4. A Santificação na Perspectiva Reformada - Os Fundamentos da Reforma Protestante

4. A Santificação na Perspectiva Reformada - Os Fundamentos da Reforma Protestante E vamos para a noite final onde nós temos primeiro uma exposição de Romanos 6 a respeito da libertação do pecado ou a doutrina da Santificação queria convidá-lo abrir a palavra de Deus aí no capítulo 6 dessa carta tão importante que Paulo escreveu carta aos romanos e vamos ler do verso primeiro até o verso 14.

4. A Santificação na Perspectiva Reformada - Os Fundamentos da Reforma Protestante

Que veremos pois permaneceremos no pecado para que seja a graça mais abundante de modo nenhum como viveremos ainda no pecado nós os que para ele morremos ou porventura ignorais que todos nós que fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte fomos pois sepultados com ele na morte pelo batismo para que como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai assim também andemos nós em novidade de vida porque se fomos.

Unidos com ele na semelhança da sua morte certamente o seremos também na semelhança da sua ressurreição sabendo isso que foi crucificado com ele o nosso velho homem para que o corpo do pecado seja destruído e não se vamos o pecado como escravos porquanto Quem morreu está justificado do pecado Ora se já morremos com Cristo cremos que também com ele viveremos sabedores de que havendo Cristo ressuscitado dentre os mortos já não.

Morre a morte já não tem domínio sobre ele pois quanto a ter morrido de uma vez para sempre morreu para o pecado mas quanto a viver vive para Deus assim também vós considerai-vos mortos para o pecado mas vivos para Deus em Cristo Jesus não reine Portanto o pecado em vosso corpo mortal de maneira que obedeçais as suas paixões nem ofereceis cada um dos membros do seu corpo ao.

Pecado como instrumentos de iniquidade mas oferecer-vos a Deus como ressurretos dentre os mortos e os vossos membros a Deus como instrumentos de justiça porque o pecado não terá domínio sobre vós pois não estais debaixo da lei e sim da Graça amém vamos orar pai nós pedimos que tu nos ilumine pelo teu Benito Espírito Santo na compreensão da tua palavra essa verdade grandiosa.

Fundamental que é a nossa união com Cristo e o fruto que decorre dela nos ajuda a compreender nos ajuda a saber a nos considerar e nos oferecer como mortos para o pecado e vivos para ti ajuda-nos a fazer isso no dia a dia é o que pedimos em nome de Jesus amém queridos esse tema é um tema da mais alta importância e ele foi um dos pilares da reforma protestante muito.

Mais como decorrência de tudo aquilo que os reformadores ensinaram com respeito à salvação do pecador a reforma ensinou que nós somos justificados gratuitamente mediante a redenção que a em Cristo Jesus ou seja Deus perdoa os nossos pecados e nos trata como justos pela imputação ou pela atribuição da Justiça de Cristo a nós não por qualquer Justiça própria que nós tenhamos e isso é esse ensino da reforma.

Cedo provocou reação dos papistas e de outros grupos dizendo que acabava por levar a licenciosidade uma vez que eu sou salvo pela graça uma vez que eu sei que eu sou salvo pela graça não por obras da Lei e que Deus não me impõe condição para salvação mas ele Me resgata livremente isso pode ou conhecimento disso pode ser uma tentação para que eu viva de qualquer maneira porque se a salvação é pela graça Então não é por obras e se não é.

Por obras não importa o que eu faça ou deixe de fazer no final eu serei salvo se eu tiver fé em Cristo Jesus Então esse ataque ou essa crítica era feita pelos Inimigos da reforma protestante de que eles estariam ensinando um evangelho barato ou abrindo a porta para que as pessoas se sentissem seguras e não precisassem recorrer a igreja as ordenanças da igreja todos aqueles.

Rituais que eram prescritos pela igreja católica enfim era essa acusação que era feita e os reformadores responderam com Romanos 6 entre outras passagens onde o apóstolo Paulo trate exatamente na mesma questão uma das acusações que era feita Paulo pelos legalistas e judaizantes da sua época é que o evangelho que ele estava pregando de que o homem é justificado pela fé em Cristo Jesus e não pelas obras da Lei conforme o judaísmo ensinava era que esse tipo de.

Evangelho levava confiança das pessoas na misericórdia de Deus e a ponto de que ela se sentiam livres para praticar o pecado sem temer as consequências já que Deus as perdoava livremente então era uma das acusações que era que eram feitas pelos judaizantes contra o apóstolo Paulo aqui no capítulo 6 então da sua carta aos romanos Paulo antecipa essa objeção que.

Ele sabe que isso era feita lá na igreja de Roma quando a carta fosse lida e ou quando ele estivesse lá de visita como é o seu plano vamos entender aqui o contexto em que ele escreveu esse capítulo para que nós tenhamos a visão geral que nos ajuda a encaixar direitinho o capítulo 6 dentro da carta como nós já vimos o apóstolo Paulo começa essa epístola falando da perdição dos gentios Capítulo 1 depois a perdição dos juDeus e portanto a.

    Perdição de todos capítulos 2 e 3 A justificação pela fé em Cristo Jesus

    Gratuitamente a todos os juDeus e gentios também Capítulo 3 Capítulo 4 ele dá o exemplo de Abraão o pai da Nação Judaica e de Davi como ambos Foram justificados pela fé no capítulo 5 ele fala das bençãos da justificação e faz uma comparação entre Adão e Cristo em Adão todos morrem em Cristo somos.

    Vivificados e justificados e aqui no capítulo 6 ele começa uma uma sessão na carta que Versa sobre a nossa Santificação como é que aqueles que foram justificados gratuitamente por Deus mediante Jesus Cristo eles podem e devem viver aqui nesse mundo como participantes da nova do novo povo da nova criação que Deus já começou em Cristo Jesus o que Paulo vai dizer no Capítulo 6 é.

    Que se nós estamos unidos a Cristo como ele vem ensinando desde o capítulo 3 essa união com Cristo na prática se revela através do Poder dessa união para que nós vencemos o pecado por isso quem de fato foi salvo mediante a união com Jesus Cristo pela qual nos vem a nossa justificação não pode mais permanecer no pecado porque morreu com Cristo para o pecado e agora vive para Deus e essa resposta que.

    Ele dá que a graça de Deus pela qual nós somos salvos longe de nós levar ao pecado ao contrário é o poder que nos liberta do pecado Romanos 6 entram então então fala dessa libertação do pecado que é trazida pela união com Cristo aqui na estrutura do capítulo nós nós podemos trabalhar da seguinte maneira Paulo responde a duas objeções que seriam levantadas em Roma pelos seus leitores A primeira é pecaremos para que a graça seja mais.

    Abundante que é o que ele diz no verso primeiro não é ele começa o capítulo 6 dizendo que diremos pois permaneceremos no pecado para que seja graça mais abundante que era exatamente os seus adversários estavam dizendo isso aqui provavelmente foi justificado ou foi provocado pelo que ele tinha dito no capítulo 5 verso 20 sobreveio a lei para que a voltasse A Ofensa Mas onde super abundou o pecado.

    Onde abundou o pecado superabundou a graça Paulo disse que a lei foi dada para que o pecado ficasse Claro mas onde abundou o pecado a graça de Deus foi maior aí O Judeu diz então você tá dizendo se é assim que a graça é dada por causa do pecado você está com isso querendo dizer que nós deveríamos continuar pecando para que experimentássemos mais da Graça de Deus.

    Nós vamos então podemos permanecer no pecado para que nós tenhamos uma experiência maior da Graça de Deus então Paulo responde a isso dizendo absolutamente não que vai do verso primeiro até o 14 que foi o que nós lemos o final do capítulo 6 que eu não sei se vou ter tempo para expor aos irmãos do verso 15 ao verso 23 é a resposta a uma outra pergunta Paulo você tá dizendo agora que Deus nos livrou da lei e nos salvou pela graça mas se a pessoa.

    Não tem lei então ela não tem obrigações Então significa então que nós podemos pecar já que agora nós não estamos mais debaixo da lei é a pergunta que é feita no início da sessão né você vê que no verso 15 ela tá aí havemos de pecar porque não estamos debaixo da lei e sim da Graça e novamente a resposta de Paulo é de maneira nenhuma e ele vai tratar desse assunto nos Versículos consequentes e a base mais uma vez é a.

    Nossa união com Cristo Jesus ou seja aqui no capítulo 6 ele trata de duas questões fundamentais e práticas para nossa vida em que sentido o evangelho muda o meu comportamento ou de que maneira pelo evangelho eu consigo vencer a luta contra o pecado que habita em mim e o evangelho me dá liberdade para eu viver de qualquer maneira já que ele ensina que a salvação é pela graça Qual é o papel da Lei no dia a dia da.

    Minha Santificação são questões que os cristãos é sempre trazem e que elas

    Refletem de uma forma de outras dificuldades que a gente encontra no dia a dia para viver uma vida de acordo com a vontade de Deus eu espero que a exposição pelo menos da primeira parte do Capítulo 6 nos ajude a compreender Esse princípio fundamental que é a dinâmica da nossa Santificação que é mediante a união com Jesus Cristo que nós podemos vencer o pecado e o domínio dele sobre nós aqui na nossa na nossa.

    Vida tá aí o esboço Então 6 de 1 a 14 resposta a primeira objeção o crente não pode viver pecando porque está unido a Cristo em sua morte e ressurreição de um a cinco e sabedodor disso ele se considera morto e se oferece a Deus 6 de 6 a 14 resposta segundo objeção 6 de 15 a 23 o crente não pode viver pecando porque foi libertado do pecado e agora é servo de Deus por isso ele deve oferecer esse diariamente a Deus para servir Vamos.

    Então na primeira parte que a resposta primeira objeção capítulo 6 de um a 14 o verso primeiro introduz o assunto que teremos pois permaneceremos no pecado para que seja a graça mais abundante Paulo está antecipando Como eu disse que o Marcos ação dos juDeus contra o evangelho acusação seria essa de que se o evangelho que Paulo prega é verdadeiro ele acaba sendo incentivo a que a pessoa.

    Permaneça no pecado porque ela sabe que a graça de Deus sempre vai ser maior essa acusação dos juDeus contra a graça de Deus ela vem sendo levantada ela sempre foi levantada depois contra o verdadeiro evangelho de que os cristãos ensinam uma um sistema de salvação ou uma religião que permite que eles vivam no pecado porque eles acham que são salvos pela graça de Deus e portanto o comportamento deles.

    Não não tem relevância nenhuma para essa salvação infelizmente às vezes nós temos dado historicamente razão para que os inimigos do cristianismo nos acusam isso aí porque não foram poucas às vezes na história da igreja de que em nome do amor de Deus da Graça de Deus pessoas que se declaram cristãs viveram de modo escandaloso e moral desonesto praticaram coisas erradas e.

    Deram oportunidade para que os inimigos do Evangelho colocassem a culpa na doutrina da Graça na um exemplo Talvez um dos exemplos mais claros disso aqui de como alguém usou essa esse essa doutrina dessa forma era foi um monge ortodoxo na Igreja Ortodoxa russa chamado Rasputin que era Conselheiro dos Reis da Rússia e que eram da igreja ortodoxa que fica.

    Mais ou menos no meio entre a igreja católica a igreja evangélica né Ela é resultou daquela grande divisão em 1054 grande cisma entre Constantinopla e Roma Então os que seguiram a Constantinopla ficaram com a se designaram Igreja Ortodoxa com seus patriarcas Eles são diferentes do catolicismo mas não são não chegam a ser protestantes completamente não é como nós somos o Rasputin ensinava isso que ele para que a pessoa experimentasse mais da Graça de.

    Deus ela tinha que pecar mais profundamente Porque quanto mais profundo é o seu pecado maior vai ser a experiência do seu perdão então se você quer experimentar o perdão de Deus e a graça de Deus você tem que aprender a pecar com requintes de maldade porque daí você pede perdão e o perdão que Deus vai lhe dar vai ser maior do que ele daria uma pessoa que por exemplo pecou meio que inocente do que tava fazendo não é não foi Jesus que ensinou isso lá não é quando ele tava na casa do fariseu e.

    Aquela mulher adúltera veio lavar os pés e o fariseu ficou se queixando aí Jesus perguntou quem é que vai amar mais a Deus é aquele que foi muito Perdoado ou pouco Perdoado né então ele o Rasputia dizia para que você Experimente Deus ama mais quem peca mais porque o perdão que ele dá é maior do que ele dá para quem aqueles que pegam menos Então esse é apenas um exemplo histórico um exemplo mais próximo de nós é são os aqueles que.

    Nós chamamos de libertinos que são aqueles que usam o evangelho como pretexto para viver uma vida sexualmente moral então não vai ser difícil você encontrar quem defenda isso hoje em dia do tipo assim Deus é amor Deus é graça Deus é misericórdia Deus é compassivo na cruz o Calvário ele já perdoou os nossos pecados então ele não vai levar em consideração as.

    Nossas atitudes nem o nosso comportamento e nós podemos viver uma vida do jeito que nós quisermos Porque no final é o amor de Deus que vai prevalecer infelizmente um tempo atrás eu tive a controvérsia com um pastor que era da minha própria denominação também ele já faleceu antes de falecer ele já tinha também sido repreendido por conta disso mas ele ensinava os membros da sua igreja os jovens sexo antes do casamento como.

    Sendo uma coisa absolutamente normal a separação da marido e mulher para viver em cada um viver a vida que queria todo tipo de imoralidade ele defendia isso abertamente uma comunidade foi na época do Orkut eu não sei quem lembra que a maioria de vocês não era nem nascido na época do Orkut aqui provavelmente mas ele tinha uma comunidade no Orkut onde ele defendia Exatamente isso né a graça de Deus e particularmente essa questão da.

    Sexualidade antes da prática das relações sexuais antes do casamento como sendo uma coisa normal é natural e enfim e ele usava como argumento exatamente o amor de Deus e a graça de Deus a grande pergunta é o fato de sermos salvos pela graça significa que nós podemos viver pecando que é natural é normal é a consequência exigida pelo evangelho da Graça que nós esse tiro tipo de imunidade ao juízo de Deus se.

    Nós continuarmos a viver em Pecado a resposta de Paulo é decisiva no verso 2 de modo nem essa expressão no Grego é uma dupla negativa a ponto de que a versão King James nos Estados Unidos né a versão famosa versão americana inglesa ela é ela ela traduziu como Deus não permita é uma expressão muito forte né Paulo tá como que indignado né de de que alguém ao.

    Menos levantou essa questão a veremos de permaneceremos no pecado você ou seja continuaremos a viver pecando para que a graça de Deus revelada no evangelho mediante Jesus Cristo seja mais abundante para que se mostre cada vez mais como Deus é grande misericordioso em perdoar pecadores como nós resposta de Paulo no verso 2 é de forma nenhuma para Paulo é inconcebível que um verdadeiro Cristão.

    Viva na prática do pecado ele não consegue conceber isso como é que alguém que foi salvo pela graça pelo evangelho ele consegue o ele permanece ainda no pecado Paulo não admite essa possibilidade porque qual qual a razão Qual é a base que Paulo apresenta para isso tá no verso 2 ele diz assim como viveremos ainda no pecado nós os que para ele morremos e aqui Paulo introduz.

    A razão pela qual aquele que foi salvo pela graça ele não pode mais continuar a vida no pecado é porque ele morreu para o pecado ele está morto para o pecado Esse é o ponto aqui ele introduz a partir daqui esse conceito de que essa morte para o pecado é resultante da nossa união com Jesus Cristo e como consequência nós não podemos mais morrer ou viver para aquilo.

    Para o Que morremos morremos com Cristo Jesus ele vai dizer no verso 4 quando foi que essa morte aconteceu fomos sepultados com ele na morte pelo batismo para que como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai assim os nós em novidade de vida o que ele vai dizer aqui ele diz no verso 3 Na verdade são os versos três e quatro porventura ignorais que todos nós que fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua.

    Morte nós somos sepultados com ele na morte pelo batismo para que como Cristo foi ressuscitar o dentre os mortos pela glória do Pai assim também andemos nós em novidade de vida deixou acrescentar o verso 5 porque se fomos Unidos com ele na semelhança da sua morte certamente seremos também na semelhança da sua ressurreição o que que Paulo tá dizendo aqui ele tá explicando para os crentes em Roma que a todo verdadeiro cristão ele estava unido a Cristo por ocasião da.

    Morte de Cristo na cruz do nosso ponto de vista isso aconteceu há dois mil anos atrás do ponto de vista dos leitores da carta aos romanos isso havia acontecido cerca de 20 anos Romanos são escritos cerca de 20 a 25 anos depois da morte de Jesus Cristo Paulo diz Para os crentes de Roma vocês não sabem vocês ignoram isso irmãos que nós morremos com Cristo há 20 anos atrás quando ele morreu lá naquela Cruz e que nós somos sepultados com ele e que quando ele ressurgiu nós ressurgimos com.

    Ele Então isso que Paulo se refere como sendo a base ou a razão pela qual nós não podemos mais viver pecando foi um ato de Deus que aconteceu Independente de nós Deus nos uniu a Jesus Cristo lá na sua morte na sua ressurreição quando Cristo foi pendurado naquela Cruz e ele foi crucificado ali e sofreu e morreu naquela Cruz estavam pendurados e crucificados todos aqueles que Deus.

    Desde a eternidade escolheu para serem seus e os predestinou para serem seus filhos e por que em Cristo morreu como nós vimos em Efésios 1 ou seja ali na cruz Cristo não estava só resolvendo o problema dos pecados derramando sangue para perdoar os nossos pecados ele estava resolvendo o problema do Pecado os pecados referência aquilo que eu faço pecado é aquilo que eu sou Cristo resolveu os dois problemas na cruz derramando sangue Pelos Pecados e.

    Crucificando com ele a minha natureza pecaminosa e não somente isso ela foi sepultada foi sepultados com Cristo é a pá é a confirmação é a padical em cima né é a confirmação de que a morte dele foi verdadeira porque ele não só morreu ele foi sepultado e ressurgiu ao terceiro dia e nós ressuscitamos com ele então esse é um fato na história da Redenção ele ocorre ele não é a questão de você sentir Não é.

    Questão de você experimentar não é uma questão de você ter algum tipo de experiência disso porque ele aconteceu quando você não era nem nascido Deus incluiu na morte de Cristo todos aqueles que são seus Essa é a verdade que Paulo apresenta aqui vocês e ele pergunta para os irmãos vocês ignoram isso irmãos ignorais porventura como se Paulo tivesse assim Paulo não era o fundador da igreja de Roma Não é ele não foi quem fundou a Igreja de Roma então ele se sente à.

    Vontade para perguntar Será que nunca ensinaram isso para vocês que vocês morreram para o pecado Unidos com Cristo o batismo é o símbolo disso tá vendo aqui como ele disse peço três e quatro todos os que foram batizados com Cristo são aqueles que morreram com ele batismo é expressão dessa nossa união com Jesus Cristo na sua morte na sua ressurreição vocês ignoram isso meus irmãos como se Paulo tivesse apresentando uma doutrina básica e Fundamental e tá espantado que.

    Os romanos não conheciam esse essa doutrina a partir daí qual a razão aliás deixe deixe ir agora para o verso 6 onde o apóstolo Paulo apresenta a razão pela qual isso aconteceu sabendo isso aquele diz com toda clareza não é tudo que já tinha dito com clareza mas aqui muito mais sabendo isso que foi crucificado com ele.

    O nosso velho homem para que o corpo do pecado seja destruído e não sirvamos o pecado como escravos ou seja o objetivo de Deus é que nós não se vamos o pecado como escravos Enquanto estamos aqui nesse mundo o que é servir ao pecado como escravos é você fazer a vontade do pecado todos os dias é você deixar que o pecado comande sua vida e você serve ao pecado como se você fosse.

    Escravo dele o pecado guia controla orienta sua vida e você simplesmente obedece e segue Não é esse o plano de Deus para nós e para que nós não servíssemos ao pecado como escravos Deus nos Deus crucificou em Cristo Jesus o nosso velho homem o nosso velho homem aqui é algo muito parecido com o que Paulo vai dizer no Capítulo 7 sobre a libertação da lei nós já vimos isso quando explicamos na.

    Nossa primeira palestra de que maneira Deus nos liberta da lei não é removendo a lei Mas nos tirando de debaixo dela pela morte com Cristo é o mesma coisa que de que maneira Deus nos livra do pecado nos crucificando com Cristo de forma que nós morremos para o pecado quando era criança eu li as histórias de simbar um marujo eram coleções de histórias em livrinhos que meu pai me deu deixe ser meu pai.

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