A Vida no Espírito (Gl 5.13-16)

A Vida no Espírito (Gl 5.13-16) Quando uma pessoa tá vivendo na carne tentando agradar a Deus isso pode ser O crente pode ser um crente que se declara Crente e ele tá tentando agradar a Deus pela sua própria força mesmo que ele tenha uma capa de Piedade Ele parece religioso mas o que vai aparecer na vida dele são essas coisas aqui .

A Vida no Espírito (Gl 5.13-16)

A frente receba com carinho aplaudam aqui a quem ama a honra glória a Deus vamos beber de Águas Profundas nesta noite quero pedir que vocês tenda uma dos seus braços aqui vamos orar pelo Reverendo para que ele seja usado com poder como sempre é senhor nós invocamos pais o espírito santo sobre a boca aqui do Reverendo Nicodemos é sem precedentes o quanto o senhor tem sido poderoso através da vida dele nós.

Queremos dizer pai que o senhor é grande que o Senhor tem feito Maravilhas pela vida do Reverendo nós Te Exaltamos e nós invocamos a luz do espírito santo sobre a tua palavra que não é antiga nem moderna ela é eterna ela santifica ela transforma vidas ela salva aqui é nós cantamos a tua casa O senhor não mora aqui mas a tua honra mora aqui como desses fujam e nós estamos na expectativa de sermos cheios se o senhor não sacudir as paredes do local não tem problema contando que são sacudas as paredes do nosso coração e não deixa.

Ninguém sair daqui do mesmo jeito que entrou tá em fundo de poder nas palavras na referente sejam as tuas que tenham saído da mesa de planejamento da trindade e nós temos essa expectativa grande porque tu és um Deus infinito então a gente espera Grandes Coisas do Senhor em teu nome nós Oramos a igreja diz amém amém eu quero saudar todos vocês com a paz do Senhor Jesus dizer da minha alegria de retomar retornar aqui e junto com os irmãos.

Celebrar esse momento de louvor e adoração a Deus E participar desse desse congresso eu quero agradecer ao pastor Nilmar as palavras bondosas eu quero dizer que hoje à noite depois de ouvir tudo que ele falou a meu respeito Eu já escolhi quem é que vai falar no meu velório não é porque quando a gente morre a gente quer que alguém chegue e fale coisa boa da gente então ele já tá convidado para falar no meu velório.

Quando eu morrer obrigado pastor queridos eu queria convidá-los a abrir a escritura na carta de Paulo aos Gálatas Capítulo 5 nós vamos no verso 13 até o verso 26 a passagem é muito conhecida e também dentro do tema do nosso congresso Gálatas Capítulo 5 do verso 13 até o verso 26 só pega meu celular aqui minhas.

Anotações estão aqui obrigado possamos a leitura Porque vós irmãos fostes chamados a liberdade porém não useis da liberdade para dar ocasião a carne sediante servos uns dos outros pelo amor porque toda lei se cumpre em um só preceito a saber Amarás o teu próximo.

Como a ti mesmo se vós porém vos mordeis e devorais uns aos outros vê de que não sejais mutuamente destruídos digo porém andai no espírito e jamais satisfareis a concupiscência da Carne porque a carne milita contra o espírito e o Espírito contra a carne porque são opostos entre si para que não façais o que porventura seja do vosso querer mas se sois guiados pelo Espírito não estás debaixo da lei ora as obras da Carne são conhecidas e.

São prostituição impureza lassiva idolatria feitiçarias inimizades porfias ciúmes iras discórdias de sessões inveja glutonarias e coisas semelhantes a essas a respeito das quais eu vos declaro Como já outrora vos prevenir que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam Mas o fruto do espírito é amor alegria paz longanimidade benignidade bondade fidelidade mansidão domínio.

Próprio contra essas coisas não a lei e os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências se vivemos no espírito andemos também no espírito não nos deixemos possuir vanglória provocando uns aos outros tendo inveja uns dos outros até aqui queridos a leitura da palavra de Deus o apóstolo Paulo escreveu a carta a as.

Gálatas com o objetivo de impedir que ele se desviassem da mensagem que Paulo havia pregado na região durante a sua primeira viagem missionária Paulo esteve na região pregando em Antioquia e Cone o listra Derby e perj que são cidades do sul da galáxia e depois ele fez o caminho de volta para Antioquia da Síria de onde ele tinha saído e algum tempo depois ele recebe informação de que aqueles irmãos que tinham se convertido naquelas cidades estavam sendo assediados por um grupo de.

De falsos profetas que estavam ensinando a necessidade de se guardar lei de Moisés para que se pudesse obter a salvação provavelmente eram juDeus que haviam crido que Jesus era o Messias mas entendiam que a lei de Moisés ainda estava em vigor e que era preciso que alguém que cresse no Messias de Israel guardasse aqueles distintivos do Povo judaico que era circuncisão a dieta não.

Veja Também, Vai te Interessar:

    Podia O Judeu não podia comer sangue não podia comer determina porco não podia comer determinados alimentos e o

    Calendário que seria a guarda do sábado e a guarda e a guarda das festas religiosas de Israel circuncisão dieta calendário eram as três marcas do Judaísmo Então esse juDeus que se tornaram cristãos eles entendiam que todo mundo que professasse a fé em Jesus uma vez que Jesus era o Messias judeu ele era filho de Abraão.

    Ele era o filho da Promessa feita aos descendentes de Abraão deveriam se circuncidar e guardar a lei de Moisés não somente para serem salvos mas também para poderem ter uma vida espiritual mais profunda para que pudessem ser pessoas cheias do Espírito Santo por assim dizer e os Gálatas naturalmente queriam ser pessoas do Espírito cheias do Espírito Santo eu não conheço nenhum crente de verdade que não queira experimentar a.

    Plenitude do Espírito Santo de Deus a questão é como nós fazemos isso e o que que é exatamente ser cheio do Espírito Santo Paulo escreveu a carta aos Gálatas para dizer para eles que o caminho da salvação não era pelas obras da lei não era as obras da lei tem a ver com quando quando aqueles Mestres diziam vocês têm que guardar as obras da lei para serem salvos eles estavam pressupondo de que havia no ser humano.

    Habilidade e capacidade de fazer o bem o mesmo que ele tenha sido atingido pelo pecado então quando se fala em obras sempre a ideia é do homem fazendo alguma coisa para merecer de Deus ou a salvação ou o acesso à sua presença e as bênçãos espirituais então obras tem a ver com a carne carne usada no sentido da existência humana aquilo que eu sou a.

    Minha humanidade então quando diz assim você tem que fazer obras da Lei tá dizendo você como pessoa mesmo que é um pecador você pode agradar a Deus com seu esforço o dentro de você reúna toda a sua disposição toda a sua força de vontade se esforce que você vai conseguir você vai cumprir você vai agradar a Deus você vai fazer essas coisas que Deus deseja Então é isso O.

    Que é viver pelas obras da Lei você tentar agradar a Deus pelo seu próprio esforço pela sua própria força pela sua própria determinação e assim por diante você vai encontrar na Bíblia que existem dois modos de existência ficou feio né que há dois modos de existência dois modos de existência a vida na carne que a vida na natureza humana que tá ligada a obras tentar fazer alguma coisa para.

    Agradar a Deus e que caracteriza a vida do mundo e que produz coisas contrárias aquilo que Deus deseja então que não está em Cristo está nesse modo de existência Ele tá vivendo pela sua própria força Ele está debaixo da lei ele tenta agradar a Deus pelo que ele faz ele não consegue e acaba caindo em pecado e é isso que marca a vida do mundo o outro modo de existência é o.

    Modo de vivência no Espírito Santo de Deus onde você não procura agradar a Deus e ser salvo por alguma coisa que você faz mas você pela graça recebe pela fé aquilo que Deus já fez por você e isso é o que chamamos de vida no espírito o espírito santo comunica ele transmite ao que tem fé em Jesus o poder da vida ressurreta de Cristo de forma que ele pode agradar a Deus ele pode.

    Atender as demandas de Deus ele é livre para obedecer a Deus e vencer o pecado é isso que o apóstolo Paulo vai ensinar aos Gálatas aqui no texto que eu li para vocês os Gálatas estavam que depois de ter começado bem Paulo diz assim Vocês são insensatos vocês começaram pela graça e agora estão querendo se aperfeiçoar pela carne é uma passagem que tá aí bem no meio do livro começaram pela graça e agora estão querendo se.

    Aperfeiçoar pela carne muito crente é assim ele crê ele é salvo pela graça mas

    Na hora de viver a vida cristã ele vai viver na carne no esforço pessoal ele quer fazer as coisas não é que ele mal intencionado ele apenas desconhece o evangelho na sua Plenitude ele ainda não entendeu o evangelho como eu vou me convertir com 23 anos e os primeiros três anos da minha vida cristã.

    Foram uma tentativa de agradar a Deus na minha força eu acreditava que eu tinha que ler a Bíblia pelo menos a 10 capítulos por dia ora pelo menos uma hora e meia todo dia jejuar dia sim dia não e quando eu não conseguia fazer isso eu me sentia muito culpado derrotado e assim por diante e eu enfrentava meus pecados eu me converti os 23 anos depois de uma vida de imoralidade de vício drogas e álcool.

    E tudo mais e eu queria depois que eu conheci a Jesus vencer tudo aquilo ali usando todas as forças que eu tinha e sabe aquele boneco teimoso é um boneco de plástico né que o fundo é de areia você dá um tapa no teimoso ele vai e e volta né então era velha natureza em mim eu dava um tapa né conseguia vencê-la caía mas eu virava as costas ela ela voltava né era uma luta constante e geralmente perdida e durante três anos eu sofri muito com culpa.

    Derrota desgraça até que um dia eu tinha que preparar um sermão para pregar com três anos eu já era pregador e o texto era Jesus dizendo eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância eu disse então tem alguma coisa errada porque eu estou querendo conquistar essa vida por mim mesmo quando Jesus disse que ele veio trazer essa vida e foi aí que meus olhos se abriram para eu entender que a gente é não somente é salvo pela graça.

    Mas que a gente se santifica pela graça da mesma forma que o processo de santificação é também pela graça E é essa no espírito é o espírito santo quem nos traz o poder necessário para a gente vencer o pecado dominar as paixões pecaminosas e andar nesse mundo de uma forma que nós podemos agradar a Deus é sobre isso que eu quero falar nessa noite e eu vou começar primeiro com uma.

    Exposição aqui do verso 13 a 15 em que o apóstolo Paulo meio que ironiza com os Gálatas porque os Gálatas estavam abandonando o evangelho da Graça que Paulo tinha pregado e estavam querendo se santificar se justificar diante de Deus pelas obras da Lei aquelas três coisas circuncisão dieta e calendário quando fala em obra tem a ver com algo que o homem faz.

    Debaixo para cima olha o que é que Paulo diz aqui Porque vós irmãos fostes chamados a liberdade que coisa maravilhosa o evangelho nos chama a liberdade nós somos livres da culpa do pecado nós somos livres da escravidão de satanás Satanás não podem nos possuir ele pode nos tentar mas ele não pode nos possuir nós somos livres do mundo nós somos.

    Livres de nós mesmos nós vamos livres do domínio do pecado sobre nós o evangelho nos chama para liberdade e essa é a verdadeira Liberdade ao contrário de que de muitos que dizem assim aí eu não quero ser crente agora porque se eu for ser crente agora eu vou perder minha liberdade ao contrário ele é escravo do pecado na hora que ele conhecer o evangelho ele vai ser livre ele vai experimentar a.

    Verdadeira Liberdade só que a gente não pode confundir a liberdade que o evangelho nos dá com libertinagem que é o que Paulo vai dizer em seguida porém não usem da liberdade para dar ocasião a carne Porque mesmo que nós somos salvos a carne permanece em nós quando eu quando a Bíblia usa a palavra carne nesse.

    Sentido em contextos assim tá se referindo a nossa natureza humana a carne ela tem desejos né nosso nós somos criados com desejos e quase todos eles são lícitos nós temos fome temos sede precisamos de descanso queremos lazer diversão sexo são desejos lícitos o problema é que depois do pecado esses desejos passaram a ser a.

    Razão da minha existência em vez de Deus e eu vivo para satisfazer esses desejos eu vivo para comer beber dormir fazer sexo ganhar dinheiro sendo importante poderoso dominar outras pessoas e viver enfim do jeito que eu desejo ser autônomo independente o pecado transformou coisas boas que Deus fez em coisas ruins então não usem a liberdade do Evangelho Paulo tá dizendo aqui é os Gálatas para dar.

    Ocasião a carne porque você pode dizer assim bom se eu sou salvo pela graça significa que eu posso viver de qualquer maneira já que não é pelo que eu faço se não é por obras então eu posso viver de qualquer maneira Já que é pela graça Paulo disse não a liberdade não foi você não foi salvo pela graça você não foi liberto do pecado para você viver de acordo com as paixões carnais Na verdade ele diz aqui.

    Sejam servos uns dos outros pelo amor Deus nos libertou da escravidão do pecado para que eu fosse servo dos meus irmãos ele me livrou de mim mesmo para que eu pudesse abençoar outros para que eu pudesse amar outras pessoas viver para outras pessoas é isso que é o evangelho e é isso que as pessoas às vezes não entendem eles pensam que a graça do Evangelho é uma desculpa para pessoa viver no pecado.

    Cobiçando a mulher do próximo cobiçando o marido da próxima cobiçando os bens no próximo falando mal do nome do próximo manchando a reputação do próximo não diz o apóstolo Paulo porque verso 14 toda lei se cumpre num só preceito a saber Amarás o teu próximo como a ti mesmo vocês não querem guardar lei perguntou ao Apóstolo Paulo tá aí os mestres dizendo Aí que vocês têm que guardar lei para ser salvos mas a lei se.

    Resume num mandamento só ame o seu próximo porque quem ama o próximo não vai querer a mulher dele não vai querer o marido dela não vai querer as coisas que o próximo tem não vai falar mal do nome dele vai respeitar a propriedade dele vai respeitar a autoridade dele todos os mandamentos se resume nisso ame seu próximo como a si mesmo é como se Paulo tivesse dizendo para os Gálatas isso aí que esses Mestres estão ensinando para vocês isso aí é uma coisa Vocês não precisam.

    Disso o evangelho já libertou vocês da obrigação de vocês cumprirem a lei para salvação o evangelho já libertou vocês no poder do pecado e da escravidão do pecado vocês são livres para servir a seus irmãos e amar os seus irmãos e dessa forma vocês cumprem a lei tudo isso que eles estão dizendo você já tem já tem no evangelho que aula né de Paulo para aqueles Gálatas e hoje em dia essa lição precisa ser ensinada vez após.

    Vez porque o crente ele entende que ele é salvo pela graça mas na hora dele se santificar na hora de ele viver a vida cristã na família no trabalho no casamento na escola ele vive na carne no Poder da carne e ele esquece esses recursos extraordinários que Deus nos deu através da presença do seu Espírito Santo em nós porque é o espírito que nos capacita a viver a vida de Jesus A Vida Vitoriosa essa vida que.

    Os Gálatas queriam mais que estavam procurando da maneira errada ame o próximo agora ele diz no verso 15 se vocês estão se mordendo e devorando uns aos outros cuidado que não sejam mutuamente destruídos ironizando né porque olha para vocês vocês estão aí em brigas e conflitos falsos Mestres.

    Distribuindo ou plantando a discórdia entre vocês a disputas a dissensões entre vocês cuidado aí vocês vão acabar se destruindo uns aos outros em outras palavras para lutar dizendo que é que tá dando tá dando certo para vocês vocês tentarem agradar a Deus na forma No Poder da carne tá dando certo e essas brigas aí entre vocês na igreja na família entre irmãos no trabalho com os amigos né tá dando certo tá funcionando.

    Cuidado gente para vocês não se destruírem né diz o apóstolo Paulo com ironia aqui Porque de fato quando você tenta agradar a Deus na sua própria força obedecendo aos mandamentos você só vai encontrar pecado decepção tristeza no coração porque a lei de Deus ela nunca foi dada para salvar ninguém a lei na verdade ela estimula o pecado Paulo disse aqui em.

    Romanos eu não conheceria a cobiça se a lei não tivesse dito não cobiçarás tá igual aquela freira numa escola católica que terminou aula de religião Ela diz para as crianças né Vocês estão indo para casa agora agora não Leiam o livro de Cantares de Salomão porque é um livro erótico é um livro erótico que tem na Bíblia vocês não vão ler esse livro tá certo não precisa dizer o que que as crianças foram lá em casa né Óbvio a lei provoca o pecado quando vem um.

    Mandamento você não tava nem pensando em fazer aquilo Mas de repente vem a lei dizer não faça o mandamento não me dá força para obedecer Mas ele desperta o desejo de desobedecer Então os dez mandamentos eles nunca foram dados para salvar Eles foram dados para mostrar que você é um pecador e que você não consegue obedecer a Deus e que você não consegue agradar a Deus na sua própria força essa era a lição que os Gálatas tinham que aprender.

    E agora Paulo diz eu tenho um caminho melhor e verso 16 digo porém o porém aí né introduz a oração adversativa ele faz o contraste porém é como se ele dissesse porém eu digo a vocês que tem um caminho melhor e que caminho é esse andai no espírito e jamais satisfareis a concupiscência da cara a palavra concupiscência quer dizer os maus desejos.

    Se vocês andarem no espírito Paulo tá dizendo aos Gálatas vocês jamais satisfaram os desejos carnais que habitam no coração de vocês gente que promessa extraordinária já pensou quando eu olho para essa promessa aqui eu vejo como padrão Cristão de vida é levado a gente vai acostumado a viver um sub padrão Cristão de ética de moral e de comportamento Ele tá dizendo que se a gente andar no espírito a jamais vai.

    Cumprir os desejos da carne Você conhece esse tipo de vida ele de vez em quando ouço alguém especialmente no culto aquele momento de confissão de Pecado ao irmãozinho uma irmãzinha vai orar e diz assim ó Deus perdoa porque eu pego todo momento do pensamento palavra por obra Espera aí minha irmã Como assim você peca todo instante por pensamento palavra e obra.

    Então pode ser crente né tá dizendo aqui se andar no espírito jamais vai satisfazer a concupiscência da carne e a irmã fica pecando pensamento palavras e obras a cada o tempo todo tem alguma coisa errada não tem quando eu fui estudar na África do Sul eu minha esposa eu fizemos uma viagem saindo lá da cidade onde nós estávamos no centro da África.

    Do Sul para a cidade do cabo que é o extremo mais sul do continente africano cidade maravilhosa Cidade do Cabo bem no extremo onde o continente termina é muito bonito e de lá a gente subiu pela Costa do Oceano Índico e entrou para o centro da África e voltamos uma viagem de umas duas ou três semanas maravilhosa África do Sul é um país muito bonito maravilhoso e aí quando nós chegamos os.

    Amigos querendo saber não é os colegas lá da Universidade querendo saber como foi a viagem se foi bom e tudo e um né perguntou se quem tinha ido de carro né e perguntaram se o carro tinha dado problemas e eu respondi a verdade eu disse olha teve um pneu furado em 5.000 km mas o que é um pneu furado e 5.000 km agora meu irmão se seu pneu fura a cada 50 metros tem alguma coisa errada na sua vida com certeza a vida do crente não pode ser marcada.

    Pelo pecado pecado é acidente se ele vive uma vida de Pecado marcada pelo pecado ele tá vivendo na carne debaixo da lei lutando com suas próprias forças e ele não vence agora se você anda no espírito Paulo diz aqui você não vai cumprir o desejo da carne você não vai fazer aquilo que o seu coração pecaminoso deseja eu não tô aqui ensinando perfeccionismo eu tô só.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=e_LxyIv07aw

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem