06. Deus encoraja Moisés (Ex 6.1-27)

06. Deus encoraja Moisés (Ex 6.1-27) Muito bem queridos livro de Êxodo capítulo 6 nós vamos verso primeiro até o verso 30 todo o capítulo do livro de êxodo êxodo 6 de 1 a 30 Então o senhor disse a Moisés agora você verá o que eu vou fazer a Faraó Pois por mão poderosa os deixará e por mão poderosa os expulsará da sua terra Deus falou a Moisés e lhe disse eu.

06. Deus encoraja Moisés (Ex 6.1-27)

Sou o senhor apareci Abraão Isaque e Jacó como Deus todo poderoso Mas pelo meu nome o senhor não lhes fui conhecido também estabeleci a minha aliança com eles para dar-lhes a terra de Canaã a terra em que viveram como estrangeiros Eu também ouvi os gemidos dos filhos de Israel os quais os egípcios e escravizam e me lembrei da minha aliança portanto diga aos filhos de Israel eu sou o senhor vou tirá-los.

Dos trabalhos pesados no Egito vou livrá-los da escravidão vou resgatar vocês com braço estendido e grandes manifestações eu os tomarei por meu povo serei o seu Deus vocês saberão que eu sou o Senhor seu Deus que os tira dos trabalhos pesados do Egito eu os levarei paraa terra que jurei da Abraão a Isaque e Jacó e darei essa a terra a vocês como herança eu sou o senhor desse modo Moisés falou aos filhos de Israel mas.

Eles não deram ouvidos a Moisés por causa da angústia de espírito e da dura escravidão O senhor falou a Moisés dizendo vá e diga a faraó rei do Egito que deixe os filhos de Israel saírem e que saiam da sua terra Moisés porém respondeu ao senhor dizendo os filhos de Israel não me TM ouvido como como Pois me ouvirá Faraó e não sei falar bem no entanto o senhor falou a Moisés e a Arão e lhes deu uma ordem para os filhos de Israel e para faraó rei do Egito.

Deveriam tirar os filhos de Israel da terra do Egito São esses os chefes das famílias os filhos de Ruben primogênito de Israel Enoque Palu esron e Carmi são estas as famílias de Ruben os filhos de Simeão jemuel jamim oade Joaquim aliás jaquim Joá e Saul filho de uma Cananeia são estas as famílias de Simeão são estes os nomes dos filhos de Levi segundo as suas gerações Gerson.

Coat merari e os anos da vida de Levi foram 137 os filhos de gesson libni e Simei segundo as suas famílias os filhos de coate anrão is isar Hebron e Uziel e os anos da vida de coate foram 133 os fil de merari Mali ezi são estas as filhas de Levi perdão as famílias de Levi segundo as suas gerações anão tomou por mulher J kebede sua tia e ela lhe deu à luz Arão e.

Moisés e os anos da vida de anão foram 137 os filhos de isar Corá nefes e cri os filhos deziel Misael eaf e citri tomou por mulher eliseba filha de abinadabe irmão de naassom e ela lhe deu a luz nadabe abiu eleas e Tamar os filhos de Corá Air elc e abaf são estas as famílias dos coritas eleasa filho de Arão tomou por mulher para si uma das filhas de puel e lhe deu essa lhe deu a.

Luz fineias são estes os chefes de suas casas segundo as suas famílias são estes Arão e Moisés aos quais o senhor disse tirem os filhos de Israel da terra do Egito segundo seus exércitos foram eles que falaram a faraó rei do Egito a fim de tirar do Egito os filhos de Israel são estes Moisés e Arão Nós vamos só até aqui meus irmãos até o verso 27 onde H é dada a explicação paraa intrusão dessa.

Genealogia no texto corrido que narra a aparição de Deus a Moisés reiterando a ordem de ir até Faraó Oremos mais uma vez ó Deus querido que privilégio estarmos juntos como Igreja Que privilégio podermos abrir a tua palavra a tua Revelação escrita inspirada infalível Que privilégio para nós estudá-la e aplicar o seu conteúdo ao nosso coração pedimos agora que o Senhor nos dê uma disposição mental aprovada e.

Pronta Senhor e apropriada para a recepção da exposição bíblica concedendo graça ao pregador também para que seja fiel e claro objetivo na exposição da tua palavra Oramos Pelas nossas crianças para que desde cedo tua palavra encontre Guarida nos seus corações e que jamais se desviem daquilo que aprenderam é o que pedimos em nome de Jesus amém queridos hoje nós veremos como Deus encoraja Moisés a prosseguir com a sua missão e esse encorajamento era.

Porque os acontecimentos anteriores foram um completo desastre completo desastre Moisés estava desanimado o povo estava desanimado nada daquilo que Deus tinha dito Parecia ter acontecido que é que tinha o que que houve bom Moisés e Arão tinham ido falar com o faraó conforme Deus havia dito E trouxeram a palavra de Deus para Faraó assim diz o senhor deixa ir o meu povo a a resposta de Faraó foi assim diz Faraó.

Tirem a palha e deixe esse povo fazer tijolo trabalhando mais do que trabalhava antes o confronto de poder entre Deus e Faraó longe de Faraó longe de obedecer Faraó escarnece dos do Deus dos hebreus nunca ouvi falar desse Deus né E os egípcios tinham centenas de Deuses e yé não sei quem é por que eu vou deixar esse os o povo aí não sei nem quem é esse Deus faraó escarnece do Deus dos.

    Hebreus e manda que os capatazes oprimam os trabalhadores Hebreus na construção

    Civil como eu já disse eles não receberiam mais palha para fazer tijolos os tijolos eram feitos de arg massa tirada das margens do rio Nilo eram misturados com o restolho da Palha do Milho ou do trigo para poder dar alguma consistência e eram cozidos ao sol e não era tijolo do tamanho que a gente.

    Conhece eram mais blocos grandes de de tijolo que eram feitos e todo dia os hebreus Tinham que ter uma produção agora a palha foi tirada deles antes os egípcios davam palha agora a palha foi tirada e eles mesmos tinham que achar a palha e manter a mesma produção de tijolos Essa foi a resposta de Faraó diante da ordem de Deus os capatazes hebreus então passaram a ser.

    Chicoteados pelo não cumprimento da cota e e o que levou o sindicato dos fazedores de tijolos aí a Faraó pedi um alívio n dizendo nós sempre servimos ao Senhor por que o senhor tá fazendo isso com seus servos agora e Faraó diz vocês estão dizendo que querem sair daqui para ir adorar o Deus de vocês três dias deserto a fora vocês estão é com tempo de sobra vocês são preguiçosos estão querendo aí uma desculpa para não fazer nada então não muda nada não vocês têm.

    Que produzir a mesma cota de tijolo sem palha e tome chicote naquele que não conseguir fazer a sua parte e então ao perceberem que o rei do Egito não os atenderia os capatazes dos hebreus se voltaram contra Moisés e amaldiçoaram Moisés por todo o seu sof ento eles disseram assim tava tudo muito bom a gente vivia uma vida tranquila de escravo aqui servindo a Faraó de repente você veio com essa história de liberdade que Deus lhe apareceu que Deus ia tirar.

    A gente daqui vocês foram a Faraó e confrontaram Faraó e o resultado você tá vendo aí Ó nós estamos sendo chicoteados estamos apanhando mais temos que trabalhar o dobro do que a gente trabalhava antes então eh não não eh nós não vamos mais obedecer ao que você tá dizendo aí é vez de Moisés se voltar para Deus né e Moisés se volta para Deus disse Deus desde que o senhor me mandou é por isso que eu disse lá na terra de Mide que eu não queria ir já tinha dito desde o começo e chega aqui acontece eu chego para Faraó Faraó escarnece Faraó.

    Não quer os líderes agora dos hebreus estão todos desanimados então é melhor deixar a coisa como está mesmo esse era o estado de ânimo de e Moisés o estado de ânimo dos hebreus e assim por diante quando as promessas de Deus a Palavra de Deus parecia não acontecer Deus parecia demorado em atender ou mesmo não estava interessado era esse o quadro que tinha diante deles e é aqui que entra o capítulo 6.

    Capítulo 6 mostra o encorajamento de Deus a a Moisés Deus não não desistiu Deus não parou que tava fazendo estava só esperando o tempo certo e que o coração de Moisés e do Povo estivesse na posição correta para que Ele pudesse agir o encorajamento de Deus a Moisés está aí do verso primeiro até o c quando ele aparece e diz a Moisés agora você vai ver o que é que eu vou fazer a Faraó Pois por mão poderosa os deixará aí e.

    Por mão poderosa os expulsará da terra queridos Vejam a misericórdia e a paciência de Deus como Deus é paciente mesmo com Seu servo relutante desanimado incrédulo era esse o coração de Moisés Nós não sabemos como é que Deus falou a Moisés se foi através de sonhos visões manifestações de um anjo mas Deus apareceu a Moisés Capítulo 6 verso.

    Primeo e disse para ele que ele ia ver o que é que vai acontecer com o arrogante faraó Deus diz que vai pesar sua mão contra Faraó e que o seu poder vai prevalecer sobre faraó e que finalmente Faraó haveria de capitular haveria de desistir esse é um método que Deus usa durante a gente vê na história bíblica a primeira vez parece que as coisas não são como Deus dizia é um teste do nosso.

    Coração e da nossa fé para ver a nossa perseverança e Deus então vem nos encoraja E diz agora você vai uma

    Segunda vez você vai uma segunda vez o leproso teve que se mergulhar sete vezes no rio Jordão primeira vez não teve nada na segunda não teve nada e na terceira vez na mã disse Rapaz isso é uma brincadeira tem Rio melhor lá na minha terra mas na sétima vez ele saiu completamente curado Deus espera a hora certa e ele testa a nossa paciência ele testa a nossa.

    Confiança e agora agora é o que ele faz com Moisés você vai ver o que é que eu vou fazer com o Faraó porque ele não somente vai mandar vocês embora mas ele vai expulsar você tal a pressa que ele vai ter em não querer ver mais nenhum Hebreu na terra do Egito vai mandar embora porque minha mão vai pesar contra ele conforme eu disse a vocês e aí Deus relembra Moisés quem ele é porque parece que Moisés havia esquecido verso 2 Deus falou a Moisés e lhe disse eu sou.

    Yé eu sou o senhor essa declaração de Deus eu sou o senhor se repete várias vezes nesse diálogo de Deus com Moisés E serve para mostrar quem Deus é yé é o nome de Deus é o eterno significa eu sou o que sou é o nome por Excelência de Deus e só o fato de Deus dizer eu sou Senhor e eu estarei com você era suficiente para animar o coração de Moisés porque ele saberia que no fim era Deus que haveria de prevalecer eu sou o.

    Senhor essa declaração Visa trazer certeza ao coração de Moisés de que Deus vai cumprir todas as suas promessas e para deixar claro que todos os inimigos seriam vencidos e conquistados e destruídos no verso 3 Deus diz que havia se revelado Abraão Isaque e Jacó como elxadai aparecia Abraão Isaque e Jacó como Deus todopoderoso elxadai no hebraico Deus já havia se revelado como.

    Aquele Deus que era o Deus todopoderoso e ele fez isso Abraão Isaque e Jacó a quem ele fez a promessa da terra a quem ele se revelou a quem ele empenhou-se por Juramento em dar a terra prometida e tirar Os descendentes deles das escravidão no Egito ele é o Deus todo-poderoso e é o Shadai e também ele diz não lhes fui conhecido pelo meu nome o senhor infelizmente a nossa tradução.

    Ela acaba colocando criando um problema porque como a gente lê aqui aparecia Abraão Isaque e Jacó como Deus todo-poderoso mas pelo meu nome o senhor não lhes fui conhecido cria um problema porque o nome de Deus o senhor aparece direto no livro de Gênesis Deus apareceu a Abraão como yé ele apareceu a Jacó como yavé ele apareceu a Isaque como yavé os patriarcas conheciam o nome.

    De Deus E isso tem trazido polêmica em torno desse texto não é porque o texto tá dizendo que Deus não tinha sido revelado não se revelou como iavé aos patriarcas mas agora tava se revelando a Moisés O problema é que é o problema problema só de tradução que você vai ver consultando aí os comentários a a o texto pode ser traduzido como uma pergunta da seguinte maneira ele diz assim apareci Abraão Isaque e Jacó como Deus todo poderoso e pelo meu nome o.

    Senhor não lhes fui conhecido eu fui conhecido também por eles não fui eu também me revelei a eles como sendo o Senhor e a revelação do meu nome deu Vitória ae continuidade cumprimento das promessas Então não é que Deus nunca tenha que Deus só se revelou como yahvé a Moisés ele já tinha se revelado antes Abraão Isaque e Jacó como o senhor não é essa é.

    A pergunta que ele tá fazendo a Moisés não me revelei antes com esse nome Eles não sabiam que eu sou o todo poderoso Pois é foi comigo que eles fizeram a aliança e eu vim agora para cumprir os termos da Aliança eu sou o senhor diz ele o hebraico permite que a frase seja colocada na forma de uma pergunta resolvendo o problema que a nossa tradução cria quando simplesmente coloca em contradição Gênesis contra Êxodo e essa interpretação Que Nós preferimos.

    Por acaso não me revelei a eles como o senhor ele como yé recorda então a Moisés a aliança que ele tinha feito com os patriarcas no verso 4 também estabeleci a aliança com eles e nessa aliança Deus havia prometido a terra de Canaã Como diz aí ainda o verso 4 e agora aquela Terra estava ocupada Pelas Nações dos cananeus mas breve seria desapossada e Deus reitera que ouviu o sofrimento do seu povo verso 5 também.

    Ouviu os gemidos dos filhos de Israel os quais os egípcios escravizam e me lembrei da minha aliança Eu vou tentar resumir aqui aqui o que é que Moisés está dizendo aqui ele tá dizendo que quando ele tava desanimado diante do desastre da primeira tentativa Deus lhe apareceu e disse Moisés quem tá falando com você é yé o Senhor o o eterno o todo poderoso eu me revelei assim a aos teus ancestrais Abraão Isaque e Jacó e por.

    Esse nome eu também não fui revelado a eles eles não sabiam quem eu sou e veja o resultado disso um povo uma nação que confia que depende de mim eu sou o mesmo Deus de Abraão Isaque e Jacó então não tenha medo não desanime eu estarei com você nessa tarefa que eu estou lhe dando e em seguida sim ele diz eu me lembrei da minha aliança tô vendo o sofrimento do meu povo Eu lembro que eu disse a Abraão Isaque e Jacó que eu daria uma terra que.

    Eles teriam uma descendência Então tá na hora não desanime porque pela primeira vez não deu certo nós vamos fazer uma outra vez e aí do verso 6 até o verso 9 Deus manda Moisés anunciar a libertação dos hebreus mais uma vez e ele aí Moisés tem que começar tudo de novo dessa feita ele vai pros líderes Hebreus que tinham amaldiçoado ele que tinham xingado ele porque depois que Moisés apareceu no cenário a situação ficou foi pior não foi melhor mas agora Deus manda Moisés.

    Vai falar com eles e faz seis promessas do verso 6 a 9 fala aos filhos de Israel portanto diga aos filhos de Israel verso 6 são seis promessas vamos lá primeiro ele começa dizendo eu sou o senhor quem tá fazendo essas promessas é o eterno o Deus que apareceu Abraão Isaque e Jacó com esse nome é o Deus da Aliança eu sou o senhor portanto Primeiro vou tirá-los dos trabalhos.

    Pesar no Egito eu vou tirar vocês daí eles eram escravos estava trabalhando dobrado nem palha tinham estavam amargurados Deus diz eu sou o senhor eu vou tirar vocês daí ninguém pode resistir ao meu poder eu vou cumprir tudo que eu prometi Primeiro vou tirar os trabalhos Prados segundo vou livrá-los da escravidão eles eram um povo escravo eles eram um povo que estavam trabalho fazendo trabalhos.

    Forçados construíram as cidades refúgio do faraó e cidades celeiro a essa altura as pirâmides já tinham sido construídas não foram os hebreus que fizeram as pirâmides e nem a esfinge de kelps Mas eles trabalharam em construção civil fazendo tijolos e construindo cidades para o faraó no regime de escravidão interessante que quando nós tivemos recentemente no Egito um guia muito muito prepar quando nós falamos para ele do texto bíblico dizendo que os egípcios.

    Escravizaram os hebreus para fazer tijolos e tudo mais não mas nós no passado a gente nunca fez escravo não a era um trabalho voluntário e a gente dava alguma coisa para eles e e tudo mais não é uma tentativa de esconder ao fato de que no passado bem como outros povos da antiguidade havia o costume de escravizar os vencidos aqueles que estavam debaixo da sua autoridade e obrigá-los a fazer trabalho forçado mão de obra barata e obrigada e forçada e.

    Deus então chega e diz eu vou acabar com isso eu vou tirar vocês da escravidão que vocês estão morando ou vivendo aqui na terra do Egito segundo terceiro vou resgatar vocês com braço estendido e com grandes manifestações de juízo Deus diz o que eu vou fazer não é somente libertar vocês mas eu vou exercer juízo e julgamento cont contra Faraó e o seu povo porque são idólatras porque eles rejeitaram a minha revelação na natureza na consciência deles e eles suprimiram a.

    Verdade que eu mostrei através da Beleza gente quando a gente passa no Rio Nilo Que coisa linda o rio azulzinho no meio do deserto e onde ele passa nas margens você vê coisas verdes você vê plantações árvores frutíferas agricultura tudo mais no meio do deserto coisa linda os egípcios deviam olhar para aquilo ali e dizer tem que ter um Deus isso aqui não pode ser obra do acaso mas eles rejeitaram a revelação de Deus por isso agora a libertação dos hebreus e por.

    Deus o senhor seria não somente o nascimento do Povo de Deus como nação independente Mas seria também o juízo de Deus contra aquele povo que virou as costas virou as costas para a revelação de Deus nós estivemos no templo de Osiris no templo de eh da da de nefertite a a rainha nós tivemos no no templo eh dos de Oros que era o Deus Falcão cheio de idolatria cheia de Ídolos cheia de símbolos do Deus sol do.

    Deus crocodilo do Deus Ibis do Falcão e tudo mais um povo que havia realmente rejeitado a revelação de Deus e Deus disse eu não somente vou tirar vocês dos trabalhos pesados livrar da escravidão resgatar vocês com braço estendido e com grandes manifestações e mais adiante a gente sabe o que é que isso significa são as 10 pragas que Deus haveria de mandar sobre o Egito como juízo sobre os Deuses do Egito e sobre o.

    Seu povo quarto lugar eu tomarei vocês por meu povo vocês serão o meu povo Deus podia ter escolhido gente o próprio Egito Deus podia ter escolhido a Síria a Mesopotâmia Nações Poderosas eh que tinham um domínio sobre os povos daquela época mas Deus foi escolher para si um povinho composto de 12 tribos escravos ah dependentes e tributários de uma das maiores naç do Mundo Eu Escolhi vocês.

    Para serem o meu povo com isso tá muito claro que é pela graça não é por mérito não é porque os hebreus era um povo melhor mais poderoso tinham mais condições ou mais bonito ou qualquer outra coisa mas simplesmente pelo amor soberano de Deus e não continua ele a fazer isso hoje a escolher as coisas que pro mundo são feias inválidas inúteis desprezíveis.

    Desonradas é assim que Deus age sabe por quê Para que no final toda a glória seja de Deus você foi eleito não não porque você é bonito melhor mais inteligente capaz mais espiritual ou merece Mas pela graça Soberana de Deus para que lá na glória na vida eterna ninguém bata no peito e diga eu entrei aqui porque eu mereço eu entrei aqui porque eu sou melhor do que os outros não Deus escolheu as coisas loucas desse mundo as.

    Humildes e as que não são para confundir aquelas que pensam que são alguma coisa Deus disse a Moisés eu tomarei vocês como o meu povo um povo escravo um povo que estava debaixo do juízo de Faraó Deus diz vocês serão o meu povo e eu quinto lugar serei o Deus de vocês vocês saberão que eu sou o Senhor seu Deus que os tiro dos.

    Trabalhos pesados do Egito em troca a nação de Israel teria Deus como único Deus eles conheciam os outros Deuses eles viviam no meio daquele ambiente político teísta era impossível que eles não tenham sido de alguma forma influenciados por isso que os mandamentos começam assim não terais outros Deuses Diante de Mim os mandamentos que Moisés haveria de dar ao povo já começa estabelecendo Deus como o único Deus de Israel vocês não terão outros Deuses como lá no Egito que vocês.

    Estavam cercado de divindades tudo era Deus lá até Faraó considerado filho dos Deuses mas vocês serão o meu povo e eu serei o Deus de vocês e em quinto lugar agora já não sei se é quinto ou sexto vamos seguindo a sequência aqui vocês vão saber que o senhor é o Deus e finalmente no oito nós temos a última promessa eu os levarei para terra que eu jurei dar a Abraão Isaque e Jacó darei essa terra a vocês como herança e ele.

    Fecha com a mesma expressão que ele começa eu sou o senhor isso está em parênteses né ele começa a as promessas dizendo eu sou o senhor e termina dizendo eu sou o senhor e no meio estão as promessas no começo e no fim Deus é o Senhor e ele vai fazer aquilo que ele prometeu que palavra para Moisés seis promessas que na verdade são uma reiteração daquelas promessas que Deus havia feito Abraão Isaque e Jacó a quem.

    Ele se revelou como sendo yahu o eterno o único Deus verdadeiro senhor de tudo e senhor de todos Então os era isso que Moisés deveria anunciar aos hebreus ele deveria juntar os líderes das 12 tribos e dizer olha gente a primeira vez nós Faraó zombou de nós eu sei que a situação foi pior mas o eterno o Deus de Abraão Isaque e Jacó ele me apareceu e ele fez essas promessas aqui e ele.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=bpID_PrSZaA

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem