Por que a vinda de Cristo demora (2 Pedro 3.1-18)

Por que a vinda de Cristo demora (2 Pedro 3.1-18) Meus irmãos a mim foi solicitado fazer a exposição do trecho que nós acabamos de ouvir Então segunda carta de Pedro Capítulo 3 do verso primeiro ao verso 18 é o tema ou é o texto que será exposto nessa noite para nós é muito importante esse momento no culto quando nós Oramos nós cantamos nós estamos falando com Deus mas quando nós lemos a sua palavra e escutamos a explicação dela Deus está.

Por que a vinda de Cristo demora (2 Pedro 3.1-18)

Falando conosco e é um momento então de aprendizado é o momento de sermos instruídos e edificados na palavra do nosso Deus esse capítulo é um capítulo muito importante ele trata de alguns temas que são centrais para nós que somos crentes no senhor Jesus e apresenta também uma série de dificuldades Portanto o desafio que os irmãos colocaram para mim não foi pequeno e nós temos orado e período que Deus nos abençoe a medida que nós vamos.

Tentar entender o que o apóstolo Pedro colocou aqui nós vamos começar vendo a razão pela qual Pedro escreveu essa carta e especialmente o capítulo 3 e eu queria reler com vocês no verso primeiro até o verso 4 Estou Seguindo aqui a Almeida atualizada que ainda é a Bíblia mais lida entre os evangélicos Então qual foi a razão pela qual ele escreveu essa carta vocês devem lembrar que os apóstolos eram pessoas extremamente.

Ocupadas e eles não tinham tempo às vezes como nós de parar e dizer assim bom eu vou escrever um livro A respeito do aconselhamento espiritual não eles escreviam a medida que a demanda exigia a medida que os problemas das igrejas surgiram e os apóstolos não podiam estar presentes para resolver esses problemas então eles escreviam cartas as cartas ou epístolas elas eram substitutas da presença do apóstolo porque quando essa.

Carta chegava nas igrejas a igreja toda se reunia a carta era lida e recebida com toda autoridade como se o próprio Apóstolo estivesse lá presente então esse Inclusive era um dos critérios que foi usado pela igreja no começo para reconhecer Quais foram os escritos inspirados por Deus e que deveriam fazer parte da Bíblia a segunda carta de Pedro foi reconhecida como uma carta escrita.

Pelo próprio Apóstolo Pedro com a finalidade de advertir a igreja a respeito de falsos mestres que estavam entrando nessas igrejas e essa carta foi incluída então na coleção de livros que nós conhecemos como um novo testamento e que é a palavra de Deus infalível inerrante autoritativa inspirada única regra de fé e prática e a Palavra Final em toda e qualquer discussão doutrinária.

Ou prática na vida da igreja então como eu disse Pedro escreveu por algum motivo e ele declara aqui nos versos de um a quatro que eu vou reler para os irmãos amados esta é agora a segunda épístola que vos escreva em ambas procuram despertar com lembranças a vossa Mente esclarecida Para que vos recordeis das palavras que anteriormente foram ditas pelos Santos profetas bem como do.

Mandamento do senhor e salvador é ensinado pelos vossos Apóstolos tendo em conta antes de tudo que nos últimos dias virão escarnecedores com seus escânrmes andando segundo as suas próprias paixões e dizendo onde está a promessa da sua vinda porque desde que os pais dormiram todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação aqui nesses quatro Versículos o apóstolo Pedro explica aos.

Destinatários da carta porque é que ele escreveu essa que é a segunda carta Ele disse que já tinha escrito uma carta antes então deve ser a primeira de Pedro que nós temos aqui por isso que ele começa ele nem anuncia Quem são os destinatários né ele já começa a segunda carta como se fosse a continuação da primeira lá na primeira a gente lê que ele escreveu para os crentes das cinco províncias romanas que tinham sido.

Evangelizadas pelo Apóstolo Paulo e Pedro se sentia com autoridade para também escrever para aqueles irmãos e trazer da parte de Deus uma revelação importante para aquele momento que eles estavam passando Pedro diz aí que o objetivo dele era Despertar a mente esclarecida dos crentes a respeito de uma questão relacionada com a infiltração de falsos Mestres nas igrejas nós devemos estar.

Conscientes de que sempre houve falsos Mestres Desde o Primeiro Momento em que o verdadeiro crente botou o pé na estrada para evangelizar em algum lugar o falso profeta veio ao lado dele sempre a mensagem de Cristo foi distorcida mal interpretada omitida ousada para propósitos errados a Bíblia tem muitas exortações contra os falsos profetas o falso profeta é chamado de falso porque.

A mensagem dele é falsa e porque ele não é profeta ele é um Emissário de satanás é alguém que vem na carne alguém que tem interesse financeiro quando não é financeiro ele tem interesse em ganhar poder publicidade Ser Reconhecido e exercer algum tipo de influência ou qualquer outra dessas motivações subterrâneas que geralmente guiam o aparecimento de gente desse tipo por isso que a Bíblia fala.

Veja Também, Vai te Interessar:

    Tanto contra os falsos profetas Há muitas advertências aqui Pedro diz

    Irmãos eu quero lembrar vocês que a chegada desses falsos profetas aí Primeiro ela já foi dita pelos profetas do Antigo Testamento veja aqui ó verso 2 para que vocês se recordam das palavras que anteriormente foram dita pelos Santos profetas os santos profetas aqui são os profetas do Antigo Testamento Isaías Jeremias Ezequiel Daniel já não.

    Tem mais profetas como eles porque veja que Pedro se refere a eles como uma categoria fechada os Santos de antigamente significa que não tem mais profeta como Isaías Jeremias Ezequiel Daniel porque já são vistos no Novo Testamento como um tipo de pessoa um tipo de ministério que já encerrou a sua participação uma vez que o antigo testamento já está composto já está pleno já está encerrado então O Pedro.

    Disse lembrem O que é que os profetas do Antigo Testamento disseram mas não somente isso ele disse eu estou escrevendo para lembrar vocês o que é que o Senhor Jesus falou a respeito dos falsos profetas como ele diz aqui no verso dois ó bem como do mandamento do senhor e salvador o Senhor Jesus falou muito dos falsos profetas Ele disse que naquele dia do juízo muito chegariam diante dele dizendo o senhor no teu nome expulsei demônios no teu nome Eu curei doentes não tem o nome eu fiz muitos.

    Milagres E Jesus vai dizer Eu nunca conheci vocês se afastam de mim vocês praticam a iniquidade e Jesus disse que sugeririam falsos profetas no nome dele fazendo sinais e prodígios e se possível enganariam até os eleitos o próprio Jesus fez muitas advertências aos seus discípulos a respeito do erro a respeito do falso profeta que ensina o erro que ensina a mentira por isso que a igreja.

    Ela tem que estar preparada Se eu perguntasse a você aqui hoje não precisa responder mas se eu dissesse para você pensando no cenário brasileiro Diga o nome de um falso profeta que você conhece muita gente ia ter dificuldade porque não tem critérios para dizer Esse é um falso profeta ele está falando o nome do senhor e sabe porque não tem critério e sabe porque é enganado porque não estuda porque não estuda a bíblia porque não se aprofunda no evangelho naquilo que foi.

    Ensinado que está revelado aqui por isso vai seguindo qualquer um qualquer um que apareça dizendo que tem uma palavra uma revelação de Deus lá vai a multidão atrás mas não somente os profetas do Antigo Testamento o próprio senhor Jesus e os apóstolos de Jesus porque veja aqui ó no verso 2 eu quero que vocês se lembrem das palavras dos Santos profetas tá falando dos Santos profetas do Antigo.

    Testamento bem como do mandamento do senhor e salvador que é Jesus ensinado pelos vossos apóstolos Pedro era Apóstolo mas não foi ele que pregou o evangelho naquelas cinco províncias que estão mencionadas na primeira de Pedro Capítulo 1 verso primeiro mas outros Apóstolos tinham levado o evangelho até aqueles crentes e esses Apóstolos tinham avisado aos crentes cuidado porque vai aparecer gente usando.

    O nome de Jesus mas ensinando o erro ensinando mentira ensinando aquilo que não está na palavra de Deus Então esse é o objetivo pelo qual Pedro escreveu a segunda carta ele diz eu escrevi para Recordar a vocês o que os profetas do Antigo Testamento O que Jesus e aqueles que pregaram a palavra de Deus a vocês disseram a respeito desses falsos Mestres e o que é que eles disseram o.

    Que é que Isaías Jeremias Ezequiel Daniel O que é que Jesus o que é que Paulo O que é que João Tiago Mateus O Que É Que eles disseram e que Pedro tem em mente aqui tá aqui no verso 3 que viriam nos últimos dias escarnecedores andando segundo os seus próprios escárnios segundo as suas próprias paixões e perguntando onde está a vinda de Cristo porque desde que os pais morreram ou.

    Seja desde o início do mundo desde a morte dos primeiros humanos que as

    Coisas permanecem do mesmo jeito desde que o mundo foi criado até hoje as coisas estão do mesmo jeito Cadê a vinda de Jesus não tão dizendo que quando ele vier vai ter o Juízo Final que o mundo vai ser transformado que o mundo vai ser queimado mas cadê ele onde estão as promessas é sobre isso que Pedro está.

    Avisando os seus leitores e ele diz assim olha não fiquem surpreendidos quando aparecer gente no meio de vocês questionando a Bíblia Cadê as promessas de Deus onde está a palavra de Deus não se impressione porque Isaías já falou sobre isso profeta Jeremias então ele tem vários capítulos no livro dele sobre falsos profetas o próprio Jesus falou sobre esses falsos profetas os apóstolos inclusive o apóstolo Paulo Falou muito a.

    Respeito desses mestres que ensinam o erro Portanto o crente não deveria ficar surpreso quando de repente no meio da igreja aparece alguém ensinando a mesma coisa que não tá na Bíblia a pessoa geralmente chega dizendo assim olha eu tive uma visão Deus me falou eu tive um sonho um anjo me apareceu bom Essas são experiências pessoais entre você e Deus mas o que vale para a igreja é o que foi dito pelos Santos profetas.

    Pelo senhor Jesus e pelos Apóstolos é isso que vale para a igreja suas experiências pessoais guarde para você meu irmão minha irmã guarde para você mas não queira impor na igreja uma doutrina uma prática baseada numa experiência que você teve porque a única regra de fé e prática da igreja é a palavra de Deus que nós encontramos aqui que foi escrita pelos Santos profetas e pelos Apóstolos do Senhor Jesus sendo.

    Portanto a revelação final de Deus Pedro adverte aos irmãos Para não ficarem surpresos com o aparecimento de mestres questionando o ensino bíblico especialmente a respeito da vinda dizendo assim já faz tanto tempo né que o mundo foi criado tudo permanece do mesmo jeito Cadê a vinda de Cristo onde está a vinda dele ele não disse que ele ia voltar uma segunda vez os apóstolos.

    Não falaram que ele voltaria uma segunda vez mas o tempo tá passando o tempo já passou e cadê cadê a vinda de Jesus Então essa é a razão pela qual Pedro escreveu essa carta foi para advertir os irmãos a terem cuidado com esses Mestres e agora Pedro aproveita para esclarecer porque é que Cristo parece demorar porque parece né Isso aqui foi escrito a dois mil anos atrás Então já se passaram dois mil anos desde.

    Que Pedro levantou essa questão aqui então a pergunta é importante para nós por que que parece que Cristo demora por que que a vinda dele parece ser e aqui ele apresenta Pedro apresenta algumas justificativas alguns argumentos para os seus leitores eu queria ver com vocês as explicações que Pedro dá aqui a primeira explicação é que os falsos mestres que estão dizendo que desde que o mundo começou.

    Até o dia de hoje tudo permanece igual eles estão deliberadamente esquecendo que um dia Deus já trouxe um juízo sobre o Mundo Chamado dilúvio não é isso que tá aqui veja aqui ó no verso 5 porque deliberadamente esquecem que de longo tempo os céus bem como terra a qual Surgiu da água e através da água pela palavra de Deus pela qual veio a perecer o mundo daquele tempo afogado em Água.

    Esses falsos Mestres esquecem que Deus já trouxe um juízo sobre o mundo e que foi o dilúvio e que entre a criação do mundo e o dilúvio muitos anos milênios talvez se passaram até que Deus fez com que o mundo da época de Noé fosse completamente destruído pela água e só sobrou Noé e a sua família na arca Então quem fica perguntando quem fica dizendo.

    Cadê a vinda de Cristo porque o mundo continua o mesmo do mesmo jeito esquece que já houve um juízo de Deus já houve um tempo em que Deus condenou esse mundo e a iniquidade dos seus moradores através de uma catástrofe que nós chamamos de dilúvio e que está registrado no livro de Gênesis a partir do capítulo 6 ou seja agora vem o segundo argumento de Pedro da mesma forma Deus está reservando como um.

    Tesouro ele está intensorando o mundo que agora existe o mundo que veio depois do dilúvio até agora Deus está guardando para hora certa para destruí-lo outra vez só que dessa vez vai ser pelo fogo dessa vez vai ser pelo fogo Vamos ler ele diz aqui olha verso 7 hora os céus que agora existem e a terra pela mesma palavra de Deus tem sido em tesourados para o fogo estando.

    Reservados para o dia do juízo e Destruição dos homens ímpios o que Pedro está fazendo aqui é um paralelo da mesma forma que passou um tempo entre a criação e o dilúvio Deus também está esperando um tempo entre o dilúvio e o dia do juízo final e nós estamos bem no meio desse tempo e da mesma forma como Deus cumpriu sua palavra e ele destruiu o mundo de então com as águas do dilúvio.

    Ele vai fazer a mesma coisa na vinda de Cristo quando então esse mundo que nós conhecemos ele vai ser destruído não pela água mas pelo fogo O que significa que será uma destruição muito mais radical será uma destruição completa e que vai dar ensejar espaço para a criação de uma nova realidade como nós iremos ver em seguida primeiro argumento de Pedro esse pessoal não conhece Bíblia porque tá dizendo que é tudo igual não é.

    Eles estão esquecendo que a bíblia que está registrado na Bíblia de luva segundo esse pessoal tá esquecendo que Deus tem um método Deus age de acordo com o propósito da mesma forma que ele criou o mundo e julgou o mundo no dilúvio o mundo que agora existe do dilúvio para cá também será julgado na segunda vez só que definitiva a primeira pela água a segunda pelo fogo a terceira argumentação que Pedro usa aqui está no verso 8 e que é bastante conhecida Pedro.

    Tá fazendo uma citação do Salmo 90 verso 4 é que Deus não marca o tempo da mesma forma que a gente marca olha o que é que Pedro diz no verso 8 A todavia uma coisa amados que não deveis esquecer que para o senhor um dia é como mil anos e mil anos como um dia ou seja o calendário de Deus não é o mesmo nosso para nós Padre Pode parecer que está demorado passaram-se dois mil anos mas no calendário de Deus passou-se dois dias.

    Por assim dizer Deus não age de acordo com o tempo desse mundo ele age segundo a agenda que ele estabeleceu Na Eternidade no tempo certo no tempo dele Cristo virá o mundo será julgado e destruído através do fogo e os ímpios serão punidos de acordo com a sua iniquidade e o povo de Deus entrará no novo cego na nova terra onde habita a justiça portanto Quando você diz assim.

    Tá demorando Você está falando isso em termos da cronologia Humana porque da perspectiva de Deus você não pode dizer isso já que Deus não está preso ao Deus é atemporal foi ele quem criou o tempo Deus criou o tempo Deus criou o espaço Deus criou Toda a realidade que nós conhecemos mas ele está fora disso e acima disso embora ele dirija e guie toda sua criação portanto para Deus um.

    Dia é como mil anos e mil anos como um dia com isso querendo dizer que nós não devemos julgar o tempo de Deus porque nós não conhecemos fazemos parte de uma outra realidade então se você para você tá parecendo que tá demorando Você não pode dizer isso da perspectiva de Deus da perspectiva de Deus tá tudo correndo certinho no horário né Para nós é que pode parecer é difícil isso traz uma aplicação aproveitando pessoal para nós nós Às vezes estamos pedindo a Deus.

    Determinadas coisas e nós queremos que Deus nos atenda no dia seguinte e a gente o tempo vai passando a resposta não vem e a gente acha que Deus está demorando e ao mesmo princípio aqui você pode achar que tá demorando mas dentro dos planejamentos de Deus e dentro do seu cronograma as coisas estão acontecendo absolutamente no horário Deus não se atrasa nem se adianta vai ser na hora dele no momento dele é por.

    Isso que a Bíblia sempre pede para que nós sejamos pacientes que nós aguardemos o tempo de Deus porque no tempo dele as coisas acontecerão exatamente como nós é exatamente como ele deseja que aconteça para conosco agora vamos para o quarto a quarta explicação que Pedro está dando para demora de Cristo para parente demora de Cristo A primeira foi não esqueçam que Deus já trouxe julgamento uma vez segundo Deus está.

    Esperando o tempo certo para trazer o juízo de Fogo sobre o mundo terceiro mil anos para Deus é como um dia e um dia como Mil Anos Portanto o tempo de Deus é diferente do nosso Mas tem uma quarta razão que está aí no verso 9 é que Deus está esperando o arrependimento das pessoas Olha o que diz o verso 9 não retarda o senhor a sua promessa como alguns ajudam demorada pelo pelo.

    Contrário ele é longânimo para convosco não querendo que nenhum pereça senão que todos cheguem ao arrependimento Essa é a razão pela qual a vinda de Cristo parece demorar porque quando Cristo vier acabou a oportunidade para o arrependimento Você só tem chance de se arrepender de aprender de deixar o erro até a vinda de Cristo porque depois não haverá oportunidade quando Cristo vier ele vai.

    Julgar vivos e os mortos ele vai lançar ele vai trazer os que são seus para o seu lado para o Novo Céu para Nova Terra e ele vai lançar os ímpios na condenação do inferno não tem purgatório não tem reencarnação não tem segunda chance o tempo é agora por isso que Deus se demora porque ele aguarda que as pessoas se arrependam que as pessoas larguem o erro e se convertam a Cristo que é a única forma pela qual as pessoas serão.

    Salvos vocês perceberam a dificuldade de interpretação desse Versículo aqui esse versículo ele pode ser interpretado de duas formas primeiro quando Pedro diz que Deus não retarda a sua promessa mas ele não quer que nenhum pereça tem alguns que acham que Pedro tá falando aqui de todas as pessoas do mundo Deus não quer que ninguém desse mundo pereça por isso que Cristo não veio ainda porque ainda tem muita gente para se converter tem tribos que nunca ouviram.

    Falar de Jesus entretanto o próprio Pedro diz que aqui quando Jesus vier Deus vai destruir os ímpios não é isso que ele diz aqui ó eles falam ele fala aqui no verso lá no verso 7 que nós já Lemos dizendo que o céu que existe agora e a terra estão reservadas para o dia do juízo e da destruição dos homens ímpios Então como é que é isso Deus quer que todos se arrependam mas.

    Ele no dia do juízo vai destruir os ímpios Então existe aqui um descompasso entre o querer de Deus e o agir de Deus se o texto tá dizendo que Deus quer que toda a humanidade se arrependa para não ser destruída nós vamos ter que admitir que Deus quer coisas que ele mesmo não vai fazer porque ele vai destruir os ímpios isso aqui tá muito claro Deus vai castigar os ímpios Então essa passagem.

    Não pode ser interpretada como criando uma atenção em Deus Deus quer fazer uma coisa mas no final ele não vai fazer porque senão Deus deixa de ser Deus ele faz tudo que ele quer se Deus quer salvar todos ele salvaria todos se Deus quer salvar toda a humanidade ele salvaria toda a humanidade portanto a segunda explicação para esse versículo eu creio que é a melhor o que Pedro está dizendo ele tá falando com os crentes.

    Não é verdade essa carta não foi escrita para os crentes Ele tá dizendo olha vocês estão querendo que Cristo volte logo mas ele comemorando para dar tempo a vocês de se arrependerem do erro de vocês de estarem seguindo esses falsos profetas então ele tá falando do Povo de Deus Deus está aguardando que o seu povo aquele pessoal aqui essa carta foi escrita se purificasse daqueles erros abandonasse o ensino dos falsos profetas.

    Porque Deus quer que eles sejam salvos abraçando plenamente a verdade eu creio que essa é a melhor interpretação Porque qualquer interpretação que fala do que Deus deseja que a humanidade toda seja convertida Nós já vamos criar um problema com aquelas passagens que vão dizer que Deus vai lançar no inferno e que Deus vai condenar e que Deus vai de fato fazer com que as pessoas sofram eternamente que Deus é esse que não pode evitar o sofrimento de toda a raça.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=jGLowxaT2mg

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem