AS CRÔNICAS DE NÁRNIA: O LEÃO, A FEITICEIRA E O GUARDA-ROUPA PODCAST MP3 - T2E19 IPP TV

AS CRÔNICAS DE NÁRNIA: O LEÃO, A FEITICEIRA E O GUARDA-ROUPA PODCAST MP3 - T2E19 IPP TV bom dia boa tarde boa noite moços e moças de todas as mocidades solta o play que a gente tá começando mais um episódio do MP3 e gente sim chegou o momento nós finalmente vamos fazer o segundo episódio das Crônicas de Narnia o leão Feiticeiro guarda-roupa Para de me zoar Justina Mas vamos lá antes da gente da gente começar vamos apresentar quem tá aqui nossa mesa mais que especial meu querido amigo Lucas R pessoal tudo bem Tô super animado para.

AS CRÔNICAS DE NÁRNIA: O LEÃO, A FEITICEIRA E O GUARDA-ROUPA PODCAST MP3 - T2E19 IPP TV

Esse episódio crônicas inar sempre me chama atenção tô muito feliz aqui com o pastor é isso é isso e a gente tem aqui também ao nosso lado a roteirista incrível Fernanda Gonçalves Oi gente e o Justino ISO o que sobrou foi nosso queridíssimo Justino queridíssimo Justino E é claro nosso convidado mais do que especial para os Episódios das Crônicas de nania Pastor Nilson uhu Valeu obrigado convite um abração aí Espero a que seja legal Como foi o primeiro viu Um abraço e obrigado pelo.

Convite mais uma vez prazer pastor vai ser meu benção demais e hoje a gente vai falar então do segundo livro cronologicamente falando mas foi o primeiro livro publicado das Crônicas de Nárnia que é o leão a feiticeiro e guarda-roupa o mais famoso acred podemos falar sem dúvida o melhor dúvida o melhor dúvidas aí a dúvidas também eu gosto deixa nos comentários Qual o seu livro favorito das coric ginas favor ex cavalo seu menino Esse é o seu a controvérsias caval seu menino é arrastado Bom enfim.

Isso mas vamos lá vamos lá então assim hoje a gente vai falar sobre esse o segundo livro e é o primeiro livro que introduz os quatro irmãos Lúcia Suzana Pedro e Edmundo Nossa eu misturei toda a ordem deles né não é você você fez questão assim de fazer uma ordem Total aleatória né totalmente aleatória Pedro Suzana Edmundo e Lúcio isso Vocês entenderam né enfim e a história é sobre então esses quatro irmãos que sendo refugiados da da segunda guerra vão até.

A casa de um professor no campo lá né no interior da da Inglaterra e é lá que eles descobrem Então o guarda-roupa que leva eles para a Terra Mágica de Narnia né na verdade a Lúcia descobre primeiro depois eventualmente todos os quatro vão para lá e elá começa a a nossa história que daí eles descobrem que tem o A Profecia né que os dois filhos de Adão e duas filhas de EVA juntamente com o Aslan quando o Aslan retornasse iriam libertar a terra de Nárnia do do inverno inverno é que eu tô.

Tentando pensar não é infinito mas é inverno sem fim mas que nunca chega o Natal culpa da isso mesmo Feiticeira Branca né Sempre inverno nunca Natal essa frase pega né pega pesado cara porque o legal do inverno é o Natal pros americanos Claro Uhum é o ponto auge o ponto auge é maravilhoso né Que delícia enfim e aí então é lá que eles conhecem a profecia e eles se juntam a Aslan nessa luta contra a feiticeira Branca obviamente temos aí Alguns obstáculos.

Algumas coisas que vão acontecendo que eu não vou falar aqui porque a gente vai falar daqui a pouco também ao discorrer sobre esse livro maravilhoso né e assim gente a terra de narne a gente já viu no primeiro livro que ela é uma terra de seres mitológicos de criaturas Diferentes né animais que falam árvores que TM vida enfim tem todas essas questões aí mas vamos começar a discutir então o que que a gente pode tirar de de aplicação desse livro maravilhoso né E.

Aí vamos começar falando sobre o caminho de descoberta até Nárnia esse caminho é através do guarda-roupa como eu falei né e eh a nossa querida amiga Fernanda quando escreveu esse esse roteiro estava muito inspirada pelo Espírito Santo ao falar que o guarda-roupa de fato é algo muito comum né é algo que normalmente a gente não pensa muito sobre você já pararam para pensar no guarda-roupa de vocês não mas que criança adora entrar isso é um detalhe é um ótimo esquicho realmente é vocês T um ponto Quantas.

Vezes você já entrou no guarda-roupa Justino quando cabia eu ainda caibo tá pelo menos eu entrava quando criança cabeça quando não entrava é que isso que isso Enfim gente eu e o Lucas somos amigos prima como é que é amigável amigável é a gente se ama gente como é bom e agradável viverem un preciso ressaltar que eles se amam mesmo tá ó enfim e aí então eh a gente pode fazer então pastor essa relação do guarda-roupa sendo algo comum algo que a gente não espera muita coisa de.

Diferente com o texto de João 1:46 dizendo que pode vir alguma coisa boa de Nazaré quando né as eh as pessoas fazem esse comentário sobre Jesus sim né eu eu eu crio que é possível né se a gente considerar essa isso que vocês falaram né Eh coisas ou realidades que são comum aparentemente corriqueiras né como um guarda-roupa Ah foi usado pelo SS lius para ser.

Justamente a porta de entrada para mundo assim muito Fantástico né e e o texto né citado de João eh a princípio uma cidade Ah não muito grande não muito famosa não muito poderosa né onde não é conhecida pela sua opulência eh Econômica política é de lá que vem o Salvador né então se a gente pensar nisso algo que é comum e vem O Extraordinário dá para fazer esse tipo de relação não é com bastante cuidado Mas eu creio que é possível sim.

Mas já foi lembrado né Eh eh guarda-roupa é comum guarda-roupa é lugar de guardar roupa muito bom né mas eh a gente brinca de esconde esconde né a gente faz peripécias enfim e o cess News usa esse tipo né de de de de realidade para justamente falar é dali que vai ser ou melhor é ali que vai acontecer toda né o início de uma outra história né então acho que dá para fazer esse tipo de relação sim uhum uhum e aí a gente pode.

ISSO PODE TE INTERESSAR:

    Pensar muito nessa questão né de nosso Deus ele tem essa tendência né lendo a palavra a gente vê né posso dizer aqui

    Do Gênesis ao apocalipse Deus usando o comum o ordinário sim para trazer algo extraordinário o que que o senhor pode falar mais sobre essa questão da dessa dessa característica de Deus sim eh eu acho que primeiro falando do Propósito né a gente pode lembrar de alguns exemplos a gente lembra por exemplo né da da quando vai escolher o Rei Davi Ele não é o mais é o mais forte ele não é o.

    Mais poderoso dos irmãos fisicamente ele é mentee o menor mas é justamente esse que vai ser o rei de Israel que na verdade vai apontar para verdadeiro rei que é o senhor Jesus Cristo né que nasce numa cidade que não voltando à história né que o contexto do seu nascimento não tem luxo pelo contrário Então eu creio que o propósito de tudo isso quando a gente vê tanto no antigo quanto no novo testamento é de Deus nos ensinar que realmente a nossa força vem dele né é.

    Ele que faz e ele que se utiliza de instrumentos pequenos para mostrar sua grandeza né de instrumentos a princípio não gloriosos para mostrar a sua glória né então a própria palavra né é um livro exatamente você tem que ler como um livro entender as figuras de linguagem ali presente como você ler qualquer outro livro A diferença é que tem verdade reveladores pra sua vida né então Deus ele se revela majestosamente de uma forma por meio de formas comuns é bizarro isso ele é tão grande ele se faz tão pequeno Gente do céu é quando ele se.

    Revela a nós né não tem como quando ele vai salvar o ser humano ele a própria Encarnação né Talvez seja a grande realidade que que mostre isso que a gente tá falando né Deus para salvar o gênero humano ele se encarna né ele abre mão de alguns aspectos né que ele possuía ali para salvar o ser humano né para salvar o o seu povo é provavelmente é a a Encarnação seja o grande a grande.

    Realidade onde a gente vê isso daí né de Deus vindo até o ser humano para resgatar o homem que estava perdido uhum Exatamente isso bom então pensando agora né nessa primeira parte a última pergunta dessa primeira parte a Lúcia é a a irmã que descobre né Toda a primeira a encontrar nania a primeira a desbravar essa terra e ela é a mais nova né assim a gente não sabe com exatidão Quantos anos ela tinha se não deixa isso claro mas eu imagino que ela não devia ter 10.

    Anos né n menos que isso eu acho que menos que isso menos que 10 anos eu vou jogar assim e aí e pastor que eu queria que o senhor comentasse é Senor acho que essas esse e isso foi de propósito de ser a mais nova que teve esse momento esse primeiro contato com a com a terra de narne e tudo que ela significava imagino que sim né imagino que sim eu acho que a grande questão é a gente tentar imaginar é eu acho que a a gente não vai ter uma resposta absoluta.

    Né Uhum mas eh Por que que cus escolheu a menina mais né a irmã mais nova né e eu acho que tem muito muito a ver com isso eh talvez a que menos seja viciada Nas questões né de adultos embora todos né ali sejam crianças de alguma forma né pré-adolescentes mas ela seria né ela ela é a menor ela é a mais nova é n nessa nessa questão né nessa a gente poderia trabalhar com esse tipo de.

    Ideia embora teologicamente pode dar alguma discussão enfim mas né o cus não entra exatamente nisso mas eu acho que se a gente for pelo caminho né da menos eu acho que você usou a palavra mais interessante né eu falei menos viciada Nas questões do mundo né você utilizou a palavra Qual foi contaminada isso menos a menos contaminada com esses vícios né do mundo aquela que poderia ser interpretada pelos adultos como a mais ingênua né a mais bobinha é justamente a.

    Mais bobinha é que descobriu o mundo de Nárnia né tanto é que quando tem aquele primeiro choque com Edmundo né Uhum ele que tá errado ele que tá mentindo ele é a pessoa em quem os demais acreditam ela é a que sai como a mentirosa tá delirando mas não era exatamente a tola exatamente e ela era a única que conheceu a verdade lá do mundo de n né então trazer essa e às vezes isso obviamente isso tem significados né na isso tem Paralelos na.

    Nossa vida pastor o senhor acha que dá para relacionar eh a pureza não quero ser polêmica a pureza pureza de coração

    Como uma virtude necessária para chegar até Jesus encontrar Deus eu entendo eu creio eu creio que assim aí que né querendo ou não a gente vai aí a gente vai conversar sobre algumas coisas é que assim se esse aí eu tô obviamente né tem como fugir né a gente não é calvinismo nada disso né Mas por outro lado não tem como a gente fugir né é a.

    Hora de colocar a teologia na prática né sim na nossa reflexão se a pureza for um critério para se aproximar de Deus então não tem chance para ninguém porque ninguém é puro de coração por outro lado se a gente se a gente não realmente levar a sério as últimas consequências a a questão da Pureza porque se a gente for levar a eh ao pé da letra A expressão pureza né ou seja ausência de Pecado a presença de algo que realmente é puro Então ninguém é ponto Se esse for.

    O critério ninguém se aproxima de Deus por outro lado se a gente dar uma flexibilizada Na expressão pureza e falar sobre sinceridade sabe aproximação de Deus do jeito que nós estamos sem exato aí se a gente for para essa se a gente for esticar um pouquinho a pureza ela deixa de ser pureza e começa a ser humildade né transparência aí eu creio que sim né porque ela não tinha ela não colocava maquiagens parece no que ela falava né.

    Ela tinha defeitos né mas ela era autêntica pura nesse sentido não no sentido exato da palavra mas autêntica humilde Aí sim aí sim T talvez pastor legal talvez pastor por ela ser mais ingênua e tal pela idade e tal faz com que ela tenha consiga ter o contato por exemplo com Fauno se fosse alguém mais velho talvez não conseguiria fugir aí o paralelo que que a gente não colocou aí mas aí que me faz lembrar né deixai vira.

    Vira minhas criancinhas porque de Tais é o reino dos céus Jesus Cristo não tava falando isso porque as crianças são puras né porque o próprio Davi Diz que em Pecado me concebeu minha mãe né Eu sou pecador desde do ventre eu não sou pecador porque eu peco eu peco porque eu sou PEC é muito maiso a parada do pecado mas é quando Jesus Cristo diz isso traz essas ideias de a de não ter tanta tantas armas exatamente do Coração da Criança é mais receptivo ex tende a ser não exato tende.

    A ser um pouco mais receptiv e já puxando pra continuidade a gente tem o paralelo da Lucia que é o Edmundo simum o Edmundo é o segundo mais novo e isso que é o Curioso ele é o pior dos quatro inclusive le ele fala que ele teve a atitude mais mesquinha e e mais horrenda que se poderia ter sim eu achei sensacional com como ele falou é essa frase me pega e eu vou discorrer eu Edmundo ele é meu Capítulo até a gente achar Deixa eu só ler uma frase que o professor o professor usou para quando o.

    Pedro e a Suzana foram até o professor para falar né tipo Ai o que que a gente faz em relação a l a Lúcia porque ela deve tá louca né é quando o professor questiona eles e fala assim tá mas entre ela e o Edmundo quem que normalmente fala mais a verdade é aí eles falaram né a Lúcia aí eu achei sensacional aqui o que ele fala ele fala na página 123 não se deve acusar de mentirosa uma pessoa que sempre falou a verdade é uma coisa muito séria Muito séria A frase tá duas páginas antes na.

    Primeira página do capítulo isso e decidiu eh eu vou Porém diante da pergunta de Pedro né os irmãos estavam instigando Edmundo porque ambos nesse momento já tinham ido pra Nárnia né só contextualizando e aí eles voltam e Pedro pergunta e aí você foi mesmo Edmundo e diante da pergunta de Pedro decidiu fazer a coisa mais mesquinha e mais ordinária de que se poderia ter lembrado decidiu humilhar Lúcia e Ele mente pros irmãos dizendo que naria não existe e que ele só tava incentivando no sonho da da da Lúcia né e é muito.

    Curioso vocês falaram do primeiro encontro da Lúcia e o Edmundo teve um primeiro encontro que foi com a feiticeira branca e ela é descrita como alguém muito muito bela muito bonita ela dá doces para ele a Lu seduz né momentos antes no Capítulo 4ar e ele cai nessa e a pergunta que eu tenho para trazer dando essa introdução a respeito do Edmundo o Edmundo é meu personagem Favorito e até o final do capítulo eu vou falar o porqu Tá eu vou falar o porqu ele é um que a gente mais só lembrar antagonista só de lembrar eu já fico emocionado mas mais parecido com a gente né a pergunta que eu tenho é vocês.

    Acham que a gente todo mundo é um Edmundo ou todo mundo é uma Lúcia geralmente obviamente acho que a gente varia é né como se diz lá em a gente vareia a gente v a gente vareia um pouco Às vezes pode ser Lúcia pode ser Edmundo né obviamente que no certo sentido todo mundo é Ed mundo todo mundo lida com essas questões que ele lida né pela questão do pecado pela graça de Deus se a gente trabalhar com a ideia da Lúcia da espontaneidade né da da Sem muitas maquiagens enfim eu creio que pela graça de Deus quando a gente acerta a gente lembra um pouquinho.

    Mais a Lúcia né enfim tem eu acho que tem isso Agora eu separei outra coisa aqui antes aqui até aqui né porque antes na página 120 final né no capítulo 4 finalzinho do Capítulo 4 página 120 gente a gente tá usando o volume único se você tá usando as novas versões não se repare nas ISO não vai pelas páginas vai pelos capítulos vai pelos capítulos que vai ficar mais fácil tá na verdade na 119 tem uma tem que que eu falei do pecado idolatria vício Porque o Edmundo gostou muito daquele manjar turco Olha só olha só Edmundo já meio incomodado.

    Por ter comido tanto manjar turco sentiu-se ainda pior a ouvir dizer que a Dama da qual se tornara amigo era uma perigosa Feiticeira né mas lá no fundo que mais desejava era voltar para fartar-se daquele maravilhoso manjar então assim eh queer só uma parte tem um pouco antes um pouco depois ele fica viciado naquilo né viciado naquele Man manjar turco na próxima página rola uma discussão lá sobre a questão lá do do do Fauno né Uhum ele diz assim fiquei sabendo que a gente não deve.

    Acreditar em tudo que dizem os faunos falou Edmundo querendo mostrar que sabia muito mais do que Lúcia a respeito dos faunos na verdade a pergunta é a seguinte quem conhece mais funo Lúcia ou Edmundo Sem nenhuma dúvida Lúcia só que o Edmundo é um cara que fala assim ó não dá a gente não deve confiar muito em Fauno não e a turma tem a tendência dem mais de acreditar que Edmundo tá certo e Lúcia Não porque ele é é o mais velho exatamente e e assim o que a Lúcia tá contando parece que não é muito factível né aí eu até anotei o seguinte como conhecemos as coisas que conhecemos como.

    Que a gente conhece as coisas né aí eu anotei o seguinte tem o conhecimento que vem de Lúcia e a Fonte é o Fauno e a pergunta é quem são os faunos a Lúcia conversou com Fauno Uhum agora o Edmundo não o conhecimento que o Edmundo tem de Fauno vem da feiticeira é de terceiros né exato o a fonte do conhecimento da Verdade no caso quem é Fauno do Edmundo vem de quem da feiticeira a da Lúcia do próprio Fauno embora a maioria possa achar que Edmundo tá certo não é a maioria que define que é verdade a.

    Verdade é verdade Independente se a maioria concorda ou não no caso a Lúcia tava certo e a postura do Edmundo é porque justamente ele gostou do que a fixera deu para ele Exatamente exatamente se fosse uma outra pessoa que desse manjar turco a questão né a gente e o que define realmente né porque tem aquelas discussões né você é o que você come você é o que você lê você é a soma das cinco pessoas mais próximas de você tem todas essas questões você é o que você sabe tem espaço para tudo isso mas eu imagino que n realmente a gente é o.

    Que um filósofo calvinista disse num livro dele nós somos o que nós amamos O que define que nós somos é o que a gente ama porque eu posso ter todas as informações teológicas na minha cabeça eu sei que eu tenho que fazer isso e que eu não posso fazer isso mas se eu amo fazer isso eu vou fazer isso você é o que você ama no final das contas é o que você come é o que você os seus amigos tem tudo isso daí mas no final das contas eu posso ter as informações teológicas todas certinhas mas se eu amo.

    Uma outra coisa eu vou fazer aquilo e e não tem como se oferecesse o manjar turco que era o objeto da naquele momento da idolatria do Edmundo ele iria fazer o que fosse tem que mentir para ter eu minto Se tiver que matar eu mato mas eu quero manjar turco e até voltando no assunto do conhecer lá que o senhor comentou que o Edmundo Só conhecia por pela Feiticeira né e a Lúcia conhecia de Fato né J 425 né antes eu te conhecia por por ouvir falar mas agora te vejo.

    Com meus próprios olhos o João vê essa diferença de antes só ouvia falar agora eu realmente conheço né tem essa diferença e no finalzinho desse 19 aqui tem m não por favor enfim mas eh Lúcia ela tá feliz e o Edmundo tá triste e passando mal são os efeitos do pecado na consciência de uma pessoa por mais que o Edmundo tenha humilhado lúci isso é claro ela chorou tal tal mas ela não tá triste no sentido de que ela fez uma coisa errada é uma tristeza porque ela foi humilhada as pessoas estão.

    Acreditando nela mas ela tem paz ela tá feliz Edmundo por mais né depois que saiu da da presença da multidão ele não fica feliz ele fica triste é o efeito do pecado na vida do Edmundo e é incrível de onde vem o sentimento do Edmundo ele até fala que por um momento ele considerou aquilo como uma vitória pessoal isso alimentou o ego dele foi bom sim né enganar Lu se passar pelo sabido mas a feitice a feiticeira não a lcia ela tava feliz porque ela conseguiu.

    Levar um dos irmãos PR narn que era uma das coisas que ela mais queria Imagina a gente levar o evangelho para alguém que não conhece o evangelho é a analogia que eu faço gente conversa muito com a minha vida ania sim não sim interessante eu não tinha pensado nisso mas interessante né eu pensei nisso tem aquilo que a Talito colocou né E a questão né quem que você vai acreditar a pessoa sempre falou a verdade você tá duvidando dela esse cara nunca foi muito confiável e você tá acreditando nele aí.

    A questão ele ele fala Da Lógica né lógica disse o professor para si mesmo lá no no meio da página 123 Por que não ensinam mais lógica nas escolas é isso aqui é interessante que já é ele já tá conversando com o tipo de Educação do contexto dele isso ele vai trabalhar mais num livraço Na verdade é um livrinho em termos de de tamanho Mas para mim o sei lá o grande livro do li que é o abolição do Homem nos muito bom livraço livraço livraço mais um para ali não essa conversa toda do do Pedro da Susana com o professor é até o Pedro vem.

    Racionalizar né algumas coisas ele fala assim não mas não tava lá a gente foi no guarda-roupa não tinha nada era só o fundo e aí o o professor vem você tem certeza você tem certeza que realmente só porque não tava lá na hora que você viu não quer dizer que não seja verdade é muito interessante e é maravilhoso porque ele cobra dos mais velhos a postura de pensar sim eles não questionam isso isso isso is nossa muito bom isso eles não questionam né eles só aceitam a palavra do Edmundo Mas eles pensam sobre o que eu coloquei que a.

    Importância para o conhecimento a importância das fontes e a importância da lógica né onde você tem fonte confiável e o uso da lógica naquilo que a lógica pode entender não é que a lógica vai dar conta de tudo tanto é que o cesso é um defensor né da da da questão da Imaginação então ele ele reconhece a importância da lógica mas os limites da lógica também porque é um cara que mexe com imaginação com fantasia então ele sabe que existe algo a mais que a lógica vai se dobrar as.

    Vezes mas a lógica vai dar conta de quase de tudo então para conhecimento confiável lógica e fontes confiáveis agora Pastor trazendo aqui um uma outra característica do Edmundo para até já passar pro próximo bloco A Feiticeira promete para ele um reinado Feiticeira gente é o diabo pode fazer toda a comparação do mundo tá lá ela oferece para ele um reinado obviamente debaixo do senhorio dela né e Edmundo fica encantado com isso inclusive para.

    Colocar os próprios irmãos sobre seus pés como seus servos isso denota que obviamente Ele é um garoto extremamente ambici e egoísta mas também denota que ele não tem a sua compreensão de que ele tem um papel na história que o O Reinado não necessariamente é dele a gente sabe que é depois ele vira Rei mas ele não tem essa compreensão Hoje de qual que é o papel dele de que necessariamente ele ser rei não quer dizer que o outro não possa ser né dividi o renaro com os irmãos de uma forma harmoniosa como que a gente pode vencer na nossa vida essa falta de perspectiva de que eu pertenço.

    A um corpo e eu ten uma função específica nesse corpo como que só a pergunta eu posso vencer a falsa ideia de que eu não eu vou mudar um pouquinho a pergunta de que eu não pertenço a um cor não V entender lembrei é como di eu não sou mais importante que o Lucas por exemplo eu sou a mão o Lucas é o braço e a gente tem trabalhos complementares eu creio que assim eh dá pra gente trabalhar em várias frentes Mas eu creio que uma um um ensino da escritura que faz toda a diferença é saber qual é o seu lugar.

    Nesse mundo que tem a ver com a questão do chamado né questão do Chamado então não adianta né eu querer ser algo para qual eu nunca fui chamado para aquilo né e a A ideia é que pela graça de Deus as coisas aos poucos é luta é claro elas vão se encaixando na medida eu que Entendo qual é o chamado de Deus paraa minha vida então não é eu querer o lugar da outra pessoa mas é eu em comunhão com Deus saber por que que eu estou aqui.

    Para que que eu estou aqui qu é é e essa é uma questão que é que é importante aí dando só fazendo um paralelo com a reforma protestante porque isso esse foi um dos ensinos assim fundamentais da reforma né questão do sacerdócio universal de todos os crentes que em algum momento vai desembocar na questão do chamado né eu fui chamado para quê quando eu descubro pela graça de Deus isso isso faz toda a diferença aí eu não vou querer ser o que você é eu vou me.

    Alegrar com o que você é mas vou falar assim ó não o que Deus Me cham é para fazer isso daqui e eu me alegro fazendo isso daqui eu não quero fazer outra coisa quero fazer isso daqui obviamente que existem algumas questões que são para todos né todos são chamados a Amar a Deus sobre todas as coisas ao próximo a si mesmo todos são Chamados A Servir a Deus servindo ao próximo mas quando a gente fala de chamado né observando os dons e talentos que Deus nos deu observando o feedback que as pessoas nos dão quando a gente usa os talentos né Isso vai aos poucos fazendo toda a.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito é do produtor do canal.
    CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=edD0GH-hz1A

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem