TIAGO - ESTUDO BÍBLICO COMPLETO #54 - Palavra

TIAGO - ESTUDO BÍBLICO COMPLETO #54 - Palavra Olá muito bem-vindo para mais um encontro com a palavra esta é a primeira vez que você nos ouve preciso saber que esse programa faz parte de um curso de estudo de todos os livros da bíblia e se você se interessa pelo que a bíblia fala e pelo significado do que ela fala está ouvindo o programa certo acompanhe conosco tenho certeza que sua vida será enriquecida com o que você vai ouvir já vimos quase todos os livros da bíblia mas não se sinta deslocado se você é.

Novato todos são bem-vindos temos muito a aprender com o livro que estudaremos a partir de hoje a epístola de tiago a epístola de tiago é um livro muito prático você vive aquilo em que realmente acredita o resto é só conversa religiosa e ninguém precisa de conversa religiosa o homem que escreveu a epístola que vamos estudar não disse isso mas essas palavras a visão muito bem a mensagem de sua.

Carta ouça com atenção como começa a epístola de tiago tiago servo de Deus e do senhor Jesus cristo as doze tribos dispersas entre as nações saudações meus irmãos considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança ea perseverança deve ter ação completa a fim de que vocês sejam maduros e íntegros sem lhes faltar coisa alguma se.

Algum de vocês tem falta de sabedoria peça-a a Deus que a todos dá livremente de boa vontade e lhe será concedida pensa porém com fé sem duvidar pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar levada e agitada pelo vento e não pense tal pessoa que receberá coisa alguma do senhor pois tem mente dividida e é instável em tudo o que faz feliz é o homem que perseverá na provação porque depois de aprovado receberá a coroa da vida que Deus.

Prometeu aos que o amam e aí pessoal de tiago é uma das minhas preferidas ela é muito prática sou adepto do estudo da bíblia que enfatiza a prática do seu conteúdo e que faz uma abordagem devocional dela o estudo desse tipo nos ajuda a conduzir nossa vida de forma que glorifique a Deus e como esta é a ênfase do nosso curso encontro com a palavra a epístola de tiago se tornou minha preferida você deve estar lembrado da discussão sobre autoria no livro de hebreus que mostramos quando começamos a estudar as.

Cartas gerais estas cartas são assim denominados por que foram dirigidas a diversos grupos ou indivíduos em geral as cartas de paulo tinham um endereço certo um destino certo por exemplo a carta aos efésios aos coríntios e aos colossenses esse não foi o caso das cartas gerais estes livros os hebreus e o de tiago por um endereçadas a pessoas em geral e não foram escritos por um só autor mas por vários como tiago joão pedro e judas algumas pessoas se referem.

TIAGO - ESTUDO BÍBLICO COMPLETO #54

A epístola de tiago como o livro de provérbios o novo testamento o livro de provérbios seu livro mais prático do velho testamento e por isso para a maioria das pessoas é o livro pra o velho testamento o livro de provérbios é sobre de sabedoria uma sabedoria prática aplicada a vida profissional ea todos os nossos relacionamentos nesse sentido para muitas pessoas é um livro de provérbios de de diago são semelhantes os dois livros apresentam.

Conceitos de sabedoria para várias situações da vida mas sem apresentar uma continuidade entre um trecho e outro eles não possuem um tema básico outra coisa a ser observada no livro de tiago é que ele parece um comentário que discorre sobre os ensinos de Jesus cristo principalmente o sermão da montanha o autor desta carta com toda certeza estava imerso nos ensinamentos de Jesus podemos encontrar pelo menos dez exemplos nos quais em si nos específicos de Jesus foram ampliados ou.

Aplicados na carta de tiago encontramos principalmente os ensinos de Jesus do sermão do monte que podem ser destacados em cada conceito e versículo e na epístola de tiago considere por exemplo um dos ensinos de Jesus do sermão da montanha em mateus capitulo 5 se a justiça de vocês não for muito superior a dos fariseus e mestres da lei de modo nenhum entrarão no reino dos céus sem dúvida alguma esta é a ênfase da carta de tiago assim como também foi a de Jesus portanto sejam perfeitos como.

Perfeito é o pai celestial de vocês você pode perceber que esse versículo permeia toda a epístola de tiago em toda a carta percebemos que ele está dizendo que se você crê então você deve viver o que crer o resto não passa de conversa religiosa e ninguém precisa desse tipo de conversa esta é a ênfase da carta de tiago e também dos ensinos de Jesus você vai perceber que o autor desta carta.

Está imenso nos ensinamentos de Jesus muitos estudiosos acreditam que tiago o autor desta carta era o meio-irmão de sangue e se você estiver familiarizado com os evangelhos ou tiver acompanhado nossos estudos você deve estar lembrando que os irmãos de sangue de Jesus não creram nele quando ele exercia o seu ministério de três anos aparentemente tiago um dos seus irmãos também não crê em Jesus enquanto ele exerceu o seu ministério público coloque-se no lugar de tiago.

Imagine o desafio que ele enfrentou imagine que você tivesse um irmão que sempre viveu na sua casa e o dia esse irmão se virasse para você dissesse olha eu tenho notícias para vocês vocês acham que eu sou o irmão de vocês mas na verdade eu sou mais do que isso muito mais do que isso eu sou o emanuel Deus com vocês eu sou o messias só Deus encarnado e qual seria a sua reação em você não acha que teria problemas em aceitar tudo isso daquele que sempre tinha sido seu irmão com quem você dividiu o quarto com.

    Toda a certeza não foi fácil para thiago thiago não acreditou em nada disso até

    Que viu o seu irmão ressuscitado dentre os mortos em primeira coríntios capítulo 15 lemos que Jesus apareceu para os apóstolos e mais quinhentos irmãos de uma vez ele fez uma aparição especial para pedro e para tiago esse mesmo de água o seu irmão os estudiosos acreditam que esta aparição posse ressurreição de Jesus pelo seu irmão provocou a convenção de tiago é interessante.

    Observar que logo depois de sua conversão tiago se tornou um dos maiores líderes da igreja do novo testamento o tiago foi um dos que preside o concílio de jerusalém relatado em atos 15 você deve estar lembrado de que uma das razões para a realização daquele concílio foi o ministério do apóstolo paulo nesse primeiro concílio da igreja os apóstolos decidiram que os juDeus poderiam manter seus costumes judaicos eles não precisariam desistir do judaísmo porque estavam seguindo o messias Jesus ao mesmo tempo urgentes.

    Que nunca tinham sido os juDeus não precisavam se tornará juDeus na sua forma de adoração nem nos costumes de alimentação nem adotar qualquer outro costume judaico o tiago que presidiu este conselho foi esse tiago que escreveu esta epístola ele é o mesmo a quem o apóstolo paulo se referiu na sua carta aos gálatas quando disse que foi para jerusalém pela primeira vez e lá havia três homens que pareciam ser o pilar da igreja de jerusalém joão pedro.

    E thiago que por sinal nem era um dos 12 apóstolos e logo se tornou um pilar da igreja no novo testamento e a explicação é que antes de se converter a cristo tiago era um judeu muito piedoso e de volta quando ele se converteu logo começou a atuar na liderança porque já contava com grande estima dos juDeus convertidos a cristo e se tiago era tão piedoso antes de sua conversão que eu recebeu o apelido de joelhos de camelo porque passava muito.

    Tempo orando de joelhos e por isso que os joelhos eram cheios de carlos quanto tempo você acha que ele passava orando de joelhos para receber esse apelido em quem é thiago foi martirizado a tradição conta que ele foi jogado do pináculo do tempo e depois espancado até a morte pelo sumo sacerdote quando isso aconteceu a comunidade religiosa judaica se revoltou contra o sumo sacerdote e o tirou do cargo quando o título o imperador romano saqueou jerusalém completamente a destruiu muitos dos.

    Devotos juDeus que ainda não tinha se convertido a Jesus acreditaram que esses aqui no ano 70 depois de cristo tinha sido um julgamento de Deus sobre a cidade de jerusalém por terem martirizados santo homem chamado thiago o fato desta epístola está no final do novo testamento não quer dizer que tenha sido um dos últimos livros a serem escritos como já mencionamos várias vezes os livros da bíblia não foram compilados de acordo com a ordem em que foram escritos mas sim de acordo com seu conteúdo.

    E como a epístola de tiago é uma das cartas gerais ela está situada no final do novo testamento junto com as outras cartas desta categoria mas se os livros do novo testamento tivessem tido organizados de acordo com a data em que foram escritos a carta de tiago seria a primeira da lista muitos estudiosos acreditam que esse tenha sido o primeiro entre todos os livros do novo testamento a serem escritos em relação ao conteúdo desta carta muitos estudiosos acreditam.

    Que tiago estava tentando consertar qualquer distorção causada por paulo eles argumentam que paulo apareceu com discurso muito é louco entre a respeito da justificação pela fé e não pelas obras tiago é muito enfático do segundo capítulo de sua carta ao afirmar que não somos justificados apenas pela fé mas também pelas obras e como a epístola de tiago se encontra no final do novo testamento muita gente.

    Acha que esta é a palavra final sobre a questão só que naquela época ninguém tinha lido as cartas aos gálatas romanos romanos ainda nem qualquer outra carta de paulo as cartas e paula foram escritos depois da carta de tiago muitos acreditam que ele a tem escrito antes mesmo que houvesse qualquer gentil na igreja é por isso que a carta de tiago parece muito judaica e até legalista sua ênfase está na prática mesmo que esta carta não se assemelha em nada as cartas.

    Aos romanos e aos hebreus verdadeiros tratados teológicos a carta de tiago

    Também traz alguns temas muito determinantes os 12 primeiros versículos do primeiro capítulo resumem toda a epístola observamos que tiago era um homem que além de se preocupar com o que era parente também se preocupava com aí a essência das coisas aí fase de água se assemelha é muito a de Jesus Jesus não se importava com a aparência externa das coisas ou das pessoas para Jesus não.

    Importava a aparência externa mas as questões internas o homem interior Jesus enfatizar a atitude em relação a tudo que acontecia e os motivos que levavam a tais atitudes a fonte delas a essência da epístola de tiago manter os mesmos padrões de Jesus deixa um desafio para você leia toda a carta de tiago de uma só vez de campos por aqui Deus abençoe olá seja muito bem-vindo para mais um.

    Encontro com uma palavra estamos começando mais um programa dedicado ao estudo da bíblia é uma alegria muito grande para nós temos você conosco no último programa iniciamos o estudo da epístola de tiago irmão de sangue de Jesus e um dos líderes da igreja em jerusalém apesar da epístola de tiago está no final do novo testamento estudiosos acreditam que ela tenha sido escrita bem no início da igreja quando ainda nem havia gentil na igreja a ênfase desta carta é muito prática os.

    Primeiros 12 versículos do primeiro capítulo são um resumo da epístola de tiago aprendemos que ter água assim como Jesus não estava preocupado com a aparência das coisas mas com o interior delas com a sua essência e a no primeiro capítulo de água fala sobre a fonte ea sequência da salvação o primeiro ele fala sobre a fonte ea sequência do que chamamos de tempestade todos nós passamos por tempestades em nossas vidas tiago recomenda considerem.

    Motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações todos nós passamos por problemas e todos nós temos as nossas provações não é mesmo observe que nas epístolas gerais que é seja embora e o tiago pedro joão e judas escritas pelos apóstolos para o povo perseguido logo no início delas eles têm uma palavra a respeito do sofrimento eles sempre tinham palavras de conforto.

    E consolação para aqueles que estavam sofrendo e o povo precisava de alguma perspectiva diante de tanto sofrimento todas as cartas gerais aborda uma questão do sofrimento pelo qual todos os primeiros seguidores de cristo estavam passando de água morna o sofrimento na introdução nesse uma carta de maneira muito bonita e recomenda que com temos nossas alegrias do meio do sofrimento ou da aprovação thiago estava falando de problemas provas tribulações considerem.

    Motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações em todo o mundo e em toda a história da igreja pessoas têm passado por tribulações e tempestades na vida todos sabem que isso faz parte da vida a vida é difícil muitas vezes não admitimos que temos problemas porque temos aquela ideia de que não nascemos para passar por problemas os problemas são parte real da nossa vida a diferença entre um homem e um e é que o homem sabe como lidar com os.

    Problemas esta é uma perspectiva bem realista da vida em todas as cartas gerais tomam esta posição o sofrimento faz parte da vida por isso tiago inicia sua carta dizendo considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações em outras palavras não considerem as tribulações catástrofes e calamidades como se não devesse acontecer nunca.

    Recebam bem estas fases da vida porque elas produzem maturidade e um carácter espiritual em vocês observe como tiago desenvolve a implementação a respeito do sofrimento poderíamos sintetizar o assim a provação da fé leva a confiança da fé se você permitir que a provação da fé o leve a confiança da fé então experimentar ao triunfo da fé que ele chama de a coroa da vida o tiago explica que quando passamos por uma tempestade na vida e somos provados.

    Literalmente atingimos o ponto em que não sabemos o que fazer e quando atingimos esse ponto e percebemos que precisamos em sabedoria a lenda que temos então de acordo com tiago a provação da fé nos leva a confiança da fé quando faltaram sabedoria até assar a Deus peça ao seu pai semestre porque ele tem alegria dalla você ele vai derramar sabedoria sobre sua vida então suas atitudes serão de acordo com a sabedoria que ele lhe deu no meio da tribulação e.

    Você receberá a coroa da vida e vamos supor que minha filha me ligasse da cidade onde está estudando e me dissesse que simplesmente não sabe mais o que fazer pai os provas começam sábado e eu fiquei doente com a garganta inflamada e amidalite para piorar eu caí da escada e acho que quebrei as pernas imagine que depois de despejar tudo isso pelo telefone ela ainda desabasse a chorar e dissesse pai eu não sei o que fazer se isso acontecesse eu ficaria.

    Muito comovido por ela vir me procurar buscando uma solução não é eram saberia q poderia recorrer a minha fonte de sabedoria infinita e dizer para eu não sei o que fazer diga-me o que eu devo fazer se você acha que eu teria coragem de dizer assim vir minha filha já tenho os meus problemas e ainda você quer que eu resolvo os teus vocês acham que eu teria coragem de fazer isso qualquer pai.

    Ficaria sensibilizado se seu filho procurasse buscando palavras de sabedoria como pais temos prazer em passar nossa sabedoria para nossos filhos e resolveram seus problemas com eles o que tiago está dizendo na introdução de sua carta é que quando somos provados a ponto de não sabermos o que fazer podemos nos voltar para nosso pai nos céus e nos abrir com ele paulo escreveu e por que vocês são filhos Deus enviou o espírito de seu filho ao.

    Coração de vocês e ele clama aba pai aba que significa meu paizinho se você fizer isso Deus vai repartir com você a sabedoria dele você poderá reagir as a vida com a sabedoria que recebeu do pai celestial e verá que funciona ele receberá a coroa da vida esse é o melhor teste de fé que leva a confiança de fé e a confiança de ferro leva o triunfo de fé ou a coroa da vida mas bem no meio dessa passagem quando o tiago fala sobre.

    A fonte ea sequência das tempestades ele fala mais uma coisa quando alguém for tentado jamais deverá dizer estou sendo tentado por Deus já que se preocupava com a fonte das questões a fonte da tentação do pecado não é de Deus e não é Deus tiago deixou implícito que a fonte das tempestades poderia ser Deus pelo menos a vontade permissiva de Deus de acordo com tiago Deus nos dá sabedoria.

    Para lhe darmos com as tempestades e à medida que ele nos dá sabedoria e dar com as tempestades também nos dá a graça para passarmos por ela e crescer mas espiritualmente mas quando tiago começa a falar sobre a tentação do pecado a situação é completamente diferente tiago deixa bem claro que não devemos culpar Deus pelas tentações do pecado nem mesmo o diabo tiago deixou um estudo sobre a fonte e os reflexos do pecado no primeiro capítulo ele afirma que quando somos tentados esta tentação.

    Não vem de Deus porque Deus não é tentado com o mal e nem tenta o homem para aquele pack geralmente a pergunta que surge é se a tentação não vem de Deus porque na oração do pai-nosso oramos não nos deixes cair em tentação pense nisso por um segundo quando fazemos a oração do pai nosso é como se o máximo senhor guia-me porque eu sei que se o senhor me guiar e eu segui sua orientação não serei tentado se o senhor dirigir os seus passos ele não levará o confronto com o pecado bom dia bíblica sobre a tentação do.

    Pecado é sempre essa fuja da tentação antes que ela o seduza fuja você se lembra do texto de paulo de primeira coríntios capítulo 10 verso 13 não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens saiba então que as tentações pelas quais você passa no mundo todo mundo passa mas paulo disse Deus é fiel ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar mas quando forem tentados ele mesmo lhes providenciará um escape para.

    Que possam suportar sabe qual é o escape primeira coríntios 1014 é isso o responde sim fujão é assim que não caímos em tentação fugindo segundo as escrituras você é um pilar de força no momento da tentação você não pode ir logo dizendo senhor onde está o meu escape o senhor disse que eu não seria tentado além das minhas forças e aí e não é isso que as escrituras estão dizendo quando Jesus orou no jardim e.

    Pediu que os apóstolos orassem com ele e eles acabaram dormindo e aí Jesus disse vigiem e orem para que não caiu em tentação e no primeiro capítulo desta carta tiago fala sobre a fonte ea sequência da tentação do pecado o que acontece quando alguém peca tiago fala também sobre as consequências do pecado nos apresenta o que podemos chamar de a anatomia do pecado ele deixa bem claro que a tentação não vem de Deus nem do diabo a tentação vem de dentro de nós de acordo.

    Com tiago tentação não é pecado no livro de hebreus aprendemos que nosso senhor foi tentado em todos os pontos que nós somos e mesmo assim não ter cor não é pecado ser tentado mas a tentação muito frequentemente leva o pecado você quer ou não quer pegar se você não quer pegar então black e o pecado da fonte na tentação quando é apenas um olhar e ainda não se tornou uma cobiça e é como se a cobiça fosse uma super poderoso e à tentação pedaço de metal se você realmente não quiser pegar deve.

    Interromper o campo magnético entre a tentação ea cobiça você não pode impedir o primeiro olhar mas pode recusar-se a olhar outra vez e outra vez evitando que a cobiça cresça a seguir a epístola de tiago diz que sem por devemos nos lembrar que a consequência do pecado é a morte o banquete de consequências do pecado é sempre destrutivo olá neste primeiro capítulo tiago também.

    Fala como aprovação viver pode nos levar a confiança de que pode nos levar ao triunfo de fé thiago falou sobre como Deus pode nos fazer crescer em todas as nossas tribulações e provações tiago também falou que não existe nada de bom no pecado mas pode ser muito edificante passar por esse processo de teste de fé que leva a convença da fé que leva o triunfo da fé ou a coroa da vida por outro lado não existe nada de bom no processo do pecado que leva à morte isso.

    Também não vem do diabo mas se você temos um problema dentro de nós e precisamos resolvê-lo mas não conseguimos é por isso que Jesus ofereceu o dom da salvação do poder do pecado resumindo o primeiro capítulo tiago um dos líderes da primeira geração da igreja no novo testamento anuncia três preposições como podemos ser provados para a vida como podemos ser tentados para o pecado que leva à morte e como podemos ser treinados na diferença eu queria as provações e das tentações procure por essas três preposições.

    Quando estudar o primeiro capítulo da epístola de tiago considere o que ele falou sobre ser provado para a vida depois considere o que tiago falou sobre como somos tentados para o pecado e depois peça ao espírito santo que trabalha no seu coração e lencinho nem as diferenças entre ser provado o que leva a coroa da vida e as tentações que levam ao banquete de consequências negativas descritas na bíblia como morte que pena o tempo já acabou deixa um desafio para você e leia esta carta do começo ao fim e você vai aprender muito.

    Deus abençoe até o próximo programa olá seja bem-vindo a mais uma encontro com uma palavra esta é a primeira vez que você participou do nosso programa estou muito feliz por contar com você neste curso que se propõe a fazer uma introdução da bíblia através de uma abordagem geral e resumida de todos os seus livros e também buscaram uma aplicação prática em cada ensinamento iniciamos este curso com o livro de gênesis e já estamos chegando no último livro da bíblia estamos estudando a.

    Carta de tiago no final do novo testamento nos dois primeiros estudos a carta de tiago vimos o que ele tinha a dizer sobre as fontes ea sequência do pecado e da salvação no estudo de hoje veremos o que tiago tem a dizer sobre a fonte ea sequência da santificação ouça com atenção o que ele diz sobre a santificação e quando alguém for tentado jamais deverá dizer estou sendo tentado por Deus pois Deus não pode ser tentado pelo.

    Mal ea ninguém tenta a cada um porém atentado pelo próprio mal desejo sendo por isso e arrastado e seduzido então esse desejo tendo concebido dá à luz o pecado e o pecado após ter-se consumado gera a morte meus amados irmãos não se deixem enganar toda boa tarde vai todo dom perfeito vem do alto descendo do pai das luzes que não muda como o sombras em constantes por sua decisão ele nos gerou pela palavra.

    Da verdade e a fim de sermos como que os primeiros frutos e tudo que ele criou e existem três pessoas no novo testamento com o nome de tiago dois apóstolos o tiago filho de zebedeu e o tiago filho de alfeu e o tiago irmão de Jesus irmão de sangue de Jesus quem escreveu a epístola que estamos estudando esse tiago era muito prático e preocupado com a fonte das coisas no primeiro capítulo ele fala sobre a fonte.

    AVISO LEGAL: Nesta descrição contém links de afiliados, o que significa que se você clicar em um dos links do produto, receberei uma pequena comissão. Isso ajuda a apoiar o canal e nos permite continuar a fazer vídeos como este.Toda a responsabilidade de conteúdo é do produtor do canal. Para download, consulte o canal do autor:https://www.youtube.com/watch?v=BzAYsjJcnJc

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem