UMA VOZ QUE CLAMA - Hernandes Dias Lopes

UMA VOZ QUE CLAMA - Hernandes Dias Lopes Palavra da verdade com Hernandes Dias Lopes é no evangelho de Cristo conforme o registro de Lucas Lucas no capítulo 3 Lucas Capítulo 3 nós vamos ler dos versos 1 ao verso 20 Lucas 3 de 1 a 20 no 15º ano do Reinado de Tibério.

UMA VOZ QUE CLAMA - Hernandes Dias Lopes

César sendo pcio Pilatos governador da Judeia Herodes tetrarca da Galileia seu irmão Filipe tetrarca da região Daia e trites e lisas tetrarca de abilene sendo sumo sacerdotes anais e caifás veio a palavra de Deus a João filho de Zacarias no deserto ele percorreu toda a circunvizinhança do Jordão pregando batismo de arrependimento para remissão de Pecados conforme está escrito no livro das palavras do profeta Isaías vóz.

Do Que Clama No Deserto preparai o caminho do Senhor endireitai as suas Veredas todo o vale será aterrado velado todos os montes de outeiros os caminhos tortuosos serão retificados e os escabrosos aplanados e toda a carne verá a salvação de Deus dizia ele pois as multidões que saíam para serem batizadas raça de Víboras quem vos induziu a fugir da Ira vindoura produzi.

Pois frutos dignos do arrependimento e não comece a dizer entre vós mesmos temos por pai a Abraão porque eu vos afirmo que destas pedras Deus pode suscitar filhos Abraão e também já está posto o machado à raiz das Árvores toda árvore pois que não produz Bom Fruto é cortada e lançada ao fogo então as multidões interrogavam dizendo que havemos pois de fazer respondeu-lhes quem tiver duas.

Túnicas reparta com quem não tem e quem tiver comida Faça o mesmo foram também para serem batizados e perguntaram-lhe mestre que havemos de fazer respondeu-lhes Não cobis mais do que o estipulado também soldados lhe perguntaram e nós que faremos e eles disse a ninguém maltrateis não deis denúncia falsa e contentai com vosso soldo estando O Povo Na expectativa e.

Discorrendo todos no seu íntimo a respeito de João seria ele porventura O próprio Cristo disse João a todos eu na verdade vos batizo com água mas vem que é mais poderoso do que eu do qual não sou digno de desatar lhe as Correias das sandálias ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo a sua pá ele a tem na mão para limpar completamente a sua eira e recolher o trigo no seu.

Celeiro porém queimará a palha em fogo inextinguível assim pois com muitas outras exortações anunciava o evangelho ao povo mas Herodes o tetrarca sendo repreendido por ele por causa de herodias mulher de seu irmão e por todas as maldades que o mesmo Herodes havia feito acrescentou ainda sobre todas a de lançar João no cárcere irmãos Esse é um dos textos mais importantes da Bíblia.

Esse texto é uma espécie de divisor de águas na história da Revelação esse texto é uma espécie de dobradiça da história João Batista é o último profeta da antiga dispensação e ele encerra esta dispensação e ao mesmo tempo abre as cortinas para Nova dispensação ele começa pregando o evangelho e Lucas que foi médico e também Historiador inspirado pelo Espírito.

Santo ele vai como nenhum outro Evangelista é descrever a infância de João Batista e a infância de Jesus e ele faz isso nos Capítulos 1 e do e ele termina o capítulo 2 com Jesus com 12 anos de idade quando ele abre o capítulo 3 João Batista o seu primo e precursor já está começando o seu ministério e em seguida Jesus vai ser batizado com com 30 anos de idade para dar início ao seu ministério a Bíblia silencia totalmente sobre esse tempo entre 12.

Anos e 30 anos de Jesus há muitos que especulam onde ele esteve o que ele fez mas eu entendo que onde a palavra de Deus não tem voz nós não deveríamos ter ouvidos então Lucas faz questão de ao apresentar João Batista deixar claro para nós Como vivia o mundo como estava o mundo como estava o império romano e Como estava a Província de Israel onde João Batista exerceu o seu.

Ministério e onde Jesus exerceu o seu ministério então eu chamo a sua atenção para essa descrição de Lucas para contextualizar o tempo a época e a geografia onde João Batista dá início ao seu ministério e nos Versículos 1 e 2 ele cita sete nomes cinco deles do mundo político dois deles do mundo religioso e ele começa dizendo no no 15º.

Ano do Reinado de Tibério César eu preciso pedir um pouco da sua paciência para nós fazermos uma digressão para entendermos como é que esses nomes são introduzidos aqui no texto vocês se lembram que quando o antigo testamento encerrou lá com Malaquias por volta do ano 400 antes de Cristo quem dominava o mundo naquela época era o Império méo Persa mas depois a Bíblia silencia há 400 anos de silêncio Profético nós chamamos esse período de período interbíblico mas a história está.

    Acontecendo e o império medo persa cai na mãos do império Greco macedônio

    Filipe domina o mundo Filipe tinha um sonho helenizar o mundo espalhar a cultura grega no mundo mas ele morre e não realiza o seu sonho o seu filho Alexandre o Grande o Alexandre Magno começa a reinar no lugar do seu pai Felipe com 20 anos ele era muito mais aguerrido Arrojado do que seu pai e ele com 33 anos morre apenas 1.

    Anos de e ele fez dobrar o mundo inteiro Diante da sua bravura e ele espalha a cultura cultura helênica cultura grega por todo o mundo a língua grega torna-se uma língua universal com a morte de Alexandre não tendo um sucessor o seu reino é dividido entre quatro grandes Generais Israel que nos interessa aqui foi governado ora pelos ptolomeus do Egito ora pelos seleucidas da.

    Síria Israel foi governado mais de 100 anos pelos ptolomeus do Egito mas quando os sírios dominaram os selêucidas o Templo de Jerusalém foi profanado por antíoco Epifânio uma porca foi sacrificada no Altar do templo ISO provoca a rebelião dos juDeus sobretudo da família sacerdotal de matatias E o seu filho Judas macabeu lidera Essa guerra Vence essa guerra e.

    Israel fica livre agora sob o domínio desta família dos asmoneus entretanto no ano 63 antes de Cristo Pompeu domina Jerusalém Roma domina Jerusalém por meio de Pompeu e Pompeu então no meia antípatro de Israel com a morte de antat seu filho Herodes Que nós.

    Conhecemos como Herodes o grande e agora esse personagem já aparece na Bíblia passa a reinar em seu lugar no lugar do seu pai anpet esse Herodes é da mais alta ância Eu só chamo agora a sua atenção para primeiro nome da lista para depois nós entrarmos na família de Herodes no 15º ano do Reinado de Tibério César é que João Batista é levantado quem é tiber o César você vai encontrar em Lucas dois césares no capítulo 2 verso primeiro o recen momento antes do nascimento de Jesus é feito por ordem.

    De César Augusto César Augusto reinou no império romano do ano 31 AES de.co ao ano 14 depois de Cristo agora Capítulo 3 versículo primeiro no 15º ano do Reinado de Tibério César Tibério César começa a reinar no ano 14 depois de Cristo e reina a até o ano 37 depois de Cristo Tibério César era filho adotivo de César Augusto e sucessor de César Augusto Tibério César era o Imperador Romano portanto no tempo do ministério.

    De Jesus foi sobre ele que Jesus Cristo disse daí A César o que é de César e a Deus o que é de Deus Roma nessa época irmãos era uma cidade esplendorosa era Império rico era um império conquistador era o império que demonstrava sua pujança o seu poder mas corrompido moralmente extremamente corrompido para vocês terem uma ideia os historiadores dizem que todos os imperadores romanos exceto Cláudio eram.

    Homossexuais e Cláudio sua esposa era considerada uma prostituta Esse era o cenário moral deste império foi nesse tempo de decadência do grande império Romano que Deus levantou João Batista agora Lucas faz questão de nos apresentar como é que saa o cenário político na Província de Israel sendo Pôncio Pilatos governador da Judeia Herodes tetrarca da Galileia seu irmão Felipe tetracon e lisanias tetrarca de abilene.

    Preste atenção Ele já dá um salto aqui porque esse time que tá aqui no versículo primeiro é o time sucessor de Herodes o grande Quem era Herodes o Grande era aquele Herodes que mandou matar as crianças de Belém Porque ouviu falar que em Belém da Judeia tinha nascido um menino destinado a ser Rei dos JuDeus e diz que ele ficou alarmado e toda Jerusalém ficou alarmada e você pergunta eu não entendo isso como.

    É que um rei pode ficar alarmado uma cidade inteira fica alarmada porque

    Escutou que na cidade vizinha nasceu menino para ser rei vocês já entenderam isso a grande pergunta é conhecer Quem esse Herodes Herodes era um grande administrador Herodes o grande por exemplo foi ele que mandou ampliar e embelezar o Templo de Jerusalém aquele majestoso templo da época de Jesus foi ele quem construiu o porto de cesareia que abriu o comércio.

    Internacional trazendo o mundo para Israel e levando Israel para mundo facilitando as viagens missionárias de Paulo foi ele quem construiu a Fortaleza de maçada foi ele quem construiu Torres castelos e fortalezas por todo Israel mas esse homem tinha um grande problema ele tinha um medo terrível de perder o seu trono Herodes o grande casou-se 10 vezes 10 vezes teve muitos filhos a sua esposa preferida chamava-se Mariana era.

    Da nobreza Locker se casou com com medo de que os membros da família da sua mulher pudessem fazer sombra no seu governo ou ameaçar o seu governo ele não titubeou mandou matar todos os nobres da família da sua mulher mais tarde sua sogra Alexandra rogou a ele que ele nomeasse Aristóbulo seu sobrinho de 17 anos como Sumo Sacerdote de Jerusalém essas alturas O sacerdote já estava corrompido ele nomeou Aristóbulo foi muito bem o seu.

    Trabalho ele ficou com inveja do seu sobrinho mandou matá-lo sua sogra com medo dele fugiu pro Egito ele mandou emissários atrás dela ela tentou se livrar eh simulando um funeral descobriram na e assassinaram na no Egito quando César Augusto o Imperador soube dessas atrocidades dele convocou a Roma com medo de que sua mulher Mariana cuja.

    Família já estava sendo assassinada pudesse conspirar contra ele na sua ausência antes de viajar para Roma mandou matar sua mulher quando ele volta de Roma ele manda para lá dois de seus filhos para estudarem sua irmã Salomé disse para ele quando eles voltarem eles estarão mais preparados do que você pro trono ele não titubeou ele mandou matar os seus dois filhos Quando ele estava no seu leito de.

    Morte na Estância hidromineral de Jericó que ele mesmo havia construído ele fez jurar a sua irmã Salomé de que na sua morte no dia da sua morte nobres de Jerusalém fossem assassinados Porque ele queria ver ou pelo menos saber ou ter convicção de que no seu funeral haveria lágrimas este este homem que mandou matar as crianças de Belém quando ele morre que que acontece.

    O seu reino é dividido entre quatro de seus filhos ele dá a Judeia e Samaria e Edom para Arquelau ele dá Galileia para Herodes antipas ele dá a região de tuia trun para Filipe ele dá bilene para lisas só que esse Arquelau que Jerusalém a Judeia a região mais importante de Israel foi muito mal no.

    Seu governo que que ele fez O que que os juDeus fizeram melhor dizendo rogaram a Roma para substituí-lo Vale destacar que a família herodiana era uma família edomita que significa isso eram descendentes dos filhos de Esaú portanto parentes dos israelitas Roma aproveita o momento tira Arquelau da família domita e constitui em Jerusalém na Judeia um procurador.

    Romano um governador Romano chamado Pôncio Pilatos Eu só chamo a sua atenção então para perceber que quando Deus levanta João Batista Não só no mundo mais amplo mais lato do império mas também na Província o clima era de decadência moral e política agora anem quando chega no verso.

    2 ele vai descrever o cenário religioso está escrito assim sendo sumo sacerdotes análise caif faz você fica pensando mas não tô entendendo o que que choca você aí nesse texto é que só havia um sumo sacerdote aqui tem dois Isso prova que a religião Judaica estava em decadência para vocês terem uma ideia desde que Pompeu assumiu Jerusalém no.

    Ano 63 antes de Cristo até esse período de João Batista mais de 28 sumo sacerdotes já tinham eh exercido essa função em Jerusalém essa função ou esse Ofício era comprado a preço de ouro anás era o verdadeiro Sum sacerdote mas ele tinha sido deposto pelos Romanos e o seu genro caifás agora era o sumo sacerdote mas o povo considerava.

    Mais anais do que o genro caif como como líder tanto é fato que quando Jesus foi preso lá no getsemane e foi levado pra casa do Sumo Sacerdote quem é que interrogou Jesus foi anás Anas era o sacerdote de fato mas caifás é era o sacerdote direito portanto na hora de enviar Jesus ao pretório Romano a pono Pilatos quem dá canetada não é anás é cai.

    Faz o que que Lucas quer nos mostrar é que quando Deus levanta João Batista o mundo político do império e da província e o mundo religioso está em colapso e aqui tem uma palavra de esperança para você e para mim por pior seja o cenário do Brasil por mais Cinzento que seja o cenário do mundo Deus pode vir à mesa Deus pode intervir Deus pode gerar um fato novo.

    Deus pode restaurar o seu povo porque nesse contexto que diz assim sendo sumo sacerdotes s e caif veio a palavra de Deus a João filho de Zacarias no deserto louvado seja Deus no pior momento na crise mais aguda no momento mais dramático Deus intervém Deus Rasga os Céus Deus desce Deus envia sua palavra e de uma maneira tão estranha porque não.

    Envia sua palavra Tibério César em Roma el não envia sua palavra Herodes em Jerusalém ou a Pilatos em Jerusalém Herodes na Galileia eu enva palavra irmãos Aos fariseus aos saduceus aos sacerdotes no templo ele envia sua palavra a João no Deserto o homem É estranho ele se veste de forma estranha ele ele se alimenta de maneira estranha Ele está num lugar estranho sabe o que significa isso nem sempre Deus age pelas vias oficiais às vezes Deus trabalha na.

    Paralela veio a palavra de Deus a João no deserto mas que tipo de ministério João teve confira o Versículo 3 ele percorreu toda a circunvizinhança do Jordão que significa isso Ministério dele não foi um ministério entre quatro paredes Ministério dele foi para fora dos portões o ministério dele foi dinâmico ele saiu ele.

    Percorreu ele gastou mais a sola dos seus dos seus sapatos ou da sua sandálias do que o seu assento e o que que ele pregou qual era a sua mensagem diz o texto no verso 3 pregando batismo de arrependimento para remissão de Pecados e aqui eu paro um pouquinho João Batista está nos ensinando algo Sublime aqui não há a mínima possibilidade de alguém ser perdoado a não ser que passe pelo arrep.

    Ento não há perdão sem arrependimento A não ser que o homem reconheça que ele está perdido El jamais vai buscar ou desejar um Salvador a não ser que o homem se desespere de si mesmo e jamais porá sua confiança ou sua esperança em Deus a não ser que ele tenha consciência de que está doente ele jamais procurará o médico e sabe amados parece-nos que esse tipo.

    De pregação está ausente na grande maioria das igrejas evangélicas do Brasil e do mundo nós estamos ouvindo hoje uma um evangelho de adesão e não evangelho de conversão já perceberam isso até mesmo no nossos arraiais a pessoa diz eu vou pra igreja hoje porque eu preciso receber uma B12 na veia para passar a semana e ele vai lá lá escuta uma palavra boa paraa semana mas chega o final da semana aquela palavra já foi embora eu preciso de outra eu preciso de.

    Outra eu preciso de outra ele vive a base de motivação semanal semanal talvez diária ele quer se sentir bem e é melhor que o pregador não toque naqueles assuntos nucleares da sua alma naqueles assuntos essenciais da sua vida ele quer se sentir bem ele quer aplaudir o pregador e sair confortável com ele mesmo e João Batista percorre pregando o batismo e arrependimento para remissão.

    De Pecados A não ser que você se arrependa não há perdão para você a não ser que você reconhece que você está perdido não há esperança paraa sua alma e notem vocês que você pode perguntar assim bom mas depois de 400 anos de silêncio Profético o primeiro homem que chega começa a pregar sobre batiso de arrependimento para remissão de Pecados de onde ele tirou isso aí será que ele inventou isso será que isso é novidade será que.

    Isso é inovação Será que João Batista concebe esse tipo de mensagem isso vem dele mesmo e o texto responde no verso quat conforme está escrito das no livro das palavras do profeta Isaías sabe o que que ele tá dizendo irmãos ele começa o ministério dele depois de 400 anos de silêncio Profético ancorado na palavra de Deus o pregador não cria mensagem o pregador.

    Não é o dono da mensagem o pregador não é a origem da mensagem o pregador é servo da mensagem o pregador é apenas instrumento da mensagem ele é apenas o canal de Deus mas a fonta sua pregação está na escritura está na palavra de Deus se você notar no verso 4 João Batista vai ser uma espécie de engenheiro de trânsito do Reino de Deus porque a palavra é essa vós Do Que.

    Clama No Deserto preparai o caminho do Senhor endireitai as suas Veredas o contexto aqui irmãos é que quando os imperadores e Reis iam visitar as suas províncias mais longínquas não tendo estradas próprias para que o rei passasse com a sua comitiva ele mandava os seus Engenheiros de trânsito à sua frente para preparar o caminho para preparar a estrada para abrir caminhos só que João Batista não está falando de estradas está falando de.

    Corações o que ele está dizendo é o seguinte amados para Deus se manifestar para de Deus descer pro poder de Deus ser revelado para que os corações se dobrem diante do Deus altíssimo é necessário que você e eu preparemos o caminho do Senhor porque a estrada que Deus vai passar é pela minha e pela sua vida quando eren esteve no Brasil ele que experimentou um grande.

    Avivamento em quab na África do Sul em 19 66 nós fomos lá visitá-lo não sei se o Reverendo Jonas estava naquela não estava em Belo Horizonte perguntamos para ele pastor altigen o que que o senhor entende por Avivamento Ele respondeu para nós Avivamento É preparar o caminho do Senhor para que ele se manifeste Mas você pergunta mas o que é preparar o.

    Caminho do Senhor para que ele se manifeste e João Batista responde todo o vale será Aterrado todo o monte teeiro será nivelado todo o caminho torto será endireitado todo o caminho escabroso será aplainado e assim toda a carne verá a salvação de Deus ô irmãos O que é um vale é um buraco é uma cratera é uma depressão eu quero dizer para você que há depressões na nossa alma que há verdadeiras crateras no nosso.

    Coração que há verdadeiros forços na nossa alma que precisam ser até errados O que são os montes Monte fala de altivez de orgulho de soberba de arrogância enquanto o machado ou melhor enquanto o trator de Deus da palavra de Deus não passar e quebrar esses montes e colocá-los abaixo Deus não se manifesta onde tem soberba onde tem orgulho onde tem.

    Altivez aí Deus não se manifesta o que são caminhos tortos caminho torto fala de hipocrisia fala de vida dupla fala de ser uma coisa na igreja outra coisa em casa outra coisa no trabalho falta de fala de falta de integridade de Transparência onde tem hipocrisia onde tem vida dupla onde não tem sinceridade diante Deus onde não tem vida transparente diante do Altíssimo aí Deus não se manifesta o que que é caminho escabroso.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=UmX7CIZSAI4

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem