O DISCURSO DE PAULO - Hernandes Dias Lopes

O DISCURSO DE PAULO - Hernandes Dias Lopes Palavra da verdade com Hernandes Dias Lopes o texto que eu quero partilhar com vocês está em Atos dos Apóstolos Capítulo 17 peço que você abra sua Bíblia comigo Atos dos Apóstolos Capítulo 17 e faremos a leitura a partir do verso 16 até o final desse texto.

O DISCURSO DE PAULO - Hernandes Dias Lopes

Atos 17 a partir do verso 16 o discurso de Paulo em Atenas enquanto Paulo os esperava em Atenas o seu espírito se revoltava em Face da idolatria dominante na cidade por isso dissera na sinagoga entre os juDeus e os gentios os piedosos também na praça todos os dias entre os que se encontravam ali e alguns.

Dos filósofos epicureus e estóicos contendiam com ele havendo quem perguntasse que quer dizer esse tagarela e outros parece pregador de estranhos Deuses pois pregava Jesus e a ressurreição então tomando-o consigo levaram ao areópago de dizendo poderemos saber que nova doutrina é essa que ensinas posto que nos trazes aos ouvidos coisas estranhas queremos saber v a ser.

Isso pois todos os de Atenas e os estrangeiros residentes de outra coisa não cuidavam senão dizer ouvir as últimas novidades então Paulo levantando-se no meio do areópago disse senhores atenienses em tudo vos vejo acentuadamente religiosos porque passando e observando os objetos de vosso culto encontrei também Um Altar no qual está inscrito ao Deus desconhecido pois esse que adorais sem.

Conhecer é precisamente aquele que eu vos anuncio o Deus que fez o mundo e tudo que nele existe sendo ele Senhor do céu e da terra não habita em santuários feitos por mãos humanas nem é servido por mãos humanas como se de alguma coisa precisasse pois ele mesmo é quem nos dá vida respiração e tudo mais de um só fez toda a raça humana Para habitar sobre toda a face da terra havendo fixado os.

Tempos previamente estabelecidos e os limites da sua habitação para buscarem a Deus se porventura tateando posso marchar bem que não está longe de cada um de nós pois nele vivemos e nos movemos e existimos como alguns Us nossos poetas têm dito porque dele também somos geração Sendo pois geração de Deus não devemos pensar que a divindade é semelhante ao ouro à prata ou a pedra trabalhados pela arte e.

Imaginação do homem ora não levou Deus em conta os tempos da ignorância agora porém notifica os homens que todos em toda parte se arrependam porquanto estabeleceu um dia em que há de julgar o o mundo com justiça por meio de um varão que destinou e acreditou diante todos ressuscitando dentre os mortos quando ouviram falar de ressurreição de mortos Uns escarneceram e Outros disseram a.

Respeito disso Te ouviremos noutra ocasião a essa altura Paulo se retirou do meio deles mas está escrito no verso 34 houve porém alguns homens que se agregaram a ele e creram entre eles estava Dionísio areopagita uma mulher chamada Damaris e com eles outros mais Amém o apóstolo Paulo está fazendo a sua segunda viagem.

Missionária ele já foi açoitado em praça pública em filipos ele já foi escorraçado de tessalônica ele já foi enxotado de Bereia e e precisa fugir às pressas deixando seus amigos de viagem para trás Silas e Timóteo quando chega na capital intelectual do mundo na famosa e decantada cidade de.

Atenas a cidade mais culta do planeta a terra dos grandes luminares do Saber humano a cidade de péc de Sócrates de Platão de Aristóteles a cidade das Artes a cidade da filosofia A Cidade dos Homens que encheram bibliotecas com a sua erudição aquela cidade era um prodígio na área da arquitetura havia muitos templos muitos Palácios muitos.

Monumentos mas quando Paulo chega e começa a andar pela cidade diz o texto que o seu espírito se revolta por causa da idolatria reinante na cidade isso é muito curioso porque no maior centro do Saber humano Paulo identifica mais tosca ignorância espiritual com a mente tão iluminada pela ciência que aspergia o.

Entendimento deles Paulo identifica uma cidade mergulhada no caudal da Mais Escura terrível ignorância espiritual parece-nos que ainda é assim hoje você vai nos grandes centros do Saber humano nas grandes universidades dos grandes acadêmicos dos grandes estudiosos e muitos deles não enxerga um palmo na frente do nariz do que tange as.

    Coisas espirituais com tanto conhecimento com tanta filosofia com tanto saber humano

    Mas mergulhados numa densa escuridão espiritual para vocês terem uma ideia quando Paulo passou por Atenas segundo Plínio havia mais de 30.000 estátuas dedicadas aos Deuses se o etono chegou a afirmar que era mais fácil encontrar ar um Deus em Atenas do que um homem chinon disse que para cada casa.

    Para cada Altar para cada Pórtico havia uma divindade isso levou o Diógenes a satirizar com Atenas saindo em pleno meio-dia sol a pino com a lanterna acesa procurando atentamente alguma coisa e quando alguém perguntou Dior O que que você procura Ele respondeu eu procuro um homem porque nessa terra só tem Deuses bom o espírito de Paulo está revoltado com isso mas ele não apenas.

    Sente algo estranho não ele faz algo em virtude disso porque somos informados aí que então ele foi pra sinagoga e ele ali dissert Ava e ele ali discutia com os juDeus e com os gentios piedosos ou seja com aqueles que não eram juDeus de raça mas haviam se convertido ao Judaísmo e por que Paulo fazia isso em todas as suas viagens porque a sinagoga já era uma ponte para evangelização quem frequentava a sinagoga já acreditava na Bíblia já.

    Acreditava no antigo testamento e o papel de Paulo era chegar lá e dizer o seguinte Olha o Messias que vocês esperam que vocês aguardam é Jesus de Nazaré é aquele quem eu proclamo e anuncio mas Paulo foi mais diz o texto que todos os dias todos os dias ele ia para Praça para discutir com os filósofos ali presentes a Praça dos gregos não era uma praça como as nossas de bancos de jardins de.

    Flores não a praça era chamada Ágora era o local onde os pensadores os filósofos exp suas ideias discutiam a sua cosmovisão e apresentavam a sua forma de pensar e diz a bíblia que Paulo chega lá e os filósofos epicureus e históricos estão discutindo com ele mas quem são esses Vocês bem sabem que os epicureus eram aqueles que acreditavam que não tem amanhã que não tem céu que não tem.

    Inferno que não tem vida futura que não tem acerto de contas que o sentido pleno e único da vida é o prazer o importante é você jogar todos os baldes de prazer para dentro do seu coração e curtir todos os banquetes que o mundo possa lhe oferecer porque o lema da vida é este comamos e bebamos porque amanhã morreremos e Paulo discute com essa gente diz não isso não é verdade a filosofia de vocês não está correta Há.

    Sim uma prestação de contas Deus já estabeleceu o dia do juízo Deus já escalou o juiz que vai julgar vocês todos e todos nós teremos que prestar contas diante desse juiz então a vida não é apenas o breve percurso do berço a Sepultura Há sim uma eternidade Há sim uma prestação de contas Há sim um Juízo Final mas Paulo está ali também discutindo com os filósofos estóicos quem eram os.

    Históricos os históricos eram panteístas os históricos eram deterministas os históricos acreditavam que a vida está debaixo destino de um destino cego e implacável e que ninguém pode mudar o rumo da sua vida os estóicos se encaixariam muito bem naquela Filosofia de Gabriela crava e canela eu nasci assim eu cresci assim eu vou morrer assim não há chance de.

    Mudança o papel do estoico é assentar-se num canto trincar os Dent e aguantar calado o destino cego da vida Paulo diz não não não não essa filosofia Tá errada não é bem assim não a Bíblia diz que tem chance de mudança sim Deus requer a todos os homens de todos os lugares que se arrependam que mude a sua cabeça que mude o seu coração que mude a sua conduta Há sim possibilidade de mudança Porém na cidade mais culta do.

    Mundo Eles olham pro pregador e não é qualquer pregador é o apóstolo Paulo e

    Chamam no de tagarela sabe o que significa a palavra tagarela era a palavra usada pro passarinho que ficava nos esgotos comendo sementes na nossa linguagem brasileira tico tico no fubá é aquela pessoa que solta palavras que ele nem sabe o que tá falando ele tá repetindo alguma coisa que ele não.

    Conhece para a cidade mais culta do mundo o evangelho era coisa estranha o pregador era tagarela e Deus era desconhecido meus irmãos talvez onde você vai encontrar mais ignorância espiritual não é entre aqueles que têm dificuldade de conhecimento ou pouco conhecimento ou ficar à margem do conhecimento o lugar que você vai encontrar mais cegueira espiritual é na nata intelectual não só de Atenas mas de.

    Cuiabá de São Paulo do Rio de Janeiro de Brasília de tquio de Nova York de qualquer lugar do mundo e então eles estão achando que Paulo tá pregando coisas estranhas doutrinas novas porque Paulo de Versículo 18 diz que pregava a Jesus e a ressurreição eles tinham muitos Deuses eles tinham um Panteão de Deuses e eles estão imaginando que Paulo está acrescentando.

    O Panteão dos muitos Deuses que eles adoravam mais duas divindades uma divindade masculina Jesus e uma divindade feminina a ressurreição e então aproveitam para levar Paulo para areópago areópago não era apenas uma elevação rochosa em Atenas mas era uma espécie de tribunal dos gregos onde qualquer ideia que era exposta na água na praça precisava passar por uma peneira passava precisava passar por uma aferição daquele tribunal.

    E então levam Paulo ao areópago porque diz o texto que a cidade Atenas está em polvorosa ninguém fala outra coisa ninguém comenta mais nada a não ser das últimas novidades que Paulo pregava e eu fico envergonhado quando eu leio isso Atenas é não grande cidade Paulo não tem rádio Paulo não tem televisão Paulo não tem Bíblia impressa Paulo não tem folheto Paulo não tem Zap Zap Paulo não tem nada dos recursos que você e eu temos e ele percorre a cidade e diz o texto que ele não só percorre.

    Ele não só olha ele não é um turista se fosse hoje com Smartphone Zinho tirando uma foto fazendo uma fotografia admirando o Partenon admirando os os monumentos admirando os Palácios não passando e ob os objetos do vosso culto às vezes gente passa mas não observa olha mas não vê Tira uma foto mas não compreende e então levam Paulo areópago porque querem saber o que significa isso essas últimas novidades.

    Você tá pregando é da providência de Deus meus amados irmãos que que tenham levado Paulo orpo era tudo quee queria era uma oportunidade de expor com mais clareza evangelho paraas autoridades de Atenas e é magnífico como Paulo introduz o assunto porque Paulo nos ensina aqui uma abordagem adequada imagine vocês se Paulo chegasse no começo do seu discurso o seguinte vocês são cegos vocês estão.

    Perdidos vocês são idólatras vocês são ignorantes Talvez ele teria perdido o seu auditório como é que ele começa senhores atenienses em tudo vos vejo acentuadamente religiosos porque passando e observando os objetos do vosso culto encontrei um altar no qual está inscrito ao Deus desconhecido pois esse que adorais sem.

    Conhecer é precisamente o Deus que eu vos anuncio Por que que el pega este gancho porque os atenienses embora tivesse muito Deuses e havia mais de 30.000 estátuas dedicadas aos Deuses em Atenas eles acreditavam que esses Deuses eram vingativos eles tinham medo desses Deuses que eles mesmos haviam criado sejam com as mãos ou com a imaginação e na mente deles se tivesse uma divindade que não possuísse Um Altar.

    Físico material visível tangível essa divindade os puniria despejar sobre eles a sua Fúria e eles tinham medo desses Deuses o que que eles fizeram levantaram Um Altar genérico sem rótulo pensando se porventura alguma divindade foi esquecida ao olhar para esse altar não vai nos punir então Paulo pega esse gancho para.

    Falar para eles do Deus que eles não conheciam quem é esse Deus primeiro lugar confira comigo o verso 24 sendo ele criador dos céus e da terra sabe o que que eu acheo encantador é que Paulo não tem nenhum constrangimento de falar que Deus é o criador na terra dos maiores intelectuais do mundo Paulo está aqui irmãos botando o machado da Verdade na raiz de uma tendência.

    Filosófica dos gregos que diziam que a matéria era eterna Paulo tá dizer não é verdade isso a matéria não é eterna só Deus o é a matéria foi criada porque Deus é o criador dos céus e Deus é o criador da Terra este mundo não vê existência por geração espontânea este mundo não é resultado de uma de uma explosão casual este mundo não é resultado de uma evolução de milhões e milhões de anos este mundo foi criado e criado por este Deus que vocês ainda não.

    Conhecem Se você olhar comigo o Versículo 26 é magnífico isso porque tá escrito aí no verso 26 que de um só ele fez toda a raça humana Para habitar sobre toda a face da terra Paulo está dizendo meus irmã irmãos que Adão e Eva foram personagens históricos que Adão e Eva não são um mito Há muitas pessoas hoje Di não não.

    Não eh Adão e Eva não existiram Isso é uma metáfora Deus não criou um homem e uma mulher outros não Deus criou vários seres humanos ao mesmo tempo não de um só de um só a ciência prova isso o Adão y a Eva mitocondri o fato é que Paulo está afirmando que todos nós viemos de um.

    Único tronco filhos de um mesmo casal e ele está anunciando na capital intelectual do mundo que o Deus que você e eu Adoramos o Deus que os atenienses não conciam é o criador dos céus e da terra é o criador do universo essa é uma verdade Magna do cristianismo Essa é a verdade primeira do cristianismo e nós não precisamos ter nenhuma dificuldade os nossos jovens universitários não precisam ter nenhum acanhamento se levantar com toda a.

    Firmeza com toda a clareza nas salas de biologia nas aulas de Química dizer o seguinte Deus é o criador dos céus e da terra Deus Deus criou e formou de um único homem para formar toda a humanidade e habitar em toda a face da terra mas em segundo lugar quem é o Deus que os atenienses não conheciam ele é o Deus da Providência veja você comigo por.

    Gentileza o versículo de número 25 está escrito aí na parte B pois nele pois ele mesmo é quem a todos da vida respiração e tudo mais Versículo 28 pois nele vivemos e nos movemos e existimos como alguns dos vossos poetas têm dito porque dele também somos geração agora o conceito que vinculava e circulava no mundo e circula até hoje é que se Deus existe e se ele.

    Criou ele é como um relojoeiro que dá corda num relógio e deixa o relógio trabalhando sozinho e Paulo tá diz não esse Deus criou e esse Deus Cuida da criação ele não é só transcendente ele é também imanente na verdade o simples fato de você e eu estarmos aqui nesta noite é uma evidência inconfundível de que ele existe porque nele vivemos nos movemos e existimos ele quem nos dá a vida a respiração e tudo mais ele que dá vida.

    Ele que dá a saúde ele que dá o pão ele que dá a inteligência ele quem dá o trabalho ele é quem protege ele é quem consola ele é quem salva ele é o Deus da Providência ele cuida de vocês de mim terceiro Quem é esse Deus que os atenienses não conheciam veja você Versículo 24 tá escrito aí no verso 24 a parte B sendo ele Senhor do céu e da terra meus irmãos isso eram uma.

    Revolução em Atenas no primeiro século nós estamos falando de uma cidade grega que está debaixo do domínio e do controle do império romano e dentro do domínio do controle do Império Romano considerava-se César Senhor César kirios e Paulo está dizendo que o senhor não é César há um único senhor que é o rei dos reis que é o senhor dos Senhores que está sentado no trono que dirige a história que tem controle do universo que tem as rédias nas mãos que levanta reinos que abate reinos que levanta Reis que faz Reis a piar do Poder ele é o.

    Senhor ninguém ameaça ninguém o derruba do Trono ninguém o coloca contra a parede ele é o absoluto senhor é ele quem dirige a história é ele quem dirige a nossa vida o nosso destino não depende de homens o nosso destino não está nas mãos dos homens de Brasília dos homens das organizações internacionais o nosso destino está nas mãos do Rei da Glória e ele é o senhor dos Senhores ele tem o controle de todas as coisas quarto lugar quem é o Deus que os.

    Atenienses não conheciam é o Deus que não pode ser contido num templo não pode ser servido por mãos humanas e conforme o versículo 29 ele não é Deus de ouro ele não é Deus de prato ele não é Deus de pedra ele é Deus espírito e importa que os seus Adoradores o adorem em espírito e em verdade se Deus não pode ser conformado a uma imagem porque ele é espírito invisível imortal imutável.

    Eterno os gregos achavam que precisavam fazer uma imagem uma estatueta um santuário para botar o seu Deus ali dentro para olharem para ele para adorarem a ele para servirem a ele mas esse Deus não precisa de ser servido por mãos humanas esse Deus não pode ser colocado dentro de nenhum templo porque nem os céus dos céus pode contê-lo ele é espírito e importa que os seus Adoradores o adorem em espírito e em verdade quem é o Deus que os atenienses.

    Não conheciam ele é o Deus da nossa salvação porque o Versículo 18 diz que Paulo pregava a Jesus e a ressurreição do que que ele tá falando ele tá falando que este Deus o criador o provedor o senhor o Deus que nem os céus dos céus pode contê-lo ele sendo Deus não julgou Como usurpação ser igual a Deus ele a si.

    Mesmo se esvaziou ele não foi esvaziado ele se esvaziou ele assumiu a forma de servo ele humilhou-se até a morte morte de Cruz pelo que também o pai o exaltou sobremaneira e l deu um nome que está acima de todo nome para que o nome de Jesus se dobre Todo o joelho nos céus na terra e debaixo da terra e toda a língua confesse que Jesus Cristo é senhor para a glória de Deus Pai o que Paulo está dizendo que não há.

    Muito salvadores que não há muitos mediadores que só há um nome dá dentre os homens pelo qual importa que sejamos salvos é o nome de Jesus Ele é a porta para Deus ele é o caminho pro céu ele é o único mediador entre Deus e os homens só nele há salvação ele é o Deus Salvador quem é o Deus que os atenienses não conheciam é o Deus que dá oportunidade a todos os homens Há uma.

    Grande e profunda transformação porque o verso de número 30 está escrito ele requer que todos os homens em todos os lugares se arrependam e talvez alguém possa perguntar mas arrepender-se de quê e eu respondo você precisa se arrepender não apenas do que você.

    Fala não apenas do que você faz não apenas o que você deixa de fazer não apenas do que você pensa e deseja você precisa arrepender-se de quem você é em outras palavras você não é pecador porque peca você peca porque é pecador uma Laranjeiras não dá laranja ela não é Laranjeira porque dá laranja ela dá laranja porque é.

    Laranjeira O problema é que que o o pecado está dentro de nós infiltrada em nós arraigada em nós somos pecadores todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus Há muitas pessoas que acham que é o meio que corrompe mas na verdade não é o meio que corrompe o homem é o homem que corrompe o meio porque o pecado não é como pensava e proclamava Sigmund Freud os problemas do.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=AG1rSLhvbTs

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem