05. O dia de Pentecostes (At 2.1-13)

05. O dia de Pentecostes (At 2.1-13) Queridos livro de Atos Capítulo 2 passamos a leitura do verso primeiro até o verso 13 a vinda do Espírito Santo a dos dois de um a 13 ao cumprisse o dia de Pentecostes Estavam todos reunidos no mesmo lugar de repente veio do céu um som como de um vento impetuoso encheu toda a casa onde estavam sentados e apareceram.

05. O dia de Pentecostes (At 2.1-13)

Distribuídas entre eles línguas como de fogo as quais posaram sobre cada um deles todos ficaram Cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas segundo o espírito lhes concedia que falasse estava morando em Jerusalém juDeus homens piedosos vindos de todas as nações debaixo do céu assim quando se fez ouvir aquela voz afluiu a multidão que foi tomada de perplexidade porque cada uns ouvia falar na sua própria.

Língua estavam atônitos e se admiravam dizendo não são Galileus todos esses que aí estão falando Então como os ouvimos falar cada um em nossa própria língua materna somos partos medros alamitas e os naturais da Mesopotâmia Judeia Capadócia ponto iazia da Friggi da panfília do Egito e das regiões da Líbia nas imediações de sirene e romanos que aqui Residem tanto juDeus Como prosélitos cretenses e.

Árabes como os ouvimos falar sobre as grandezas de Deus em nossas próprias línguas todos atônitos e perplexos perguntavam uns aos outros o que será que isso quer dizer outros porém zombando diziam estão bêbados até aqui queridos a leitura da palavra de Deus nós vamos orar mais uma vez o pai bendito nós pedimos iluminação do teu espírito santo para compreensão desse registro feito pelo teu servo Lucas desse evento tão poderoso tão marcante na história da Redenção a.

História do teu povo e pedimos que o Senhor nos ajudem a entender que ele significou naqueles dias e também o que ele significa para nós hoje guias é o que pedimos em nome de Jesus amém irmãos nós estamos diante de um dos Capítulos mais desafiadores de ser interpretado e aplicado particularmente por conta do surgimento do Movimento Pentecostal do início do século passado os nossos irmãos dessa pessoa ação nos.

Dizem que o que temos registrado aqui é o padrão de Deus para acontecer várias vezes muitas vezes durante o decorrer da história da igreja e que portanto cada igreja cada cristão ele está intitulado a pedir e esperar receber de Deus alguma coisa semelhante a isso aqui mesmo após a sua conversão como essa compreensão ela não é unânime e ela é recente ela tem cento e poucos anos enquanto que a.

Igreja cristã Tem quase dois mil tem se levantado naturalmente uma polêmica se essa interpretação mais recente de cento e Poucos Anos de que essa experiência é uma experiência paradigmática ou seja é alguma coisa que Deus quer repetir na história da igreja no decorrer ao longo do seu recurso ou se é um evento especial como parte dos eventos salvíficos de Deus similar a Morte e a ressurreição de Jesus Cristo e.

Portanto tendo acontecido somente uma vez porque tem o seu significado histórico Profético inaugura uma nova era um novo período uma nova dispensação Tem havido muito muita má compreensão dos dois lados eu sei de irmãos que de linha pentecostal com quem eu tenho convivido que tem diferenças Muito pequenas sobre o entendimento mais reformado dessa passagem e eu tenho convivido com a.

Irmãos Pentecostais que acham que os reformados não entendem nada do Espírito Santo e até nos dar um apelido carinhoso de sorveteria anos porque nós não temos o espírito santo uma vez que eles identificam a presença do Espírito Santo com o dom de línguas que não é praticado comumente nas igrejas presbiterianas por outro lado também conheço reformados que não que rotulam os irmãos Pentecostais e tratam como se fosse seita e tem uma.

Postura bem de rejeição não somente com relação a essa doutrina aqui mas com a própria questão dos espirituais o que nós desejamos é entender o que a Bíblia diz o que é que nós colhemos aprender dessa passagem O que é que esse evento representou naquela época dentro na linha que nós estamos estudando e o que é que ele representa para nós hoje eu sei que é muita coisa para a gente tentar fazer não evento só eu vou tentar.

Ir até o verso 13 Capítulo 2 ainda nós vamos gastar pelo menos mais umas duas segundas-feiras no capítulo 2 e vamos tentar cumprir essa missão vamos lembrar o que é que aconteceu antes do que está registrado aqui o Senhor Jesus ressurgiu de entre os mortos depois de ter parecido pelos nossos pecados e ele apareceu a uma série de pessoas e particularmente aos discípulos que ele havia escolhido e a quem tinha dado o nome de Apóstolos durante 40 dias esteve.

Com eles falando a respeito das coisas referentes ao reino de Deus preparando para aquilo que have para a missão que eles tinham de cumprir de evangelizar o mundo e fez a eles a promessa de que o Espírito Santo haveria de vir para capacitá-los para dar-lhes o poder necessário para a evangelização dos povos após isso o Senhor Jesus voltou para os céus naquilo que a gente chama de ascensão de Cristo e os discípulos então começaram a se reunir em Jerusalém num Cenáculo.

Veja Também, Vai te Interessar:

    Primeiro andar de uma casa onde ali em oração eles estavam esperando a promessa

    Do espírito santo nesse período o apóstolo Pedro entende guiado por Deus que era necessário substituir Judas para que o número de Apóstolos ficasse completo 12 em paralelo com os 12 patriarcas do Antigo Testamento se o Novo Israel ia surgir era preciso que o número 12 estivesse completo por conta.

    Já disse da similaridade e foi escolhida então Matias nós explicamos como esse processo aconteceu na última mensagem e agora estava tudo pronto e eles estavam aguardando o cumprimento da Promessa Eles não sabiam quando seria Jesus não deu uma data e Jesus também não deu sinais que indicariam a chegada do Espírito Santo Apenas disse que eles aguardassem em Jerusalém porque do alto ele seriam revestidos de poder essa frase de Jesus que tá no final do.

    Evangelho de Lucas já indica em que condição o espírito santo viria não é que o espírito já não estava é claro que ele está ele esteve com o povo de Israel no antigo testamento estava sobre os profetas os autores da Bíblia todo judeu piedoso que tinha esperança do Messias o próprio Lucas no início do seu evangelho fala de Simão aquele judeu pdoso que esperava a chegada do Messias e que era cheio do espírito santo João Batista foi.

    Cheio do Espírito Santo no ventre da sua da sua mãe a profetiza A Ana que estava no templo pelo Espírito Santo também profetizou a respeito da criança então claro que o Espírito Santo estava presente e atuava no povo de Deus antes do dia de Pentecostes só que agora ele viria na condição de capacitador ele viria na condição daquele que haveria de Guiar a igreja e dar-lhe o poder necessário para cumprir essa missão difícil de anunciar o nome de Cristo em todas as nações e era isso.

    Que os discípulos estavam esperando eles não sabiam o dia eles não sabiam uma hora e nem que sinais haveria ou como eles reconheceriam que o Espírito Santo havia chegado para capacitá-los a cumprir o que Jesus tinha dito em Atos Capítulo 1 verso 8 vocês serão minhas testemunhas começaram em Jerusalém em Judeia Samaria e até os confins da terra e aqui então 10 dias depois da Ascensão 10 dias depois da Ascensão o Espírito Santo da.

    Ascensão de Cristo o espírito santo descende até o grupo aquele grupo dos discípulos Nós lemos aí do verso 1 até o verso 4 isso aconteceu agora nós sabemos no dia de Pentecostes verso primeiro ao cumprisse o dia de Pentecostes Pentecoste era uma das três grandes festas dos juDeus as outras duas eram Tabernáculo e Páscoa e além de Moisés determinava que pelo menos uma vez ao ano cada judeu o homem se dirigisse de.

    Onde estivesse no mundo para Jerusalém para Celebrar as festas o Celebrar pelo menos uma das festas grandes festas religiosas que fazia parte do calendário sagrado que Deus havia dado a nação de Israel a festa de Pentecostes Durava uma semana e o dia de Pentecostes era o último dia da semana e quase que com certeza caiu no domingo era era num domingo esse é o primeiro dia da semana em que caiu o chamado dia de.

    Pentecostes e como acontecia em dia de festa Jerusalém estava lotada peregrinos que vinham de todas as partes do mundo trazer suas ofertas oferecer sacrifícios porque o coração da religião Judaica estava ali em Jerusalém que era o templo onde as ofertas eram dadas os dízimos eram entregues onde o sacerdote fazia intercessão em favor do povo então tudo ali se concentrava em Jerusalém cidades estava com várias vezes a sua capacidade.

    De habitantes isso acontecia pelo menos três vezes por ano né durante estas essas festividades e o Espírito Santo Cristo o enviou exatamente no último dia da festa Jerusalém estava cheia de gente e os discípulos Nós lemos aí eles estavam no verso primeiro Lemos eles estavam reunidos no mesmo lugar ao cumprisse o dia de Pentecostes estavam todos reunidos no mesmo lugar tem primeiro quem são esse todos são os 12.

    Matias agora incluído e os demais que juntos formavam a comunidade de 120

    Pessoas conforme nós lemos aqui no verso 15 do capítulo 1 dizendo que a totalidade era de 120 pessoas era a primeira igreja de Jerusalém ela começou com esse 120 homens e mulheres a relação mais precisa deles está aí do verso 12 até o verso 14 ele se reuniu No cenáculo que é provavelmente esse lugar que Lucas.

    Diz aí Estavam todos reunidos no mesmo lugar regra de interpretação é procurar no contexto Qual é o local mencionado aqui e local mencionado o único é O Cenáculo onde diz que ele se reuniam para orar esse primeiro andar de uma casa lá em Jerusalém provavelmente era uma casa do templo para poder explicar o que é que nós vamos ver em seguida essa grande multidão aí o.

    Sermão de Pedro para uma audiência de mais de 3 mil pessoas Então essa casa ela deveria estar próxima de algum lugar público e o local público mais provável era o átrio do gentios era a entrada do templo aquele grande espaço que ficava antes do Santuário e onde mais tarde também os primeiros cristãos vão se reunir com regularidade numa das portas chamada porta de Salomão mas Estavam.

    Todos ali reunidos como eles estavam fazendo para orar e buscar a presença de Deus e nos diz aí no verso 2 que de repente veio do céu um som como de um vento impetuoso encheu toda a casa onde estavam sentados o de repente aqui implica ou mostra ou revela que a vinda do espírito santo não alguma coisa produzida pelos Apóstolos e nem pela comunidade ele ele não veio sob demanda.

    Ou não veio por determinação ou qualquer outro motivo Ele veio quando Deus mandou ele veio quando Cristo enviou e pegou os discípulos de surpresa é isso que a palavra de repente quer dizer até porque Lucas diz que eles estavam sentados e a maneira dos judeu orar O Judeu ora ou ou em pé com as mãos levantadas e com os olhos para o céu ou ele olha hora de joelhos mas Lucas nos disse.

    Expressamente aqui que quando o espírito santo veio o som encheu a casa onde eles estavam sentados então era provável que era um momento em que eles estavam comendo juntos ou eles estavam sentados conversando sobre tudo aquilo que estava acontecendo falando da expectativa quando aconteceria aquilo de repente inesperadamente Acontece aquilo que havia sido prometido o de repente então.

    Aponta para Soberania de Deus nessa matéria não da mesma forma como nós os discípulos não tinham controle sobre os fatos relativos à morte de Cristo e a sua ressurreição muito menos sobre a chegada do dia a chegada do Espírito Santo o espírito santo vem quando Deus o manda Vem quando Deus o manda isso é indicado pelos sinais que se sucederam pelo menos um deles diz aí que de repente veio do céu um som como.

    De um vento impetuoso e encheu toda a casa onde estavam assentados a palavra vento e aliás antes de falar sobre o significado da palavra é bom lembrar aqui é bom é bom ler o texto o que aconteceu não foi que um vento entrou na casa não tinha vento nenhum o que tem é o som de um vento é diferente é diferente então o que se ouviu foi o som de um vendaval um barulho de uma ventania que dava para.

    Ouvir em todas as partes da casa e fora dela pelo jeito porque atraiu uma multidão né bem uma grande multidão perguntar o que é que tá acontecendo aqui então um vendaval barulho de um vendaval que encheu a casa o local onde eles estavam sentados e a casa toda e provavelmente transbordou também esse E por que esse sinal Porque Cristo mandou primeiro o som de um vento a palavra vento em grego é a palavra pneuma que é a mesma palavra para.

    Espírito é a mesma palavra vendo e espírito no Grego é a mesma palavra e assimilaridade pode ser vista nas palavras de Jesus em João Capítulo 3 quando ele diz a Nicodemos que o espírito sopra aonde quer você ouve a sua voz mas não sabe de onde ele vem e nem para onde vai com isso falando da imprevisibilidade do Espírito Santo nós não podemos prever o que é que o Espírito Santo vai fazer em seguida nós sabemos que ele é santo sabemos que ele.

    Está empenhado em chamar o povo de Deus através da pregação do evangelho sabemos que ele usa quem quer quando ele quer da forma como ele quer portanto nós não podemos encaixar o espírito santo dentro de um molde dentro de um padrão é de repente o vento veio som de um vento veio então todo esse quadro aponta para Soberania de Deus nessa questão como isso era um ato de Deus não era alguma coisa baseada na ação dos discípulos.

    Em seguida um outro sinal foi visto por eles Diz aí no início do verso 3 e apareceram distribuídas entre eles línguas como de fogo as quais pousaram sobre cada um deles é Lucas está compactando em poucas palavras um evento que deve ter precisaria de muito mais palavras para descrever mas em quatro Versículos ele descreve o evento mais um aumentoso.

    Depois da morte da Ressurreição de Jesus então o tanto é que os tradutores Eles não estão Seguros exatamente o que é que ele tá descrevendo aqui no verso 3 Pode ser que apareceram Labaredas elas se organizaram e cada uma pousou na cabeça de um deles ou então que de repente já apareceram na cabeça de cada um deles ninguém sabe a sequência correta o grego não permite você vai se você segue aí conversões distintas você vai ver que existe diferença aí de como as versões traduziram mas o que a nossa.

    Versão traduziu é que eles viram o que parecia ser umas Labaredas de fogo e de repente essas Labaredas se separaram se dividiram e uma pousou na cabeça de cada um dos presentes que estava ali até agora eles não estavam não tinham sido Cheios do Espírito Santo primeiro vieram esses sinais o sinal de um vento como que Deus dizendo quem tá no controle sou eu e agora a as chamas de fogo como que para.

    Simbolizar o poder a santidade o poder purificador do Espírito Santo ou tá bem relacionado com aquilo que eles haveriam de fazer que era trazer a doutrina do Perdão de Pecados Para Todas aquelas Nações pecados que foram perdoados e pagos no Altar do Calvário em tipologicamente representado na nas chamas de fogo do altar do templo onde os sacrifícios eram oferecidos.

    Igualmente como libação e como propiciação Pelos Pecados mas a o fogo tem muito pode ser ter muitos símbolos e significados desde o poder desde a purificação desde o perdão de Pecados mas todos esses símbolos apontam para a missão dos discípulos que seria pregar o evangelho a toda criatura eu dificilmente veria aqui nas chamas de fogo um símbolo de alguma manifestação física ou seja.

    Aparecer uma labareda de fogo e pousou em cima de cada um deles para indicar que eles ficaram com calor começaram a suar ou qualquer outra manifestação física desse tipo tudo que tá acontecendo aqui é simbólico e aponta para uma coisa além dos discípulos tem a ver com a missão da igreja e assim que a gente deve interpretar Antes de procurar trazer alguma experiência mais trazer como interpretação mais pessoal aí então.

    Desde o início do verso 4 todos ficaram Cheios do Espírito Santo todos não só os apóstolos mas também as mulheres Maria mãe de Jesus os irmãos de Jesus que agora já eram convertidos e mais aqueles irmãos que totalizavam 120 Somando todos eles todos cada um deles foi cheio do Espírito Santo o que é que significa isso você é cheio do Espírito Santo biblicamente falando é você ser tomado.

    Pelo Espírito Santo controlado pelo Espírito Santo de tal maneira que aquilo que você diz aquilo que você faz aquilo que você decide aquilo que você pensa suas reações são guiadas pelo Espírito de Deus de forma que no final pode ser dito que suas palavras são espirituais suas ações são espirituais e suas escolhas são espirituais porque elas foram feitas Sob orientação do Espírito Santo de Deus é isso que significa ser cheio do Espírito Santo em contraste a ser cheio de si mesmo ser cheio de ódio.

    Ser cheio de Ídolos ser cheio de qualquer outro sentimento contrário a Deus é a vida normal do Cristão cheio do Espírito Santo guiado a Bíblia usa outros temas nas cartas outros termos são usados para isso como ser cheio do Espírito andar no espírito é ser guiado pelo Espírito Santo e o contrário não entristecer o espírito santo não apagar o Espírito Santo e não resistir ao Espírito Santo os discípulos ali Eles.

    Foram tomados pelo Espírito Eles foram Cheios do Espírito Santo mente e todos se curvaram diante foram iluminados de uma maneira extraordinária e eles provaram sentiram a presença de Deus de uma forma extraordinária e aí o efeito disso deles ficarem Cheios do Espírito Santo é que eles começaram a falar em outras línguas Como diz aí o verso 4 todos ficaram Cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas.

    Segundo o espírito lhes concedia que falasse de todos os versículos que nós vamos ver hoje à noite esse é provavelmente o mais polêmico e o mais e o mais debatido eu vou tentar dizer a vocês de maneira sucinta como é a nossa interpretação primeiro o efeito eles esse esse falar em outras línguas aconteceu para que eles tivessem um referencial ou uma prova de que a promessa havia sido cumprida Jesus disse.

    Que ele seria um batizados com Espírito Santo que ele seriam Cheios do Espírito Santo que eles receberiam poder ouvir sobre eles o Espírito Santo e a evidência que Cristo deu a eles que Cristo não tinha falado antes não tinha dito é que eles de repente começaram a falar em idiomas que não eram os seus idiomas eles começaram a falar em línguas que não eram as suas porque exatamente isso há várias possibilidades.

    De nós interpretarmos o porquê na hora que eles foram Cheios do Espírito Santo eles começaram a falar diz o texto aqui em outras línguas ou seja em línguas que não aquelas línguas que eles falavam regularmente eram outras línguas que eram idiomas fica claro pelo relato é querer forçar muito não querer ver que aqui são idiomas humanos porque logo em seguida Lucas diz que a multidão os estrangeiros que.

    Estavam ali reconheceram o que eles estavam dizendo na sua própria língua em que eles haviam sido nascidos é isso que a expressão língua materna significa no grego literalmente nas línguas em que fomos nascidos a língua que aprendemos quando criança lá nesses lugares aqui são mais de 20 lugares que são citados aqui lembrem que o Espírito Santo tinha descido sobre os apóstolos e os demais o milagre foi.

    Neles o espírito santo não tinha descido sobre a multidão ainda então não ah porque algumas pessoas vão dizer não o o o o milagre foi no ouvido da multidão mas como o espírito tinha descido sobre os apóstolos não desceu sobre a multidão ainda o milagre é nos Apóstolos e nos demais irmãos eles são habilitados a falar em línguas que eles nunca falaram antes que eles não sabiam e a relação delas está aqui né na língua que se.

    Falava na Mesopotâmia o o hebraico que falava na Judeia grego naturalmente e muitos dialetos que estão representados aqui o copo por exemplo lá do Egito tá também aqui representado o latim Diz que tinha Romanos ali no meio também então o primeiro é vidente de que eram idiomas humanos o contexto deixa isso muito claro embora eu sei que muitos queridos irmãos dizem que na verdade foram foi grossolalia né sem sentido quando o Movimento Pentecostal Começou quando houve a experiência lá na Rua Zuza a.

    Primeira interpretação que se deu ao fenômeno das línguas era que era idioma mesmo isso foi dito pelos próprios líderes do Movimento Pentecostal que era o idiomas só depois é que eles mudaram a Interpretação para dizer que não quando inclusive chegaram a dizer que agora os missionários os eles estariam em condições de pregar o Evangelho em todas as nações sem precisar estudar ou aprender um novo idioma porque o espírito santo capacitaria quando eles verificaram que isso não acontecia que.

    Não não tava não era o missionário tinha que aprender a língua mesmo porque se chegava lá na na tribo na nação que não conhecia a língua esperando que o Espírito Santo de repente Desce a capacidade de falar naquele idioma que ele desconhecia isso não estava acontecendo e então mudou se a Interpretação para chamar de grossolalia mas a interpretação original primeira do movimento pente dos líderes do movimento é que era o idioma e depois diante da.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=pY1PLUIpkJM

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem