32. A igreja de Antioquia (At 11.19-30)

32. A igreja de Antioquia (At 11.19-30) Queridos eu queria convidá-los a abrir a palavra de Deus no livro de Atos Capítulo 11 e nós vamos no verso 19 até o verso 30 eu vou deixar para fazer a leitura medida que nós prosseguimos na exposição que nós temos aqui é o relato do surgimento da Igreja de Antioquia da Síria da Síria era a terceira maior cidade do Império Romano ela só ficava atrás de Roma e da cidade de Alexandria em termos de influência cultural e.

32. A igreja de Antioquia (At 11.19-30)

Também na força do seu comércio além de ser uma cidade cosmopolita Antioquia tinha uma comunidade muito grande de juDeus e muitos muitas sinagogas ali na cidade alguns calculam que nessa época em que a nossa história se passa aqui ela devia ter entre 300 a 500 meio milhão de habitantes 300 mil a 500 mil pessoas o fato de que surgiu uma igreja de.

Gentios ali Antioquia é um fato significativo para o avanço do Evangelho entre as nações seguindo aquilo que Jesus havia dito que os discípulos deveriam começar ali em Jerusalém Judeia Samaria e até os confins da terra nos próximos dois séculos nós sabemos isso pela história da igreja Antioquia vai se tornar a igreja mais importante do oriente só suplantar depois por Constantinopla enquanto que Roma se.

Tornaria a igreja mais forte do ocidente hoje então nós vamos ver como é que essa igreja nasceu depois o estabelecimento dela e por fim a prova e a demonstração de amor que ela manifestou para com os crentes da Judeia o amor e as boas obras é uma das evidências ou São umas das algumas das evidências da verdadeira conversão e isso eles demonstram como nós iremos começar então com o relato do nascimento da igreja que tá aí do verso 19 a 21.

Aqui no Capítulo 11 do livro de Atos para quem tá chegando agora os que foram dispersos a partir da perseguição que começou com a morte de Estevão se espalharam até A Fenícia Chipre Antioquia não anunciando a palavra ninguém que não fosse judeu alguns deles porém que eram de Chipre de sirene e que foram até Antioquia falavam também aos Gregos anunciando-lhes o evangelho do Senhor Jesus a mão do senhor estava com eles e.

Muitos Crendo se converteram ao senhor que nós temos em três Versículos o relato que Lucas faz do começo daquela igreja o começo da igreja naquela cidade tão importante Aparentemente a evangelização de Antioquia começou com os juDeus que habitavam lá ou entre os juDeus que moravam ali conforme nós lemos no verso 19 aquela perseguição que se levantou contra Estevão e que nós.

Lemos no final do capítulo 7 início do capítulo 8 fez com que os crentes se dispensassem não somente para o sul Mas também agora para o Norte na direção Norte seguindo a costa alguns dos cristãos de Jerusalém juDeus cristãos convertidos que se espalharam tiveram que sair de Jerusalém por conta da grande perseguição contra Estevão Eles foram subindo na região norte e foram evangelizando primeiro A Fenícia que fica no litoral do mar mediterrâneo.

Depois a ilha de Chipre que fica na costa no mar e a cidade de Antioquia que fica mais ao Norte no final da Fenícia se você der uma olhadinha no mapa você vai ver que essa dispersão foi na direção Norte mas para o lado do Oeste e nesses lugares esse juDeus cristãos que tinham se convertido ali em Jerusalém eles anunciavam o evangelho somente a quem fosse judeu também ou.

Seja eles ainda estavam presos àquela visão nacionalista Estreita que achava que o evangelho era somente para os JuDeus era a mesma visão que Pedro tinha também até que Deus mudou a cabeça de Pedro conforme a gente viu mas no início os juDeus cristãos eles entendiam que somente os juDeus deveriam ouvir o evangelho por isso quando ele se espalharam eles pregavam só para quem era judeu e chegaram também na cidade de.

Antioquia Como eu disse tinha uma comunidade de juDeus muito grande lá e eles foram para sinagogas e ali anunciaram o evangelho e provavelmente muitos juDeus se converteram ali em Antioquia através do trabalho desses missionários anônimos ao mesmo tempo e aqui tá o ponto né de Lucas Por que que esse relato é importante ao mesmo tempo em que a evangelização dos juDeus estava sendo feita em Antioquia o evangelho também foi anunciado aos não.

JuDeus que são chamados aqui de gregos que é um outro nome que se dá ao gentios aqueles que não eram juDeus e isso foi feito também por juDeus dispersos de Jerusalém que haviam se convertido só que esses aqui tinham vindo da Ilha de Chipre e da região de sirene Nós não sabemos como eles vieram a entender que o evangelho era também para os gregos e não era somente por gentios para os JuDeus perdão Lucas não explica.

Aqui apenas diz que enquanto que alguns evangelizaram somente os juDeus esses aqui também pregaram para os não juDeus o gentios e a razão nós não não somos informados aqui mas o que importa é que os moradores não juDeus lá dianteiro ouviram o evangelho e muito se convertem ao Senhor segundo o relato aqui do verso 21 a mão do senhor estava com eles e muitos Crendo se.

Veja Também, Vai te Interessar:

    Converteram ao Senhor Jesus uma multidão desses gregos desses moradores não

    JuDeus creram na pregação desses crentes se criotas e cirineus que vieram até Antioquia e diz o texto aqui que ele se converteram ao senhor a ideia de conversão é que você sai de algum lugar para outro você se converte de uma coisa para outra então eles abandonaram seus Deuses abandonar os seus costumes a sua imoralidade e se voltaram para o Deus.

    Verdadeiro e o seu filho Jesus Cristo em fé e arrependimento e a causa Lucas nos diz aqui no verso 21 é que a mão do senhor estava com eles aqui é o que a gente chama de linguagem antropomórfica Ou seja é uma linguagem que se refere a Deus como Deus fosse homem a mão do senhor o senhor não tem mão Deus não tem olho não tem pé mas é a maneira a mão do senhor é a maneira de se referir ao poder do Senhor e foi isso.

    Que converteu aquele gentils ali Antioquia os homens pregavam mas o poder para converter era do senhor a mão do senhor estava com aqueles Evangelistas e muitos uma grande multidão se converte a o senhor e Jesus Cristo portanto a igreja diante é o que ela começa com os juDeus e gentios convertidos ao Senhor Jesus sendo então a segunda igreja feita de não juDeus embora não exclusivamente a.

    Primeira igreja gente ele foi ou é aquela de cesareia onde Cornélio se converteu juntamente com sua família e com seus amigos apesar de que nós não temos mais notícia ali do que que aconteceu com Cornélio e os seus mas a igreja que vai ganhar destaque na missão dos gentios é a igreja de Antioquia segunda parte do relato aqui do Capítulo 11 a respeito da igreja de Antioquia é sobre a organização dela vimos como é que ela nasceu pelo.

    Trabalho anônimo de Evangelista juDeus cristãos convertidos e agora vamos ver de que maneira ela foi estruturada ou organizada primeiro era necessário que aquele trabalho ali fosse legitimizado pelos apóstolos de Jesus Cristo nós lemos aqui do verso 22 a 26 o seguinte a notícia a respeito deles o deles aqui é os gentios né os gregos.

    Que se converteram a notícia a respeito deles chegou aos ouvidos da igreja que estava em Jerusalém e enviaram Barnabé até Antioquia quando ele chegou e viu a graça de Deus ficou muito alegre e exortava todos aqui com firmeza de coração permanecessem no Senhor porque era homem bom cheio do Espírito Santo e de fé e muita gente se uniu ao Senhor depois Barnabé foi a sua procura de Saulo e quando encontrou levou para.

    Antioquia E durante um ano inteiro se reuniram naquela igreja e ensinaram numerosa multidão em Antioquia os discípulos foram pela primeira vez chamados de cristãos que nós temos o relato da estruturação da organização e do fortalecimento da igreja dia que começa com a sua legitimidade proclamada pela igreja de Jerusalém Nós lemos aí no.

    Verso 22 que a notícia do que tinha acontecido a notícia desse avivamento lá em Antioquia chegou lá aos ouvidos da igreja de Jerusalém particularmente aos apóstolos de Cristo que haviam sido encarregados de liderar o nascimento da igreja a fundação da igreja e a sua expansão pelo mundo todo E isso foi alguma coisa semelhante ao que Pedro havia relatado ter acontecido em cesareia com Cornélio e sua família e.

    Amigos vocês lembram que no Capítulo 11 no início do Capítulo 11 nós temos a igreja perguntando a Pedro né O que que você foi fazer lá na casa de Cornélio porque ouviram dizer que os gentios estavam se convertendo e Pedro explicou e agora você tem o mesmo padrão a igreja de Jerusalém agora né Tem notícia de que a mesma coisa que aconteceu com Cornélio tá acontecendo mesma coisa que aconteceu em cesaré tá acontecendo lá em Antioquia então da.

    Mesma forma como eles mandaram ou da mesma forma como eles indagaram de Pedro para saber da veracidade do que tinha

    Acontecido eles mandam Barnabé até Antioquia para saber o que é que havia acontecido e Barnabé era a pessoa certa para trazer um relatório que ele nunca trouxe pelo que Lemos aqui mas para trazer supostamente um relatório aos Apóstolos do que estava acontecendo porque Barnabé era de Chipre lembre que os que evangelizaram os gregos lá em.

    Antioquia eram da Ilha de Chipre que era no lugar de nascimento de Barnabé então ele estava familiarizado com os criotas e portanto ele era a pessoa indicada para ir lá e ver o que é que eles fiz estavam fazendo lá pregando o evangelho aos não juDeus Além disso Barnabé era bem conhecido dos Apóstolos inclusive porque ele tinha ele tinha esse espírito Pacífico irenenico de mediação e foi ele que tinha apresentado Saulo aos.

    Apóstolos demonstrando assim a sua capacidade de mentoria de discipulado de orientação era um pastorzão por assim dizer a pessoa certa e porque também gozava da confiança dos Apóstolos E então lá vai Barnabé de Jerusalém até Antioquia para saber o que é que tá acontecendo lá o que é que seus compatriotas de Chipre andaram fazendo lá pregando o evangelho para quem não era judeu e nós lemos aí do verso 23 a 24 Qual foi a reação de.

    Barnabé quando ele chega em Antioquia diz aí o texto do verso 23 que quando ele chegou ele viu a graça de Deus o que que isso significa Ele percebeu que o que estava acontecendo em Antioquia era uma obra legítima do Espírito Santo porque as conversões eram verdadeiras e as conversões acontecem pela graça de Deus pela misericórdia de Deus como nós já Vimos a mão do senhor era a razão da conversão deles e a mão do senhor é o.

    Poder gracioso de Deus em converter pecadores abriu o entendimento deles iluminar o coração e atraí-los a Cristo e Barnabé viu que isso estava acontecendo ali Antioquia o que o que o que se passava Ali era de fato uma obra genuína era um avivamento legítimo pelo que Barnabé pode perceber ele viu a graça de Deus ali operando nos gregos nos gentios que moravam em Antioquia essa é a primeira reação dele.

    A o texto também diz no verso 23 que ele quando viu isso aí ele ficou muito alegre ele ficou muito alegre ficou feliz essa essa alegria de Barnabé é alegria que todo crente verdadeiro tem quando ele tem notícia de que a obra de Deus está se expandindo que é obra de Deus está crescendo em algum lugar ou através de alguma pessoa Às vezes a gente fica enciumado né porque a obra de Deus feita através de pessoas que não.

    Nós e Barnabé em vez de ficar enciumado daqueles missionários anônimos que tinham pregado o evangelho em Antioquia ele ficou foi feliz com a obra de Deus sendo feita sendo realizada cheio de alegria porque aquela obra era uma obra genuína terceira reação dele que nos edita aí no verso 23 é que Ele surtou eles ortava todos que tinham crido aqui confirmeza de coração permanecessem no Senhor não é à toa que o nome dele é.

    Filho da Consolação o filho da exortação porque ele era um encorajador como ele foi com Saulo de Tarso e agora ele entra na igreja de Antioquia como enviado de Jerusalém aliás e até interessante porque o verbo aqui no verso 22 que a igreja de Jerusalém enviou Barnabé o verbo é o verbo de onde vem a palavra Apóstolo é de onde vem a palavra Apóstolo o apóstolo é um enviado então é.

    Esse o termo que aparece aqui Barnabé veio como um Apóstolo um representante da igreja de Jerusalém e ali ele viu a graça de Deus se alegrou com aquilo ali e ele então usou seus dois usou sua habilidade e sua capacidade para abençoar aquela igreja exortando os irmãos a que eles permanecessem no Senhor permanecer em Cristo porque esse tipo de exortação porque no século Primeiro as pessoas podiam acreditar no evangelho como nos nossos dias também e é fogo de.

    Palha é por um momento o Senhor Jesus falou de pessoas assim na parábola do semeador da semente que logo mas não suporta o calor a Intempérie as dificuldades e ela murcha então sempre há o risco de novos convertidos ou de pessoas seguirem a Cristo no impulso sem pensar bem ou por mero emocionalismo e o resultado é que elas se desviam logo depois algum tempo depois eu vi isso acontecer é muitas vezes ao longo do meu.

    Ministério então uma das coisas que é preciso fazer com novos convertidos é encorajá-los a permanecer firmes do Senhor tirar as dúvidas ajudá-los nas dificuldades suportá-los quando são perseguidos ou estão enfrentando dificuldades na família em casa no trabalho porque agora eles são crentes em Jesus e o cenário é diferente o cenário muda eles precisam de ajuda e foi isso que Barnabé fez ali e ele fez isso Lucas explica no.

    Verso 24 porque era homem bom cheio do Espírito Santo e de fé ele fez tudo isso porque era um homem bom cheio do Espírito Santo e de fé quando Lucas diz que Barnabé era um homem bom quer dizer que ele era um homem com coração aberto com a mente aberta era Generoso e portanto estava acima do nacionalismo Estreito de alguns juDeus que não se alegravam com a conversão do gentios na verdade achava que eles não deveriam nem fazer parte da.

    Igreja mas Barnabé era pela disposição da sua natureza dado por Deus uma pessoa boa que se alegrou com aquilo Em vez dele dizer assim não pera aí isso aqui não esse pessoal aqui não pode ser crente não né De jeito nenhum ele ele se alegrou com aquele ele ele cooperou com aquele trabalho porque ele era um homem bom Além disso ele era um homem cheio do Espírito Santo cheio do Espírito Santo e o que ele dava discernimento espiritual.

    Para ver que aquela obra era uma obra de Deus era uma obra de Deus e era um homem cheio de fé fé no senhor Jesus e portanto era uma pessoa que tinha condições de discernir se aquilo que estava acontecendo Ali era fé verdadeira ou era alguma ilusão ou alguma adesão precipitada ou errada alguma doutrina falsa ou qualquer coisa dessa natureza ele não conhecia né talvez não não sabia quem antes disso quem foram os.

    Missionários que estavam em Antioquia pregando mas agora porque ele era um homem cheio do Espírito Santo e de fé ele sabia muito bem o evangelho conhecia a verdade de Cristo Ele podia discernir que aquele que tava acontecendo era uma obra de Deus e portanto o resultado da estadia de Barnabé ali Antioquia Lemos no final do verso 24 era esse aqui foi esse aqui que muita gente se uniu ao Senhor muita gente já tinha uma grande multidão.

    E tinha se convertido com os missionários juDeus cristãos anônimos que nós nem sabemos nomes dessas pessoas não é muita gente se converteu muita gente mesmo mas bebé chegou lá começou a ministrar entre eles a discipular aquela igreja aqueles irmãos e o resultado foi que a igreja cresceu ainda mais muita gente se uniu ao Senhor Jesus que é uma definição belíssima do que é ser um crente não é você está unido ao Senhor Jesus pela fé você está.

    Em Cristo e Cristo está em você e foi ali que o estabelecimento desse foi estabelecida a identidade desse movimento que nós chamamos de cristianismo porque foi lá em Antioquia que pela primeira vez os discípulos receberam o nome de cristãos ali nós recebemos o nosso nome foi de lá naquele que ele Avivamento que aconteceu em.

    Antioquia o nome cristão ele significa alguém que pertence a Cristo ou alguém é que segue a Cristo provavelmente não foi dado pelos próprios cristãos mas pelos gregos de Antioquia pelos descrentes de Antioquia talvez até pejorativamente como zombaria esse pessoal que pertence ao Cristo deles que morreu lá na terra deles crucificado até como zombaria esse nome foi dado para Muito provavelmente.

    Muito provavelmente mas pegou e é interessante Porque mesmo que tenha sido com o objetivo de escarnecer e de diminuir a cristandade ou os cristãos o é uma é uma é uma homenagem por assim dizer ou um monumento aquilo que aqueles cristãos aqueles discípulos de Jesus faziam porque os descrentes perceberam muito corretamente que a mensagem deles era.

    Sobre Cristo e que eles falava o tempo todo de Cristo por isso chamaram eles de cristãos não é interessante não chamaram de qualquer outro nome mas chamaram de cristãos porque eles falavam de Cristo se pareciam com Cristo ensinavam as coisas de Cristo anunciavam a Cristo como único salvador tudo girava em torno da pessoa de Cristo Jesus por isso é que eles foram chamados de cristãos eles não foram chamados de presbiterianos ou de Batistas ou de metodistas ou de qualquer.

    Outra coisa mas eles foram chamados por aquilo que ficava Evidente na vida deles que era Cristo por isso que foram chamados de cristãos ainda que talvez a princípio a intenção não tenha sido de elogiar mais de denegrir essa igreja de Antioquia ela vai se firmar como a sede da missão aos gentios no período apostólico e algum.

    Tempo depois agora eu quero ir para terceira parte do relato de Lucas da igreja de Antioquia e que tem a ver com o amor da igreja demonstrado pela oferta que eles fizeram para os crentes na Judeia que tá no verso 27 até o verso 30 na primeira parte nós vimos como é que a igreja nasceu ela nasceu pelo trabalho missionário anônimo de cristãos que vieram da dispersão de Jerusalém depois nós vimos como a igreja foi.

    Organizada e estruturada e ganhou a sua identidade através do ministério de Barnabé e o reconhecimento do mundo de que tudo era a respeito de Cristo Portanto o nome cristãos e agora de 27 a 30 uma amostra de que a conversão deles foi genuína porque a gente só sabe que uma pessoa tá convertida quando o bolso se converte enquanto o bolso não se converte que é o órgão mais sensível do corpo humano é o.

    Bolso então enquanto ele não se converte a gente não pode dizer que houve conversão genuína mas aqui a gente vê que foi mesmo vamos ver verso 27 a 30 naqueles dias alguns profetas foram de Jerusalém para Antioquia e apresentando sim deles chamado ágabo dava entender pelo espírito que haveria uma grande fome em todo mundo e essa fome veio nos dias do Imperador Cláudio os discípulos cada um conforme as suas Posses resolveram mandar uma ajuda.

    Aos irmãos que moravam na Judeia e eles o fizeram enviando essa ajuda aos presbíteros por meio de Barnabé e de sal que nós podemos dizer aqui sobre essa passagem eu vou começar com o seguinte o profeta Joel e o apóstolo Pedro eles haviam dito que quando o espírito santo viesse sobre o povo de Deus muitos haveriam de profetizar escrito lá em Joel Capítulo 2.

    Em diante que nos últimos dias Deus que depois Deus derramaria do seu espírito sobre toda a carne e muitos profetizariam e Pedro repetiu a profecia de Joel aplicando ao que tinha acontecido no dia de Pentecostes que quando o espírito santo ele disse isso que vocês estão vendo é aquilo que foi dito pelo profeta Joel e ele cita a profecia de Joel que inclui que debaixo da ação do Espírito Santo muitos haveriam de profetizar no dia de Pentecostes o espírito santo desceu não.

    Somente sobre os apóstolos e os 120 irmãos mas também sobre 3 mil que haviam se converteram naquele mesmo dia então é razoável supor que havia uma grande quantidade de profetas em Jerusalém de cristãos que eram profetas Nós não sabemos se você perguntar Nós não sabemos ao certo o que era o Ministério Profético no período neotestamentário Nós não sabemos ao certo porque as informações são muitas e nem sempre elas.

    São organizadas de uma maneira que a gente possa chegar uma conclusão por exemplo alguns profetas eram itinerantes eles iam de cidade em cidade de igreja e igreja e quando lhes davam a oportunidade eles eles falavam nas igrejas a prova que nós temos disso da existência de profetas itinerantes é que naquele documento chamado didaquê que é datado do século II depois de Cristo tem.

    Um parágrafo inteiro a respeito dos Profetas itinerantes e tem uma recomendação dizendo o seguinte que se alguém chegar na sua cidade na sua casa isso é que é um profeta e pedir para ficar na sua casa e você der abrigo para ele que ele fique somente dois ou três dias porque eles ficaram mais do que isso é falso profeta Por que que tem isso no dia Daqui um documento datana do século II é porque.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=uFEZuNRT7gk

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem