Lidando com a Ansiedade - Augustus Nicodemus #VivendoAsEscrituras

Lidando com a Ansiedade - Augustus Nicodemus #VivendoAsEscrituras Graças a Deus pela sua audiência Muito obrigado E hoje nós vamos tratar de um assunto que é um assunto da maior importância que é a questão da ansiedade ansiedade já foi chamada de o mal do século quantidade de pessoas que é afetada pela ansiedade é muito grande e isso e jovens adolescentes crianças idosos então sempre eh há esse sofrimento com relação à ANS Ah tô vendo.

Lidando com a Ansiedade - Augustus Nicodemus #VivendoAsEscrituras

Aqui que o a minha transmissão ela pode durante a Live sofrer um pouquinho porque tá tendo altos e baixos não é só no Brasil não né isso acontece aqui também mas aí fique alerta porque a gente espera um pouquinho e recomeça essa questão toda a essa Live ela também é meio que um esquenta para o evento da próxima terça-feira na próxima terça-feira aqui na no mesmo horário na nossa Live semanal nós teremos o evento.

Deus você e o dinheiro onde eu vou apresentar vocês um curso eh com mais de 10 aulas a respeito de dinheiro dízimo ganância avareza ansiedade a providência de Deus princípios para o uso do dinheiro dar dinheiro o que fazer quando falta dinheiro Ou seja é um curso bem completo onde nós estaremos eh vendo a alguns desses princípios bíblicos queridos essa Live está sendo transmitida pelo perfil do Instagram e.

Também pelo streamyard para os nossos matriculados os participantes da comunidade vivendo as escrituras que você pode também aderir pelo Vivendas escrituras.com.br e sem mais demora nós vamos tratar da questão agora do da ansiedade né O mal do século a vamos começar Lembrando que existem muitas passagens bíblicas tratando da ansiedade sendo a Bíblia a.

Revelação do Deus que nos criou ele nos conhece muito bem e ele sabe que nós sofremos depois da queda depois do pecado ele sabe que nós sofremos de muitos males males físicos e aflições mentais como é o caso como é o caso da da ansiedade e da preocupação então eu não é sem razão que nos escritos bíblicos aparecem muitas palavras de encorajamento de orientação sobre o que.

Nós devemos fazer quando nós estamos Aflitos e ansiosos mas é de todas elas Eu queria mencionar as duas mais conhecidas as duas passagens mais conhecidas sobre ansiedade a primeira delas é no sermão do monte o Senhor Jesus instruindo os seus discípulos ele disse para que não andassem ansiosos não vivess ansiosos de coisa nenhuma nem quanto ao que comer beber e vestir eles não deveriam andar ansiosos a respeito.

Dessas coisas ali é uma proibição é um imperativo não andeis ansiosos que se repete mais três vezes duas vezes no sermão fazendo um total de três vezes então Eh isso por si só já é indicativo de como esse assunto era importante Pois porque o Senhor Jesus incluiu essa questão da ansiedade nesse sermão é chamado sermão do monte onde o senhor Jesus expõe as principais doutrinas.

Práticas e teológicas teóricas a respeito do Reino de Deus agora Note que quando ele diz não andeis ansiosos ele usa um verbo é o verbo meral que em grego a raiz significa separar isso aqui é muito interessante muito interessante Inter an isso aqui não é separar tá na origem da questão da ansiedade e é verdade eu creio que a razão é que uma uma pessoa ansiosa que está ansiosa a.

Mente dela está dispersa tá separada ela tá puxando em várias direções daí a inquietação a mente não fecha os problemas não se resolvem a mente não tá redondinha trazendo paz é esse o sentido básico de ansiedade um coração aflito disperso focado em tudo e em nada e trazendo aquela dor existencial emocional no peito que desanima a pessoa que impede a pessoa de fazer os seus alvos de Alcançar aquilo.

Que ela planeja e assim por diante todos os males que vê com isso então Essa ordem do Senhor Jesus já diz que a vontade de Deus é que nós vivamos uma vida onde a ansiedade ela não tome conta o Senhor Jesus quer que nós vivemos uma vida de paz vivamos uma vida de paz e de tranquilidade bom a Segunda a Segunda passagem dentre as muitas que existem na Bíblia a respeito eh de de ansiedade de.

Paz e tranquilidade vem da pena do apóstolo Paulo e tá lá na carta de Filipenses no capítulo 4 ele começa dizendo não andeis ansiosos de coisa alguma exatamente o que o Senhor Jesus disse Mas em tudo sejam conhecidas diante de Deus as vossas súplicas com petições ações de graças orações diversas e a paz de Cristo de Deus que excede todo entendimento guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo.

Jesus o apóstolo Paulo repetindo Seguindo a linha do mestre ele também deu esse mandamento para que os crentes de filipos todos nós não vivêssemos ansiosos E mais uma vez é a mesma palavra que é usada lá que significa disperso separado dividido a ansiedade é Uma Mente dividida ela não tá em paz ela não fecha e o apóstolo Paulo então com essa palavra ele proíbe que os crentes vivam ansiosos e oferece a oração como.

Veja Também, Vai te Interessar:

    Alternativa e caminho para que nós possamos ter uma vida tranquila ter uma

    Vida em pais então existem como essas duas passagens eh Mateus 6:25 34 e Filipenses 4 de 6 a 9 além dessas passagens existem muitas outras na bíblia a respeito disso O que já responde também uma pergunta que às vezes as pessoas fazem se Crente sofre de ansiedade sofre a ansiedade atinge os crentes da mesma forma que atinge os.

    Descrentes e a diferença é que nós vamos lidar com com ansiedade de uma forma e o descrente vai lidar com outra forma mas nós somos sujeitos sim a passar por ansiedade depressão eh bipolaridade eh e todo tipo de eh todo tipo de aflição mental que é própria da raça humana isso atinge o crente também nós não estamos isentos disso aí por isso é bom a gente prestar.

    Atenção de que maneira Deus nos orienta a enfrentar essas coisas isso nos leva ao próximo ponto que é a questão da causa da ansiedade né O que é que causa ansiedade não existe uma resposta única na verdade no meu entendimento existem causas diversas para que o por uma pessoa sofra de ansiedade Ou viva ansiosa as causas mais comuns são aquelas relacionadas com a preocupação.

    Com o futuro e envolve preocupação com Finanças com dinheiro se a pessoa vai ter emprego se vai ter saúde para trabalhar se vai ganhar o suficiente para sustentar sua família para pagar suas contas para educar os filhos e assim por diante Essa é a causa mais comum que nós encontramos para a ansiedade é a preocupação com relação ao futuro especialmente relacionado com a questão financeira também ah existem causas que são advindas da questão da.

    Saúde a pessoa está preocupada com sua saúde tá ansiosa eh com alguma doença algum diagnóstico que foi passado para ela e ela entra em profunda tristeza não é também tem gente que vive ansiosa pensando a respeito do futuro se vai ficar o que que vai acontecer quando ficar velho especialmente pessoas que são casadas não são casadas solteiros adultos eles f ficam pensando à medida que o tempo decorre na possibilidade de.

    Que enfrentarão a velhice sozinho sozinhos não é sem ter ninguém ao seu lado isso também vai trazer uma certa ansiedade Ah o estresse do dia a dia isso eh tudo provoca ansiedade e existem também nós devemos levar em consideração em segundo lugar a questão Demoníaca eu creio que Satanás ele oprime os as pessoas e e ele oprime também os crentes não não creio que.

    Satanás possa possuir um crente a Bíblia é muito clara a respeito de que aquele que está em nós é mais forte ou maior do que aquele que está no mundo e nós somos de Deus e o maligno não nos toca o diabo pode tentar ele pode oprimir um crente trazendo ansiedade cobrindo de trevas trazendo angústia sentimentos negativos a sentimentos de opressão isso pode acontecer e a gente não deve descartar.

    Essa possibilidade de que a ansiedade em uma pessoa pode ser resultado de ataque Demoníaco Eu frequentemente não vou dizer frequentemente mas várias vezes me achei atacado ou assim subitamente Oprimido aquela onda de tristeza de trevas de ignorância de medo me cobrindo e não saía de jeito nenhum até invocar o nome do Senhor Jesus e que ele me livrasse das Tentações e das opressões malignas e a paz de Deus.

    Realmente entrou no meu coração mas há uma terceira causa eh fundamental para a ansiedade que são as causas clínicas existem determinadas doenças que produzem ansiedade vou dar um exemplo aqui o famoso Charles spurgeon um grande pregador Batista reformado do século passado ele sofria de depressão e e de ansiedade crônicos a ponto de que às vezes o Spur não conseguia nem sair de.

    Casa no domingo para ir pregar os diáconos tinham que ir lá buscá-lo ajudá-lo a chegar até o púlpito para que

    Ele pudesse pregar a palavra de Deus spion era crente era um homem de Deus homem maduro um crente espiritual mas assim mesmo ele sofria de ansiedade e a causa era uma doença chamada gota que entre os efeitos colaterais ou efeitos da doença trazia esse de ansiedade ele sempre que podia eh se medicar tirava.

    Tempo para ir para a França para um clima mais Ameno porque na Inglaterra o clima é muito pesado contribuía também para isso é muito frio muito nebuloso muito fechado né Muito nevoento e ele ia paraa França para eh espairecer mais um pouco várias vezes por ano para poder continuar a viver aliás tem é um livro muito bom sobre isso que eu quero recomendar a vocês o título é a depressão de esperson e esse livro vai ajudar você a entender melhor o fato de.

    Que um crente verdadeiro ele pode sofrer de depressão e essa depressão não é por uma falta espiritual um problema espiritual mas é um problema físico é um problema físico Aí você pergunta como é que eu vou detectar essas coisas bem eu começaria eu creio que a melhor maneira é por eliminação veja em primeiro lugar a questão espiritual você confia seu futuro a Deus mesmo que você tá preocupado com Finanças mesmo que você esteja passando por um momento de.

    Carência de falta de alguma coisa você confia em Deus aprendeu a confiar em Deus se checou isso aqui Vamos paraa segunda coisa ataque Demoníaco opressão de demônios então ore peça que o Senhor Jesus o liberte disso se isso também não funcionar se a primeira coisa não funcionar se a segunda não funcionar mesmo você tendo se aconselhar orado buscado a Deus lido sua Bíblia mas a ansiedade não vai embora Ah então é possível você explorar essa terceira.

    Possibilidade de que talvez se trate realmente de uma doença você está adoentado e que é clínico e que você vai precisar ser medicado vai ter que tomar alguma medicação que ajude aí você pode dizer mas pastor não é pecado tomar remédio para ansiedade não veja eu descobri que tinha S alta aos 30 anos de idade eu tô com 70 agora então faz 40 anos não é isso a soma tá correta 40 anos que eu eh tomo remédio para pressão.

    Alta e se eu não tomar Não não eu sei o que que vai acontecer a pressão vai lá para cima e todos os efeitos que vem com a pressão Então qual é a diferença de você ter que viver dependendo de remédio para pressão alta e você ter que vi ver na dependência de algum tipo de medicamento de substância que vai ajudar você a livrar-se da ansiedade então existem casos mas aí é bom que seja comprovado clinicamente você tem um bom.

    Diagnóstico de um médico profissional de referência na área e é possível que você tenha que se tratar eh medicamentos e isso não é pecado veja o remédio e como sendo uma bênção de Deus algo que Deus proporcionou para aliviar o nosso sofrimento aqui nesse mundo nem tudo é causado pelo pecado e nem é resultado de alguma deficiência espiritual mas resultado de um corpo que foi afetado.

    Pelo pecado também então o remédio pode ajudar você a a melhorar então falando sobre as causas da ansiedade falamos aqui primeiro a preocupação com o futuro e especialmente com a questão do dinheiro falamos aqui também da questão da saúde e as pessoas se preocupam Falamos também a respeito da ataques e opressões do maligno isso aí é bem possível E também falamos agora também uma das causas que é a causa Clínica ou.

    A causa que está relacionada com algum tipo de doença que pode ser diagnosticada e solucionada através de medicações Bom agora vamos para mais uma questão que eu queria tratar com vocês aqui é como é que a fé reformada interpreta a questão da ansiedade na vida do Cristão Olha gente não há unanimidade entre os reformados a respeito desse tipo de assunto Mas no geral os reformados entendem o seguinte.

    A ansiedade ela é no geral Qualquer que seja a causa dela o resultado da nossa natureza corrompida a nossa natureza foi manchada pelo pecado quando houve a queda lá no Jardim não somente nos tornamos culpados em Adão mas nos tornamos corrompidos afetados pelo pecado o pecado afetou a nossa natureza o nosso corpo a nossa mente a nossa consciência Nossa maneira de pensar Nossa maneira de reagir de escolher a.

    Nossa memória então não há nenhuma parte de nós fisicamente ou espiritualmente que não tenha sido tocada pelo pecado e o resultado é diferente na vida de pessoas diferentes em alguns casos essa corrupção da do nosso corpo da nossa mente se manifesta com doenças e distúrbios e aflições mentais esquizofrenia eh loucura bipolaridade autismo ansiedade depressão e toque eh Déficit de Atenção são são tantas.

    Aflições mentais e todas elas são resultado de Que Nós Somos uma raça imperfeita nós não funcionamos Da maneira como fomos feitos para funcionar Então essa nisso os reformados todos concordam não é é o resultado daquilo que nós chamamos de eh corrupção total né ou depravação total da personalidade humana Nós também reformados entendemos que em alguns.

    Casos a é falta de fé na providência de Deus quanto aquilo que nós devemos ou vamos comer beber vestir e essa é uma deficiência espiritual o Senhor Jesus uma vez disse aos discípulos que a ansiedade deles era decorrente da pequena fé ele chamou os seus discípulos isso foi lá no sermão do Monte naquele trecho que Eu mencionei aqui no início da Live eh quando Jesus disse que a ansiedade é resultado de uma fé pequena.

    Não é será que Deus não vai cuidar de vocês homens de pequena Fé ou seja eles tinham fé mas era uma fé pequena o que que significava isso era uma fé que não conseguia descansar os cuidados o futuro e as providências que ainda haveriam de acontecer nas mãos de Deus Você conhece a Deus você se relaciona com ele você foi Perdoado por Deus você foi recebido por Deus como filho entretanto você não.

    Consegue deixar nas mãos de Deus você não consegue acreditar que Deus vai cuidar de você o apóstolo Paulo diz que se Deus deu o seu filho quanto mais não dará por nós também as demais coisas então essa os reformados entendem isso que parte da ansiedade é falta de confiança em Deus é uma deficiência espiritual que precisa ser corrigido e agora vamos pro próximo ponto né que é um ponto prático e.

    Necessário muito bem é de que maneira a fé e a confiança em Deus podem ajudar a aliviar a ansiedade bom gente eh eu creio que de muitas maneiras a fé e a confiança em Deus Podem trazer alívio ao sofrimento eh da das pessoas que e da depressão enfim desses males aí agora primeira coisa você precisa ser convertido você precisa ser filho de Deus se você não nasceu de novo se seus.

    Pecados não foram perdoados se você não foi justificado pela fé pela graça de Deus mediante o senhor Jesus Cristo isso aqui que eu vou dizer de nada vale adiantar a questão básica e Fundamental de todo ser humano é o seu relacionamento com Deus se você foi Perdoado Nasceu de novo foi ficado foi regenerado então a ansiedade já por definição ela vai diminuir se não terminar eu digo assim o medo do futuro.

    A angústia com relação à provisão você tem que ser convertido né você tem que ser uma nova criatura e de fato confiar no Deus a raiz da ansiedade na maioria dos casos eh nós entendemos é o resultado do medo que diz respeito a recursos financeiros pro futuro nós pela oração Nós deixamos o futuro e os problemas nas mãos de Deus Esse é um dos propósitos da oração nós nos achegarmos a Deus dizermos Diante.

    Deixarmos diante dele as nossas ansiedades e preocupações eu confesso para vocês que muitas vezes isso tem acontecido comigo eu estou ansioso sou ansioso por natureza isso aí tá na família as gerações e sofro também de insônia não é a já há muito tempo mas às vezes eu tô eu entro numa numa nuvem escura eh tá tudo eh obscuro e a dor no coração é grande eu fico meio desanimado confuso pessimista e de repente me.

    Lembro que eu sou crente não é me lembro que há um Deus que me ama me lembro que eu prego sobre isso eu paro que tô fazendo me ajoelho e começo a orar e Colocar diante de Deus aquilo que eu eu entendo que está me trazendo aquela aflição e aquela dor e o resultado É de fato a paz de Cristo que cede A paz de Deus que cede todo o entendimento Guarda meu coração em Cristo Jesus quantas vezes não experimentei libertação através da oração então é importante isso aí a pergunta foi de que maneira a.

    Fé e a confiança em Deus podem ajudar a aliviar a ansiedade é exatamente isso aí porque boa parte da ansiedade é o medo do futuro mesmo que você conheça esse Deus maravilhoso então descanse em Deus descanse nas promessas de Deus e você vai ver que boa parte da ansiedade vai embora aí você me pergunta o como é que eu faço para orar e deixar meus problemas diante de Deus e veja só uma Uma das coisas que.

    Ajuda é a devoção prática aqui é o meu próximo ponto né quais práticas espirituais oração meditação na palavra são recomendadas para combater a ansiedade então esse é o quinto ponto aqui da minha Live veja só pela oração Nós deixamos os problemas nas mãos de Deus eu já falei sobre isso não vou repetir meditar na Bíblia é muito importante também a Bíblia diz o apóstolo Paulo diz lá em romanos que a fé vem pelo ouvir a palavra de Deus.

    Quanto mais você lê sua Bíblia quanto mais você medita na Bíblia você mastiga aquilo que que você leu mas mais em você terá mais condições de exercer a sua fé nas promessas de Deus e conhecer as promessas de Deus muito crente vive ansioso porque ele desconhece o que é que Deus prometeu ou então ele foi ensinado errado a respeito disso quando ele lê a palavra e ele é instruído na Bíblia de maneira correta ele enfrenta.

    As dificuldades desse mundo que sempre existirão mas confiante na palavra de Deus e nas promessas de Deus há muitas promessas de Deus que de que ele vai cuidar de nós Entrega teu caminho ao Senhor confia nele e ele tudo fará é um dos Versículos mais conhecidos dos salmos e também quem não conhece o Salmo 23 verso primeo O Senhor é o meu pastor nada me faltará decore essas passagens recite essas passagens Leia a Bíblia.

    Particularmente esses esses esses textos que falam a respeito das promessas de Deus isso vai ajudar você a combater a ansiedade a a não viver ansioso nem preocupado quanto ao futuro quanto aos recursos financeiros quanto a a a o que você precisa para viver para comer beber vestir ah sustento paraa sua família Deus haverá de cuidar de você e às vezes o que você precisa é só descanso eu lembro de uma história que meu Reverendo Francisco contou quando ele era pastor.

    Lá no sul eu não sei eh era lá no Paraná não sei exatamente que cidade era e um dia e o pastor Francisco já era muito conhecido né dos dos pastores da daquela região é um homem de Deus e tá agora com 96 anos e ainda operante não é capaz de pregar palavra e tudo mais ele diz que um dia chegou batendo na porta dele um um pastor era um irmão eh pastor que estava extremamente.

    Cansado estava exausto e precisava realmente de um refúgio perguntou se podia passar pelo menos um dia ou dois ali na casa do Pastor Francisco para receber ajuda e tudo mais o pastor pediu que ele eh ficasse entrasse servi uma refeição colocou ele numa rede eh e deu para ele uma revista de eu não sei se vocês conhecem mas em holandês é k é um detetive é uma revista Muito bem feita muito bem ilustrada uma.

    Historinha muito bonita nós temos uma coleção eh de várias dessas revistas lá na nossa casa que sempre passamos por os nossos filhos e tudo mais e muito engraçado entregou lá o pastor ficou lá na rede Começou a ler começou a rir o Pastor Francis só ouvi as risadas né Ouvi as risadas dele e aí o homem dormiu profundamente acordou renovado queridos às vezes é simplesmente que você tá cansado essa ansiedade é o seu corpo dizendo eu preciso parar para descansar.

    Essa preocupação esse essa depressão É talvez falta de descanso descanso físico descanso mental descanso tecnológico você passar um tempo aí longe do celular das coisas que você tá lendo às vezes é só isso que você precisa precisa fazer ou então exercícios né Tem muita gente que ignora esse valor Mas andar fazer caminhada natação a pedal tudo isso ajuda estimula aqueles aquela química que produz a sensação de bem-estar E de.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=PUTTqOeBefk

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem