de deslavada corrupção moral fundamental sendo destruídos você encontra de uma maneira assim quase que cultural a corrupção na política e isso desde o descobrimento.

    Fizemos antes de ontem né 522 anos de descobrimento do Brasil essa história nunca mudou muda regime Brasil colônia Brasil império Brasil república mas a corrupção tá aí tá no DNA políticos entram não com Espírito público de servir mas para se servirem.

    Até hoje as grandes empresas se aproximam das estruturas governamentais com propósito de dar um jeitinho para alcançar em favores e lucros fantasiosos Então essa essa realidade tá aí Posta sempre esteve Talvez hoje com mais volume até porque também hoje nós temos.

    Instrumentos das mídias sociais que apontam isso com mais facilidade para todo mundo saber vivemos hoje com opção no comércio e na indústria você lê lá no rótulo que o produto é isso e isso isso mas de fato não é você vai lá e compra um quilo de carne na verdade você tá levando 950g a balança tá adulterada você vai comprar um metro de pano mas você não tá levando um metro de pança tá levando 96 cm.

    A estrutura está corrompida os fundamentos estão sendo arrancados você vê corrupção nas empresas as pequenas as médias e as grandes tem exceção Claro que tem mas os fundamentos estão sendo arrancados isso é tão cruel isso é tão triste porque isso atinja todos nós há pouco tempo foi feito uma pesquisa aqui no Brasil e as três classes mais.

    Desacreditadas foram os políticos a polícia e os pastores Até nós estamos no

    Meio lá atrás quando uma menina e se candidatar a casar com seu nariz era um passaporte um casamento feliz hoje casar com pastor é contrato de risco a classe que mais divorcia na América são os pastores então nós estamos vivendo essa sociedade que perdeu os absolutos que perdeu a.

    Ideia de não ter um fundamento eu construo isso no fundamento não tô construindo sobre a areia a minha vida suporta a tempestade mas mais do que isso irmãos nós estamos vivendo também uma crise de arrancar os fundamentos na questão da Teologia da Igreja por exemplo o liberalismo teológico o que que o liberalismo teológico essa palavra às vezes não é tão comum para todo mundo.

    É o conceito de que eu vou mudar meu entendimento da leitura da Bíblia a nossa leitura é uma leitura de que este livro é um livro histórico tá registrado aqui é verdade Nós cremos que este livro é inspirado Nós cremos que este livro É infalível nós queremos que este livro é inerrante e Nós cremos que este livro é suficiente.

    Aí chega O Liberal não a leitura não pode ser gramática histórica tem que ser crítico literária eu não mas esse aqui não isso não é assim gênes um dois e três não é literal Porque lá é uma novela aquele lá é um mito um novo criação Adão e Eva não existiram não Jó é uma novela não Ester também uma novela não os milagres não aconteceram foram Mitos vão esvaziando a Bíblia vão tirando.

    O conteúdo da Bíblia e sobre o que sobra confusão é por isso que o liberalismo entrou na Europa Matou as igrejas o liberalismo Não começa nos Bancos das igrejas Não começa nas catedras no seminários de lá descem para os púlpitos e máquinas igrejas esse perigo irmãos não é um perigo lá da Europa Não não é um período lá dos Estados Unidos Canadá não esse perigo é um perigo aqui do Brasil dentro Nações inteiras já se capturaram o liberalismo aqui no Brasil.

    Seminários então sólidos tantas vezes estão sendo levados e fermentados por professores liberais isso é um desastre porque se tirar o fundamento mas não é só o liberalismo teológico não sincretismo religioso você começa a perceber que tantos lugares as pessoas estão elas saem de um de um de um misticismo por exemplo do.

    Espiritualismo brasileiro dos cultos afros brasileiros por um outro misticismo sal grosso do óleo ungido da toalha suada comprar lote do céu e as pessoas são mantidas nessa prisão do misticismo sincretismo os pilares estão sendo arrancados dentro das igrejas com pragmatismo o que que é o pragmatismo pastor chega e diz eu quero que a minha igreja cresça.

    eu vou fazer uma pesquisa do efeito Ibope você decide o que que as pessoas querem elas querem Milagres Então vou botar uma placa uma faixa de tal é o culto do milagre bom eu marquei o espírito santo vai ter que fazer porque eu tô falando que vai fazer então eu sou dono da agenda do Espírito Santo é prosperidade que as pessoas querem então vou pregar sobre prosperidade Ou seja eu vou fazer o que o povo gosta.

    Eu vou fazer o que funciona eu vou fazer o que dá resultado eu vou fazer o que atrai e aí eu abandono verdadeiro evangelho eu não prego mas o evangelho não vou falar sou pecado Não isso aí não dá Ibope não não vou pregar só arrependimento não ninguém vai ver não vou pregar mais sobre Santificação Porque o povo não quer um compromisso eu vou fazer uma mensagem mas palatável mas mais agradável mas azeitada mais popular.

    Aí muda o evangelho e arranca o fundamento hoje tá muito popular a questão do coaching né Tem muita gente hoje fazendo público é uma questão da psicologização da Fé Então nós vamos parar um pouquinho pensar o seguinte a pergunta de Davi é a mim a sua pergunta ora destruídos os fundamentos o que poderá fazer o justo.

    Vamos dar uma recordada nessa sucessão dos fundamentos na sociedade primeiro você pensa lá Desculpa de eu tô fazendo essa introdução longa hoje viu você pensa lá na no corte que foi no século 17 na França com chamado racionalismo francês vocês se lembram de René Descartes E ele disse cogito ergo Sul penso logo existo que que tá querendo dizer com.

    Isso eu só aceito como Verdade Aquilo que a minha razão consegue entender parece bonito conceito mas se você joga esse conceito para dentro da teologia é um desastre porque eu pergunto a você como você pode me explicar racionalmente os milagres como você pode me explicar racionalmente que Deus é um e subsiste em três pessoas de tal maneira que o pai não é o filho o filho não é o pai o espírito santo não é o pai nem o filho.

    Como é que você me explica racionalmente que do nada ele criou o universo mas como é que você me explica racionalmente que o mar vermelho se abriu e o povo passou bem junto e depois que o povo passou o mar voltou engoliu os seus inimigos como é que você explica racionalmente que Deus mandava todo dia mana codornizes água brotando da Rocha o Jordão abrindo.

    Como é que você explica racionalmente a ressurreição de humor Os Milagres de Jesus Os Cegos viram os surdos ou viram os mudos falaram os leprosos foram purificados os andar como é que se explica esse racionalmente então se você joga essa esse conceito filosófico para dentro da teologia você não tem mais o que Pregar porque você lida com Sobrenatural e eu não estou dizendo que a nossa fé é irracional não a nossa fé não é irracional a nossa fé é racional você.

    Tem você dá a razão da esperança que há em você você não precisa ser tapado para ser crente não Aliás você tem que ser inteligente agora a razão tem um limite ela só vai até aqui ó daqui para frente ela não vai e Então a nossa fé ela é Supra racional é você crer você crê por exemplo que o mundo foi criado a ciência é prova.

    Prova os maiores cientistas do mundo são criacionistas embora os ateístas Fazem tanto barulho agora é fé você acreditar que esse mundo que foi criado essência é prova foi criado por Deus isso é fé se a ciência não prova Mas você crê o mundo até até.

    1780 você sabe que nós entramos no que se chama de queda da Bastilha lembram disso vocês estudaram história 14 de julho de 1789 ou Ponto Central da Revolução Francesa A Bastilha era uma grande prisão Onde os reis absolutistas mandava os presos políticos para lá mas tinham poucos presos na época da rebelião mesmo que tomaram a Bastilha tinha nove preso só mas era lugar de guardar as armas contra o povo e o povo se revela toma Bastilha derruba.

    O poder absolutista da França e começa ali em 1789 com a queda da Bastilha aí era moderna que dura apenas 200 anos quando era moderna acaba e começa a chamada pós-modernidade no ano de 1989 200 anos depois com o muro a queda do muro de Berlim Agora nós estamos aqui que nós chamamos de pós-modernidade qual o grande tripé da pós-modernidade pluralização privatização e secularização explicando.

    O mundo é plural não é plural Cada um tem sua crença Cada um tem sua fé Cada um tem sua verdade o que que é verdade que é verdade foi a pergunta do Pilatos que é verdade a gente não eu tenho a minha verdade você tem a sua a verdade é plural e mais a verdade é subjetiva é a privatização o cara tá no erro é para ele Aquilo é.

    Verdade acabou a ideia de que de verdade absoluta que começou lá com emanar o Kant A Crítica da Razão Pura não tem Verdade Absoluta e você e eu vivemos plenamente convencido de que existe Verdade Absoluta Jesus Cristo eu sou a verdade Jesus Cristo de santifica-os na palavra a tua palavra é a verdade ou desafio que você e eu temos de viver uma vida de absoluto no mundo de relativismo.

    No mundo que diz que tudo é Deus é o panteísmo no mundo como a índia que tem mais de um milhão de Deus até a vaca é Deus Alá e vocês não eu creio que só existe um Deus vive verdadeiro pai de Nosso Senhor Jesus Cristo Deus pai Deus filho Deus do Espírito Santo onde diz não esse negócio de ser humano não é homem mulher não Deus criou uma mulher mas agora cada um decide o que quer ser na vida a criança que descer ela nasceu masculino nasceu feminino mas ela vai.

    Decidir o que ela vai ser padrinho não é absoluto é nessa sociedade e o que é o terceiro tripé da pós-modernidade da secularização empurra Deus para lateral Deus não é necessário Deus não é importante Deus não pode entrar nesse jogo Deus não pode fazer parte dessa história Deus não é relevante Deus não é necessário Deus nem existe o negócio é com você bota Deus não.

    Então é nessa sociedade que você e eu vivemos é nessa sociedade que você eu criamos filhos é nessa sociedade que você e eu recebemos os nossos netos é nessa sociedade que você está inserido e a pergunta do Davi é a minha pergunta é a sua pergunta ora destruir dos fundamentos o que poderá fazer o justo você acha que os fundamentos pois bem então agora nós vamos entrar no texto para encontrar a resposta para essa.

    Pergunta na época de Davi a lei era Saul ele não se submetia lei ele era lei na época dos imperadores romanos eles eram até tolerância eram você podia ser Adorador de Jesus Cristo desde que você adorasse a César.

    Os cristãos são Não Para nós só Jesus é o Senhor bom então você tem que para fogueira se você olhar Hoje nós estamos vivendo esse drama do mesmo jeito você não basta apenas tolerar você precisa concordar porque se você não concorda com que empurrado ela abaixo Então você tem um discurso de ódio você preconceituoso.

    Você não sabe viver uma sociedade pluralista hora destruir os fundamentos que poderá fazer o justo Então vamos lá vamos ver o conselho insensato dos medrosos nessa conjuntura Olha o versículo primeiro comigo o senhor me refugio como dizer pois a minha alma foge como pássaro para o teu Monte qual conselho que é dado para Davi aqui nessa conjuntura que ele tá vivendo os fundamentos fuja.

    Coisas pegando aqui no Brasil pega o avião Vai para os Estados Unidos vai para o Canadá vai para Inglaterra vai para Itália vai para Portugal fuja mas não é fugir talvez só geograficamente foge sem se deslocar um centímetro fugiu como soldados de Saul fugiram do Gigante Golias fugir como Jonas fugiu para tarças fugiu com Jeremias quis.

    Fugir diz não vou pregar mais fugiu Como Elias fugiu de Jezabel às vezes nós estamos fugindo irmãos nem sempre fugir é seguro por exemplo a Bíblia diz você deve Temer a Deus resistiu o diabo e ele fugirá de vós nem você que foge é o diabo que foge Então essa ideia de que a solução está na fuga.

    Pode ser um laço lembram lá em Neemias 6 10 e 11 depois de baldados todos os esforços para pegar o Neemias para derrubar o Neemias para fazer paralisar a obra o inimigo conseguiu se infiltrar dentro da cidade de Jerusalém fazendo parentesco com gente lá do sacerdócio de Jerusalém e a última cartada contra Neemias olha.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=Sv2EBHEYk-U

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem