A HISTÓRIA DO PROFETA ELIAS Pr. Raphael Abdalla IPP

A HISTÓRIA DO PROFETA ELIAS Pr. Raphael Abdalla IPP graça e paz de Jesus Meus irmãos queridos Amém como essa conferência eclética também quero saudar os irmãos com a paz do Senhor amém Abra sua bíblia por favor no primeiro livro dos Reis o capítulo 19 Quero agradecer ao pastor Arival essa igreja tão querida pela generosidade do É uma honra estar aqui com os irmãos e.

A HISTÓRIA DO PROFETA ELIAS Pr. Raphael Abdalla IPP

Teremos algumas oportunidades hoje amanhã de partilhar a palavra do senhor e Deus então colocou no meu coração alguns textos que eu quero na dependência do Espírito Santo expor na profunda expectativa de que abençoe a sua vida o seu ministério e nos conduza a esse tempo de avivamento sobre a igreja brasileira que nós tanto esperamos Amém primeiro livro dos Reis o Capítulo 19 Eu leio apenas o versículo oito nesse momento diz assim a palavra do senhor.

Levantou-se pois comeu e bebeu e com a força daquela comida caminhou 40 dias e 40 noites até oreb o monte de Deus como é apenas um versículo se você puder repetir comigo levantou-se pois comeu e bebeu e com a força daquela comida caminhou 40 dias e 40 noites até oreb monte de Deus senhor Essa é a tua palavra e Nós cremos com a mais absoluta convicção do nosso.

Coração que a bíblia é a palavra do senhor e nesse momento rogamos pela iluminação do Espírito Santo que deposite porção farta dessa palavra em cada coração O Senhor conhece os desafios O Senhor conhece as demandas que cada um dos meus irmãos aqui traz da igreja local dos desafios da família mas que nos instantes em que a tua santa palavra é proclamada o teu espírito continue a cuidar do nosso coração cuidar da nossa mente cuidar da nossa alma cuidar do.

Nosso corpo ao Senhor seja toda honra e toda glória pelos séculos dos séculos Amém meus irmãos eu tenho uma pergunta olhando para esse versículo e para responder essa pergunta nós vamos precisar olhar praticamente os últimos capítulos desse livro A pergunta é que comida é essa porque diz o texto sagrado que Elias o profeta faz uso de uma refeição e com a força dessa comida ele ganha ânimo ele.

Ganha coragem ele ganha ousadia de fazer uma caminhada que não foi uma caminhada curta o texto sagrado não informa quilometragem mas informa tempo 40 dias e 40 noite a pergunta é que comida é essa que comida é essa que foi capaz de avivar O Profeta instantes atrás nós vamos perceber que ele está cabis baixo depressivo inquieto prestes a desistir a entregar os pontos a jogar a toalha mas.

Aí ele come um atal de uma comida que eu quero descobrir qual é e ele começa a caminhar E interruptamente que comida é essa que avivou Elias porque se nessa tarde nós descobrimos que comida é essa eu tô precisando porque não é fácil não as demandas da vida dessa sociedade plural complexa da forma e o contorno que o nosso próprio povo às vezes vai tomando por aí que nos envergonha que nos entristece Que comida é essa fato é que.

Tratar da vida e expor a vida do profeta Elias é um grande desafio Porque sem dúvida um grande profeta no Monte da transfiguração aparece transfigurado em Glória representando a lei Moisés representando a graça Jesus mas representando os profetas Elias em Mateus 16 a partir do verso 13 quando diz que indo Jesus pelos lados de Cesar de Filipo perguntaram quem dizem ser o filho do homem uns responderam João Batista mas outros responderam Elias.

Quando o senhor Jesus está agonizando no golgata braço aberto sobre o madeiro alguns passam debochando dizendo se tu és o filho de Deus desce dessa Cruz e salva-te a ti mesmo mas outros diziam deixem ele estar clamando por Elias um grande profeta eu quero destacar três vezes que Deus alimenta o profeta Elias a primeira vez está no primeiro livro dos Reis Capítulo 17 versos de 1 a 8 A Segunda Vez igualmente no capítulo 17.

Versos de 8 a 24 e a terceira e última vez nesse texto Capítulo 19 versos de 1 a 8 e destacando cada fonte de alimento eu quero responder com você que alimento é esse que avivou a vida desse profeta depois de um período depressivo a primeira vez então primeiro livro dos Reis Capítulo 17 verso de 1 a 7 diz que Elias um tisbita foi chamado por Deus para profetizar para proclamar para anunciar verdades eternas num tempo.

Muito difícil um tempo de degeneração moral um tempo de idolatria um tempo de promiscuidade um tempo em que a regularização e a normatização da maldade afluía do povo e também dos governantes acabe e a sua impiedosa mulher Jezabel e Elias então é levantado por Deus para profetizar um discurso duro um discurso da necessidade do arrependimento um discurso que não.

Arranca aplauso do auditório um discurso que não é palatável um discurso que não é Son oralmente agradável um discurso de que Deus vai julgar O povo tá vindo fome tá vindo seca tá vindo problema e diz esse texto Capítulo 17 de 1 a 7 que então Deus vai alimentar vai proteger o seu profeta uma primeira vez na fronteira de querit ao amanhecer e ao entardecer diz o texto sagrado que Deus enviava um corvo para.

Veja Também, Vai te Interessar:

    Alimentar o Elias com pão e carne portanto a primeira vez que Deus

    Alimenta o seu profeta nessa trajetória é usando um corvo Isso é um problema sério é um problema sério a luz de Levíticos Capítulo 11 Versículo 15 porque Levíticos Capítulo 11 Versículo 15 anuncia o seguinte o corvo e toda a sua espécie estava na lista do rol daquilo.

    Que era sacrificial impuro o corvo portanto é uma ave símbolo da impureza é uma ave símbolo da podridão é uma ave símbolo de dejeto Levíticos 11:15 a luz de Gênesis Capítulo 8 Versículo 7 você percebe que Noé pelo expediente do quase término do dilúvio antes de Noé enviar a pomba ele envia um corvo diz Gênesis 87 que o corvo ia voltava até que parou de voltar por que que o corvo parou de voltar o.

    Corvo parou de voltar porque a medida em que as águas baixassem e a carniça a ossada começasse a boiar o corvo não voltaria mais porque Corvo se alimenta de dejeto porque Corvo se alimenta de ossada porque Corvo se alimenta de podridão porque Corvo se alimenta daquilo que não presta e a primeira vez portanto que Deus alimenta o profeta Elias ele usa um corvo.

    Nos mais variados segmentos religiosos que existem o corvo é sempre tido como um símbolo de ma agoro um símbolo de podridão um símbolo daquilo que não presta eu fico imaginando lá na frente Pedro lendo as páginas do Antigo Testamento que se formava e lá pelas tantas Pedro tá folando ali os papéis e e ver que Elias foi alimentado com Corvo e Pedro diria assim era melhor ter morri fome profeta Infiel Mas o que o texto sagrado nos.

    Revela é que Deus enviou esse Corvo para suprir a necessidade do seu profeta ao anunciar um tempo difícil ao proclamar uma palavra dura Deus Envia um corvo Deus alimenta o seu Profeta a partir de um expediente impuro de um expediente da maldade o que que será que o senhor quer nos ensinar com isso eu acredito que Deus está ensinando algo do tipo até mesmo sobre os corvos eu sou senhor até mesmo.

    Sobre as circunstâncias adversas eu exerço a minha soberania não pense você Elias que na sua caminhada ministerial que na sua caminhada da Proclamação que na sua caminhada de fazer as coisas conforme a minha vontade não pense você Elias nem por um segundo que eu mando apenas os anjos que o meu governo que a minha soberania está apenas adstrita aos anjos ao pessoal gente boa nessa vida quando eu mando até o corvo obedece quando eu mando até o que é.

    Treva obedece a minha soberania é absoluta Elias Eu não sei você mas eu que tô há pouco tempo no ramo já me vi alimentado por Corvo já me me vi alimentado por Corvo você nunca passou não por oposição por gente querendo puxar o Seu tapete Essa risada aí é Profética você já não passou não por gente que feriu a sua alma por gente que.

    Tentou tirar de você muito mais do que uma posição tentou tirar você de você mesmo tentou te colocar fora de si gente que foi ruim com você gente que foi má com você gente que no outro dia você acorda pensando por que que aconteceu isso eu quero lembrar só uma coisa para você às vezes Deus manda corvos para nos alimentar bendito seja o nome dele talvez você veio da cidade onde você exerce o seu.

    Ministério e é o momento de estar sendo alimentado por corvos a gente precisa lembrar que Deus transforma mal em bem a gente precisa lembrar a luz do que diz lá no final de Gênesis quando José tá diante dos seus irmãos e os seus irmãos absolutamente desesperados o que que ele vai fazer conosco José olha para eles e diz assim não precisam ficar preocupados porque o mal que vocês intentaram contra mim Deus transformou em bem eu aprendi uma coisa que é lógica matemática e.

    Física ter o nosso tapete puxado é uma benção eu

    Explico eu tenho 1,81 a minha passada tem cerca de 1 m se eu quiser chegar até aquela outra ponta eu vou andar de 1 m em 1 m mas se eu estou em cima de um tapete e alguém puxa o meu tapete duas coisas vão acontecer primeiro eu vou ganhar impulso segundo eu vou cair assim e.

    Assim eu tenho 1,81 com quanto que eu consiga levantar rápido ao invés de ter andado apenas 1 m eu terei avançado 1,81 mais um impulso eu não tô falando de espiritualidade de fé não tô falando de lógica quando alguém puxa o tapé de alguém desde que nós saibamos levantar.

    Rápido estão nos fazendo chegar mais rápido no destino ter um tapete puxado é uma benção Deus também alimenta os seus filhos por meio de corvos eu fico imaginando que não era o melhor serviço de delivery É lógico a pata suja de um Corvo a Pata não higiênica de um Corvo Talvez se tivesse pandemia naquele tempo Deus tivesse que mudar porque são uma série de protocolos não não não era um corvo.

    Sujo às vezes os deliveries da vida e os instrumentos de entrega os expedientes de alcance da nossa vida não são os mais agradáveis eu me lembro que há alguns anos eu estava numa noite de folga na minha casa e eu e a minha esposa resolvemos pedir num restaurante comida japonesa e pedimos para ter uma noite agradável 1 hora não chegou 2 horas não chegou 2 horas me0 não chegou 3 horas não.

    Chegou eu fiz um pacto na vida que é o pacto de não reclamar o meu pai já é falecido ele era tetraplégico a nossa família passou por muita dificuldade financeira acrescida tetraplegia do meu pai tive que ser o cuidador dele meu pai morreu atrofiado nos meus braços e ele nunca reclamou da vida sem qualquer mobilidade do corpo então eu fiz um voto de que eu não iria reclamar não tenho direito minha mulher não fez esse voto quando deu 3 hor me que não tinha.

    Chegado eu já tinha perdido a minha esposa ela falou você vai ligar ou eu ligo eu falei não vou ligar essa casa tem um homem Ué liguei não liguei para reclamar eu falei o que que tá acontecendo nós pedimos tem 3 horas me0 o entregador não chegou falou assim ó tá saindo aquii agora falei tudo bem só que isso fica 10 minutos da minha casa passou mais uma hora não chegou 1 hora e meia mais não.

    Chegou meus irmãos amados Às vezes as entregas da vida demoram e não são o melhor expediente toca o interfone para mais de meia-noite não habitava mais fome dentro de nós a apenas raiva e o porteiro anuncia que o próprio dono do estabelecimento foi levar aí eu olhei paraa minha esposa eu falei pela primeira vez na vida você vai me ver.

    Reclamando porque o problema não é nem a demora e a mentira Para que mentir falou que tava saindo não tava é muito mais elegante dizer assim não dei conta do recado foram mais pedidos do que a nossa cidade produtiva não mentira eu falei Ana eu vou dizer para esse homem eu vou dizer para esse homem que mentira que eu vou ensinar para ele que é um pai da mentira eu vou dizer para o seguinte que isso é um desrespeito com o consumidor que isso é um desrespeito com qualquer categoria racional de cordialidade de.

    Urbanidade por algum instante a raiva da minha esposa passou os olhos começaram a brilhar como queem di gente eu casei com um sujeito homem mesmo hoje ele vai brigar naquela época o nosso apartamento tinha um corredor assim que dava pro nosso quarto e a porta de entrada do prédio Eu lembro que eu fui Botei uma uma calça porque gente que não tá acostumada a brigar com os outros eu nem brigar com os olhos de pijama né botei uma calça e eu só vi uma bolinha.

    Dourada lá do do do quarto que era os olhos dela brilhando na expectativa de ver o marido em ação e o meu coração Bat porque a gente não tá acostumado a reclamar das coisas coração da gente vai batendo acelerado e eu assim Falei agora eu vou brigar com esse sujeito não é possível ele acabou com a gente quando eu abro a porta meus irmãos com discurso pronto o sujeito pastor abidala eu já tive na sua.

    Igreja eu falei ô querido boa noite boa noite desculpa atrás eu falei que isso atrá imprevistos acontecem Tem coisas que não estão sobre o nosso domínio que que nós vamos arrumar pastor eu não vou nem cobrar do Senhor eu faço questão de pagar Ué você não me vê lá na minha igreja pregando generosidade perdão tá tudo certo não preciso nem dizer o que que a minha esposa achou desse ato.

    De tô contando isso só para de alguma forma lembrar o seu coração que às vezes as entregas que nós esperamos na vida falham quem é Pastor aqui sabe o quanto que a gente se entrega e às vezes as entregas que a gente espera falham caducam protelam prescrevem Às vezes a entrega que a gente espera da própria família da sociedade Às vezes a entrega.

    Falha Eu fico ali na expectativa de entender o coração do Elias que é chamado por Deus para pregou arrependimento e na primeira vez que Deus precisa alimentar o seu profeta chega um corvo uma ave impura Eu quero lembrar para você no nome de Jesus e Na Autoridade do Espírito Santo que qualquer evento universo que qualquer circunstância má maligna que qualquer coisa que aconteceu.

    Fora daquilo que você entende como razoável Deus está cooperando PR os cumprimentos da Promessa dele sobre a sua vida Deus também alimenta os seus filhos a partir dos Corvos tem gente que não acredita em Deus por conta da maldade isso é uma incoerência lógica porque partindo do pressuposto de que o mal não como um ente isolado mas como.

    Ausência dos valores do eterno o mal não respeita limite nenhum o mal respeita limite ético não moral não geográfico não e Nós aprendemos que tudo aquilo que não respeita limite estende ao absoluto então se nós concordamos com a premissa de que o mal não respeita limites e se igualmente concordamos com a de que aquilo que não tem limite estende o absoluto Por que que não é todo mundo mal ah porque pode até ser que o mal não.

    Respeite limites mas tem um limite que o mal não passa nós chamamos de Deus Deus exerce a soberania dele inclusive sobre os corvos se você veio de qualquer lugar desse Brasil ho nos acompanha e tá vivendo um tempo de Corvo ministerial Aguenta Firme Porque Deus está exercendo a soberania dele sobre a sua vida pois bem chega um dia que o corvo não vem mais e Elias está esperando Cadê a minha comida Eis.

    Que aparece a voz do Senhor e inaugura a segunda vez que Deus o alimenta na sua Bíblia primeiro livro dos Reis Capítulo 17 igualmente agora entre os versos 8 e 24 vem o senhor para Elias e diz dispõe vai para sarepta e ali darei de uma viúva para que te dê de comer Elias vai paraa sarepta e quando ele chega ele presencia uma cena tem uma viúva apanhando lenha ele pede um copo d'água a vilva.

    Diz pois não está aqui o seu copo d'água agora ele pede um bocado de pão e ela diz tão certo Como vive o senhor eu não tenho nada na minha dispensa salvo um pouquinho que é para mim e pro meu filho comeremos e morreremos parênteses Nós aprendemos a algumas coisas importantes ministerialmente falando com essa viúva primeiro não parar até acabar ela tá com a dispensa desabastecida mas tá apanhando.

    Lenha ela está com sufoco na dispensa mas tá apanhando lenha tem gente que para de apanhar lenha só porque talvez não tem amanhã ela não para até acabar segundo ela demonstra disponibilidade ele pede água água ela dá ela tem terceiro ela nos ensina a prioridade quando ele pede pão ela diz o que eu tenho é para mim e pro meu filho porque com todo respeito seu profeta entre alimentar o senhor.

    Alimentar mim e o meu filho eu vou ficar com a minha família o senhor tá alinhado com Deus aí você problema é seu aprendemos isso com essa mulher e agora Deus alimenta o Elias pela segunda vez através de uma viúva que não tinha nem para ela através de migalhas de uma viúva muito tempo depois Jesus vai nas mesmas regiões de Sarita Marcos 7:28 correlato de Mateus.

    15:27 quando Jesus vai pro território cencio encontra A Mulher Cananeia aquele território é território de tiro e o mesmo território de sarepta e Jesus quando se apresenta lá tem uma mãe com a filhinha possessa senhor agido da minha filha eu vim fazer milagre PR os que são da casa de Israel Esse é o meu ministério e Jesus numa tentativa de ilustrar diz não é lícito tirar comida da mesa e lançar os cachorrinhos e aí ela responde.

    Em Marcos 7:28 Mateus 1527 dizem a mesma coisa sim senhor mas até os cachorrinhos se alimentam das muitos anos antes Elias nessa mesma região de tiro sidom está diante das migalhas de uma viúva muitos anos depois o Senhor Jesus ouve daquela mulher sobre as migalhas e ela dá uma oração para nós que para mim é modelo Sim senhor sim.

    Senhor você que é mãe aqui me ajude fam tá pessa você procura Jesus e Jesus vem com essa conversa de que é só PR os da casa de Israel mas dor não tem etnia sofrimento não tem origem geográfica é dor é sofrimento é martírio é opróbio É dureza e ela olha para Jesus e diz sim senhor vai curar não sim senhor a agora.

    Essa ilustração que o senhor me contou é muito interessante Inclusive eu percebo que os cachorrinhos que ficam na mesa porque eu não sou da mesa né mesa é a turma de Israel eu tô aqui embaixo Mas eu vejo que de vez em quando cai umas miga Como diz um bom Mineiro e os cachorrinhos se alimentam aí Jesus faz o quê liberta Jesus não resiste a um coração obediente Sabe por que que eu fico triste e você também fica porque parece que boa parte da igreja evangélica brasileira Tá ensinando o.

    Rebanho a fazer um outro tipo de oração oração que diz assim não senhor Eu não aceito Senhor na minha casa não senhor comigo não senhor aqui não senhor com meu filho não senhor o meu cas não senhor aqui não o senhor eu declaro e eu decreto e Eu determino comigo não senhor essa mulher vem nos ensina uma oração tão simples de duas palavras sim senhor é sim tô aqui meu filho agora eu vou tratar contigo numa mesa de cirurgia sim senhor vai ser num banco de réu sim senhor vai ser numa.

    Sala de químio sim senhor nós precisamos aprender a orar sim senhor Jesus não resiste um coração obediente Avivamento não tem a ver com a fé megalomaníaca de achar que Deus é alguém sob nosso comando ao nosso serviço diante de qualquer determinação Divina Cabe a mim e a você apenas duas palavras que essa mulher diz em Marcos.

    7:28 em Mateus 15:27 as palavras são sim senhor estamos aqui que Deus nos livre de uma igreja evangélica que ensina o povo a dizer não senhor e que Deus nos guie no caminho da submissão e da ência Porque como diz o antigo hino as tuas mãos dirigem o nosso destino e.

    Acasos para nós não haverá sim senhor agora tá o Elias Jan de migalhas eu fico imaginando quando a última vez do delivery do Corvo chega o Elias teria dito graças a Deus passou chega de pata suja quando ele chega em sarepta a mulher não tem nem para ela mas isso nos tem uma segunda lição porque Deus está nos ensinando que ele também alimenta os seus filhos a partir de.

    Migalhas porque migalha só é instrumento insuficiente na sua mão na mão de Deus migalha é abundância Eu conheço um tanto de gente que fica pedindo a Deus um caminhão de bênçãos e morre com migalhas mas todo mundo que se contenta com migalhas divinas acaba ganhando um caminhão de bênçãos porque Deus também alimenta os seus filhos a partir do pouco que que você tem hoje nas.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=wpMigIJTQNs

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem